CORTAR DE GIRO ESTRAGA A MOTO, MITO OU VERDADE ???
+62
aborgescoutinho
eduortega
Petrel
alexcafe
J. A.
Mr.Camilotti
marcden2003
Henricao
Franklin Crivelaro
Mark_1000
glauco.travaglini
Marco Gixxer-750
v3nt0
FRANCKSANTANA
Fontenelle
minholi
Fabinho21
eduardo.longo
Luiz_Direito
Last_Warrior
Carlos Terence Fernandes
Julim
gixer76
Kako_UV777
RDO
R-Carril
turco
Deanzaumm
k n@riu
Jimmy Keller
wesley 650cc
MATHIAS
AlemaoSP
Dênio
Bulljr71
_-ë-_
Juan
MORAES(TL)
BRUNOR1
FERNANDO PF
ghaddad
thiago8983
Schin
r1p
Maníaco da SS
DODGE®
vytor
Matias
Juliao
Francisco RJ
Shudo
aslie
igorcomputacao
edgar
Carlão
Padumi
Carlão_
Traci
Roces
gandarez
festeves
R_AR_JR
66 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 4 de 6
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
CORTAR DE GIRO ESTRAGA A MOTO, MITO OU VERDADE ???
Relembrando a primeira mensagem :
Cortar o giro do motor...
Muitos adoram outros não fazem, mais alguém sabe dizer se cortar o giro da moto realmente estraga o motor.
Já vi muitos fazendo, em lugares com muitas pessoas não tem nada que chame
mais atenção, é fato que fazem para se mostrar, perguntei uma vez quando fui fazer a revisão na concessionária, pois o próprio mecânico da suzuki estava tirando minha moto de giro, segundo ele não estraga se tirar bem de vez em quando e coisa
rápida, em moto grande ele afirmou que também é mais difícil, alguém sabe se estraga ??
Para quem não sabe do que estou falando achei uns vídeos...
comentem ai vlw..
Cortar o giro do motor...
Muitos adoram outros não fazem, mais alguém sabe dizer se cortar o giro da moto realmente estraga o motor.
Já vi muitos fazendo, em lugares com muitas pessoas não tem nada que chame
mais atenção, é fato que fazem para se mostrar, perguntei uma vez quando fui fazer a revisão na concessionária, pois o próprio mecânico da suzuki estava tirando minha moto de giro, segundo ele não estraga se tirar bem de vez em quando e coisa
rápida, em moto grande ele afirmou que também é mais difícil, alguém sabe se estraga ??
Para quem não sabe do que estou falando achei uns vídeos...
comentem ai vlw..
R_AR_JR- Participante
-
Re: CORTAR DE GIRO ESTRAGA A MOTO, MITO OU VERDADE ???
Padumi escreveu:Ridículas....
2X...
turco- Participante
-
turco escreveu:Padumi escreveu:Ridículas....
2X...
1000x
Piriguete , o raça desgraçada!!!
Convidad- Convidado
Se estraga a moto eu não sei, mas a grama é certeza que estraga:
https://www.youtube.com/watch?v=7lzNmRweZvs&feature=youtube_gdata_player
https://www.youtube.com/watch?v=7lzNmRweZvs&feature=youtube_gdata_player
R-Carril- Participante
-
Estraga e já cheguei a pegar Srad 750 com o motor travado por causa disso,cb 500 estourando a mangueira dágua.Nos motores a ar os estragos são piores pois o motor precisa de ar pra refrigerar e tirando de giro parado estam fazendo o processo ao contrario. O motor superaquece o óleo frita e o ar nao circula.
O barulho é show..mas tem que ter coragem pois se uma das bielas decidirem pular fora,o bloco do motor vai ganhar um novo respiro.
O barulho é show..mas tem que ter coragem pois se uma das bielas decidirem pular fora,o bloco do motor vai ganhar um novo respiro.
MORAES(TL)- Moderador
-
Tópico das antigas, mas é bom relembrar!!
As vezes a minha passa um pouquinho alí o final dos RPM nas mudanças de marcha... espichando ao máximo as engrenagens do Cambio ....
Agora ficar parado acelerando que nem um louco não curto!
As vezes a minha passa um pouquinho alí o final dos RPM nas mudanças de marcha... espichando ao máximo as engrenagens do Cambio ....
Agora ficar parado acelerando que nem um louco não curto!
Deanzaumm- Participante
-
Estraga e o overspeed fica gravado na central: a garantia não cobre mais nada no motor se for constatado overspeed.
RDO- Participante
-
com certeza estraga, o motor sem carga sofre pelo corte do rpm e a inércia das peças em aceleração e desaceleração constante, diferente quando o regime é empregado com tração, onde a inércia dos componentes em alta rotação, quando sofrem com o corte de ignição, desaceleram mais rapidamente pois a energia é transferida ao conjunto de transmissão.
Cortar giro em neutro acaba por sobrecarregar também o tensionador da corrente de comando. Naturalmente todas estas peças seria preparadas para aguentar esse regime imposto pelos "pilotos" de encontro de motos... mas o risco de falha é maior.
A parte da lubrificação das bielas e virabrequim é a que mais sofre com o aumento da temperatura do óleo, formação de bolhas e cavitação da bomba. Ainda em alguns casos o óleo sobe pelo respiro e desce pelos coletores de admissão, quando é muito causa calço hidráulico e a moto cospe a biela para fora.
Cortar giro em neutro acaba por sobrecarregar também o tensionador da corrente de comando. Naturalmente todas estas peças seria preparadas para aguentar esse regime imposto pelos "pilotos" de encontro de motos... mas o risco de falha é maior.
A parte da lubrificação das bielas e virabrequim é a que mais sofre com o aumento da temperatura do óleo, formação de bolhas e cavitação da bomba. Ainda em alguns casos o óleo sobe pelo respiro e desce pelos coletores de admissão, quando é muito causa calço hidráulico e a moto cospe a biela para fora.
FERNANDO PF- Participante
-
bem lembrado Fernando..isso e o que faz a maioria dos motores 2T travarem giro altissimo e cria uma especie de vacuo no Virabrequim limitando a lubrificação ai Bum!!! biela e rolamentos do vira ficam azulados e a dilatação e maior do que previsto pelo manual.
Nos 4T as bronzinas desgatam e pronta ta feito a cagada.
Nos 4T as bronzinas desgatam e pronta ta feito a cagada.
MORAES(TL)- Moderador
-
Muito interessante o tópico, mas e qdo damos aquelas esticadas onde em todas as marchas chega na "faixa vermelha", a situação é a mesma?
Kako_UV777- Participante
-
Mas vc pode contar que as trocas de marchar chegam na faixa vermelha mas não permanecem por muito tempo..e o arrasto do motor e diferente pois ele esta engrenado e com carga,com o vento para mante-lo na temperatura correta.Kako_UV777 escreveu:Muito interessante o tópico, mas e qdo damos aquelas esticadas onde em todas as marchas chega na "faixa vermelha", a situação é a mesma?
Parado o motor não tem peso,somente o peso da compressão feita pelos pistoes. tem um topico aqui mesmo que uma bandit 600 chegou a deixar o coletor vermelho de tanto sair de giro. se um motor desses bem cuidado chegar a 150 mil km ou mais esse não chegará as 70mil km inteiro.
MORAES(TL)- Moderador
-
Nao acho boa ideia exceder giros de qualquer motor, mas de uma olhada no video abaixo e tire suas conclusoes....
https://www.youtube.com/watch?v=f2j7QByMmzk
https://www.youtube.com/watch?v=f2j7QByMmzk
gixer76- Participante
-
Tem uns caras que não saber cuidar da máquina... esse vídeo ai de cima é o cúmulo da ignorância... talvez façam de propósito mesmo, porque ficaram mais de 1 minuto direto no giro.
Mas como já quotei na página 5 um girinho pra chamar atenção não faz mal pra mim.
Mas como já quotei na página 5 um girinho pra chamar atenção não faz mal pra mim.
deixando parte de exageros de mecanica do lado. ficando de olho na temperatura do motor, é muiiiiiiito dificil conseguir arrebentar um motor 4cc a agua nos dias de hoje. principalmente das SS. os das 600cc que teem um giro absurdo, são os que mais aguentam. se alguém ae conseguir um vídeo de uma srad k8> estourando o motor pelo corte de giro, posta que será novidade.
e mais, a moto quando esta original, com marmita de catalisador, fica mais dificil ainda. pessoal ficou com trauma dos velhos motores das gsxr 1100 a óleo e agua, que ferviam facil, ou das 750F a ar, ou até mesmo das zx7RR . motores que iam pro espaço facil. o emprego de titanium nos motores(em valvulas) e cabeçotes, mudou muito a resistencia dos motores.
e mais, a moto quando esta original, com marmita de catalisador, fica mais dificil ainda. pessoal ficou com trauma dos velhos motores das gsxr 1100 a óleo e agua, que ferviam facil, ou das 750F a ar, ou até mesmo das zx7RR . motores que iam pro espaço facil. o emprego de titanium nos motores(em valvulas) e cabeçotes, mudou muito a resistencia dos motores.
Convidad- Convidado
decapa escreveu:deixando parte de exageros de mecanica do lado. ficando de olho na temperatura do motor, é muiiiiiiito dificil conseguir arrebentar um motor 4cc a agua nos dias de hoje. principalmente das SS. os das 600cc que teem um giro absurdo, são os que mais aguentam. se alguém ae conseguir um vídeo de uma srad k8> estourando o motor pelo corte de giro, posta que será novidade.
tem muito mais motor indo para o espaço por cortar giro do que vocês imaginam.. é só ir em um encontro de motos grande.. são várias as façanhas.
-
vídeos! só vi até hoje motor ferver. trocando o sistema de refrigeração, fica zerinho. quero ver laskar kbeçote e CIA.
Convidad- Convidado
sou leigo no assunto, mas eu penso assim: o tal corte de giro não é exatamente um artificio que as montadoras usam para que o motor não vá pro saco?
Então deve ter uma boa margem de segurança nisso, será que não?
abs.
Então deve ter uma boa margem de segurança nisso, será que não?
abs.
Julim- Participante
-
Só pra ilustrar o que eu disse acima: BMW S1000RR Technical Video - Valves in Motion High RPM
Julim- Participante
-
uma lógica que acredito.
um motor que custa na faixa dos 20-30k, tem seus coeficientes de segurança absurdamente elevados, as montadoras não iriam colocar pra vender e ficar la esperando pagar absurdos em garantia, se não fizessem algo pra aguentar ''porrada''.
uma moto original, é praticamente impossível quebrar um motor, ainda mais uma 4cc ou mais. controlando a temperatura, o motor aguenta tudo. o limitador de rpm já é posto justamente para dar um limite. não passando disso, porque quebraria? ''isso pra motores originais'',
o que anda explodindo ae, é motor com escape aberto, motor desrregulado(mistura pobre em alta fura pistao,) e outros descasos a mais. a mania do povo que por escape pra fazer barulho, sem regulagem devida, que fode a maioria das motos.
isso sem falar ainda que a limitação existe no corte de combustível e eletronicamente pelo ECU.
o calcanhar de aquiles de qualquer motor a combustao é a temperatura, controlou isso, o trem segura qualquer porrada.
um motor que custa na faixa dos 20-30k, tem seus coeficientes de segurança absurdamente elevados, as montadoras não iriam colocar pra vender e ficar la esperando pagar absurdos em garantia, se não fizessem algo pra aguentar ''porrada''.
uma moto original, é praticamente impossível quebrar um motor, ainda mais uma 4cc ou mais. controlando a temperatura, o motor aguenta tudo. o limitador de rpm já é posto justamente para dar um limite. não passando disso, porque quebraria? ''isso pra motores originais'',
o que anda explodindo ae, é motor com escape aberto, motor desrregulado(mistura pobre em alta fura pistao,) e outros descasos a mais. a mania do povo que por escape pra fazer barulho, sem regulagem devida, que fode a maioria das motos.
isso sem falar ainda que a limitação existe no corte de combustível e eletronicamente pelo ECU.
o calcanhar de aquiles de qualquer motor a combustao é a temperatura, controlou isso, o trem segura qualquer porrada.
Convidad- Convidado
TUDO PODE ACONTECER...
TENHO UM AMIGO QUE TEM UMA HORNET 2010, OQ ELE JÁ ESGUELOU ELA NÃO TEM IGUAL E ATÉ HOJE NADA, UNICO ERRO ESTES DIAS ELE ACELEROU EM MOVIMENTO COM A EMBREAGEM APERTADA...FRICÇÃO FOI PARA O PAU MAS SÓ.
EU JÁ FIZ MAS NÃO FAÇO MAIS...KKKKO BOLSO DOI KKKKK
TENHO UM AMIGO QUE TEM UMA HORNET 2010, OQ ELE JÁ ESGUELOU ELA NÃO TEM IGUAL E ATÉ HOJE NADA, UNICO ERRO ESTES DIAS ELE ACELEROU EM MOVIMENTO COM A EMBREAGEM APERTADA...FRICÇÃO FOI PARA O PAU MAS SÓ.
EU JÁ FIZ MAS NÃO FAÇO MAIS...KKKKO BOLSO DOI KKKKK
Carlos Terence Fernandes- Participante
-
bom exemplo a embreagem foi pro saco.
Pede para ele postar a cotação dos discos originais na Honda,ate onde sei não saem menos de 800,00r$
Já imaginaram os separadores,se zuou o Plato,campana,como ficou o óleo dessa moto e o filtro de óleo?
Pode ser somente os disco? Sim.mas pode ocorrer que não seja.
Esses motores novos aguentam muito mas não são milagrosos..pode apostar que essa Hornet vai apresentar desgaste prematuro com os proximos donos proveniente desse abuso.
Pede para ele postar a cotação dos discos originais na Honda,ate onde sei não saem menos de 800,00r$
Já imaginaram os separadores,se zuou o Plato,campana,como ficou o óleo dessa moto e o filtro de óleo?
Pode ser somente os disco? Sim.mas pode ocorrer que não seja.
Esses motores novos aguentam muito mas não são milagrosos..pode apostar que essa Hornet vai apresentar desgaste prematuro com os proximos donos proveniente desse abuso.
MORAES(TL)- Moderador
-
o esquema das embreganes é um caso a parte. nunca tire de giro a moto com a embreagem apertada.
ou vai em neutro, ou pilotando ate cortar. os baianos que seguram embreagem pra esguelar, esses pedem pra se ferrar.
ou vai em neutro, ou pilotando ate cortar. os baianos que seguram embreagem pra esguelar, esses pedem pra se ferrar.
Convidad- Convidado
Depende, isso é relativo. Em neutro sempre existe a possibilidade da marcha engatar sem querer com a própria vibração natural do conjunto...decapa escreveu:o esquema das embreganes é um caso a parte. nunca tire de giro a moto com a embreagem apertada.
Foi exatamente isso que aconteceu com um tal de "barãozinho" lá em Uberlândia... Era um cara meio famoso, não sei se é exatamente ele, minha namorada que é de lá me contou essa história. Quem for de lá vai lembrar dessa história, o cara se não me engano numa R1, o cara acelerou pra cortar o giro em neutro parado no sinal, a moto engatou sozinha pela vibração e ele foi parar embaixo de um caminhão... Morreu na hora.
O certo mesmo é não fazer essas graças, porque o motor é potente, se brincar a chance de dar uma merda dessas é grande, independente de "fazer certo" ou não.
Last_Warrior- Participante
-
Coisa de prego que não tem coragem de acelerar na estrada nem na pista! Nem do "barulho" eu gosto e nunca vi um cara que fosse bom de braço fazendo isso! Isso é coisa de quem tem moto pra pegar mulher, mas só pega as piranhas com essa atitude!
Mói o motor sim e para isso nem precisa chegar ao limitador, pois acelerar a moto parada em neutro é submeter o motor a vibração excessiva, já que quando a moto está engrenada as cargas fazem o papel de equilibrar as forças e vibrações vindas do motor e distribuí-las para os componentes o que não sobrecarrega tanto o motor!
Mói o motor sim e para isso nem precisa chegar ao limitador, pois acelerar a moto parada em neutro é submeter o motor a vibração excessiva, já que quando a moto está engrenada as cargas fazem o papel de equilibrar as forças e vibrações vindas do motor e distribuí-las para os componentes o que não sobrecarrega tanto o motor!
Luiz_Direito- Participante
-
Taí um vídeo explicativo, rsrs.
Julim- Participante
-
essa hornet estourou a mangueira do radiador.. deve ter fritado a perna do boneco que tava de bermuda..
-
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6