POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
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POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
AE PESSOAL, venho aqui trocar uma ideia sobre o famoso power commander, seja versao 3 ou 5. estou tentando fazer um breve tutorial pra ajudar a quem tiver interesse em fazer seus proprios mapas, e saber o basicao dos programas. instalaçoes há videos para postar, e duvidas de facil soluçao seriam tiradas aqui.
Tem alguem interessado em compartilhar um topico desses? seria útil para alguem? é facil, porem, sao informaçoes que ate hoje somente os mecanicos mais procurados teem em maos.
se for do interesse do pessoal, a gente começa a calibrar o topico. a um tempo atras, eu fui um dos que mais bixou esse aparelho, mais hoje, estou espantado do que ele é capaz. ate mesmo pra suzukis. ta jogado a cartada. nao sou um professor ainda, mais to mandando bem, e tem mais gente ae que manja tambem*kde o gheri)?
e vamo que vamo!!! Na paz, que o resto vem atras!!
Tem alguem interessado em compartilhar um topico desses? seria útil para alguem? é facil, porem, sao informaçoes que ate hoje somente os mecanicos mais procurados teem em maos.
se for do interesse do pessoal, a gente começa a calibrar o topico. a um tempo atras, eu fui um dos que mais bixou esse aparelho, mais hoje, estou espantado do que ele é capaz. ate mesmo pra suzukis. ta jogado a cartada. nao sou um professor ainda, mais to mandando bem, e tem mais gente ae que manja tambem*kde o gheri)?
e vamo que vamo!!! Na paz, que o resto vem atras!!
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Poxa, eu acompanharei o topico com muita atenção! É algo interessante de se aprender pra pode argumentar com o mecanico na hora do acerto e chegar num resultado melhor!
AlemaoSP- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 20/04/2011
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
AlemaoSP escreveu:Poxa, eu acompanharei o topico com muita atenção! É algo interessante de se aprender pra pode argumentar com o mecanico na hora do acerto e chegar num resultado melhor!
o esquema é alem de saber como funciona, instalar e fazer seus proprios mapas. os mecanicos nunca fazem um mapa de acordo com nosso meio de pilotar. nada complicado. e nunca mais se pagar para fazer mapas ou regular a motoka denovo na parte de injeçao. caso vingue o topico, ate do dino naos e precisa mais. pois entra o autotune para autoregular a queima dos mapas e pequenos ajustes que ele mesmo faz, aprendendo o mapa feito por vc, e corrigindo para a finalidade que vc queira, economia, performance.
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Tô com um na versão 3. O q torna ele específico pra uma moto é apenas o cabo ou só serve pro modelo q foi designado?
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Opa, não to nas pistas mais to aqui...hehehe
muito bom esse tópico cara, manda ver ai que vai ser bom p rapaziada e p mim tb saber mais sobre o PC.
muito bom esse tópico cara, manda ver ai que vai ser bom p rapaziada e p mim tb saber mais sobre o PC.
GHERI- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Berlindo escreveu:Tô com um na versão 3. O q torna ele específico pra uma moto é apenas o cabo ou só serve pro modelo q foi designado?
ao contrario de outros, ele só serve para a moto designada. nao tem aquele esquema que o rapid bike tem de o modulo ser universal, e so se troca os cabos. porem, a regulagem do PC é infinitamente mais fica que do rapidbike. cada um com suas finalidades!! PC altera bicos de baixa, rapid bike os bico de alta(quando se teem 8 bicos e claro).
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Berlindo escreveu:Tô com um na versão 3. O q torna ele específico pra uma moto é apenas o cabo ou só serve pro modelo q foi designado?
1º voluntario?
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Diferença percebida entre o PC3 e o 5.
Uma diferença boa que o 3 tem em relação ao 5 é que da pra mexer na curva de baixa, média e alta grosseiramente lógico sem o laptop, manualmente, isso é legal pois se vc estiver dando uma volta ou até mesmo em um circuito ou autódromo pode alterar rapidamente as curvas.
Uma diferença boa que o 3 tem em relação ao 5 é que da pra mexer na curva de baixa, média e alta grosseiramente lógico sem o laptop, manualmente, isso é legal pois se vc estiver dando uma volta ou até mesmo em um circuito ou autódromo pode alterar rapidamente as curvas.
GHERI- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 25/03/2010
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
éé, adicionando ou secando a moto, qualquer engastaiada que a motoka estiver dando, é só ir la e apertar o botao L M H. mais tem acesos no lap tambem.GHERI escreveu:Diferença percebida entre o PC3 e o 5.
Uma diferença boa que o 3 tem em relação ao 5 é que da pra mexer na curva de baixa, média e alta grosseiramente lógico sem o laptop, manualmente, isso é legal pois se vc estiver dando uma volta ou até mesmo em um circuito ou autódromo pode alterar rapidamente as curvas.
vantagens do PC3:
possivel adicionar um modulo de ignition(avançar ponto de igniçao da moto) = power ignition.
possivel adicionar o quick shift( auxilio de mudança de marcha rapido), praticamente em todas as motos de pista.
praticidade de se regular a mistura ar/combustivel sem auxilio de computador.
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Boa noite turma : eu topo ajudar por aqui. Tenho alguma experiencia com power commander 3 e 5, e, também sondas wide band. Podemos começar a discutir por aqui. Como vamos fazer ? Posso dar uma sugestão de uma sequencia ?
a) - explicar o modo de funcionamento do motor;
b) - explicar o que é o afr ou lambda;
c) - idem para o que acontece quando colocamos filtro e escape;
d) - moto importada independentemente, porque usar pc;
e) - diferenças entre pc 3 e pc 5;
f) - como funciona o power commander;
g) - ..........
Falou turma.
Sds
Raptor
a) - explicar o modo de funcionamento do motor;
b) - explicar o que é o afr ou lambda;
c) - idem para o que acontece quando colocamos filtro e escape;
d) - moto importada independentemente, porque usar pc;
e) - diferenças entre pc 3 e pc 5;
f) - como funciona o power commander;
g) - ..........
Falou turma.
Sds
Raptor
raptor- Participante
- Data de inscrição : 30/08/2008
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
vantagens do PC5:
adiçao do autotune(aparelho usado para corrigir mapas, aprendendo e otimizando para uma melhor economia, desempenho, ou como desejar o piloto;
possibilidade de liberaçao de rpm adicional(REV limiter) com o auxilio de uma key.
switch para usar 2 mapas diferentes ao mesmo tempo;
possibilidade de leitura em tempo real de temperatura do motor;
adiçao de LCD multifunçao ;
adiçao do autotune(aparelho usado para corrigir mapas, aprendendo e otimizando para uma melhor economia, desempenho, ou como desejar o piloto;
possibilidade de liberaçao de rpm adicional(REV limiter) com o auxilio de uma key.
switch para usar 2 mapas diferentes ao mesmo tempo;
possibilidade de leitura em tempo real de temperatura do motor;
adiçao de LCD multifunçao ;
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
raptor escreveu:Boa noite turma : eu topo ajudar por aqui. Tenho alguma experiencia com power commander 3 e 5, e, também sondas wide band. Podemos começar a discutir por aqui. Como vamos fazer ? Posso dar uma sugestão de uma sequencia ?
a) - explicar o modo de funcionamento do motor;
b) - explicar o que é o afr ou lambda;
c) - idem para o que acontece quando colocamos filtro e escape;
d) - moto importada independentemente, porque usar pc;
e) - diferenças entre pc 3 e pc 5;
f) - como funciona o power commander;
g) - ..........
Falou turma.
Sds
Raptor
amigo, manda ver. estamos aqui pra aprender.
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
vo postar aqui a cara dos 2 programas:
PC3:
PC5:
site para maiores informaçoes, baixar manuais de instalaçao, mapas base, videos de instalaçao:
http://www.powercommander.com/powercommander/default.aspx
proximo passo, explicar a tabela!!
PC3:
PC5:
site para maiores informaçoes, baixar manuais de instalaçao, mapas base, videos de instalaçao:
http://www.powercommander.com/powercommander/default.aspx
proximo passo, explicar a tabela!!
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Legal. Vamos lá então :
a) - motor - o motor da nossa moto é uma bomba de ar, quanto mais ar bombearmos atraves dele, mas potencia vamos ter. A injeção tem uma curva da quantidade de gasolina que ela injeta nos bicos de acordo com a rpm, para um motor standard, ou seja, fizeram os testes e o motor está original, sem filtro ou escape modificado, etc. Ai entram os sensores. Quando muda a altitude, temperatura do ar, e temperatura do motor, a ecu (electronic control unit), faz uma compensação da quantidade de gasolina injetada deixando a mistura mais rica ou mais pobre.
c) - escape e filtro - quando alteramos especialmente estes dois, mudamos o fluxo de ar no motor, ou seja, a injeção não corrige mais, porque naquele especifico rpm voce vai ter mais fluxo de ar (normalmente fazemos isso, para ter mais potencia), e, infelizmente, a mistura fica pobre. O power commander corrige exatamente isso. Ai vem a pergunta. E as motos novas com sonda lambda, corrigem ? Não, somente compensam um pouco. Porque a ecu ou injeção segue uma curva programada na memoria do microcontrolador que faz as contas por lá. Ou seja, ainda estamos fora da regulagem correta.
Vou abrir mais um post, senão fica muito longo, hehehe.
a) - motor - o motor da nossa moto é uma bomba de ar, quanto mais ar bombearmos atraves dele, mas potencia vamos ter. A injeção tem uma curva da quantidade de gasolina que ela injeta nos bicos de acordo com a rpm, para um motor standard, ou seja, fizeram os testes e o motor está original, sem filtro ou escape modificado, etc. Ai entram os sensores. Quando muda a altitude, temperatura do ar, e temperatura do motor, a ecu (electronic control unit), faz uma compensação da quantidade de gasolina injetada deixando a mistura mais rica ou mais pobre.
c) - escape e filtro - quando alteramos especialmente estes dois, mudamos o fluxo de ar no motor, ou seja, a injeção não corrige mais, porque naquele especifico rpm voce vai ter mais fluxo de ar (normalmente fazemos isso, para ter mais potencia), e, infelizmente, a mistura fica pobre. O power commander corrige exatamente isso. Ai vem a pergunta. E as motos novas com sonda lambda, corrigem ? Não, somente compensam um pouco. Porque a ecu ou injeção segue uma curva programada na memoria do microcontrolador que faz as contas por lá. Ou seja, ainda estamos fora da regulagem correta.
Vou abrir mais um post, senão fica muito longo, hehehe.
raptor- Participante
- Data de inscrição : 30/08/2008
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
b) - Sonda lambda, é um sensor que fica no escape e verifica os gases de combustão do motor. Quando a gasolina queima (gasolina pura, sem alcool), a relação estequiometrica é de 14.7 partes de ar para 1 parte de gasolina.Quando temos essa relação, fala-se que o lambda é igual a 1. Como referencia, o da gasolina é 14.7 e do alcool é de 9.
Para o motor ficar na melhor condição possivel (mais economico e melhor para o meio ambiente), com a queima ótima, seria ter o lambda = 1 o tempo todo. Só que, nós que gostamos um pouco mais de potencia, lambda = 0.87 (um pouco rico), é o recomendado. Se andarmos com a mistura pobre, aumenta a temperatura do motor, e corremos o risco de furar o pistão.
d) - Importação independente : aqui o que acontece é que aquela quantidade de gasolina x rpm que foi programada na injeção foi feita com uma gasolina sem alcool misturado (14.7 : 1 a relação). Quando a moto chega aqui, e colocamos nossa gasoalcolina (com 25% de alcool), o motor fica pobre, porque agora temos (14.7 x 0.75 + 9 x 0.25, que dá uma relação estequiometrica final de 13.27 : 1), e, a injeção injeta pouco combustivel para a mesma rpm, tornando a mistura pobre.
Ai que entra o power commander. Ele vai instalado entre o conector dos bicos injetores que vem da injeção e os bicos.
Como ele funciona : ele mede o tempo que a injeção deixaria cada bico aberto, le o TPS (o sensor que sabe quanto estamos acelerando), calcula o rpm devido a leitura dos bicos, e, pegando os valores da curva que programamos nele, que estão em porcentagem a mais ou a menos, calcula o tempo que vai deixar o bico aberto, injetando mais ou menos gasolina.
Para o motor ficar na melhor condição possivel (mais economico e melhor para o meio ambiente), com a queima ótima, seria ter o lambda = 1 o tempo todo. Só que, nós que gostamos um pouco mais de potencia, lambda = 0.87 (um pouco rico), é o recomendado. Se andarmos com a mistura pobre, aumenta a temperatura do motor, e corremos o risco de furar o pistão.
d) - Importação independente : aqui o que acontece é que aquela quantidade de gasolina x rpm que foi programada na injeção foi feita com uma gasolina sem alcool misturado (14.7 : 1 a relação). Quando a moto chega aqui, e colocamos nossa gasoalcolina (com 25% de alcool), o motor fica pobre, porque agora temos (14.7 x 0.75 + 9 x 0.25, que dá uma relação estequiometrica final de 13.27 : 1), e, a injeção injeta pouco combustivel para a mesma rpm, tornando a mistura pobre.
Ai que entra o power commander. Ele vai instalado entre o conector dos bicos injetores que vem da injeção e os bicos.
Como ele funciona : ele mede o tempo que a injeção deixaria cada bico aberto, le o TPS (o sensor que sabe quanto estamos acelerando), calcula o rpm devido a leitura dos bicos, e, pegando os valores da curva que programamos nele, que estão em porcentagem a mais ou a menos, calcula o tempo que vai deixar o bico aberto, injetando mais ou menos gasolina.
raptor- Participante
- Data de inscrição : 30/08/2008
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
boa raptor. continua ae!! to preparando umas ilustraçoes de como entender as tabelas. manda ver
vai ser longo, mais vamos resolver todos os misterios!!
vai ser longo, mais vamos resolver todos os misterios!!
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
aqui postando um breve resumo, com linguagem modesta para melhor entendimento:
uma tabela fácil de se entender, e pode ser modificada totalmente. respeitando é claro, regimes de rotação, alta, media e baixa.
pela regra basica, em baixas e medias rotação, se pode ''secar'' a moto com total liberdade, é claro, sem exageros para nao dar falta. numeros negativos sao bem vindos, mais respeitando sempre o mapa base que se adiciona, e adulterando ele posteriormente;
ja em altas rotaçoes, um certo cuidado em secar a moto deve ter atençao, pois falta de combustivel pode comprometer a combustao e furar o pistao. cada moto tem seu regime de baixa, media e alta. isso muda exponencialmente. analise onde fica esses regimes na sua moto, e manda bala.
exemplo 1: se uma fração de 8 estiver numa rotação de 5000rpm á 50% de acelerador, se baixarmos para 6, estaremos retirando gasolina adicionada acima do padrao 0 de referencia) e consequentemente aumentando a quantidade de ar (secando)neste regime.
exemplo 2: se uma fração de -7 estiver numa rotação de 2000rpm á 20% de acelerador, se aumentarmos para -3, estaremos adicionando gasolina, em função do padrao 0 de referencia (engordando a moto) diminuindo a fração de ar neste regime.
OBS. O PADRAO PARA SE COMEÇAR A MEXER TEM DE PARTIR DE UM MAPA BASE FORNECIDO PELA PROPRIA POWER COMMANDER. FORAM FEITOS POR PESSOAS RESPONSAVEIS PELA PROGRAMAÇÃO E CONHECIMENTO DE CAUSA PROFUNDA! OS CARAS MANJAM, ENTAO, NAO TENTE PARTIR DO ZERO. OTIMIZE SEU MAPA. lembrando que estou usando '' a linguagem das motokas aqui''!! kkkkkkkkk
o Raptor, me ajude ae se eu estiver falando besteira ok. dicas sao bem vindas.
logo maiores detalhes sobre ferramentas!
uma tabela fácil de se entender, e pode ser modificada totalmente. respeitando é claro, regimes de rotação, alta, media e baixa.
pela regra basica, em baixas e medias rotação, se pode ''secar'' a moto com total liberdade, é claro, sem exageros para nao dar falta. numeros negativos sao bem vindos, mais respeitando sempre o mapa base que se adiciona, e adulterando ele posteriormente;
ja em altas rotaçoes, um certo cuidado em secar a moto deve ter atençao, pois falta de combustivel pode comprometer a combustao e furar o pistao. cada moto tem seu regime de baixa, media e alta. isso muda exponencialmente. analise onde fica esses regimes na sua moto, e manda bala.
exemplo 1: se uma fração de 8 estiver numa rotação de 5000rpm á 50% de acelerador, se baixarmos para 6, estaremos retirando gasolina adicionada acima do padrao 0 de referencia) e consequentemente aumentando a quantidade de ar (secando)neste regime.
exemplo 2: se uma fração de -7 estiver numa rotação de 2000rpm á 20% de acelerador, se aumentarmos para -3, estaremos adicionando gasolina, em função do padrao 0 de referencia (engordando a moto) diminuindo a fração de ar neste regime.
OBS. O PADRAO PARA SE COMEÇAR A MEXER TEM DE PARTIR DE UM MAPA BASE FORNECIDO PELA PROPRIA POWER COMMANDER. FORAM FEITOS POR PESSOAS RESPONSAVEIS PELA PROGRAMAÇÃO E CONHECIMENTO DE CAUSA PROFUNDA! OS CARAS MANJAM, ENTAO, NAO TENTE PARTIR DO ZERO. OTIMIZE SEU MAPA. lembrando que estou usando '' a linguagem das motokas aqui''!! kkkkkkkkk
o Raptor, me ajude ae se eu estiver falando besteira ok. dicas sao bem vindas.
logo maiores detalhes sobre ferramentas!
Última edição por Pereba em Sáb 07 maio 2011, 15:24, editado 3 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Galera excelente topico, vou continuar acompanhando.
so n consegui ver a tabela do Pereba pq a resolução ta meio baixa
so n consegui ver a tabela do Pereba pq a resolução ta meio baixa
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
vou tirar numa resoluçao melhor. hoje consegui instalar o autotune aqui tambem, ja tenho tabela dele tambem. mais temos de ir por etapa. senão fica um assunto complicado.
pronto, resoluçao ficou bem melhor. maiores detalhes, configuração, é só trocar ideia por aqui. parece que o assunto nao agradou muito.
pois bem, to tentando ajudar quem tem ou pretende ter. surgindo duvidas, estamos ae. lembrando que aqui a informação é gratuita e de boa vontade, se quiserem pagar para ouvir outros, estejam a vontade!! vou parar por aqui, ate surgir interessados.
pelo menos o príncipio de funcionamento esta ae.
pronto, resoluçao ficou bem melhor. maiores detalhes, configuração, é só trocar ideia por aqui. parece que o assunto nao agradou muito.
pois bem, to tentando ajudar quem tem ou pretende ter. surgindo duvidas, estamos ae. lembrando que aqui a informação é gratuita e de boa vontade, se quiserem pagar para ouvir outros, estejam a vontade!! vou parar por aqui, ate surgir interessados.
pelo menos o príncipio de funcionamento esta ae.
Convidad- Convidado
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Oie fiquei com duvidas o power commander eh bom ou nao para a srad 1000?
comprei um escape full akrapovic oque vcs me recomendam, veja soh quero entender nao vou utilizar tudo que oferece as mudancas mais quero muito aprender, alguem me da umas dicas!
comprei um escape full akrapovic oque vcs me recomendam, veja soh quero entender nao vou utilizar tudo que oferece as mudancas mais quero muito aprender, alguem me da umas dicas!
vidal- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Vidal : o que fiz na minha haya foi instalar o power commander (instalei o 5 e nao o 3), e, fui ajustando devagarinho a tabela, partindo de uma da base de dados da dynojet.
Depois, instalei uma chave on-off no guidao, onde seleciono um dos dois mapas (deixei um com a mistura um pouco mais pobre ate 4500 rpm para viajar, e, deixar a moto economica), e, outro que ficou canhao, deixando a mistura mais rica em baixa, media e alta, alem de programar o acelerador eletronico, que deixa a haya com uma largada sensacional.
Proximo passo eh ligar a entrada do gear, onde da para dai programar a tabela de acordo com a velocidade e/ou marcha usada.
Eu achei muito bom o resultado final. Quando tiver $ agora, vou comprar o autotune, que acho o maximo, porque ai a moto fica no melhor e mais adequada relacao ar/gasolina
Sds
Raptor
Depois, instalei uma chave on-off no guidao, onde seleciono um dos dois mapas (deixei um com a mistura um pouco mais pobre ate 4500 rpm para viajar, e, deixar a moto economica), e, outro que ficou canhao, deixando a mistura mais rica em baixa, media e alta, alem de programar o acelerador eletronico, que deixa a haya com uma largada sensacional.
Proximo passo eh ligar a entrada do gear, onde da para dai programar a tabela de acordo com a velocidade e/ou marcha usada.
Eu achei muito bom o resultado final. Quando tiver $ agora, vou comprar o autotune, que acho o maximo, porque ai a moto fica no melhor e mais adequada relacao ar/gasolina
Sds
Raptor
raptor- Participante
- Data de inscrição : 30/08/2008
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Ola Raptor eu tava justamente lendo um topico seu em outro site, pois eh fiquei em duvida pois ja li aqui que a srad nao precisa de power, este autotune faz oque exatamente, de comeco faco oque ponho filtro, e ando um pouco ou tenho de colocar o power, gostei da ideia de dois modos pois pra economizar no dia a dia fica show!
O topico que eu tava lendo eh um que tava o DODGE saca um que tinha pergunta sobre a R1!
O topico que eu tava lendo eh um que tava o DODGE saca um que tinha pergunta sobre a R1!
vidal- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Estou com o PC3 na 675. Dizem que a ECU da Triumph permitiria tudo e muito mais que o PC, mas ela está com um mapa feito por aquele tal de Boi da Cloromiro Amazonas.
Eu percebo nítidamente que está gorda em médias, tem andado e bebido ferozmente. Por isso, tirei o mapa e deixei-o zerado. Percebi a perda em baixas e médias, mas em compensação acho q ganhou fôlego em alta.
Vou publicar o mapa aqui, se alguém puder dar uma analisada msm sem saber como é na moto, agradeço. Base 675 2006 EUR: http://www.wikifortio.com/700360/Mapa_boi.DJM
Minhas dúvidas são:
1 - Como colocar mais de um mapa e tornar selecionável;
2 - Pq ter 1 mapa diferente pra cada cilindro (modo avançado);
Eu percebo nítidamente que está gorda em médias, tem andado e bebido ferozmente. Por isso, tirei o mapa e deixei-o zerado. Percebi a perda em baixas e médias, mas em compensação acho q ganhou fôlego em alta.
Vou publicar o mapa aqui, se alguém puder dar uma analisada msm sem saber como é na moto, agradeço. Base 675 2006 EUR: http://www.wikifortio.com/700360/Mapa_boi.DJM
Minhas dúvidas são:
1 - Como colocar mais de um mapa e tornar selecionável;
2 - Pq ter 1 mapa diferente pra cada cilindro (modo avançado);
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Berlindo, no power commander 3 um mapa somente, não tem como colocar 2, porque não tem a entrada para selecionar.
No modo avançado, o modo de programação fica um pouco diferente, tem que colocar em um dino, e, com termopares, medir a temperatura de exaustão de cada cilindro. Com as medições de temperatura na saida de cada um, o pc permite equalizar as temperaturas que indicam tambem se a mistura esta rica ou pobre tambem.
Eu comprei uma sonda lambda wideband da bosch, usada nos audi, e, tambem a caixinha eletronica que trata o sinal da sonda e envia uma saida de tensão proporcional a relação a mistura, e, para regular principalmente a lenta, consigo medir a saida do escape de cada lado da haya, ajustando os valores do pc.
Assim garanto que a mistura esta de acordo. Agora estou instalando a sonda no escape da haya mesmo, e, estou montando um display onde vou ler a relacao da mistura, a tensão da bateria, temperatura da agua, e, indicação da marcha. Vai ser um 4 em um, parecido com um computador de bordo.
Vidal, na minha coloquei o filtro K&N, velas brisk (fica bom, da para comprar no ebay), e, vou agora trocar os escapes.
Quando coloca o filtro mais o 4x1 full, por exemplo, a mistura normalmente fica mais pobre. Desse modo, colocando o PC, voce consegue corrigir isso. E programando o acelerador eletronico então, vai ficar muito mais esperta a srad (que normalmente ja é).
Os programadores que eles usam nas concessionarias, permitem um acerto da mistura por faixas, de 0 a 25%, 25 a 50%, 50 a 75% e 75 a 100% da posicao do acelerador..
Neste caso, o power commander é mais preciso.
O Power commander 5 é bem menor que o 3, e, permite ainda dois mapas, e, tambem o auto tune. O autotune é uma caixinha a mais com uma sonda wideband, que voce instala no escape. Com esse sistema, o autotune vai conversando com o power commander, e, o autotune vai enviando o valor da relacao ar/combustivel, e, o pc vai dai aumentando ou diminuindo automaticamente os valores da tabela para chegar na relação que voce programar no software (no caso, otimo desempenho, voce programa 13.7).
Espero ter ajudado.
Sds
Raptor.
No modo avançado, o modo de programação fica um pouco diferente, tem que colocar em um dino, e, com termopares, medir a temperatura de exaustão de cada cilindro. Com as medições de temperatura na saida de cada um, o pc permite equalizar as temperaturas que indicam tambem se a mistura esta rica ou pobre tambem.
Eu comprei uma sonda lambda wideband da bosch, usada nos audi, e, tambem a caixinha eletronica que trata o sinal da sonda e envia uma saida de tensão proporcional a relação a mistura, e, para regular principalmente a lenta, consigo medir a saida do escape de cada lado da haya, ajustando os valores do pc.
Assim garanto que a mistura esta de acordo. Agora estou instalando a sonda no escape da haya mesmo, e, estou montando um display onde vou ler a relacao da mistura, a tensão da bateria, temperatura da agua, e, indicação da marcha. Vai ser um 4 em um, parecido com um computador de bordo.
Vidal, na minha coloquei o filtro K&N, velas brisk (fica bom, da para comprar no ebay), e, vou agora trocar os escapes.
Quando coloca o filtro mais o 4x1 full, por exemplo, a mistura normalmente fica mais pobre. Desse modo, colocando o PC, voce consegue corrigir isso. E programando o acelerador eletronico então, vai ficar muito mais esperta a srad (que normalmente ja é).
Os programadores que eles usam nas concessionarias, permitem um acerto da mistura por faixas, de 0 a 25%, 25 a 50%, 50 a 75% e 75 a 100% da posicao do acelerador..
Neste caso, o power commander é mais preciso.
O Power commander 5 é bem menor que o 3, e, permite ainda dois mapas, e, tambem o auto tune. O autotune é uma caixinha a mais com uma sonda wideband, que voce instala no escape. Com esse sistema, o autotune vai conversando com o power commander, e, o autotune vai enviando o valor da relacao ar/combustivel, e, o pc vai dai aumentando ou diminuindo automaticamente os valores da tabela para chegar na relação que voce programar no software (no caso, otimo desempenho, voce programa 13.7).
Espero ter ajudado.
Sds
Raptor.
raptor- Participante
- Data de inscrição : 30/08/2008
Re: POWER COMMANDER SEM SEGREDO!!
Ajudou demais , qual oficina voce recomenda pra que eu faca estas alteracoes?
vidal- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011
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