Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
+66
emilio berger
Bill_CWB
murilloalanis
Gustavo1978
Bellizzi
Davidson Cabral
Bullet
decapa
mangola
alessandro zk
MarceloZ
Lallo
Marcelo Mendes
Caio Magnotti
eduardo.longo
adautojunior
UNSCARRED
TheDoctor
minholi
Padumi
Last_Warrior
WELL NEW GS500
cfmaradeia
Marco
marconi
ALEX ALVES
klaus.
grego171
Maker
skatista forever
Berlindo
Medox
eduardosjc
DomMarco
_-ë-_
Elton
dirceurom
MATHIAS
barra
thiago8983
Carlão
J.
Kokimoto
Lincoln
Cirew-AudazesMG
Joaquim
IRON MAN
Fabio Dias
Flávio
Carvasi
EduCorreia
Juliano
edgar
Paulo
BlackBandit
Francisco RJ
MetalHead
Diogo A.
NERO
solrac
Jefferson
Euro
Fabricio N.
ari
JoHnny
AlvaroMoto
70 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 10 de 10
Página 10 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
Relembrando a primeira mensagem :
Amigos suzukeiros
Lendo o manual do proprietário da Bandit 1200 (edição janeiro de 2007) consta o seguinte:
na página 29 está previsto a troca de óleo aos 1000km, 3000km, 6000km e, sucessivamente, a cada 3.000km.
Porém na página 35 diz que o óleo e o filtro de óleo tem que ser trocados aos 1000km e a cada 6000km!
Muitos mecânicos dizem que o óleo deve ser trocado no máximo a cada 2000km!
Sei que a qualidade do lubrificante do motor está relacionado com a durabilidade e desempenho do motor, então nunca troquei num intervalo de 6000km. Procuro trocar no máximo a cada 2.500 km, geralmente antes a cada 2000km. Mas fico em dúvida se estou jogando dinheiro fora. Teve gente me recomendou trocar com 1500km!
No manual diz pra usar o óleo mineral GP Lubrax SAE 20W50, mas algumas pessoas disseram pra usar óleo sintético ou mineral com recomendação superior ao recomendado no manual (semi-sintético, etc).
Daqui uns dias vou ter que trabalhar só pra comprar óleo pra moto! rsrsrs
Abraços banditeiros
Amigos suzukeiros
Lendo o manual do proprietário da Bandit 1200 (edição janeiro de 2007) consta o seguinte:
na página 29 está previsto a troca de óleo aos 1000km, 3000km, 6000km e, sucessivamente, a cada 3.000km.
Porém na página 35 diz que o óleo e o filtro de óleo tem que ser trocados aos 1000km e a cada 6000km!
Muitos mecânicos dizem que o óleo deve ser trocado no máximo a cada 2000km!
Sei que a qualidade do lubrificante do motor está relacionado com a durabilidade e desempenho do motor, então nunca troquei num intervalo de 6000km. Procuro trocar no máximo a cada 2.500 km, geralmente antes a cada 2000km. Mas fico em dúvida se estou jogando dinheiro fora. Teve gente me recomendou trocar com 1500km!
No manual diz pra usar o óleo mineral GP Lubrax SAE 20W50, mas algumas pessoas disseram pra usar óleo sintético ou mineral com recomendação superior ao recomendado no manual (semi-sintético, etc).
Daqui uns dias vou ter que trabalhar só pra comprar óleo pra moto! rsrsrs
Abraços banditeiros
Re: Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
Pelo que eu saiba nenhum manual de moto indica que se troque o filtro toda vez....pra mim eh capricho do usuário bem cuidadoso mesmo...mas sem muito fundamento ou embasamento técnico.
Eu troco o filtro da minha a cada duas trocas e tá ótimo...até porque não vou ficar retirando carenagem toda hora...Só uso filtro k&n
Eu troco o filtro da minha a cada duas trocas e tá ótimo...até porque não vou ficar retirando carenagem toda hora...Só uso filtro k&n
eduardosjc- Participante
-
Até porque, contaminação sempre vai existir. Quem já abriu um motor sabe que mesmo esgotando todo o óleo, fica uma boa quantia em galerias, nos vãos do cabeçote, etc. Contaminação por contaminação sempre há.
Berlindo- Participante
-
Acho que o problema maior de não trocar o filtro é quando se troca o tipo de óleo não ?
Eu sempre troco óleo e filtro, em todas as motos, acho um custo pequeno pelo benefício.
Falando nisso preciso trocar da B12, filtro ruim do caria pra tirar kkkkk
Eu sempre troco óleo e filtro, em todas as motos, acho um custo pequeno pelo benefício.
Falando nisso preciso trocar da B12, filtro ruim do caria pra tirar kkkkk
Luigi-FOL- Participante
-
Ruim???? Isso pq vc nunca trocou o filtro de uma esportiva. Na 675 eu tinha q soltar a carenagem lateral inteira mano, na SRAD ainda dá pra sacar o filtro sem tirar a carena, na Triumph sem chance.
Berlindo- Participante
-
Kkkkkk mal acostumado com filtros internos!
Será que o da bandit tem como soltar sem aquela "chave de filtro" ?
Será que o da bandit tem como soltar sem aquela "chave de filtro" ?
Luigi-FOL- Participante
-
Sim concordo luigi....quando se coloca oleo diferente dai não tem nem o que discutir, tem que trocar o filtro sem dúvida.
E concordo com o Berlindo tambem...contaminação sempre vai haver, por isso o óleo lubrificante é produzido com propriedades quimico regenerativas, justamente pra minimizar essa questão da contaminação.
Berlindo, depende da Srad dá pra sacar o filtro sem tirar a carenagem...Na minha antiga 750 2011 eu tirava numa boa....porém a 1000cc 2014 não dá nem pra pensar em tirar o filtro sem remover a carenagem inteira do lado esquerdo
E concordo com o Berlindo tambem...contaminação sempre vai haver, por isso o óleo lubrificante é produzido com propriedades quimico regenerativas, justamente pra minimizar essa questão da contaminação.
Berlindo, depende da Srad dá pra sacar o filtro sem tirar a carenagem...Na minha antiga 750 2011 eu tirava numa boa....porém a 1000cc 2014 não dá nem pra pensar em tirar o filtro sem remover a carenagem inteira do lado esquerdo
eduardosjc- Participante
-
Pessoal da minha bandit para tirar pego uma fenda dou umas batidas para furar o que não é dificil, e rodo a chave de fenda e pronto esta solto...
Simples e rápido...
Para colocar é com a mão mesmo, aperto na mão....
Simples e rápido...
Para colocar é com a mão mesmo, aperto na mão....
Davidson Cabral- Participante
-
Isso mesmo, o Davidson disse tudo.
Uma vez apertado na mão, com uma lixa vc solta ele. E não vaza nada, podem ficar tranquilos.
Luigi, fura o filtro e tira ele fora. Rapaz, vc ñ sabe a saudade que eu tinha da Bandit qdo ia trocar o óleo da 675. Cavalete, motor largo, coletor também afastado do filtro, na 675 era tudo compacto.
Eduardo, a sua é a nova né...as 2008 eu sei q vc consegue tirar sem rancar a carenagem. Além do que, acho isso uma tremenda de uma sacanagem. Os caras poderiam se esforçar um pouquinho mais e fazer um negócio mais prático, não acha? Na 675, eram 5 parafusos, quatro grampos de plástico daqueles feitos para quebrar, ai beleza, tirava a carenagem. Na hora de por, era a caixa de fusiveis que não ficava no lugar, o triangulo que ela tem alí embaixo do radiador que não ficava certo, eu brigando com o alinhamento da carena lateral com a frontal...jizuis, a sorte minha é que sou ciumento e não confio de deixar na mão dos outros, porque a tarefa é ingrata.
Uma vez apertado na mão, com uma lixa vc solta ele. E não vaza nada, podem ficar tranquilos.
Luigi, fura o filtro e tira ele fora. Rapaz, vc ñ sabe a saudade que eu tinha da Bandit qdo ia trocar o óleo da 675. Cavalete, motor largo, coletor também afastado do filtro, na 675 era tudo compacto.
Eduardo, a sua é a nova né...as 2008 eu sei q vc consegue tirar sem rancar a carenagem. Além do que, acho isso uma tremenda de uma sacanagem. Os caras poderiam se esforçar um pouquinho mais e fazer um negócio mais prático, não acha? Na 675, eram 5 parafusos, quatro grampos de plástico daqueles feitos para quebrar, ai beleza, tirava a carenagem. Na hora de por, era a caixa de fusiveis que não ficava no lugar, o triangulo que ela tem alí embaixo do radiador que não ficava certo, eu brigando com o alinhamento da carena lateral com a frontal...jizuis, a sorte minha é que sou ciumento e não confio de deixar na mão dos outros, porque a tarefa é ingrata.
Berlindo- Participante
-
ronaldotoledo escreveu:Mangola, mas será que a Suzuki iria indicar uma troca de filtro após duas trocas de óleo sabendo que haveria o risco de óleo restante no filtro contaminar o novo óleo?
Cara esse é um "capricho" que sempre tive com os meus veículos . Como já citaram sempre vai haver contaminação, mas em geral o filtro de óleo retem uma quantidade significativa ao meu ver e dessa forma , fora o óleo que fica nas partes do motor como citaram , vc terá ainda o óleo que ficou no filtro. Além do que eu ando geralmente mais forte e por isso prefiro prevenir ao máximo ( mesmo que de merda algum dia, minha consciência fica tranquila entendeu !) . Por causa de um filtro vc pode SIM perder um motor que custa um absurdo pra arrumar . Essa é minha opinião e sinceramente o que faço pra poder ficar tranquilo !!
mangola- Participante
-
Eu já acho que só se for feito algo muito fora do normal, você vai perder o motor por causa de um filtro. Acredito até que se deixar 3, 4 trocas o filtro lá, nada vai acontecer.
Veja, em motores bem cuidados, fora do período de amaciamento e assentamento das peças, não há nada que vá obstruir o filtro de óleo. Lógico que sua capacidade de filtragem e principalmente, de vazão de óleo, vai se reduzindo, mas até aí temos uma margem grande de segurança e a bomba de óleo continuará lá trabalhando e puxando o óleo sem problemas.
Não estou encorajando ninguém a fazer isso, longe disso. Eu troco o filtro em toda troca também nas motos menores onde ando sempre no limite. Na 675 trocava a cada 2 trocas. Só estou contextualizando que esse capricho só fará diferença láaaa no final da vida do motor, coisa que muitos nem vão desfrutar, dado que trocam a moto antes.
Acho que o principal aí é usar um óleo e filtro de qualidade, porque aí sem surpresas. Trocando em 3000, 5000 ou 6000, trocando o filtro junto ou a cada 2 trocas, não terá grandes riscos a enfrentar.
Veja, em motores bem cuidados, fora do período de amaciamento e assentamento das peças, não há nada que vá obstruir o filtro de óleo. Lógico que sua capacidade de filtragem e principalmente, de vazão de óleo, vai se reduzindo, mas até aí temos uma margem grande de segurança e a bomba de óleo continuará lá trabalhando e puxando o óleo sem problemas.
Não estou encorajando ninguém a fazer isso, longe disso. Eu troco o filtro em toda troca também nas motos menores onde ando sempre no limite. Na 675 trocava a cada 2 trocas. Só estou contextualizando que esse capricho só fará diferença láaaa no final da vida do motor, coisa que muitos nem vão desfrutar, dado que trocam a moto antes.
Acho que o principal aí é usar um óleo e filtro de qualidade, porque aí sem surpresas. Trocando em 3000, 5000 ou 6000, trocando o filtro junto ou a cada 2 trocas, não terá grandes riscos a enfrentar.
Berlindo- Participante
-
Amigos, por que não mudar, se a própria JT troca suas parcerias e assim o melhor óleo para a moto também? Segue email que recebi após questionar sobre o óleo?!
Prezado Gustavo,Agradecemos o envio de seu e-mail. O óleo recomendado é o lubrificante Móbil Super Moto 4T 20w50.Com relação à tecnologia de Lubrificantes, os produtos Mobil são ajustados às condições do Brasil para proporcionar maior desempenho e proteção à nossa linha de produtos. O intervalo de troca de óleo e filtro para todos os modelos é de:1ª Troca deve ser feita com 1000 km ou seis meses (o que ocorrer primeiro);2ª Troca deve ser feita com 3000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro);As demais trocas devem ser realizadas a cada 3000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro);. Conforme manual do proprietário é importante verificar o nível do óleo constantemente (inspeção antes de pilotar). O uso de filtros não originais põe em risco a vida útil do motor, somente os filtros originais têm a correta filtragem, passagem de fluxo e precisão da válvula "by pass". Atenciosamente,Central de Relacionamento-----------------------------------------------E-mail: atendimento@suzukimotos.com.brwww.suzukimotos.com.br-----------------------------------------------
Prezado Gustavo,Agradecemos o envio de seu e-mail. O óleo recomendado é o lubrificante Móbil Super Moto 4T 20w50.Com relação à tecnologia de Lubrificantes, os produtos Mobil são ajustados às condições do Brasil para proporcionar maior desempenho e proteção à nossa linha de produtos. O intervalo de troca de óleo e filtro para todos os modelos é de:1ª Troca deve ser feita com 1000 km ou seis meses (o que ocorrer primeiro);2ª Troca deve ser feita com 3000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro);As demais trocas devem ser realizadas a cada 3000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro);. Conforme manual do proprietário é importante verificar o nível do óleo constantemente (inspeção antes de pilotar). O uso de filtros não originais põe em risco a vida útil do motor, somente os filtros originais têm a correta filtragem, passagem de fluxo e precisão da válvula "by pass". Atenciosamente,Central de Relacionamento-----------------------------------------------E-mail: atendimento@suzukimotos.com.brwww.suzukimotos.com.br-----------------------------------------------
Gustavo1978- Participante
-
Eu troco óleo a cada 3mil e filtro a cada 6mi. Não piloto como doido e não forço a moto, portanto não vejo motivos pra trocar filtro a cada troca. Mas sempre dou uma olhada no óleo, é claro se estiver estranho ai adianto a troca.
Importante é sempre monitorar a moto, conhecê-la pra poder fazer a manutenção mais adequada.
Importante é sempre monitorar a moto, conhecê-la pra poder fazer a manutenção mais adequada.
ebogner- Participante
-
Gustavo1978 escreveu:Amigos, por que não mudar, se a própria JT troca suas parcerias e assim o melhor óleo para a moto também? Segue email que recebi após questionar sobre o óleo?!
Ao meu ver,tudo perfeito!
Bellizzi- Participante
-
mandei dar uma geral na bandit 1250 nesse final de ano e conversando com meu mecanico chegamos a conclusão que colocar motul 5100 +filtro K&N para o meu estilo de pilotagem era rasgar dinheiro como eu estava fazendo, dai coloquei o Tecno moto 10 w 40 e filtro de oleo tecfil, tudo muito mais barato e tá tudo otimo, cambio macio, sem qualquer ruido diferente .... poderia até usar um mineral 20w50 que não teria problema mas dai paguei um pouquinho a mais e coloquei um semi sintetico, então acho que é isso, se vc apronta demais com a motoca coloca produtos mais TOP, msma coisa pneu, estou usando Pilot road, se fosse andar forte teria que ter um mais macio
Convidado- Convidado
gsf1250 escreveu:mandei dar uma geral na bandit 1250 nesse final de ano e conversando com meu mecanico chegamos a conclusão que colocar motul 5100 +filtro K&N para o meu estilo de pilotagem era rasgar dinheiro como eu estava fazendo, dai coloquei o Tecno moto 10 w 40 e filtro de oleo tecfil, tudo muito mais barato e tá tudo otimo, cambio macio, sem qualquer ruido diferente .... poderia até usar um mineral 20w50 que não teria problema mas dai paguei um pouquinho a mais e coloquei um semi sintetico, então acho que é isso, se vc apronta demais com a motoca coloca produtos mais TOP, msma coisa pneu, estou usando Pilot road, se fosse andar forte teria que ter um mais macio
Umas das citações mais sensatas que já li.. E isso é uma forma simples: Gosta de enrolar o cabo ?? Use produtos top de linha , anda de modo civilizado e as vezes uma esticada, bons produtos como o Tecno 10w40 vai atender muito bem sim.. , do contrário é jogar dinheiro pela janela..
mangola- Participante
-
Galera coloquei hj na Bandit 1250 o Ipiranga Top Rider 15w50 API SM sintético que é aprovado e homologado pela Jalos(JASO MA2).... Coloquei este óleo no lugar do Motul 5100... Paguei 37,50 reais o litro.... Rodei só uns 10 km até agora com o novo óleo, então é cedo ainda pra avaliar... A primeira vista o câmbio ficou mais macio e sem trancos e o barulho da moto aparentemente mais uniforme e um pouco mais redondo e com um pouco menos de vibração(mas isso é de se esperar de um óleo novo, pois o velho motul 5100 estava nela há 8 meses)...
Alguém aqui já usou este óleo? Como foi a experiência? Pretendo trocar somente depois de 12 meses, já que ando 2... 3 mil km por ano no max.... Alguém vê alguma objeção?
Obs: Não tive coragem de dar 90 reais no litro de motul 7100...
Abraços e agradeço antecipadamente qualquer info que puderem compartilhar
Alguém aqui já usou este óleo? Como foi a experiência? Pretendo trocar somente depois de 12 meses, já que ando 2... 3 mil km por ano no max.... Alguém vê alguma objeção?
Obs: Não tive coragem de dar 90 reais no litro de motul 7100...
Abraços e agradeço antecipadamente qualquer info que puderem compartilhar
aborgescoutinho- Participante
-
Página 10 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10