Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
+33
Reis
JoHnny
neoredes
ata.jb
carlosri
Playmaster
leoguim
Velcy Izolan
JVRUIVO
RaFa AgOsT
janzini
Carlão_
VALENTIM
Jesus
Gil Costa RJ
Augusto Schimidt
Soares
jocape
Danilo SBC
Folco
DomMarco
Lucchesi
GAS
ari
Dr_Xyko
mcmoyses
Alexandre
gandarez
edgar
COUTINHO
MPNETO
Alexandre (PENHA)
Marco Gixxer-750
37 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
Relembrando a primeira mensagem :
Bom galera, sempre me veio essa dúvida, apesar de ser bem "idiota", mas fiquei na dúvida, pois vejo o pessoal desligando no punho, e eu sempre desligo pela chave, e vocês ???
Ps. Me desculpem pela pergunta cretina, é que sempre tenho essas curiosidades toscas...
Bom galera, sempre me veio essa dúvida, apesar de ser bem "idiota", mas fiquei na dúvida, pois vejo o pessoal desligando no punho, e eu sempre desligo pela chave, e vocês ???
Ps. Me desculpem pela pergunta cretina, é que sempre tenho essas curiosidades toscas...
Marco Gixxer-750- Participante
-
Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
Eu sempre desligo no "engine stop" e depois viro a chave, não sei é o correto mas nunca tive problemas...
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
Bom, na partida eu sempre deixo em neutro, já me acostumei..., enquanto ela dá o checkup na injeção e tudo mais, eu vou achando o neutro... kkkkkkkkk
-
Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.
X 3
ABRAÇO
janzini- Participante
-
EU USO O BOTÃO... PQ SOU EX-MOTOBOY E QUERO MANTER AS ORIGENS... ENTÃO EU VIVO LIGANDO E DESLIGANDO NO CORREDOR PRA DAR AQUELE PIPOCO MUITO LOKO!!!
PA..PA...PA...PA....PA...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
CALMA PESSOAL EU NUM FAÇO ISSU NA BANDIDA NAUM... HEHEHE
DESLIGO NO PEZINHU ENGATADA MSM PQ AQUI EM MAUÁ SÓ TEM MORRO ENTAUM TEM Q PARAR ENGATADA MSM, HEHEHE
PA..PA...PA...PA....PA...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
CALMA PESSOAL EU NUM FAÇO ISSU NA BANDIDA NAUM... HEHEHE
DESLIGO NO PEZINHU ENGATADA MSM PQ AQUI EM MAUÁ SÓ TEM MORRO ENTAUM TEM Q PARAR ENGATADA MSM, HEHEHE
RaFa AgOsT- Admin
-
eu desligo sempre no punho... e ligo e desligo sempre engatado..
na resposta da revista duas rodas ta dizendo que nao eh o certo mas eu discordo.. vc nao consegue dar partida em primeira... vc precisa acionar a embreagem... entao se vc dar a partida com a embreagem acionada eh a mesma coisa que o neutro... a moto fica desengatada igual, entao nao exerce forca a mais... sem falar que em moto eh mto frequente vc parar com a marcha sem sincronia.. ai quando vc vai reduzir pra primeira, ai da aquele tranco da descida da marcha... ou se nao, quando vc tem que ir pra frente e pra tras pra pra engrenar e nao escapar a marcha... entao se vc para com ela em primeira ela ja para engrenada... nao vai o tranco da transmissao estar sem sincronia... eh soh fica com ela paradinha um pokinho pro oleo correr e boa...
na resposta da revista duas rodas ta dizendo que nao eh o certo mas eu discordo.. vc nao consegue dar partida em primeira... vc precisa acionar a embreagem... entao se vc dar a partida com a embreagem acionada eh a mesma coisa que o neutro... a moto fica desengatada igual, entao nao exerce forca a mais... sem falar que em moto eh mto frequente vc parar com a marcha sem sincronia.. ai quando vc vai reduzir pra primeira, ai da aquele tranco da descida da marcha... ou se nao, quando vc tem que ir pra frente e pra tras pra pra engrenar e nao escapar a marcha... entao se vc para com ela em primeira ela ja para engrenada... nao vai o tranco da transmissao estar sem sincronia... eh soh fica com ela paradinha um pokinho pro oleo correr e boa...
JVRUIVO- Participante
-
Vou deixar meu "parecer"
Botão no punho é pra "emergência" não deveria ser um hábito.
Desligar a moto, regularmente e é pra isso que ela existe, use a chave quando a moto estiver parada e cambio no "neutro".
Ehehehhe, pelo que li, sou um dos poucos que pratica este ato solidário com o manual de operação e pilotagem.
sds
Botão no punho é pra "emergência" não deveria ser um hábito.
Desligar a moto, regularmente e é pra isso que ela existe, use a chave quando a moto estiver parada e cambio no "neutro".
Ehehehhe, pelo que li, sou um dos poucos que pratica este ato solidário com o manual de operação e pilotagem.
sds
Velcy Izolan- Participante
-
Eu também detonei o manual, mas confesso que não achei essa parte, só achei a parte de colocar a danada em funcionamento...
-
JVRUIVO escreveu:eu desligo sempre no punho... e ligo e desligo sempre engatado..
Esse lance da sincronia é fogo mesmo, às vezes dá cada tranco no câmbio, que parece que quebrou tudo lá dentro...
-
Conforme falado acima, o botão é pra desligar o motor rapidamente em caso de emergência, por isso tem a cor vermelha.
O normal é desligar na chave, igual desligamos um carro.
O normal é desligar na chave, igual desligamos um carro.
leoguim- Participante
-
Desligar na chave evita q o farol fique aceso.
Acho q a única diferença eh q na chave, corta-se a alimentação da moto toda e pelo botão corta-se apenas a alimentação da vela.
Não acho q o botão prejudique alguma coisa na moto. E ser vermelho, acredito que esteja relacionado ao fato de ser crucial ao funcionamento na moto(chama a atenção do piloto para verificar a posição que o botão se encontra) e não por questão de emergência.
Acho q a única diferença eh q na chave, corta-se a alimentação da moto toda e pelo botão corta-se apenas a alimentação da vela.
Não acho q o botão prejudique alguma coisa na moto. E ser vermelho, acredito que esteja relacionado ao fato de ser crucial ao funcionamento na moto(chama a atenção do piloto para verificar a posição que o botão se encontra) e não por questão de emergência.
Playmaster- Participante
-
Tanto faz, mas na chave corta-se mais sistemas elétricos.Já na partida sempre em neutro para dar bombadas na embreagem antes e depois da partida para lubrificar os discos de embr.
Convidad- Convidado
Salve galera, boa tarde!
Realmente a forma pela qual se desliga a moto não há problemas, pois como já dito acima a ignição, o botão do punho e o sensor são ligados em série, ou seja, quando se liga a chave a energia passa pelo botão, pelo sensor e vai para o CDI, em qualquer momento que vc interromper a corrente eletrica, o desligamento vai ocorrer da mesma forma.
Porém, dar partida com a moto engatada, em especial fria, vc sobrecarrega o motor de arranque, pois apesar da embreagem estar acionada, ela não alivia 100% quando está fria.
Abraços
Realmente a forma pela qual se desliga a moto não há problemas, pois como já dito acima a ignição, o botão do punho e o sensor são ligados em série, ou seja, quando se liga a chave a energia passa pelo botão, pelo sensor e vai para o CDI, em qualquer momento que vc interromper a corrente eletrica, o desligamento vai ocorrer da mesma forma.
Porém, dar partida com a moto engatada, em especial fria, vc sobrecarrega o motor de arranque, pois apesar da embreagem estar acionada, ela não alivia 100% quando está fria.
Abraços
carlosri- Participante
-
VALENTIM escreveu:Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.
Fico aqui com Alexandre!!!!!!
Concordo tbm com o Valentim e com o Pennha. Só desligo no punho qdo a moto corre risco de desequilibrar por causa do terreno.
ata.jb- Participante
-
No manual manda usar somente em caso de emergência o botão do punho. Não tenho certeza mas um eletricista de motos me falou que não é bom usar direto não, por que quando vc desliga pelo punho, na verdade na posição de desligar o botão liga um aterramento no módulo de ignição e desliga o mesmo, tipo um curto. é isso. se é verdade não sei.
neoredes- Participante
-
Sei que o objetivo do forum é esse e com esse tipo de discussão pode se descobrir uma coisa muito valiosa, mas vocês não acham que essa discussão é muito etérea?
Eu tinha uma XLX 1985 e botão de emergência ou pega bobo era sempre utilizado... Uma moto de 25 anos bem usada nunca teve nenhum problema neste botão específico...
Por exemplo, na Daytona quando desligo pelo botão ela apaga as informações do painel, desliga a injeção, etc, mas continua com faróis, lanternas, etc funcionando... se eu desligar na chave, tudo desliga ao mesmo tempo.
O que me leva a seguinte conclusão:
Este botão foi inventado de uma forma que se você precisar desligar a moto (seja em uma situação de emergência ou não) ele esteja muito próximo da sua mão sem que você corra algum risco de tirar a mão do guidão ou precisar de algum movimento mais complexo.
Essa história de curto no módulo, desliga a rebimboca, pra mim é tudo papo de que não entende nada e não tem conhecimento nenhum.
O botão corta a energia de alguns sistemas elétricos (injeção, vela, etc..) e a chave desliga tudo.
Pra começar a minha ex- XLX nem tinha módulo. A minha GS500 tb, etc... ou seja, não tem nenhum fundamento.
Quanto a "gastar" o botão acho que, assim como qualquer peça da moto, ele está sujeito a desgate, portanto, uma hora pode dar problema sim, como também pdoe ser que nada aconteça.
Eu tinha uma XLX 1985 e botão de emergência ou pega bobo era sempre utilizado... Uma moto de 25 anos bem usada nunca teve nenhum problema neste botão específico...
Por exemplo, na Daytona quando desligo pelo botão ela apaga as informações do painel, desliga a injeção, etc, mas continua com faróis, lanternas, etc funcionando... se eu desligar na chave, tudo desliga ao mesmo tempo.
Este botão foi inventado de uma forma que se você precisar desligar a moto (seja em uma situação de emergência ou não) ele esteja muito próximo da sua mão sem que você corra algum risco de tirar a mão do guidão ou precisar de algum movimento mais complexo.
Essa história de curto no módulo, desliga a rebimboca, pra mim é tudo papo de que não entende nada e não tem conhecimento nenhum.
O botão corta a energia de alguns sistemas elétricos (injeção, vela, etc..) e a chave desliga tudo.
Pra começar a minha ex- XLX nem tinha módulo. A minha GS500 tb, etc... ou seja, não tem nenhum fundamento.
Quanto a "gastar" o botão acho que, assim como qualquer peça da moto, ele está sujeito a desgate, portanto, uma hora pode dar problema sim, como também pdoe ser que nada aconteça.
JoHnny- Participante
-
JoHnny escreveu:Sei que o objetivo do forum é esse e com esse tipo de discussão pode se descobrir uma coisa muito valiosa, mas vocês não acham que essa discussão é muito etérea?
2x
Playmaster- Participante
-
É,
Os argumentos são fortes. Difícil saber o que é o certo.
Na minha opinião, botão que é vermelho só deve ser usado em emergência. Por isso sempre desligo a moto na chave.
Os argumentos são fortes. Difícil saber o que é o certo.
Na minha opinião, botão que é vermelho só deve ser usado em emergência. Por isso sempre desligo a moto na chave.
Reis- Participante
-
Agora toda vez que vou desligar no botão vermelho lembro desse tópico
Aí acabo desligando na chave...
Sabe lá...
haushaushuashaushuash
Bando de doido!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Aí acabo desligando na chave...
Sabe lá...
haushaushuashaushuash
Bando de doido!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Deanzaumm- Participante
-
eu nao acredito q continua a duvida...
uahuahuahhau
eu ainda deixo a minha engatada e baixo o pezinho !
acho q o pessoal jah passou do limite da frescura
uahuahuahhau
eu ainda deixo a minha engatada e baixo o pezinho !
acho q o pessoal jah passou do limite da frescura
vytor- Moderador
-
Huahuahuahuahau... malz pessoal...
-
pra mim é simples: ja desliguei no botao e fiquei batendo papo com a chave no contato e o farol ligado.......ai ja viu ne.....agora só na chave,a já está automatico.
[lê] SRAD- Louco pra sair do armário...
-
Marco Gixxer-750 escreveu:Huahuahuahuahau... malz pessoal...
Cara relaxa o forum é pra isso mesmo! Eu apreendi mto aqui, mas chega uma hora que determinados assuntos ninguem tem a resposta certa... e de verdade se o Discovery não fizer um documentário ninguem vai saber! e vai render mto pano pra manga!!! hehehe
Continue perguntando que a galera vai sempre responder (se já nao tiver tópico aberto ne! KKK)
Abs.,
JoHnny- Participante
-
Bom,
O pessoal que tem XT660R desliga na chave para justamente evitar o famigerado CÓD. 19 (sensor do cavalete lateral), pelos menos os mais cuidadosos.
Fora o isso, para mim é novidade esse cuidado na moto suzuki
Abrçs
O pessoal que tem XT660R desliga na chave para justamente evitar o famigerado CÓD. 19 (sensor do cavalete lateral), pelos menos os mais cuidadosos.
Fora o isso, para mim é novidade esse cuidado na moto suzuki
Abrçs
Tencarvalho- Participante
-
Página 2 de 2 • 1, 2