Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velas Iridium e Filtro K&N

+7
Marcelo BK
Carlos Mello
otaviopedrosa
MORAES(TL)
COUTINHO
Rick_
Ulba
11 participantes

Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Ulba Sex 06 Nov 2009, 10:41

Galera,

Já vi alguns tópicos a respeito mas não abordando aplicação numa B12i.e.

Alguem saberia me dizer qual o ganho real em utilizar velas Iridium e Filtro K&N numa B1250i.e.?

Valeu!

Ulba
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Rick_ Sex 06 Nov 2009, 14:30

ta dificil né cara...

procurei procurei mas nao achei nada..! rs

abs.!
Rick_
Rick_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por COUTINHO Sex 06 Nov 2009, 15:58

Ulba escreveu:Alguem saberia me dizer qual o ganho real em utilizar velas Iridium e Filtro K&N numa B1250i.e.?

O ganho maior é do posto de gasolina...rs
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por MORAES(TL) Sex 06 Nov 2009, 16:08

olha eu vou com o coutinho...Filtro K&N..serve pra moto respirar melhor maior entrada de ar...de nada funciona..se a moto não for regulada para maior entrada de compbustivel..e por esse motivo que vc ve algumas motos com o escape azulado ou amarelado qndo cromado a mistura esta errada.
e sobre as vela..eu aposto na durabilidade..deve durar mais pra trocar..visto que pra NGK a duração de uma vela e de 3000 a 5000km no maximo..quem troca com essa km??
e igual escape..e mais pela estetica e barulho do que pra andar mais..sem as devidas alteraçoes na injeção ou carburas..e somente barulho..

abraço.

_________________
Velas Iridium e Filtro K&N Ratomalhando Velas Iridium e Filtro K&N UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por COUTINHO Sex 06 Nov 2009, 16:31

Moraes

Na minha instalei velas iridium hoje, mas foi pq o nosso amigo Fabrício Neves conseguiu por um preço muito bom (( https://www.suzukionline.org/classificados-f3/vendo-01-jg-com-04-velas-ngk-iridium-cr8eix-r11000-t6321.htm#109935 )) e eu precisava mesmo trocar, caso contrário teria colocado a original mesmo, logo vou trocar o filtro e creio que esse eu vou de original, até pq se colocar esportivo tem que mexer na mistura e vai mais grana e vai beber mais e por aí vai...é como vc falou!

Abraços!
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Ulba Sex 06 Nov 2009, 17:36

Então o ideal seria trocar o filtro de ar e instalar um PC, certo?
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por MORAES(TL) Sex 06 Nov 2009, 20:20

sim ou somente alterar a regulagem..da injeção..onde se intala o PC..eles tbm mudam a curva de avanço do motor..para que o desempenho seja compativel ao que vc trocou na moto.

uma explicação grosseira..trocar por trocar e igual a vc colocar um turbo num gol 1.0. So o turbo sem bomba eletrica de combustivel(aumento de consumo) não funciona..Com escape original fica preso,e necessario um de 3 polegadas..aumento dos gicles do carburas ou retrabalhar os bicos da injeção.e por fim a embreagem e a primeira que vai embora,kkk
(experiencia propria) 2 anos de brincadeiras e gastos.
Com a moto não e diferente.Vc pode por tudo na moto..tendo bom senso vc gasta pouco..se for querer exclusividade..ai abre a carteira..sem dó.
Pra minha e vendido um TRE..parecido com PC..igual ao da BUsa..por 146,00 só plugar. e acertar..Mas ql a vantagem..alguns cv a mais...e desgaste prematuro da embreagem ,motor,pneu,relaçao,xiiiiiiiiiiiiiii parei!!!
Minha moto anda a 200 com velas e filtro original.
abraço.

_________________
Velas Iridium e Filtro K&N Ratomalhando Velas Iridium e Filtro K&N UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Ulba Sáb 07 Nov 2009, 22:45

Eh bixo, como o Rick me falou... A B12 já é ignorante, não tem pq deixar mais ignorante.

Acho que só vou meter as Iridium pra durar mais e pq ta na hr de trocar as velas.

Valeu galera!

Ulba
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por COUTINHO Dom 08 Nov 2009, 09:45

Ulba

Qual a Km da sua B12?

Abraços
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Ulba Seg 09 Nov 2009, 10:52

8mil. Devo fazer a revisão dos 9 em Dez/Jan
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por COUTINHO Seg 09 Nov 2009, 11:00

Ulba

Na minha opinião é isso mesmo amigão, coloca só as velas iridium, o resto mantem o mesmo!

Abraços.
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Rick_ Seg 09 Nov 2009, 11:01

na minha proxima troca de oleo irei colocar as velas pelas NGK, ja tenho filtro e escap... talvez nem perceba muita coisa na minha B65... do jeito q ela esta ja esta otima...o q eu quero fazer o mais rapido possivel é realizar a mudaça na suspensao...

abs.!
Rick_
Rick_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por otaviopedrosa Sex 01 Jan 2010, 17:47

sou leigo total...
mas pelo q sei o desempenho da moto vai depender de 3 fatores basicos...entrada de ar, injeçao de combustivel e a queima do mesmo...
um bom filtro de ar aumenta a vazao e o volume de ar que entra na moto...como a queima correta nao depende so de entrada de ar a melhora seria muito discreta...
trocando as velas, melhoraria q queima...que tambem daria uma melhora discreta na performance e no consumo uma vez q o combustivel seria mais bem aproveitado...
mas para fechar o pacote seria necessario uma alteraçao na injeçao de combustivel...se a moto for carburada, so uma regulagem nova traria a mudança esperada...em motos injetadas, o modulo de injeçao trabalha como uma margem de cerca de 15% de "maneabilidade" para mais ou para menos...fato que pode ser comprovado em paises com a gasolina ruim como o nosso em que motos e carros as vezes nao passam por alteraçoes na central eletronica e tem um funcionamento regular...mas com uma menor potencia...
o ideal no caso das injetadas seria um power commander ou uma injeçao programavel, tipo fuel tech, megasquirt e etc...o q acho q n valeria a pena...pelo custo e a necessidade tecnica...
tava esquecendo de falar da exaustao...tb muito importante no processo...uso na minha bandit 09 injetada um escape, filtro, vela e gasolina podium...nao eh nenhuma preparaçao top...mas ja da muita diferença...inclusive no consumo...

otaviopedrosa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Carlos Mello Sex 01 Jan 2010, 20:15

É isso mesmo meu caro amigo OTAVIOPEDROSA esses são os treis fatores que melhoram a performance de um motor, sendo que o FILTRO DE AR ESPORTIVO é um deles, onde geram alguns PONEIS, o outro seria a injeção adequada de combustivel, por isto a NECESSIDADE de um novo ajuste nos carburadores ou injeção, adequando a nova configuração para ter um melhor aproveitamento, onde os PONEIS crescem um pouco mais, as velas de IRIDIUN melhora a queima, tendo um melhor aproveitamento da mistura AR x COMBUSTIVEL, onde se ganha economia.
RESUMINDO TEMOS :
ADMISSÃO DE AR - com os filtro de ar esportivo maior volume de ar
gerando força ( potência )
A vela e o ajuste, melhora a performance para
um melhor aproveitamento.
ADMISÃO DE
COMBUSTIVEL - Usando outro tipo de combustivel
Necessario tambem de ajustes.
AUMENTANDO
CAMARA DE
COMBUSTÃO - Mexendo no motor
Mudança nos perifericos e ajustes.

O mais vc já falou, valou cara.
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Marcelo BK Sex 01 Jan 2010, 21:07

Ulba, deixa eu te falar.....eu tinha uma B1250 e fiz isso aí: Velas, filtro, PC, regulagem, etc.......só com isso, na vesrdade eu não senti diferença alguma....só fui perceber qdo troquei o escape por um Full Akrapovic.....aí sim ficou legal!

Tem um tópico sobre isso aqui no fórum
Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Marcelo BK Sex 01 Jan 2010, 21:09

Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por [YZF] Luis R-1 Ter 12 Jan 2010, 22:38

Faaala Galera

Acabei de receber minhas velas NGK Laser Iridium. O filtro ja estava em casa.
Agora só esperar a moto ficar pronta para instalar os acessórios.
Só falta um PC agora, pois além desses estou trocando a ponteira do escapamento.
Ah, não esquecendo que vou instalar tb aeroquip, pois potência pra acelerar é legal, mas um reforço na hr de frear tb é importante.

Abs a todos!!!

Velas Iridium e Filtro K&N 012-2
[YZF] Luis R-1
[YZF] Luis R-1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 09/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por k n@riu Ter 12 Jan 2010, 22:54

GOSTEI..............da colcha.....lindona, onde comprou........?????????
BRINCADEIRA.........LUIS-R1........NÃO PODIA PERDER A PIADA.....!!!!kkkkkkkkkkkk

Sua motoka..........já andava pouco........agora, vai andar ainda +++++.......depois desse check-up........no motor.......e trocando velas, filtro, PC e, a ponteira......!!!!Já era um foguete............agora então......nem se fala.......!!!!Dá gosto de ver um carinha caprichoso c/ sua motoka..........!!!!

Vamos ter de mudar seu ''nome''.....Luis-R1......para.....LUIS - ''NEM ME VIU''..........!!!!!kkkkkkkkkkk

Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Berlindo Qua 13 Jan 2010, 09:38

Tem algumas coisas que discordo.

A primeira coisa: vela nenhuma dá aumento de potência. Iridium é apenas uma vela que dura mais e tem uma queima talvez mais uniforme, mas isso não dará nenhum resultado prático perceptível.

A segunda é, para as injetadas, não adianta, a ECU não dá conta de ajustar todos os parâmetros para itens como um coletor FULL, filtro de ar de maior vazão e até mesmo escape esportivo (embora esse muita gente ande sem remapear).

Sendo assim, não precisa de Power Comander. O Power ia te permitir reescrever toda a curva/mapa da ECU, mas acho que só fazendo o remapeamento já se consegue um bom resultado, principalmente com um coletor full sem catalisador.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 09:58

bao, esses dois juntos ae, ajudam sim a motoka. nao sendo necessario escape full se o caboclo nao tiver procurando força.
a vela, a queima dele é muito melhor que as normais. isso gera uma economia(pelo menos aqui foi o que percebi) questao de 3km a mais por litro. fiz essa calculo minusioso sim.
o filtro, ajuda bem sim, com uma boa regulagem na injeçao, pode-se melhorar a queima atraves do ajuste da sonda lambda, e com isso melhorar a mistura. motoka fica mais redonda. a resposta do acelerador fica mais fina. (pelo menso aqui eu senti essa diferença).
desempenho de ganhar cv, talvez 2cv com toda regulagem, num passa disso.
em motos com carbura, o ganho pode ser maior, ja que a influencia do ar é mais perceptivel.
de qualquer maneira, vale o investimento, as velas(nunca mais se troca) e o filtro, só lavar(nao troca mais tambem.)
custo beneficio a longo prazo muito bom.
Velas Iridium e Filtro K&N 430935

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Berlindo Qua 13 Jan 2010, 11:21

Decapa, ñ é pq é iridium q nunca mais se troca! Aonde vc viu isso?!

Tem q trocar do mesmo jeito, eletrodo se desgasta!

E vc só notou essa diferença toda no consumo pq suas velas antigas deveriam estar precárias, pq vela boa e nova, vai produzir o mesmo resultado de uma Iridium.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por JoHnny Qua 13 Jan 2010, 12:46


Galera,

Estes itens (velas e filtros) rendem em média 10% à 15% de ganho na potência total da motocicleta.
Sei que i filtro K&N é lavável, mas as velas imagino que deva trocar, mas com a periodicidade maior do que as originais.

Eis aqui algumas receitas que eu já experimentei na B-65 e B12, ambas carburadas.

Escape Original + Filtro Original + Velas Iridium (B-65)
Essa receita vai melhorar o consumo (nada absurdo talvez 1 ou 2km/l a mais) e dar um pouco mais de velocidade final. Tem que estar bem acostumado com a moto para perceber as mudanças, mas a aceleração ficou mais linear.... sem buracos.
Depois disso, fiz o Controlar na moto e o índice de emissão de CO2, foi de ~0,6%. Valor muito baixo o que significa que as velas aliadas a um filtro de ar novo (mesmo original), melhoraram a queima de combustível.
Talvez a moto lá fora, a moto comporte-se desse jeito por conta da gasolina de melhor qualidade. Como aqui é péssima, trocar as velas fez com que a queima fosse uniforme e melhorasse o consumo e ligeiramente o rendimento.

Escape Esportivo + Filtro Original + Velas Iridium
Mesmo sem o ajuste da mistura, a troca do escape faz com que a curva de torque ficasse ainda mais linear e a aceleração de baixa até alta ficasse sem “buracos” lisa e progressiva.
O consumo ficou ligeiramente prejudicado, perdendo cerca de 1-2km/l que obtive anteriormente, mas dentro do normal. Talvez com um ajuste fino da mistura isso voltasse ao normal.

Escape Esportivo + Filtro Original + Velas Originais
Consumo pior do que o original, mas a velocidade final, retomadas e curva de torque, tornaram a moto mais arisca e com o giro subindo mais rápido do que o original.

Falta fazer o teste com filtro esportivo + velas + escape, mas pelo que eu li e pesquisei o consumo aumentou proporcionalmente aos ganhos de velocidade e aceleração, mas muitos disseram que os ganhos foram bem significativos, mas o acerto até a moto ficar 100% foi demorado. Isso para as carburadas, mas imagino que as injetadas seja tão difícil quanto e mais caro, pois a injeção não faz esses ajustes sozinhas.

Sobre o PC pelo que o decapa falou não vale a pena nas injetadas Suzukis por todas elas terem os mapas abertos, mas acho que ele pode confirmar ai.


A receita para que não quer alterar o consumo e até melhorá-lo, ganhando pouca coisa de velocidade final é trocar as velas originais pelas iridium, mantendo o filtro e escapes originais.
Quem quer ganhar um pouco mais de performance sem prejudicar muito o consumo, pode manter o filtro original, mas trocas as velas pelas iridium e botar um escape esportivo.


Agora quem quer ganhar significativamente a performance é:
Filtro K&N Racing (não sei se tem para Bandit), Escape Full, Velas, relação (pinhão ou coroa), avanço de ignição, óleo 100% sintético, trabalho dos dutos de admissão. Alteração nos bicos injetores mais TRE.
A moto vai ficar arisca, masssssssssss os freios não vão acompanhar, bem como suspensão e o consumo, bom, espere no máximo 8km/l. Moto para andar na reta, arisca mas a ciclística não acompanha.

Quem quer fazer essa última opção..... troque de moto. Melhor e mais barato.


Acho que é isso...

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 21:39

Berlindo_ escreveu:Decapa, ñ é pq é iridium q nunca mais se troca! Aonde vc viu isso?!

Tem q trocar do mesmo jeito, eletrodo se desgasta!

E vc só notou essa diferença toda no consumo pq suas velas antigas deveriam estar precárias, pq vela boa e nova, vai produzir o mesmo resultado de uma Iridium.

vida das velas: 100000 km.
ate la o caboclo mudou de moto.
ja tive duas com iridium, é so minha experiencia com as velinhas. cada hum defende a sua.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Convidad Qua 13 Jan 2010, 23:28

Amigos, uma pergunta: Qual a especificação da vela iridium para a b12 carburada, já que, na tabela da NGK, não consta modelo para substituir a original(JR9B)?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Berlindo Qui 14 Jan 2010, 10:14

decapa escreveu:
vida das velas: 100000 km.
ate la o caboclo mudou de moto.
ja tive duas com iridium, é so minha experiencia com as velinhas. cada hum defende a sua.


Sim sim e estamos aqui pra discutí-las.

Minha concepção (obtida junto a vários mecânicos) é que nenhuma vela deve ultrapassar 30k km, sob prejuízo do consumo, no mínimo. Mas isso vai de cada um e de quão inteirado a pessoa é do estado das peças, de mecânica e da sensbilidade em perceber a degradação de determinados itens.

Eu estou sempre de olho nas minhas velas, tiro, limpo e eventualmente ajusto o eletrodo e acho que esse tipo de economia em manter vela velhas e filtro de ar sujo, não compensa.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velas Iridium e Filtro K&N Empty Re: Velas Iridium e Filtro K&N

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos