Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
+33
Reis
JoHnny
neoredes
ata.jb
carlosri
Playmaster
leoguim
Velcy Izolan
JVRUIVO
RaFa AgOsT
janzini
Carlão_
VALENTIM
Jesus
Gil Costa RJ
Augusto Schimidt
Soares
jocape
Danilo SBC
Folco
DomMarco
Lucchesi
GAS
ari
Dr_Xyko
mcmoyses
Alexandre
gandarez
edgar
COUTINHO
MPNETO
Alexandre (PENHA)
Marco Gixxer-750
37 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
Bom galera, sempre me veio essa dúvida, apesar de ser bem "idiota", mas fiquei na dúvida, pois vejo o pessoal desligando no punho, e eu sempre desligo pela chave, e vocês ???
Ps. Me desculpem pela pergunta cretina, é que sempre tenho essas curiosidades toscas...
Ps. Me desculpem pela pergunta cretina, é que sempre tenho essas curiosidades toscas...
Marco Gixxer-750- Participante
-
Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???
Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.
Alexandre (PENHA)- Participante
-
hahahahah... que isso Marco..... eu sempre desligo no ENGINE STOP... acho que não muda nada, simplesmente é mais cômodo, pelo menos pra mim, desligar no botão, até porque, as vezes damos uma paradinha rápida e tal, então, nem desligo a chave.... OK ?? Um abraço...
MPNETO- Participante
-
Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.
2X
tanto faz...
eu desligo no pezinho !!!!
pois sempre paro com a 1 ª marcha engatada.
edgar- Admin
-
O Edgar apela... ahahahh!!
90% das vezes desligo no botao tb, a chave soh quando quero parar muito rapido ... abs!!
90% das vezes desligo no botao tb, a chave soh quando quero parar muito rapido ... abs!!
Edgar escreveu:tanto faz...
Pensei que só eu tinha essa mania!! kkkkkkkkkkkk
Alexandre- Participante
-
Eu sempre desligo no botão...aprendi com um amigo que tinha uma GSX e na época eu estava de YES....não lembro a justificativa...mas acabei acostumando...
mcmoyses- Participante
-
Eu tambem desligo no pedal (90% da vezes) e o restante na chave. Botao no punho eh mto raro
Dr_Xyko- Participante
-
Dr_Xyko escreveu:Eu tambem desligo no pedal (90% da vezes) e o restante na chave. Botao no punho eh mto raro
Faço a mesma coisa. Normalmente com o pesinho. As vezes na chave e quase nunca no botão do punho.....
ari- Moderador
-
Eu uso tanto o botão do punho que esses dias alguém mexeu nele qdo a moto estava parada na garagem e eu fiquei alguns minutos procurando o motivo da moto não ligar! ehehehe
Sempre desligo no pezinho ou chave mesmo...
Sempre desligo no pezinho ou chave mesmo...
GAS- Participante
-
Eu quase sempre desligo no pezinho !!!!
Mas depois de desligar e remover a chave, eu procuro me lembrar de desligar tbém no punho. A justificativa é a seguinte: Prá mim, a chave do punho é a chave geral e isola a bateria do resto do chicote, isso pode evitar curtos e ou descarga da bateria...
Mas depois de desligar e remover a chave, eu procuro me lembrar de desligar tbém no punho. A justificativa é a seguinte: Prá mim, a chave do punho é a chave geral e isola a bateria do resto do chicote, isso pode evitar curtos e ou descarga da bateria...
Lucchesi escreveu:A justificativa é a seguinte: Prá mim, a chave do punho é a chave geral e isola a bateria do resto do chicote, isso pode evitar curtos e ou descarga da bateria...
Eu acho que nao eh nao... ja porque se fosse chave Geral, desligaria a ECU toda vez e isso nao seria nada bom... ia dar reset toda hora, o relogio do painel iria reiniciar tb...
Lucchesi escreveu:Eu quase sempre desligo no pezinho !!!!
Aí vc se engana. Pelo menos na GS o botão do punho está no mesmo fio que o do pedal, os dois interruptores estão ligados em série, tanto faz desligar um, o outro ou os dois.
GAS- Participante
-
Pelo que me lembro, todos os três métodos desligam a ignição no mesmo ponto, portanto, tanto faz em termos de mecânica ou elétrica.
Desligo na chave. Por quê ? Sei lá ....
Desligo na chave. Por quê ? Sei lá ....
DomMarco- Participante
-
Opa... valeu pelas respostas pessoal...
Eu acho interessante essas "curiosidades", assim nós vamos compartilhando informações e analisando caso a caso... valeu mesmo, pois nunca havia me ligado no esquema do pesinho e estar engatado, a moto desliga....
Eu acho interessante essas "curiosidades", assim nós vamos compartilhando informações e analisando caso a caso... valeu mesmo, pois nunca havia me ligado no esquema do pesinho e estar engatado, a moto desliga....
Marco Gixxer-750- Participante
-
É variante, ou seja, depende do local de estacionamento ou parada, hora uso o punho e outra hora a chave. Acredito que na chave e depois o punho seja o ideal, mas não tenho tanta certeza das diferenças...
Folco- Moderador
-
Antigamente eu só desligava no botão... Uma vez parei em frente uma loja, desliguei a moto e esqueci a chave no contato.
Quando sai da loja e vi a cena gelei a espinha ! Graças à Deus não aconteceu nada... à partir dai ficou automático, sempre desligo na chave e já tiro ela do contato.
Quando sai da loja e vi a cena gelei a espinha ! Graças à Deus não aconteceu nada... à partir dai ficou automático, sempre desligo na chave e já tiro ela do contato.
Danilo SBC- Participante
-
Desligar no pedal garante que vc estacionou em primeira e não vai acontecer aquela caída do descanso se houver alguma inclinação do terreno.
A principal função do botão seria o desligamento emergencial no caso de travar o acelerador.
A principal função do botão seria o desligamento emergencial no caso de travar o acelerador.
jocape- Participante
-
Eu normalmente manobro com ela ligada e só desligo na hora de tirar a chave mesmo... também já esqueci a chave no contato - mas gostei da ideia de deixar a moto engatada
Soares- Participante
-
Eu desligo no punho, se não me engano no manual pede para evitar de desligar na chave, não sei por que.
Augusto Schimidt- Participante
-
Sempre paro em 1 tbm e por isso desligo no botão! Evita um monte de problemas...
Gil Costa RJ- Participante
-
Uma pergunta aparentememte besta, mas não é não.
Pra mim o normal é desligar na chave de ignição.
O botão de corta corrente é para situações de emergência, não se pode banalizá-lo, pois seu uso frequente pode desgastá-lo e facilitar eventuais curtos, que podem desligar a moto em movimento pra surpresa do piloto.
Quanto ao pezinho, esse também não é para situações do dia-a-dia, serve para evitar que o piloto inicie o movimento ainda com o pezinho estendido, e seu uso frequente também pode causar desgate precoce.
Concluindo, o uso eventual do corta corrente ou do pezinho não compromete em nada a moto, mas seu uso desmedido pode sim causar problemas no futuro.
A mesma situação ocorre com: deve-se ligar a moto no neutro ou engatada?
A primeira vista não teria problema nenhum, mas tem sim.
Veja:
http://www.revistaduasrodas.com.br/pergunta/resposta.aspx?id=654
Pra mim o normal é desligar na chave de ignição.
O botão de corta corrente é para situações de emergência, não se pode banalizá-lo, pois seu uso frequente pode desgastá-lo e facilitar eventuais curtos, que podem desligar a moto em movimento pra surpresa do piloto.
Quanto ao pezinho, esse também não é para situações do dia-a-dia, serve para evitar que o piloto inicie o movimento ainda com o pezinho estendido, e seu uso frequente também pode causar desgate precoce.
Concluindo, o uso eventual do corta corrente ou do pezinho não compromete em nada a moto, mas seu uso desmedido pode sim causar problemas no futuro.
A mesma situação ocorre com: deve-se ligar a moto no neutro ou engatada?
A primeira vista não teria problema nenhum, mas tem sim.
Veja:
http://www.revistaduasrodas.com.br/pergunta/resposta.aspx?id=654
Jesus- Participante
-
Concordo com o desgaste do botao no punho. Mas o pezinho nao. Pq mesmo ja tendo desligado na chave, o sensor do pezinho vai ser ativado qdo vc abaixa-lo.
Qto a ligar... a primeira partida do dia sempre faco no neutro. Depois com o motor quente ja nao preocupo mto.
Qto a ligar... a primeira partida do dia sempre faco no neutro. Depois com o motor quente ja nao preocupo mto.
Dr_Xyko- Participante
-
Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.
Fico aqui com Alexandre!!!!!!
VALENTIM- Participante
-
Página 1 de 2 • 1, 2