ÓLEO DE MOTOR...
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31 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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ÓLEO DE MOTOR...
Olá pessoal...
Alguem já usou ou usa em sua motoca o óleo de motor ipiranga moto GP SAE 20W50 API SL?
Será que é bom? ou é só o preço que é? +- R$ 10,00 é p/ colocar em uma B650.
Se alguém souber, manda as dica ai.
Obrigado.
Alguem já usou ou usa em sua motoca o óleo de motor ipiranga moto GP SAE 20W50 API SL?
Será que é bom? ou é só o preço que é? +- R$ 10,00 é p/ colocar em uma B650.
Se alguém souber, manda as dica ai.
Obrigado.
GHIDINI- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
vai de motul meu... é mais caro mas é muito melhor... não arrisca óleo de 10 conto não q o preju depois pode ser alto...
essas motos o motor tem mum giro muito alto, fora a temperatura, o que ocasiona um maior desgaste no óleo lubrificante tornando-o mais fino mais rápido...
essas motos o motor tem mum giro muito alto, fora a temperatura, o que ocasiona um maior desgaste no óleo lubrificante tornando-o mais fino mais rápido...
Luiz - GEMA- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Deanzaumm escreveu:MOTUL NA CABEÇA!
Última edição por R-Carril em Sex 02 Jul 2010, 01:05, editado 1 vez(es)
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
O óleo ipiranga é SL igual o motul3000. Não imagino o que possa ser pior se tem a mesma classificação.
Eu iria fácil, aliás, onde tá esse preço?
Eu iria fácil, aliás, onde tá esse preço?
GAS- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 29/09/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Olha a cara do danado aqui...
Sei-lá... 10 reais pra mim é preço de coisa que não presta!
Sei-lá... 10 reais pra mim é preço de coisa que não presta!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Motul 5100 e boa
Não economiza com troço sério....
Não economiza com troço sério....
AleDiener- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 24/03/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
a classificação pode até ser a mesma...
mas os óleos nacionais utilizam uma porcentagem de óleo reciclado (lei) o que deixa o óleo menos viscoso... o motul, que é francês não utiliza óleo reciclado... daí a melhor qualidade devido à maior viscosidade
mas os óleos nacionais utilizam uma porcentagem de óleo reciclado (lei) o que deixa o óleo menos viscoso... o motul, que é francês não utiliza óleo reciclado... daí a melhor qualidade devido à maior viscosidade
Luiz - GEMA- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
usa o lubrax, pago 8,89 o lt, qualquer posto BR tem
se é pra gastar com oleo entao que tenha custo/beneficio, coisa que motul 3000(mineral SG) e motul 5100 (semi sintetico SG) nao tem, fato, que sao bons oleos ninguem nega, só nao tem CxB
quer gastar bem?
ipiranga 10w40 100% sintetico, SM, 23-28 reais o lt em qualquer posto ipiranga
pra quem nao conhece: https://2img.net/r/ihimizer/img534/2018/oleoa.jpg
eu continuo com oleo vagabundo e filtro de 15 pila
se é pra gastar com oleo entao que tenha custo/beneficio, coisa que motul 3000(mineral SG) e motul 5100 (semi sintetico SG) nao tem, fato, que sao bons oleos ninguem nega, só nao tem CxB
quer gastar bem?
ipiranga 10w40 100% sintetico, SM, 23-28 reais o lt em qualquer posto ipiranga
pra quem nao conhece: https://2img.net/r/ihimizer/img534/2018/oleoa.jpg
eu continuo com oleo vagabundo e filtro de 15 pila
AnderMad- Participante
-
Idade : 105
Data de inscrição : 28/04/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
O óleo API SL é o da tampa vermelha, o outro da tampa amarela, segundoo vendedor é inferior, é o API SF, o estranho é que no site da ipiranga não tem o óleo... ai fico na dúvida....
GHIDINI- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Amigo pode usar os seguintes óleos, são excelente e tem um ótimo custo benefício.
- GP Lubrax (Petrobrás) API SL;
- Yamalume API SL;
- Ipiranga Moto GP API SL;
Ambos SAE 20w50. O Motul é bom, com certeza. Mas nem tudo que é caro é melhor.
Outro detalhe é que a Suzuki recomenda o GP Lubrax. Acordos comerciais a parte, se está no manual, foi testado.
Não se preocupe que esses óleos citados são de alta qualidade. Não são vagabundos. Óleos vagabundos tem classificação API baixa e marcas que nem o diabo ouviu falar.
Confesso que fui muito preocupado com óleo e testei vários produtos. Porém, voltei ao GP Lubrax. É o que estou usando na minha 750 F atual. Faço a troca a da 3.000 km ou 6 meses (o que chegar primeiro), sempre trocando o filtro de óleo junto. Uso o filtro Fram.
Resultado, gasto R$ 66,00 de manutenção com óleo. Excelente custo x benefício.
Vai nesses óleos que não tem erro.
Grande abraço.
- GP Lubrax (Petrobrás) API SL;
- Yamalume API SL;
- Ipiranga Moto GP API SL;
Ambos SAE 20w50. O Motul é bom, com certeza. Mas nem tudo que é caro é melhor.
Outro detalhe é que a Suzuki recomenda o GP Lubrax. Acordos comerciais a parte, se está no manual, foi testado.
Não se preocupe que esses óleos citados são de alta qualidade. Não são vagabundos. Óleos vagabundos tem classificação API baixa e marcas que nem o diabo ouviu falar.
Confesso que fui muito preocupado com óleo e testei vários produtos. Porém, voltei ao GP Lubrax. É o que estou usando na minha 750 F atual. Faço a troca a da 3.000 km ou 6 meses (o que chegar primeiro), sempre trocando o filtro de óleo junto. Uso o filtro Fram.
Resultado, gasto R$ 66,00 de manutenção com óleo. Excelente custo x benefício.
Vai nesses óleos que não tem erro.
Grande abraço.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
delphiman escreveu:Amigo pode usar os seguintes óleos, são excelente e tem um ótimo custo benefício.
- GP Lubrax (Petrobrás) API SL;
- Yamalume API SL;
- Ipiranga Moto GP API SL;
Ambos SAE 20w50. O Motul é bom, com certeza. Mas nem tudo que é caro é melhor.
Outro detalhe é que a Suzuki recomenda o GP Lubrax. Acordos comerciais a parte, se está no manual, foi testado.
Não se preocupe que esses óleos citados são de alta qualidade. Não são vagabundos. Óleos vagabundos tem classificação API baixa e marcas que nem o diabo ouviu falar.
Confesso que fui muito preocupado com óleo e testei vários produtos. Porém, voltei ao GP Lubrax. É o que estou usando na minha 750 F atual. Faço a troca a da 3.000 km ou 6 meses (o que chegar primeiro), sempre trocando o filtro de óleo junto. Uso o filtro Fram.
Resultado, gasto R$ 66,00 de manutenção com óleo. Excelente custo x benefício.
Vai nesses óleos que não tem erro.
Grande abraço.
Valeu pessoal... então vou de ipiranga mesmo, o dinheiro tá pouco pra MOTUL, vamos ver o que vai dar!
Um grande abraço a todos.
GHIDINI- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
delphiman escreveu:Amigo pode usar os seguintes óleos, são excelente e tem um ótimo custo benefício.
- GP Lubrax (Petrobrás) API SL;
- Yamalume API SL;
- Ipiranga Moto GP API SL;
Ambos SAE 20w50. O Motul é bom, com certeza. Mas nem tudo que é caro é melhor.
Outro detalhe é que a Suzuki recomenda o GP Lubrax. Acordos comerciais a parte, se está no manual, foi testado.
Não se preocupe que esses óleos citados são de alta qualidade. Não são vagabundos. Óleos vagabundos tem classificação API baixa e marcas que nem o diabo ouviu falar.
Confesso que fui muito preocupado com óleo e testei vários produtos. Porém, voltei ao GP Lubrax. É o que estou usando na minha 750 F atual. Faço a troca a da 3.000 km ou 6 meses (o que chegar primeiro), sempre trocando o filtro de óleo junto. Uso o filtro Fram.
Resultado, gasto R$ 66,00 de manutenção com óleo. Excelente custo x benefício.
Vai nesses óleos que não tem erro.
Grande abraço.
OLHA NÃO É CRITICANDO,POIS USO O YAMALUBE NA TL1000...MAS QNDO FUI NA SUZUKI AKI MOTO & CIA,,TINHA O LUBRAX COM UM OTIMO PREÇO..MAS O MECANICO ME DISSE BEM ASSIM: ESSE ÓLEO É USADO POR NÓS NAS MOTOS ATE 500CC ACIMA USAMOS MOTUL 3000.
AI NEM QUIZ ESTENDER O ASSUNTO E CONTINUO COM O YAMALUBE A CADA 2000KM.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Papo de mecanico, não levaria a sério. Quero saber aonde ele aprendeu sobre óleos pra dizer isso.
Metade dos mecanicos fala qq asneira, a outra metade não conversa.
Metade dos mecanicos fala qq asneira, a outra metade não conversa.
GAS- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 29/09/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Boa noite amigos Gas e Moraes (TL).
Realmente Moares, infelizmente o mecânico profanou algo sem argumentação alguma.
Os dois óleos Lubrax e Motul 3000 são minerais. Sendo que o Lubrax é mais avançando em termos de aditivação que o motul. O GP Lubrax é API SL. Da mesma forma o Yamalube e o Ipiranga Moto GP. Então, não mudaria em nada utilizar o GP Lubrax ou o Motul 3000 numa Hayabusa por exemplo. A lubrificação será a mesma. A diferença será a aditivação extra que o API SL proporcionará ao motor e ao próprio óleo.
O GP Lubrax, Yamalube, Motul, Mobil, Selènia, Ipiranga. São excelentes óleos. Todos da mesma base, a mineral. O que varia é a carga de aditivos e a qualidade dos mesmos que os torna mais ou menos estáveis. Por isso que, realmente, após determinado tempo, óleos com a API SF perdem a viscosidade mais rápido que um SL.
Não sou especialista em óleos, mas pesquisei muito e conversei diretamente com as fontes. Neste caso com os engenheiros da Petrobrás, Texaco e Ipiranga. Essa pesquisa foi decisiva para saber se realmente o óleo indicado pela Suzuki era adequado. Comprovei que é e realmente, minha moto está excelente utilizando o GP Lubrax.
Outra vantagem é a seguinte. O GP Lubrax é encontrado em qualquer posto BR. Sendo que numa viagem mais longa ou devido a algum imprevisto sempre haverão postos de reposição.
Então amigos, podem mandar bala no Yamalube, GP Lubrax ou o Ipiranga Moto GP. Todos API SL, SAE 20W50. São de qualidade e possuem excelente custo x benefício. Principalmente pelo fato da Suzuki propor um período de troca reduzido, no caso 3.000 km ou 6 meses. Desta forma, sempre terão óleo novo, de qualidade e por um preço justo.
Grande abraço a todos. Qualquer questão estamos aqui para somar.
Realmente Moares, infelizmente o mecânico profanou algo sem argumentação alguma.
Os dois óleos Lubrax e Motul 3000 são minerais. Sendo que o Lubrax é mais avançando em termos de aditivação que o motul. O GP Lubrax é API SL. Da mesma forma o Yamalube e o Ipiranga Moto GP. Então, não mudaria em nada utilizar o GP Lubrax ou o Motul 3000 numa Hayabusa por exemplo. A lubrificação será a mesma. A diferença será a aditivação extra que o API SL proporcionará ao motor e ao próprio óleo.
O GP Lubrax, Yamalube, Motul, Mobil, Selènia, Ipiranga. São excelentes óleos. Todos da mesma base, a mineral. O que varia é a carga de aditivos e a qualidade dos mesmos que os torna mais ou menos estáveis. Por isso que, realmente, após determinado tempo, óleos com a API SF perdem a viscosidade mais rápido que um SL.
Não sou especialista em óleos, mas pesquisei muito e conversei diretamente com as fontes. Neste caso com os engenheiros da Petrobrás, Texaco e Ipiranga. Essa pesquisa foi decisiva para saber se realmente o óleo indicado pela Suzuki era adequado. Comprovei que é e realmente, minha moto está excelente utilizando o GP Lubrax.
Outra vantagem é a seguinte. O GP Lubrax é encontrado em qualquer posto BR. Sendo que numa viagem mais longa ou devido a algum imprevisto sempre haverão postos de reposição.
Então amigos, podem mandar bala no Yamalube, GP Lubrax ou o Ipiranga Moto GP. Todos API SL, SAE 20W50. São de qualidade e possuem excelente custo x benefício. Principalmente pelo fato da Suzuki propor um período de troca reduzido, no caso 3.000 km ou 6 meses. Desta forma, sempre terão óleo novo, de qualidade e por um preço justo.
Grande abraço a todos. Qualquer questão estamos aqui para somar.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Concordo com você. Ainda tem o caso que o Yamalube é fabricado pela Texaco que hoje é da Ipiranga, que faz parte do Grupo Petrobrás. Então, todos estes óleos mais o Havoline Premium, vendido pela Texaco, o qual uso em minha GS 500 desde 2008, sem nenhum problema, são SL e, por serem do mesmo grupo devem ter fórmula bem parecida. E preço alto não é garantia de qualidade: comprei da Martins Atacadista 1 caixa com 24 litros do Havoline Premium, em 4 parcelas de R$48,00, o que sai pelo preço de R$8,00 o litro, entregue em minha casa.
paulostemp- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 03/04/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
GHIDINI escreveu:delphiman escreveu:Amigo pode usar os seguintes óleos, são excelente e tem um ótimo custo benefício.
- GP Lubrax (Petrobrás) API SL;
- Yamalume API SL;
- Ipiranga Moto GP API SL;
Ambos SAE 20w50. O Motul é bom, com certeza. Mas nem tudo que é caro é melhor.
Outro detalhe é que a Suzuki recomenda o GP Lubrax. Acordos comerciais a parte, se está no manual, foi testado.
Não se preocupe que esses óleos citados são de alta qualidade. Não são vagabundos. Óleos vagabundos tem classificação API baixa e marcas que nem o diabo ouviu falar.
Confesso que fui muito preocupado com óleo e testei vários produtos. Porém, voltei ao GP Lubrax. É o que estou usando na minha 750 F atual. Faço a troca a da 3.000 km ou 6 meses (o que chegar primeiro), sempre trocando o filtro de óleo junto. Uso o filtro Fram.
Resultado, gasto R$ 66,00 de manutenção com óleo. Excelente custo x benefício.
Vai nesses óleos que não tem erro.
Grande abraço.
Valeu pessoal... então vou de ipiranga mesmo, o dinheiro tá pouco pra MOTUL, vamos ver o que vai dar!
Um grande abraço a todos.
Olá amigo Ghidini, tudo bem?
Se permite uma indicação. Recomendo o uso do óleo GP Lubrax API SL (recipiente totalmente verde). A recomendação é porque alguns postos Ipiranga só tem o óleo Moto GP API SF.
O GP Lubrax vai lhe custar o mesmo valor do da Ipiranga ou menos e você estará usando um óleo que é indicado pela própria Suzuki.
Pode usar tranquilamente o GP Lubrax. Você vai gastar pouco e ter um óleo de excelente qualidade. Sempre faça a troca a cada 3.000 km ou 6 meses e de preferência troque o filtro de óleo também. Use o filtro de óleo Fram PH 6018. Custa uns R$ 20,00 contra os R$ 80,00 cobrados pela concessionária.
Grande abraço.
Qualquer dúvida pode pergunta. Com certeza todos lhe ajudarão.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
paulostemp escreveu:Concordo com você. Ainda tem o caso que o Yamalube é fabricado pela Texaco que hoje é da Ipiranga, que faz parte do Grupo Petrobrás. Então, todos estes óleos mais o Havoline Premium, vendido pela Texaco, o qual uso em minha GS 500 desde 2008, sem nenhum problema, são SL e, por serem do mesmo grupo devem ter fórmula bem parecida. E preço alto não é garantia de qualidade: comprei da Martins Atacadista 1 caixa com 24 litros do Havoline Premium, em 4 parcelas de R$48,00, o que sai pelo preço de R$8,00 o litro, entregue em minha casa.
Olá amigo PaulosTemp, tudo bem?
Grato pela sua contribuição. Realmente, as petrolíferas se fundem e cada vez mais temos produtos de qualidade e nacionais. Todos com um preço justo. O Havoline Premium é um óleo ótimo. Pena que não encontro ele com facilidade aqui. Mas com certeza é uma excelente opção.
Grande abraço.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Delphiman, comprei através do site "www.efacil.com.br". Hoje está melhor ainda. Vendem o mesmo óleo Havoline Premium SL, em até 10 parcelas de R$19,19 parcelado no cartão, com entrega em casa.
Bem fácil de comprar, sem sair de casa.
Abraço.
Bem fácil de comprar, sem sair de casa.
Abraço.
paulostemp- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 03/04/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Interessante essa de comprar no efacil.com.br!
Mas considerando que eu, por exemplo, troco a cada 2500, usando em média 3 litros, e levando mais ou menos 3 meses pra cada troca, pra 24 litros seriam 8 trocas, o que dá um total de 2 anos pra usar todo o óleo.
Esse óleo guardado por 2 anos não vence, não fica muito velho???
Mas considerando que eu, por exemplo, troco a cada 2500, usando em média 3 litros, e levando mais ou menos 3 meses pra cada troca, pra 24 litros seriam 8 trocas, o que dá um total de 2 anos pra usar todo o óleo.
Esse óleo guardado por 2 anos não vence, não fica muito velho???
eduardo.tofoli- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/04/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Pensando bem, dá pra dividir uma caixa dessas com algum amigo, 12 pra cada um!
eduardo.tofoli- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/04/2010
Óleos & filtros!
Vi que há muitas opiniões pessoais a respeito. Algumas baseadas em informaçãoes mais apuradas e outras somente na visão pessoal do opinante. Gostaria de lembrá-los que a especificação pra todas as motos Suzuki é que atendam a norma JASO MA por causa da embreagem banhada a óleo. Não se fixem apenas na norma SAE.
Em adição quero saber se vcs já viram que no mercado internacional a Suza recomenda troca de óleo a cada 6 mkm e filtro a cada 12 mkm. É exatamente o dobro da km recomendada no Brasil. Questionei e obtive a resposta mais chinfrim que um motociclista poderia receber....Estou pensando em recorrer à Suza internacional. Alguém já teve esta experiência? Pode ajudar? Já está em ingles. Só preciso de um contato. Abraços, Fernando.
Em adição quero saber se vcs já viram que no mercado internacional a Suza recomenda troca de óleo a cada 6 mkm e filtro a cada 12 mkm. É exatamente o dobro da km recomendada no Brasil. Questionei e obtive a resposta mais chinfrim que um motociclista poderia receber....Estou pensando em recorrer à Suza internacional. Alguém já teve esta experiência? Pode ajudar? Já está em ingles. Só preciso de um contato. Abraços, Fernando.
frcesar- Participante
-
Idade : 69
Data de inscrição : 23/05/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Olá amigos, bom dia.
Obrigado pela dica PaulosTemp. Não conhecia o site www.efacil.com.br. Muito interessante mesmo. Valeu.
Olá amigo FrCesar, tudo bem?
A um tempo atrás, eu fiquei um tempão pesquisando essas questões dos óleos bem como a viscosidade adotada no Brasil. Digo isso porque a recomendação sobre o grau SAE (Viscosidade) do óleo da Suzuki (Montadora Japonesa) é o 10w40. Que nesta viscosidade é um óleo Semi-Sintético ou 100% Sintético. Porém, o motor Suzuki também permite outras viscosidade, como por exemplo a 20w50 adotada no Brasil.
As respostas que obtive da Suzuki Brasil (J Toledo) foram que a viscosidade 20w50 era indicada no Brasil devido a temperatura do país. Em partes sim, isso é possível pois esta viscosidade atende os requisitos da temperatura ambiente. Porém, o que deve ser avaliado é se tal viscosidade é compatível com o projeto do motor. Que no nosso caso é compatível sim, pois vem no manual internacional como uma viscosidade alternativa a 10w40.
Existem sim projetos de motores que requerem óleos mais finos e usando um óleo mais grosso poderia ocorrer problemas de lubrificação. Mas como a maioria dos motores de motos são baseados em projetos antigos com pouca variação na sua arquitetura, provavelmente estes projetos de motores aceitam vários tipos de viscosidade de óleo.
Outra questão referente a periodicidade de troca de óleo é que no Brasil, devido a termos casos de gasolina adulterada e também variações extremas de temperatura e outros fatores. Tal intervalo foi reduzido a metade como precaução.
Baseado nisso, utilizamos um óleo mineral (de qualidade) e trocamos em intervalos menores, no caso 3.000 km ou 6 meses. Analisando pelo lado técnico, faz sentido e até é plausível.
(fonte manual do proprietário, amigos do fórum, conversas com a J.Toledo e Eng. da Petrobrás).
Com relação a um contato internacional eu já fiz como você, tentei localizar um para mandar minhas dúvidas. Mas realmente, não há nenhuma disponibilização de contatos para a Suzuki Global.
Desta forma eu parei minhas pesquisas e me convenci que a indicação atual é adequada. Visto que é indicado um óleo mineral de excelente qualidade por um preço justo.
De qualquer forma, você utilizando um óleo mineral API SL, trocando a cada 3.000 km ou 6 meses (o que vier primeiro) já está ótimo para a manutenção de sua possante. É um excelente custo x benefício. Porém, você com certeza pode usar óleos sintéticos. Vai depender do bolso.
Qualquer questão podemos ir discutindo e aprendendo juntos.
Grande abraço.
Obrigado pela dica PaulosTemp. Não conhecia o site www.efacil.com.br. Muito interessante mesmo. Valeu.
Olá amigo FrCesar, tudo bem?
A um tempo atrás, eu fiquei um tempão pesquisando essas questões dos óleos bem como a viscosidade adotada no Brasil. Digo isso porque a recomendação sobre o grau SAE (Viscosidade) do óleo da Suzuki (Montadora Japonesa) é o 10w40. Que nesta viscosidade é um óleo Semi-Sintético ou 100% Sintético. Porém, o motor Suzuki também permite outras viscosidade, como por exemplo a 20w50 adotada no Brasil.
As respostas que obtive da Suzuki Brasil (J Toledo) foram que a viscosidade 20w50 era indicada no Brasil devido a temperatura do país. Em partes sim, isso é possível pois esta viscosidade atende os requisitos da temperatura ambiente. Porém, o que deve ser avaliado é se tal viscosidade é compatível com o projeto do motor. Que no nosso caso é compatível sim, pois vem no manual internacional como uma viscosidade alternativa a 10w40.
Existem sim projetos de motores que requerem óleos mais finos e usando um óleo mais grosso poderia ocorrer problemas de lubrificação. Mas como a maioria dos motores de motos são baseados em projetos antigos com pouca variação na sua arquitetura, provavelmente estes projetos de motores aceitam vários tipos de viscosidade de óleo.
Outra questão referente a periodicidade de troca de óleo é que no Brasil, devido a termos casos de gasolina adulterada e também variações extremas de temperatura e outros fatores. Tal intervalo foi reduzido a metade como precaução.
Baseado nisso, utilizamos um óleo mineral (de qualidade) e trocamos em intervalos menores, no caso 3.000 km ou 6 meses. Analisando pelo lado técnico, faz sentido e até é plausível.
(fonte manual do proprietário, amigos do fórum, conversas com a J.Toledo e Eng. da Petrobrás).
Com relação a um contato internacional eu já fiz como você, tentei localizar um para mandar minhas dúvidas. Mas realmente, não há nenhuma disponibilização de contatos para a Suzuki Global.
Desta forma eu parei minhas pesquisas e me convenci que a indicação atual é adequada. Visto que é indicado um óleo mineral de excelente qualidade por um preço justo.
De qualquer forma, você utilizando um óleo mineral API SL, trocando a cada 3.000 km ou 6 meses (o que vier primeiro) já está ótimo para a manutenção de sua possante. É um excelente custo x benefício. Porém, você com certeza pode usar óleos sintéticos. Vai depender do bolso.
Qualquer questão podemos ir discutindo e aprendendo juntos.
Grande abraço.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: ÓLEO DE MOTOR...
Delphi, agradeço sua excelente resposta. Acho que estamos contribuindo para um questionamento sério e bem posicionado. Os manuais editados no Brasil são uma mera tradução do manuais Suza do mercado inernacional. São inclusive com os mesmos gráficos. Em relação à temperatura, a indicação mais adequada para o Brasil é o 20w50, concordo plenamente. Vamos à resposta apresentada pela JT :
Prezado Fernando,
Primeiramente informamos que nós, brasileiro(sic), utilizamos óleo mineral e o Canadá, USA e a Europa utilizam óleo sintético, que a durabilidade é maior. Quanto aos motores de 125 cilindradas, a Honda trabalha com 8.500 RPM e a Suzuki trabalha até com 12.000 RPM, há uma pequena diferença nas rotações, então aconselhamos a troca de óleo com 3000 mil km.Atenciosamente,
Depto. Atendimento ao Cliente
Eu repliquei dizendo que a propria Suza não especificava o tipo sintético, semi sintético ou mineral em qualquer manual.
E ainda questionei a NÃO resposta em relação aos filtros.
Apenas para referencia , Suza 88 reais (Made in China) vs Fram PH 6018 19 reais. Não soa meio estranho a vc?
Minha intenção (como Engenheiro Indl/Mec) é buscar informações muito bem fundamentadas que sirvam de orientação para mim e todos os usuários. E que levem em consideração fatores de uso correto dos recursos naturais e financeiros, ou seja evitar desperdícios de qualquer espécie. Cabe lembrar que a propria Suzuki tem em seus catálogos de acessórios a venda de oleo mineral!
Ou seja a resposta da JT não apresenta dados técnicos que possam alicerçar suas afirmativas e é óbvio nos levar a crer que há interesses economicos nestes quesitos óleos 'n' filtros.
Prezado Fernando,
Primeiramente informamos que nós, brasileiro(sic), utilizamos óleo mineral e o Canadá, USA e a Europa utilizam óleo sintético, que a durabilidade é maior. Quanto aos motores de 125 cilindradas, a Honda trabalha com 8.500 RPM e a Suzuki trabalha até com 12.000 RPM, há uma pequena diferença nas rotações, então aconselhamos a troca de óleo com 3000 mil km.Atenciosamente,
Depto. Atendimento ao Cliente
Eu repliquei dizendo que a propria Suza não especificava o tipo sintético, semi sintético ou mineral em qualquer manual.
E ainda questionei a NÃO resposta em relação aos filtros.
Apenas para referencia , Suza 88 reais (Made in China) vs Fram PH 6018 19 reais. Não soa meio estranho a vc?
Minha intenção (como Engenheiro Indl/Mec) é buscar informações muito bem fundamentadas que sirvam de orientação para mim e todos os usuários. E que levem em consideração fatores de uso correto dos recursos naturais e financeiros, ou seja evitar desperdícios de qualquer espécie. Cabe lembrar que a propria Suzuki tem em seus catálogos de acessórios a venda de oleo mineral!
Ou seja a resposta da JT não apresenta dados técnicos que possam alicerçar suas afirmativas e é óbvio nos levar a crer que há interesses economicos nestes quesitos óleos 'n' filtros.
frcesar- Participante
-
Idade : 69
Data de inscrição : 23/05/2010
Re: ÓLEO DE MOTOR...
frcesar escreveu:Delphi, agradeço sua excelente resposta. Acho que estamos contribuindo para um questionamento sério e bem posicionado. Os manuais editados no Brasil são uma mera tradução do manuais Suza do mercado inernacional. São inclusive com os mesmos gráficos. Em relação à temperatura, a indicação mais adequada para o Brasil é o 20w50, concordo plenamente. Vamos à resposta apresentada pela JT :
Prezado Fernando,
Primeiramente informamos que nós, brasileiro(sic), utilizamos óleo mineral e o Canadá, USA e a Europa utilizam óleo sintético, que a durabilidade é maior. Quanto aos motores de 125 cilindradas, a Honda trabalha com 8.500 RPM e a Suzuki trabalha até com 12.000 RPM, há uma pequena diferença nas rotações, então aconselhamos a troca de óleo com 3000 mil km.Atenciosamente,
Depto. Atendimento ao Cliente
Eu repliquei dizendo que a propria Suza não especificava o tipo sintético, semi sintético ou mineral em qualquer manual.
E ainda questionei a NÃO resposta em relação aos filtros.
Apenas para referencia , Suza 88 reais (Made in China) vs Fram PH 6018 19 reais. Não soa meio estranho a vc?
Minha intenção (como Engenheiro Indl/Mec) é buscar informações muito bem fundamentadas que sirvam de orientação para mim e todos os usuários. E que levem em consideração fatores de uso correto dos recursos naturais e financeiros, ou seja evitar desperdícios de qualquer espécie. Cabe lembrar que a propria Suzuki tem em seus catálogos de acessórios a venda de oleo mineral!
Ou seja a resposta da JT não apresenta dados técnicos que possam alicerçar suas afirmativas e é óbvio nos levar a crer que há interesses economicos nestes quesitos óleos 'n' filtros.
Olá FrCesar, tudo bem?
Grato pelo seu post e obrigado pelo elogio.
Realmente, como você mesmo comentou. Essa resposta da Suzuki é horrível pra não dizer tosca. Eu não sei onde que quem respondeu essa pergunta tirou essa dos RPM's, que coisa mais grotesca. A Honda também tem suas motos até 12.000 RPM's ou mais. Assim como Kawasaki, Yamaha. Vai depender do tipo de moto claro, mas todas as motos esportivas tem grande número de giros. Fiquei pasmo com a resposta deles.
As respostas que recebi também foram toscas e padronizadas. E 80% das perguntas que fiz a J. Toledo foram ignoradas. Um total descaso.
Você tem razão em querer saber o que é melhor e com certeza. Alguém precisa nos responder. Nos manuais da Suzuki realmente há uma indicação completa de combustível e lubrificantes da Petrobrás. No caso, gasolina Podium e o óleo lubrificante GP Lubrax. Isso demonstra um belo acordo comercial.
Com relação aos filtros é outro absurdo. Um filtro de óleo no valor de R$ 88,00 é outra coisa inaceitável. Felizmente temos uma marca paralela de qualidade, que é a FRAM.
Só a nível de comentário, se eu fosse fazer a troca de óleo e filtro na concessionária ia gastar (R$ 192,00, sendo 4 litros de óleo Motul 3000 20w 50 API SG a R$ 28,00 e o filtro de óleo R$ 80,00). Um adendo ao óleo, que custa R$ 28,00 e é mineral. É um absurdo. Fazendo eu mesmo gasto R$ 66,00 (Óleo GP Lubrax 20w 50 API SL e Filtro Fram PH 6018).
A minha preferência sem sombra de dúvida era que as motos fossem tratadas como os automóveis. Com planos de revisão coerentes. Neste caso, utilização de óleos 100% Sintéticos que são muito superiores e período de trocas maiores baseado na forma de uso. Isso tudo deveria vir bem explicado nos manuais. Mas não vem.
Literalmente ficamos sem alternativa. Eu acredito que se a Suzuki (Japão) assumir ela mesmo a representação no Brasil algumas coisas mudarão, principalmente esses problemas com manuais e atendimento ao consumidor.
Eu vou tentar encontrar um meio de comunicação com a Suzuki Global e lhe repasso o e-mail ou forma de contato para que você envie seu e-mail já formatado.
Um grande abraço e obrigado pela sua contribuição.
delphiman- Participante
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