Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

+22
BlackBandit
jsamuel
Predator
R_AR_JR
Weksler
Pastel
Edu
Medonho
Lincoln
ari
Kellyus Gainet
edgar
Jefferson
Flávio
J.
rlriccardi
Cirew-AudazesMG
Folco
Lucchesi
Kokimoto
Padumi
Shudo
26 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Shudo Dom 22 Mar 2009, 23:53

Relembrando a primeira mensagem :

Galera,

Estes dias eu estava tentando melhorar minha performace nas curvas, e fiquei tentando achar um melhor posicionamento do corpo na b6s!

Alguém tem alguma dica, video, foto?

Eu sei que cada tipo de moto tem um posicionamento, e depois de algumas tentativas, me veio umas duvidas, será que é possível raspar a saboneteira com a bandit? é possivel consiguir a mesma incliñação das SS???
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Medonho Ter 24 Mar 2009, 22:23

De Bandit? Cadê a 7galo?
Medonho
Medonho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 20/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Shudo Ter 24 Mar 2009, 23:38

...usar o freio é o primeira coisa que vem na cabeça na hora do despero...

...na trilha vc aprende que umas coisas são inversas do que pensamos.... ..por exemplo, quando vc ve um buraco na sua frente, se freiar, vc vai cair e, roda da frente ou talvez a de traz vai ficar nele, ..entaum a melhor coisa é emrolar o cabo...

...na pista eu sempre procuro entrar c/giro alto nas curvas, pq se precisar reduzir a velocidade é só usar o freio motor...

...na trilha não da para fazer isso, pois vc não está de 4 cc...rs ...então reduz 1 ou 2 e estica a perna...
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Jefferson Qua 25 Mar 2009, 06:39

1- NUNCA se freia em curva, na teoria sim, mas quero ver o cara conseguir, ao achar que a velocidade é muita vc freia e esquece qualquer nunca que tenha ouvido antes kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Pastel Qua 25 Mar 2009, 07:13

Tem um site que da umas dicas sobre pendulo, contra esterço, etc....

www.bluriders.com.br

Geralmente eu não uso o freio para fazer curvas, venho pronto na reta já com o corpo posicionado antes de entrar na curva, quando chego nela é só alegria. A um tempo atras eu usava como se fosse um leme, mas depois que consegui me adaptar sem o freio percebi que é melhor, vc tem mais dominio da moto.
Pastel
Pastel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 22/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Qua 25 Mar 2009, 11:52

Shudo escreveu:...usar o freio é o primeira coisa que vem na cabeça na hora do despero...


...na pista eu sempre procuro entrar c/giro alto nas curvas, pq se precisar reduzir a velocidade é só usar o freio motor...

..
Como dica, o ideal é entrar na curva com giro médio, pois com giro muito baixo a moto fica xoxa e se precisar acelerar para maior controle de tração vai perder rendiemnto. Se estiver com giro muito alto a moto fica muito arisca e qualquer acelerada a mais pode se perder na curva e até tomar um coice na traseira, a não ser que vc tenha muita experiencia se eesse controle.
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Qua 25 Mar 2009, 11:54

Pastel escreveu:


Geralmente eu não uso o freio para fazer curvas, venho pronto na reta já com o corpo posicionado antes de entrar na curva, quando chego nela é só alegria. A um tempo atras eu usava como se fosse um leme, mas depois que consegui me adaptar sem o freio percebi que é melhor, vc tem mais dominio da moto.

Está perfeito....é isso mesmo, entrar na curva pronto, não freiar e sim acelerar e tb nunca cortar o acelerador de uma vez, pois aí vc destraciona a roda traseira e pode acontecer o que vemos em algumas competições que o piloto é arremessado da moto...
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Qua 25 Mar 2009, 12:02

Jefferson escreveu:1- NUNCA se freia em curva, na teoria sim, mas quero ver o cara conseguir, ao achar que a velocidade é muita vc freia e esquece qualquer nunca que tenha ouvido antes kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Realmente a teoria é esta, mas depois que vc vê alguns vídeos no curso com exemplo do piloto freando, aí vc pensa, o que acontece quando se freia, vc interfere totalmente no trabalho da suspensão, pode perceber que quando vc está na curva e freia a moto tende a levantar e vc espalha na curva, se tiver carros no sentido contrário, tchau, não tem muito o que fazer, exemplo disso é o acidente da Hornet em morungaba que bateu de frente com caminhão....
Uma situação que a gente está na curva e vai ver que não fará a curva, é levantar a moto e frear. Semana passada fiz isto, estava voltando na Anchieta e vi uns malandros numa moto pequena e encanei que eles podiam entrar comigo no KM 18 e lá no farol poderiam me roubar, o que fiz acelerei e entrei da faixa da esquerda no contorno do km 18, mas tinha um carrro na frente, logo na entrada da curva se eu forçasse mais a curva poderia pegar a sarjeta aí já era, se freasse pior, coloquei a moto em pé, freie e achei uma guia rebaixada e entrei na calçada, tipo estacionei a moto....Se tivesse freado, teria caido com certeza...
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lincoln Qua 25 Mar 2009, 13:41

Legal Edu, parabens por compartilhar seus conhecimentos.
Lincoln
Lincoln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/10/2008

http://twitter.com/lincolnzocateli

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Weksler Qua 25 Mar 2009, 13:57

Alto nível o tópico. Vlw Edu e demais.
Weksler
Weksler
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por R_AR_JR Qua 25 Mar 2009, 14:27

Quem falou que a bandit não pega no chão olhem todas as fotos...

ai sim hein...

http://carros.uol.com.br/album/suzuki_bandit_650n_album.jhtm
R_AR_JR
R_AR_JR
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lincoln Qua 25 Mar 2009, 14:34

r_ar_jr escreveu:Quem falou que a bandit não pega no chão olhem todas as fotos...

ai sim hein...

http://carros.uol.com.br/album/suzuki_bandit_650n_album.jhtm

Pega, claro que pega, até CG pega, depende do piloto.
Lincoln
Lincoln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/10/2008

http://twitter.com/lincolnzocateli

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Qua 25 Mar 2009, 14:57

Lincoln escreveu:Legal Edu, parabens por compartilhar seus conhecimentos.

Vlw Lincoln, são conhecimentos praticamente teóricos que estou tentando colocar na prática, mas pode ter certeza que é válido e dá resultado, é como comentei, quando aprendemos a teória e o correto, foda que a gente quer fazer td certinho e mudar nossos vícios que é o que pega.
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Jefferson Qua 25 Mar 2009, 15:51

Isso ai, aprendemos na teoria e aos poucos vamos tentando aplicar, como já disse antes o tópico tá ficando de grande conteúdo, continuem postando pq uma coisa simples para alguns pode ser uma ótima novidade para outros...
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lucchesi Qua 25 Mar 2009, 17:32

Muito legal as fotos.... a minha pega as pedaleiras toda hora.... e nem parece que eu estou deitando tanto....
Acho que é o meu peso em cima da suspensão mole....

Abraxx
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Padumi Qua 25 Mar 2009, 21:34

"Não se deve frear em curvas". Essa é uma das grandes lendas que se fala por aí.

Claro que pode frear. E pode ser bem no meio da curva sim! O fato é que, como bem disse o Edú, quando se freia na curva a moto tende a "levantar". E sabendo-se disso, basta ("basta", naquelas. Pq falar é fácil. Há de se ter experiência e conhecer muuuuuuuuito bem a sua moto) compensar essa tendência da moto levantar, usando o contra-esterço e dosando ambos os freios de maneira equilibrada.

Sangue frio e sensibilidade são fundamentais também.

Daí ñ tem erro.

E falo por experiência própria.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Qui 26 Mar 2009, 08:23

Padumi escreveu:"Não se deve frear em curvas". Essa é uma das grandes lendas que se fala por aí.


Abs
Se é lenda eu não sei, mas todo curso e literaturas dizem que não se deve frear. Se um curso da Motoschool que tem como instrutor Bruno Corano e o curso licenciado pela MSF (Motorcycle Safety Foundation), não recomendam frear, sei lá.....Prefiro seguir a recomendação, não pago para ver.
Inclusive qualquer literatura que pegamos sobre técnicas de pilotagem de carros (q são 4 rodas) recomendam não frear na curva....
Bom , eu não pago para ver , prefiro deixar para os mais experientes
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Padumi Qui 26 Mar 2009, 10:13

Sei disso, Edu. E acho que se fala isso por aí pq de fato não é uma situação simples de se lidar. Provavelmente a maioria não conseguiria realizar tal "manobra" com sucesso e por isso preferem dizer "não faça!". Estes cursos e provavelmente a maioria das literaturas devem ser destinadas à "amadores" como nós, né?

Acho que a melhor maneira de dizer isso seria "não é recomendável" frear em curvas. Daí tudo bem.

Sobre a comparação com os carros, daí sim eu acho complicado! Frear um carro no meio da curva é "flórida"! Ele se desequilibra todo, há grande deslocamento de massa e não temos a opção de dosar os freios de cada roda separadamente.

Mas na moto...dá sim. Antes da viagem que fiz à Foz do Iguaçu, quando rodei mais de 3.000 km em 4 dias, eu também acreditava nisso de não frear em curvas. Mas aquela viagem me foi uma grande escola, sabe? Aprendi de fato a frear no meio de curvas de alta, mantendo a moto na mesma tangência sem problemas. Se vc já sabe que a moto vai querer levantar, basta compensar no contra esterço. Ah sim...e tão importante quanto isso, é ter sensibilidade pra dosar bem cada um dos freios.

E lembrando que tudo depende da situação. Se for uma situação crítica em que se necessite de fato "juntar no freio", daí esquece. O lance é endireitar a moto mesmo, como vc fez aí no lance da guia rebaixada.

Cara, experimenta! Começa devagar....freia de boa no meio da curva e vai compensando com o contra esterço pra moto se manter no mesmo grau de inclinação. DUVIDO que vc ou qualquer outro aqui não consiga, Edu.

E antes que falem, rs.... não, eu não me acho o piloto nem nada parecido. Tenho 17 anos de moto e só fui aprender isso agora...

Treino é tudo.

Valeu galera!
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Predator Qui 26 Mar 2009, 11:34

Pastel escreveu: venho pronto na reta já com o corpo posicionado antes de entrar na curva, quando chego nela é só alegria.
Esse vídeo explica um pouquinho sobre estar posicionado muito antes da curva...

Predator
Predator
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por jsamuel Qui 26 Mar 2009, 12:43

O ideal é freia antes de entrar na curva, mas da pra usar o freio na curva sim, só que tem que saber usa-lo.

Eu to aprendendo ainda a fazer curva, mas acho que me fata mais coragem, eu não deito muito pra raspar pedaleira ainda, não sei se é pq a moto não tem seguro e eu tenho medo de tombar e adeus moto.
jsamuel
jsamuel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por R_AR_JR Qui 26 Mar 2009, 13:57

Tem uma matéria do auto-esporte que mostra como fazer curvas muito boa também...

R_AR_JR
R_AR_JR
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por BlackBandit Qui 26 Mar 2009, 14:29

Eu acho que a melhor forma de fazer curvas é não pendular mesmo. No máximo levar um pouco os ombros pra fora da moto, como se o capacete ficasse de frente pro retrovisor.

Fica difícil ter sensibilidade nos freios quando se pendula. Um exemplo são as curvas pra esquerda. O freio traseiro vc fica na ponta do pé e o dianteiro os dedos ficam mais distantes do manete.

Pra direita tem que tirar o pé da pedaleira pra frear e a bota pega no asfalto se fizer isso. Tem que colar a bota na moto. Pode desequilibrar a manobra. O dianteiro o punho está bem torto.

Na rua sempre podem haver imprevistos e vc tem que estar numa posição confortável para situações de pânico. Imagina vc pendulando ter que frear dentro da curva? Teria que voltar o corpo pra posição certa primeiro e aí pode ser a diferença entre frear bem ou bater.

abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Padumi Qui 26 Mar 2009, 14:42

É, Samuel...se a minha ñ estivesse no seguro eu tb não arriscava muito não....rs...

Mas como está.....hehehehehe...

Pedaleira direita!
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? - Página 2 26Mar_0017

Pedaleira esquerda!
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? - Página 2 26Mar_0022



Tenho 1,78m e 77 kg, aproximadamente. O peso do piloto influencia, né?

Ambas raspadas com os Metzeler Roadtec Z6.
Com os Bridgestone BT021 nem em sonho!!
Veremos como será com os PR2.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Padumi Qui 26 Mar 2009, 14:48

BlackBandit escreveu:Fica difícil ter sensibilidade nos freios quando se pendula. Um exemplo são as curvas pra esquerda. O freio traseiro vc fica na ponta do pé e o dianteiro os dedos ficam mais distantes do manete.

Pô...eu já acho mais complicado quando a curva é pra direita, pois no pêndulo vc tem que manter a ponta do pé na pedaleira de dentro da curva...

Vou tentar isso de colar a bota na moto pra ver se rola.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por jsamuel Qui 26 Mar 2009, 14:50

Creio que sim tbm, eu tenho 1.84 e 105 kilinhos, hehehe.

Eu usava uns Metzeler Sportec M3 que o traseiro foi pras cucuias, só aguentou 5.000 km, estou com um par de DIABLO CORSA III agora.

Eu não sentia grip nos Metzeler.
jsamuel
jsamuel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lincoln Qui 26 Mar 2009, 16:00

Pneu, peso, calibragem são algumas variáveis ......
Lincoln
Lincoln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/10/2008

http://twitter.com/lincolnzocateli

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos