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Pilotar a 10.000 giros constantemente b65 faz mal ao motor?

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Mensagem por pcavila Sáb 26 Nov 2011, 01:37

viajo direto com a minha bandit 650 2010 e costumo manter o giro do motor a 10.000 isso diminue a vida util do motor? Qual é a melhor forma de pilotar sem exigir muito do motor e manter a vida util do motor? Abraços Shocked [b]
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Mensagem por JoHnny Ter 29 Nov 2011, 17:13

Só a título de informação: A que velocidade estamos falando?
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Mensagem por _-ë-_ Ter 29 Nov 2011, 17:58

Qual marcha??...rs..
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Mensagem por Berlindo Ter 29 Nov 2011, 19:24

Cara, a Bandit corta em 13 ou 14, não é? Manda bala...respeitando o período de amaciamento, soca a bota, a moto foi feita pra isso e aguenta, vai por mim.
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Mensagem por Jonatas Floriano Qua 30 Nov 2011, 00:09

10 mil giros ? em qual marcha ? lol ... anda em velocidade alta mesmo lol
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Mensagem por pcavila Qui 01 Dez 2011, 22:31

190 km .. aqui tem uma rodovia com retas 7 a 15 km ...

JoHnny escreveu:Só a título de informação: A que velocidade estamos falando?
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Mensagem por pcavila Qui 01 Dez 2011, 22:32

5ª e 6ª marcha

_-ë-_ escreveu:Qual marcha??...rs..
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Mensagem por pcavila Qui 01 Dez 2011, 22:33

valeu.. obrigado

Berlindo escreveu:Cara, a Bandit corta em 13 ou 14, não é? Manda bala...respeitando o período de amaciamento, soca a bota, a moto foi feita pra isso e aguenta, vai por mim.
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Mensagem por Nappe Sex 02 Dez 2011, 01:55

Olá!

Dizem os "especialistas" que o recomendado é andar com a rotação em torno de 70% da rotação de limite. No caso da B65, que corta a 12.500, 12.500 x 70% = 8750 RPM, mais ou menos.

Não sei se procede, mas eu sempre usei essa receitinha em todas as minhas motoquinhas e nunca tive problema.

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Mensagem por thiago8983 Sex 02 Dez 2011, 07:13

no meu ver prejudicar não, pois você está com o motor girando dentro do limite estabelecido pela engenharia suzuki ou seja (abaixo de 12.500 rpm, que ainda tem margem acredito eu que a suzuki deixa), porém eu ACHO assim, seu motor terá um desgaste a maior a LONGO prazo, pois girando mais acredito eu que o desgaste seja maior, isso refletirá no futuro, quando laaaaaa na frente fizer uma retifica, talvez se ele tivesse trabalhado em giros menores (numa média geral), você ganharia alguns "mil's" km de vida útil... é o que eu acho....


Mais estragar de forma alguma...
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Mensagem por _-ë-_ Sex 02 Dez 2011, 08:12

Para se deslocar do ponto A até o ponto B, a as rodas do veículo terão que girar um número determinado de vezes. Isso pede ser calculado sabendo-se a circunferência do conjunto de rodas + pneu.
Vamos imaginar que uma moto em 6ª marcha à 10.000rpm está em 200km/h, então em 5.000rpm ela estará em 100km/h.

Para se deslocar do ponto A ao ponto B, em qual velocidade o motor vai girar mais. em 100 ou 200km/h???
Nos dois casos o motor vai girar o mesmo tanto. À 200km/h o motor gira com o dobro da velocidade, porém pela metade do tempo.

Se a quantidade de giro será a mesma, em qual condição o motor vai se desgastar mais rápido?
Não tenho certeza, mas pensando superficialmente, em uma rotação maior as forças internas são mais altas, já que força é igual a massa x aceleração.

Não sou nenhum especialista no assunto....muito longe disso... mas acredito que a rotação ideal seria a rotação de maior eficiência do motor, aquela em que o motor tem menores perdas e maior aproveitamento do combustível. Qual seria essa rotação? A rotação de torque máximo?

Mas..... de qualquer forma, se está dentro dos limites do motor, estragar não vai...

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Mensagem por Berlindo Sex 02 Dez 2011, 10:11

Entre a rotação de torque e potência máximos, é a faixa mais eficiente do motor.
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Mensagem por Hawk Sex 02 Dez 2011, 10:40

Considerando o mesmo cuidado na manutenção, é claro que a vida útil é menor do que um motor que roda a 6000/7000. Também pode consumir mais óleo que o normal rodando nessas faixas.

Não tem muito segredo, girou mais -> desgastou mais.

Tem outros agravantes como acelerar com motor frio, acelerar parado, usar óleo ruim e deixar o motor esquentar demais.

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Mensagem por _-ë-_ Sex 02 Dez 2011, 12:29

Hawk escreveu:Considerando o mesmo cuidado na manutenção, é claro que a vida útil é menor do que um motor que roda a 6000/7000. Também pode consumir mais óleo que o normal rodando nessas faixas.

Não tem muito segredo, girou mais -> desgastou mais.

Tem outros agravantes como acelerar com motor frio, acelerar parado, usar óleo ruim e deixar o motor esquentar demais.

hummm....Mas suponhamos que uma cara compre uma zx6 para andar na cidade, só pra fazer uma graça, e o cara não acelera mais que 4.000rpm. (por medo, inexperiência, burrice, cabacisse... sei lá.. isso não vem ao caso...rsrs)
A faixa vermelha da ZX6 começa em 16.500 rpm, pot. máx em 14.000 e torque max. em 11.800. Um motor desse, andando a no máximo 4.000 rpm não vai dar problema mais rápido, já que ele nao foi feito para andar nessas condições, mas sim em altas rotações??

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Mensagem por Alexandre gsf Sex 02 Dez 2011, 12:39

coloca um oleo bom e troca no periodo certo, toca o pau sem medo que não vai dar problema.

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Mensagem por srad2012 Sex 02 Dez 2011, 21:35

Motores da carro a gasolina rodam sempre uns 1000 a 2000 rpm a mais que os motores a diesel, um carro consegue fazer entre 200-400 mil km sem retífica( se muito bem tratado), um carro a diesel geralmente faz uns 600-800 mil km ou até mais já vi caminhões com próximo de 1 milhão de kms para pedir retífica, a rotação elevada sobrecarrega as peças internas do motor e leve ao limite a capacidade de lubrificação de um determinado filme de óleo nas camisas de cilindro, essa história de que o vermelho só começa nos 15000rpm e que só à partir daí haverá lesão do motor é pura balela, se o cara pega uma SRAD1000( vermelho 13000) e roda sempre em marcha alta e rotações mais baixas( lembrando de 6a. marcha aos 9000 giros=>200km/h) vai ter um motor com muita mais saúde por mais tempo, é claro que dar umas rasgadas perto do vermelho não farão mal algum ao motor, mas manter sempre a pilotagem mudando de marcha só perto do vermelho vai sobrecarregar o motor.
Teve um teste de resistência(site cbr.com.br) com motos superesportivas onde colocaram várias motos em um circuito oval enorme e os caras ficaram rodando continuamente na última marcha em rotações de 12000 giros, todas deram problemas variados rapidamente( caixa de marcha, vazamentos de óleo, rachadura no cabeçote, válvulas, travamento do motor...). Essas rotações elevadas devem ser usadas somente em alguns momentos e não sempre, as motos do motogp e carros de formula1 todo ano tem seus motores trocados ou revisados completamente. A minha SRAD1000 ando entre 4 e 9500 giros, só passo dos 8500 giros vez por outra( quando quero passar dos 200) e nunca seguro assim por muito tempo.
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Mensagem por srad2012 Sex 02 Dez 2011, 21:38

Acredito que a tal regra dos 70% é bem útil em viagens, isso somado a um bom e novo óleo vão manter o motor saudável.
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Mensagem por pcavila Sex 02 Dez 2011, 23:06

Valeu.. troco o óleo de 1500 km a 1500 km... e só rodo a 10000 quando me deparo com retas de 7km e 15 km,,, valeu pelas informações
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Mensagem por srad2012 Sex 02 Dez 2011, 23:13

Aqui tem o tal teste de resistência que mostra que embora possam rodar com giro lá em cima, se isso for mantido vai quebrar mesmo, até as que não quebraram iriam quebrar se o teste se prolongasse.

http://www.gs500online.com/forum/index.php?showtopic=18328&st=10?s=28f3ff3b412f4fd2e77489a2192d9389
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Mensagem por simoes Sáb 03 Dez 2011, 10:34

Olá,

Rodando em rotações muito altas os níveis de vibração são mais elevados, consequentemente acelerando as folgas na moto.

Além disso, um dos fatores que acelera a degradação do óleo do motor é a temperatura, a essa rotação a temperatura no motor é muito elevada acarretando um desgaste prematuro do óleo. Sem falar nas juntas de vedação das motor.

No entanto, se você fizer revisões com um pouco mais de frequência, como você descreveu, tocando o óleo a cada 1500 a 2000km. Sempre verificar o estado do motor, presença de vazamentos. Acredito que a vida útil da sua moto não será muito prejudicada.

De qualquer maneira, cuidado. Viajar nas estadas brasileira a 190km/h é muito mais perigoso para você do que para sua moto.

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Mensagem por Bisteka Sáb 03 Dez 2011, 11:24

Simplesmente acredite no que eu estou falando:

NÃO... NÃO EXISTE PROBLEMA NENHUM... As montadoras pensam nisto - ACREDITE

Um uso mais severo, exige uma manutenção mais cuidadosa!!! Só... Cuide de óleo principalmente e só, nunca deixe passar, use óleo bom e se quiser ainda apele para um militec da vida!!!

Um dia se nos encontrarmos me procure que eu te conto alguns testes dos quais já participei e estou falando com CERTEZA ABSOLUTA...

Não tem problema nenhum... mantenha a lubrificação em dia e fique tranquilo que NÃO VAI DAR NADA...

UM USO MUITO MAIS SEVERO QUE ESTE É FICAR ANDANDO NO TRÂNSITO: ANDA, PARA, ANDA, PARA... 1ª, 2ª, 3ª... PARA, ANDA 1ª, 2ª, PARA... ARRANCA 1ª PARA... ARRANCA... PARA... Te garanto também com certeza absoluta que isto é muito pior... GIRO "alto" não destroi moto!!! O teste comentado EM OUTRO TÓPICO ALI EM CIMA EM Nardo... é de VELOCIDADE máxima, próximo ao corte por 5 minutos seguidos... É bem diferente!!!

Um dia conversamos pessoalmete... até lá... Segue com a sua moto nos seus 10mil que ela vai adorar!!! Pense na bomba de óleo e no funcionamento dela... Procure pelo YOUTOBA que vc vai entender a relação que ela tem com a aceleração...

Bisteka


Última edição por Bisteka em Sáb 03 Dez 2011, 14:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : arrumei uns erros de português e grifei partes importantes!!!)
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Mensagem por thiago8983 Sáb 03 Dez 2011, 13:18

Bisteka, rodar 3000km com o motul 3000, na b1250, uso normal? Tranquilo? tem margem de segurança aí? usando filtro original?

abraço
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Mensagem por Bisteka Sáb 03 Dez 2011, 15:04

thiago8983 escreveu:Bisteka, rodar 3000km com o motul 3000, na b1250, uso normal? Tranquilo? tem margem de segurança aí? usando filtro original?

abraço
Esta receita já é o suficiente... Não deve ter margem... Mas é o suficiente...

Quer saber o que pode dar merda e requer uma avaliação muito mais criteriosa?!?!?

Atente-se para o fato de estarem falando de uma Srad 750 (indo além do limite): https://www.suzukionline.org/t16837-retirei-limitador-299km-h-srad

O filtro original é bom e certamente é o sufficiente para o que foi proposto no tópico...

Quer mais segurança? Compre filtro de óleo K&N... Use motul 5100, use militec... Mas para o uso falado no tópico não precisa de nada disso não tem nada de extremo neste uso...



Andar 10km ou 20km a 10mil rpm?!?!? KCT não precisa de mágica nenhuma para isto... Se o motor fosse estourar ou ter qqr problema eu tenho certeza absoluta que a montadora teria colocado o corte a 10mil para que o piloto andasse a 8mil na boa!!!



Pense bem:

200km/h = 200km em 60min

20km fica em 6min



Poxa, andar 6minutos em 10mil RPM??? Isto não é uso severo para uma bandit... vai tranquilo e mantenha a manutenção/lubrificação em dia... tenho CERTEZA ABSOLUTA que isto não vai gerar nenhum problema na moto que não ocorreria andando a 6mil rpm...



abraços, Bisteka
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Mensagem por srad2012 Sáb 03 Dez 2011, 15:34

Concordo com o Bisteka, mas acho que falamos a mesma língua, de fato dar um gás perto do vermelho por alguns minutos nenhum mal fará ao motor, só acho que fazer uma viagem longa de várias horas com conta giros colado lá em cima, isso sim pode danificar o motor; verdade seja dita= no Brasil isso é impossível de acontecer devido ao trânsito e qualidade das estradas, sem falar que o risco será bem maior ao piloto do que ao motor.
Gosto do motul 5100, filtro uso o original ou fram.
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Mensagem por marconi Sáb 03 Dez 2011, 17:30

Eu sempre achei que não tem problema, depois da confirmação do Bisteka agora tenho certeza.
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http://www.localvazamento.com

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