Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
+66
emilio berger
Bill_CWB
murilloalanis
Gustavo1978
Bellizzi
Davidson Cabral
Bullet
decapa
mangola
alessandro zk
MarceloZ
Lallo
Marcelo Mendes
Caio Magnotti
eduardo.longo
adautojunior
UNSCARRED
TheDoctor
minholi
Padumi
Last_Warrior
WELL NEW GS500
cfmaradeia
Marco
marconi
ALEX ALVES
klaus.
grego171
Maker
skatista forever
Berlindo
Medox
eduardosjc
DomMarco
_-ë-_
Elton
dirceurom
MATHIAS
barra
thiago8983
Carlão
J.
Kokimoto
Lincoln
Cirew-AudazesMG
Joaquim
IRON MAN
Fabio Dias
Flávio
Carvasi
EduCorreia
Juliano
edgar
Paulo
BlackBandit
Francisco RJ
MetalHead
Diogo A.
NERO
solrac
Jefferson
Euro
Fabricio N.
ari
JoHnny
AlvaroMoto
70 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 7 de 10
Página 7 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
Relembrando a primeira mensagem :
Amigos suzukeiros
Lendo o manual do proprietário da Bandit 1200 (edição janeiro de 2007) consta o seguinte:
na página 29 está previsto a troca de óleo aos 1000km, 3000km, 6000km e, sucessivamente, a cada 3.000km.
Porém na página 35 diz que o óleo e o filtro de óleo tem que ser trocados aos 1000km e a cada 6000km!
Muitos mecânicos dizem que o óleo deve ser trocado no máximo a cada 2000km!
Sei que a qualidade do lubrificante do motor está relacionado com a durabilidade e desempenho do motor, então nunca troquei num intervalo de 6000km. Procuro trocar no máximo a cada 2.500 km, geralmente antes a cada 2000km. Mas fico em dúvida se estou jogando dinheiro fora. Teve gente me recomendou trocar com 1500km!
No manual diz pra usar o óleo mineral GP Lubrax SAE 20W50, mas algumas pessoas disseram pra usar óleo sintético ou mineral com recomendação superior ao recomendado no manual (semi-sintético, etc).
Daqui uns dias vou ter que trabalhar só pra comprar óleo pra moto! rsrsrs
Abraços banditeiros
Amigos suzukeiros
Lendo o manual do proprietário da Bandit 1200 (edição janeiro de 2007) consta o seguinte:
na página 29 está previsto a troca de óleo aos 1000km, 3000km, 6000km e, sucessivamente, a cada 3.000km.
Porém na página 35 diz que o óleo e o filtro de óleo tem que ser trocados aos 1000km e a cada 6000km!
Muitos mecânicos dizem que o óleo deve ser trocado no máximo a cada 2000km!
Sei que a qualidade do lubrificante do motor está relacionado com a durabilidade e desempenho do motor, então nunca troquei num intervalo de 6000km. Procuro trocar no máximo a cada 2.500 km, geralmente antes a cada 2000km. Mas fico em dúvida se estou jogando dinheiro fora. Teve gente me recomendou trocar com 1500km!
No manual diz pra usar o óleo mineral GP Lubrax SAE 20W50, mas algumas pessoas disseram pra usar óleo sintético ou mineral com recomendação superior ao recomendado no manual (semi-sintético, etc).
Daqui uns dias vou ter que trabalhar só pra comprar óleo pra moto! rsrsrs
Abraços banditeiros
Re: Troca de óleo na bandit - 2000, 3000 ou 6000km???
dirceurom escreveu:Estava lendo o manual de reparos da bandit 1250 e vi que as trocas lá foram são de 6k em 6k e o filtro de óleo é trocado somente com 18000km´s!!! fora que a recomendação deles é para usar 10w40 mas seguindo a tabelinha deles pode-se usar o 20w50 e 15w50 também.
PS: É de se considerar a qualidade dos nosso combustíveis para diminuirmos o prazo de troca, mas trocar de 3k em 3k óleo e filtro é exagero!
Isso mesmo...infelizmente...
O óleo pode até ser que tenhamos que trocar na metade do tempo devido ao combustível, agora, essa questão do filtro acho que a Jtoledo está de sacanagem, é a mais pura ganância.
_-ë-_- Participante
-
Com certeza é exagero Dirceu.....o problema é q o brasileiro ou é muito exagerado na manutenção ou é muito relaxado, por isso as montadoras "tropicalizam" os manuais dessa maneira......além disso tem também o interesse financeiro, já q obrigando o cliente a fazer revisões a cada 3mil km lucra-se uma fortuna com óleo e filtro.
Eu sigo a recomendação do meu primo que trabalha na ipiranga....oleo a cada 3mil km e filtro a cada 9mil e tah de bom tamanho
Eu sigo a recomendação do meu primo que trabalha na ipiranga....oleo a cada 3mil km e filtro a cada 9mil e tah de bom tamanho
eduardosjc- Participante
-
Olá, amigos.
Comprei uma Bandit 1200S 2008 em maio de 2011.
Minha última troca foi por um Motul 5100. Também troquei o filtro e foram 3,7l de óleo. Depois de uns 2000Km rodados o óleo baixou e precisei completar com mais 1,3l.
Rodei 5000Km e ia trocar quando li no manual que a troca deveria ser a cada 6000Km. Esperei mais um pouco (agora a moto tá com 5600Km rodados depois da última troca) e a luzinha vermelha do óleo já não se apaga quando a chave é virada (só depois do motor ligado). Acho que não aguenta 6mil Km, não.
Abraços.
Comprei uma Bandit 1200S 2008 em maio de 2011.
Minha última troca foi por um Motul 5100. Também troquei o filtro e foram 3,7l de óleo. Depois de uns 2000Km rodados o óleo baixou e precisei completar com mais 1,3l.
Rodei 5000Km e ia trocar quando li no manual que a troca deveria ser a cada 6000Km. Esperei mais um pouco (agora a moto tá com 5600Km rodados depois da última troca) e a luzinha vermelha do óleo já não se apaga quando a chave é virada (só depois do motor ligado). Acho que não aguenta 6mil Km, não.
Abraços.
Convidado- Convidado
O lance da luz não tem nada a ver, necessáriamente. Se o óleo estiver no nível, está OK.
Agora, de certo tem algo bem errado com sua moto, baixar 1,3l não é normal. Verifique vazamentos ou o fato dela estar fumando.
E não siga o manual nesse aspecto, troque com 3k km, é o ideal para nosso clima e uso forte da moto.
Agora, de certo tem algo bem errado com sua moto, baixar 1,3l não é normal. Verifique vazamentos ou o fato dela estar fumando.
E não siga o manual nesse aspecto, troque com 3k km, é o ideal para nosso clima e uso forte da moto.
Berlindo- Participante
-
A cada 3000 óleo, filtro original uma troca sim e outra não e motul 3000.
Agora pq as yamahas a troca de oleo e a cada 5mil ?
cfmaradeia- Participante
-
Decisão de engenharia. A Daytona vem com recomendação de 10k km.
Berlindo- Participante
-
Pessoal,
Mandei uma msg para a JT Suzuki sobre a troca de óleo. Segue a msg e a resposta:
"MENSAGEM:
Atendimento ao Cliente Suzuki Motos,
O Cliente Marcelo efetuou solicitação abaixo:
Endereço do Cliente: Guarulhos SP
Comentário do Cliente: Prezados, Tenho uma Bandit 1200S 2008 com 16500Km e acabei de trocar o óleo. Coloquei o Ipiranga Moto Protection 20W50 SG. Esse óleo está dentro das especificações do manual. Vocês poderiam me informar qual a quilometragem para troca? No manual está informado 5000Km, mas é outra marca. A Ipiranga diz que é para seguir as orientações do fabricante. Obrigado, Marcelo.
RESPOSTA:
Prezado Marcelo,
agradecemos o envio de seu e-mail.
O intervalo de troca de óleo e filtro para todos os modelos (exceto Burgman 400) é:
1ª troca: 1.000 km ou seis meses (o que ocorrer primeiro);
2ª troca: 3.000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro);
Demais trocas: a cada 3.000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro).
Gislaine Ap. de Paula
Depto. Atendimento ao Cliente."
Mandei uma msg para a JT Suzuki sobre a troca de óleo. Segue a msg e a resposta:
"MENSAGEM:
Comentário do Cliente: Prezados, Tenho uma Bandit 1200S 2008 com 16500Km e acabei de trocar o óleo. Coloquei o Ipiranga Moto Protection 20W50 SG. Esse óleo está dentro das especificações do manual. Vocês poderiam me informar qual a quilometragem para troca? No manual está informado 5000Km, mas é outra marca. A Ipiranga diz que é para seguir as orientações do fabricante. Obrigado, Marcelo.
RESPOSTA:
Prezado Marcelo,
O intervalo de troca de óleo e filtro para todos os modelos (exceto Burgman 400) é:
Demais trocas: a cada 3.000 km ou seis meses após a última troca (o que ocorrer primeiro).
Gislaine Ap. de Paula
Convidado- Convidado
ou seja...nao adianto de merda nenhuma como sempre né? ainda bem que tem o forum viu!!!
troca de 3 em 3 e usa o Lubrax, ja é SL e é mais barato que o ipiranga.
troca de 3 em 3 e usa o Lubrax, ja é SL e é mais barato que o ipiranga.
WELL NEW GS500- Participante
-
É o projeto do motor quem define o prazo de troca. Então, independente se é Ipiranga, BR mineral, Motul sintético, azeite de oliva, óleo de peroba, é pra trocar com 3 mil km junto com filtro.
3 mil km já é um intervalo bem curto, mas a Suzuki preferiu adotá-lo. Lembrando que, em condições "normais" de uso, a maioria dos carros se troca com 10 mil km.
Sendo assim, não precisa trocar com mil, 1.500 ou 2.000 como muita gente faz. Mas também não recomendo passar dos 3 mil.
Também uso o Lubrax porque é SL, sendo assim melhor que o Motul 3.000, melhor que o Ipiranga, e aqui troco por 10 reais o litro com mão de obra inclusa. Ou seja, coisa de primeira linha por um bom preço.
Tem também o Shell Advance 4t, da embalagem amarela, aqui tem por 12 reais o litro.
Mas tem que pesquisar, tem posto com a cara de pau de cobrar 18 reais no Shell e 16 reais no Lubrax.
Aqui mesmo tem um posto Ipiranga que cobra 22 reais no Ipiranga moto Protection...
Até que fui de posto em posto e encontrei um BR que tinha o Lubrax Essencial 4t a 10 reais o litro, e 0800 de mão de obra. Problema resolvido...
3 mil km já é um intervalo bem curto, mas a Suzuki preferiu adotá-lo. Lembrando que, em condições "normais" de uso, a maioria dos carros se troca com 10 mil km.
Sendo assim, não precisa trocar com mil, 1.500 ou 2.000 como muita gente faz. Mas também não recomendo passar dos 3 mil.
Também uso o Lubrax porque é SL, sendo assim melhor que o Motul 3.000, melhor que o Ipiranga, e aqui troco por 10 reais o litro com mão de obra inclusa. Ou seja, coisa de primeira linha por um bom preço.
Tem também o Shell Advance 4t, da embalagem amarela, aqui tem por 12 reais o litro.
Mas tem que pesquisar, tem posto com a cara de pau de cobrar 18 reais no Shell e 16 reais no Lubrax.
Aqui mesmo tem um posto Ipiranga que cobra 22 reais no Ipiranga moto Protection...
Até que fui de posto em posto e encontrei um BR que tinha o Lubrax Essencial 4t a 10 reais o litro, e 0800 de mão de obra. Problema resolvido...
Last_Warrior- Participante
-
MNatari escreveu:Pessoal,
"MENSAGEM:
RESPOSTA:
Prezado Marcelo,
Gislaine Ap. de Paula
Mandei a mesma mensagem para a Ipiranga. Abaixo a resposta:
"Prezado Marcelo,
Agradecemos o contato e interesse pela Ipiranga.
Informamos que é recomendado a utilização de acordo com a especificação do fabricante. Se no manual da moto vem especificado que a troca deve ser realizada a cada 5000 km, assim deve ser realizado.
Orientamos que o senhor verifique se no manual indica a utilização de um óleo API SG 20W50 com troca em 5 mil km, que nesse caso, o uso do lubrificante citado (Ipiranga Moto Protection 20W50 SG) estará de acordo com o solicitado pelo fabricante.
Atenciosamente,
Anne Caroline
Equipe Canal Direto Ipiranga"
Concordo que o projeto do motor determina o prazo de troca, mas também o tipo de óleo (se colocar azeite de oliva vai sair cheiro de pizza pelo escapamento) kkkkkkkkkkkkkkk.
Os testes são feitos levando-se em consideração a temperatura e pressão do ambiente, a qualidade do combustível, o tipo de uso (terra, asfalto, estrada, cidade, etc.), temperatura de trabalho do motor, etc.
Por isso o mesmo veículo fabricado em várias partes do mundo deve ter determinada especificação para cada país onde será utilizado.
A resposta da Suzuki foi dada pelo departamento de atendimento ao cliente que, pelo que percebi, nem procurou a informação correta com o departamento de engenharia. A da Ipiranga está correta, pois quem especifica é o fabricante, mas não resolve muita coisa.
Quando troquei o Motul 5100 com 5600Km o óleo estava meio escuro, mas a viscosidade ainda era boa, mostrando que já estava na hora de trocar. Daqui a 5000Km vou trocar o Ipiranga e volto a postar a experiência. Quanto ao filtro, como é barato, é bom trocar a cada troca de óleo pra não contaminar o óleo novo.
ATENÇÃO: a minha moto é uma Suzuki Bandit 1200S 07/08, então, essa esperiência só servirá para o mesmo modelo.
Abraços.
Convidado- Convidado
Galera, nenhuma empresa, seja ela de óleo ou não, vai assumir a bronca de contrariar o que diz o manual do fabricante da moto, né?
Padumi- Participante
-
Acho fanatismo troca oleo de 1mil em 1mil !
Se o manual manda trocar de 3mil em 3mil então pra q fazer diferente na base do "achismo".
Se alguem gosta de rasgar dinheiro deposita na minha conta po :-)
Estamos contribuindo com a poluição da natureza tb galera.
Se o manual manda trocar de 3mil em 3mil então pra q fazer diferente na base do "achismo".
Se alguem gosta de rasgar dinheiro deposita na minha conta po :-)
Estamos contribuindo com a poluição da natureza tb galera.
cfmaradeia- Participante
-
Acho que isso já foi discutido aqui, mas só recaptulando, o manual de serviço em inglês da Bandit 1250 diz que os prazos de troca são os seguintes:
Engine Oil: 1000 - 6000 - 12000 - 18000 - 24000 - ...
Engine Oil Filter: 1000 - 18000 - ...
Considerando que o combustível brasileiro é um lixo, eu troco óleo e filtro a cada 5000, é um intervalo bom, uso o Mobil Super Moto MX que tem API superior ao exigido pelo fabricante e viscosidade compatível.
As trocas/revisões da Suzuki a cada 3000 são desnecessárias, abusivas e desestimulam a expansão da marca. Só a J.Toledo não vê isso.
Engine Oil: 1000 - 6000 - 12000 - 18000 - 24000 - ...
Engine Oil Filter: 1000 - 18000 - ...
Considerando que o combustível brasileiro é um lixo, eu troco óleo e filtro a cada 5000, é um intervalo bom, uso o Mobil Super Moto MX que tem API superior ao exigido pelo fabricante e viscosidade compatível.
As trocas/revisões da Suzuki a cada 3000 são desnecessárias, abusivas e desestimulam a expansão da marca. Só a J.Toledo não vê isso.
minholi- Participante
-
Alguém já usou o novo 100% sintético da Ipiranga, classificação API-SM 15W50 (embalagem cinza com tampa vermelha)
Tá no site da ipiranga
Ipiranga Moto Top Rider ( Sintético )
To tentando achar pra comprar, mas o slogan da ipiranga é bem falso "passa lá no ipiranga que tem" só acho o 10W40, preço meio salgado (R$36,00~R$45,00 - variação de alguns postos pesquisados)
Quem já usou ou principalmente achou, depois me passa o endereço de qual Ipiranga tem disponivel ...
vlw
Tá no site da ipiranga
Ipiranga Moto Top Rider ( Sintético )
To tentando achar pra comprar, mas o slogan da ipiranga é bem falso "passa lá no ipiranga que tem" só acho o 10W40, preço meio salgado (R$36,00~R$45,00 - variação de alguns postos pesquisados)
Quem já usou ou principalmente achou, depois me passa o endereço de qual Ipiranga tem disponivel ...
vlw
TheDoctor- Participante
-
Amigos do SOL andei meio longe muito trampo e pouca diversão... e logo veio a recompensa: BENELLI TNT 899S!!!
Andei lendo o manual e ele indica isso daqui:
API SJ
ACEA A3
JASO - MA CC MC G4
Não faço idéia do que se trata... porém achei esse óleo aqui:
Especificações:
Normas: API SL/SJ/SH/SG
Homologação: JASO MA nº. M033MOT057
http://www.hpartsmoto.com.br/produto/%C3%93leo_para_Moto_Motul_5100_Rl_15W50_4T_-_4_Litros/2669
E aê? Como proceder?
Outra dúvida é quanto a Km de troca. Veja que no manual fala de 10 em 10 Km... Eu tô achando demais!!! Alguém tem alguma idéia?
TÔ encantado com a moto, 6 mil Km, arte sobre rodas!!!
Abraço a todos!!
API SJ
ACEA A3
JASO - MA CC MC G4
Não faço idéia do que se trata... porém achei esse óleo aqui:
Especificações:
Normas: API SL/SJ/SH/SG
Homologação: JASO MA nº. M033MOT057
http://www.hpartsmoto.com.br/produto/%C3%93leo_para_Moto_Motul_5100_Rl_15W50_4T_-_4_Litros/2669
E aê? Como proceder?
Outra dúvida é quanto a Km de troca. Veja que no manual fala de 10 em 10 Km... Eu tô achando demais!!! Alguém tem alguma idéia?
TÔ encantado com a moto, 6 mil Km, arte sobre rodas!!!
Abraço a todos!!
UNSCARRED- Participante
-
Se você usar qualquer óleo API SL vai atender API SJ que é inferior.UNSCARRED escreveu:Amigos do SOL andei meio longe muito trampo e pouca diversão... e logo veio a recompensa: BENELLI TNT 899S!!!
API SJ
ACEA A3
JASO - MA CC MC G4
minholi- Participante
-
Mas fala que tem que ser sintético ou semi sintético? Pois existem já no mercado muitos minerais de classificação SL.
Last_Warrior- Participante
-
Se a troca for efetuada a cada 3mil km, use óleo mineral, (de preferência motul 3000), se a troca for a cada 10 mil km, lógico que um óleo mineral não vai dar conta, deve-se usar um óleo sintético. Eu particularmente troco a cada 3 mil, filtro e óleo, uso motul 3000 e filtro fram ph-6018. Dentro do filtro de óleo fica aproximadamente 300~400ml de óleo velho, prefiro gastar $22 a mais por tróca de óleo e deixar o sistema todo com óleo 100% novo. A mobil lançou recentemente o super moto "mx" semi sintético "15w 50", o litro custa $20, contra $23 do motul 3000 20w 50", como ainda tenho meio litro do motul 3000, próxima troca ainda usarei o motul, depois testarei o mobil super moto mx.
abçs
abçs
adautojunior- Participante
-
Senhores algum de voçês já viram pra vender esse óleo da Ipiranga? Quanto ? Em qual Ipiranga (endereço) ?
Estou atrás dele sem sucesso, só acho o 10W40 (modelo antigo)
Descrição: Ipiranga Moto Top Rider 15W50 é um óleo lubrificante multiviscoso, totalmente sintético, de elevada performance e especialmente idealizado para atender às exigências de lubrificação dos motores 4 tempos de alta rotação das motocicletas.
Principais vantagens: Possui a mais avançada tecnologia de aditivação multifuncional com propriedades que minimizam o deslizamento da embreagem ‐ “cluth slip” ‐ e ainda protegem contra o desgaste as engrenagen
Classificação: O Ipiranga Moto Top Rider 15W50 atende os requerimentos de desempenho API SM e JASO MA2 T903:2006.
Embalagem disponível: Caixa 24x1 litro.
Estou atrás dele sem sucesso, só acho o 10W40 (modelo antigo)
Descrição: Ipiranga Moto Top Rider 15W50 é um óleo lubrificante multiviscoso, totalmente sintético, de elevada performance e especialmente idealizado para atender às exigências de lubrificação dos motores 4 tempos de alta rotação das motocicletas.
Principais vantagens: Possui a mais avançada tecnologia de aditivação multifuncional com propriedades que minimizam o deslizamento da embreagem ‐ “cluth slip” ‐ e ainda protegem contra o desgaste as engrenagen
Classificação: O Ipiranga Moto Top Rider 15W50 atende os requerimentos de desempenho API SM e JASO MA2 T903:2006.
Embalagem disponível: Caixa 24x1 litro.
TheDoctor- Participante
-
API SM é bacana, hein?
Berlindo- Participante
-
Fala Doc, blz? depois que você falou sobre esse óleo em algum tópico uns dias atrás, comecei a procurar por ele também, mais até agora nada, se eu achar te aviso...
abç
abç
adautojunior- Participante
-
Berlindo escreveu:API SM é bacana, hein?
pois é , achei interessante justamente por essa classificação, mas ta complicado de achar.
Achei o antigo 100% sintético da Ipiranga, que é 10W40 tbm é API-SM , rodei em 7 postos ipirangas achei em só 2 deles com preços R$36,00 e R$45,00 o litro. Meio salgado. Vamos vou insistir na busca.
adautojunior escreveu:Fala Doc, blz? depois que você falou sobre esse óleo em algum tópico uns dias atrás, comecei a procurar por ele também, mais até agora nada, se eu achar te aviso...
abç
Blz Adauto, e suas buscas conseguiu algum resultado positivo, eu já rodei 7 ipirangas e nada do novo óleo. To quase criando um tópico no área de viagens e passeios, marcando um rolê pelos postos ipirangas em busca do óleo sagrado ... kkkkkkkkkkkk
Bom hoje mandei e-mail pra algumas distribuidoras de óleos e lubrificantes vamos ver o que eles respondem... se venderem no varejo demoro, agora se for só atacado complica um pouco
TheDoctor- Participante
-
TheDoctor escreveu:
Bom hoje mandei e-mail pra algumas distribuidoras de óleos e lubrificantes vamos ver o que eles respondem... se venderem no varejo demoro, agora se for só atacado complica um pouco
Se for no atacado, a gente junta um pessoal aqui do forum, compra uma caixa e divide.
eduardo.longo- Participante
-
Senhores , recebi a pouco a resposta de um dos distribuidores de óleo
Moto Top Rider 15W50 - R$ 682,00 Cx 24x1 = +- 29,00 o litro
Vou aguardar mais respostas , e quem sabe algum giro atrás de algum ipiranga ...
Moto Top Rider 15W50 - R$ 682,00 Cx 24x1 = +- 29,00 o litro
Vou aguardar mais respostas , e quem sabe algum giro atrás de algum ipiranga ...
TheDoctor- Participante
-
Página 7 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10