Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

+22
BlackBandit
jsamuel
Predator
R_AR_JR
Weksler
Pastel
Edu
Medonho
Lincoln
ari
Kellyus Gainet
edgar
Jefferson
Flávio
J.
rlriccardi
Cirew-AudazesMG
Folco
Lucchesi
Kokimoto
Padumi
Shudo
26 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Shudo Dom 22 Mar 2009, 23:53

Galera,

Estes dias eu estava tentando melhorar minha performace nas curvas, e fiquei tentando achar um melhor posicionamento do corpo na b6s!

Alguém tem alguma dica, video, foto?

Eu sei que cada tipo de moto tem um posicionamento, e depois de algumas tentativas, me veio umas duvidas, será que é possível raspar a saboneteira com a bandit? é possivel consiguir a mesma incliñação das SS???
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Padumi Seg 23 Mar 2009, 01:30

Eu raspo as duas pedaleiras na B12, mas não é sempre! Depende do asfalto, da curva, enfim...

Sobre o posicionamento, a única coisa que sei é que no pêndulo o correto é "meia bunda" no banco.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Convidad Seg 23 Mar 2009, 07:49

Na minha gs, q tá com o pneuzão mais largo atrás. comecei a ter q deitar mais do que original.

Ae sem abusar mto eu curto travar a moto bem firme apertando os joelhos contra o tanque e tento tirar o peso do corpo do guidon.
Eu me sinto mais firme e seguro, a curva fica bem suave. a força no guidon eu faço só pro contra-esterço.

Logicamente, não sei se essa é a melhor maineira....
aH! tbm tento trazer o corpo pra mais perto do tanque.. tipo encolhendo. isso eu lí que

qto a ralar saboneteira, ouvi falar que até com CG dá para ralar.
com a bandit, deve dar pra ralar até o ombro....
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? 340x255

Esse link é mto bom...
http://motite.blogs.sapo.pt/tag/curvas

"(Leandro Mello, com quase 2 metros de altura, consegue raspar joelho e cotovelo até na reta!!! Foto: João Lisboa)" de http://motite.blogs.sapo.pt/tag/curvas
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? 340x255

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Kokimoto Seg 23 Mar 2009, 09:26

Quando eu fui andar de Bandit em interlagos, não consegui raspar o sabonete na chon. Fazendo o posicionamento certo, sem ficar pendurado na moto que nem macaco Laughing , a pedaleira pega antes, porque é muito baixa. Sad
Kokimoto
Kokimoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lucchesi Seg 23 Mar 2009, 09:50

Na minha opinião, o posicionamento "na Bandit" é horrível...
Agente fica muito "sentado/em pé" na moto... estou para colocar o semi guidon para ver se melhora "um pouco"...
Normalmente pegam as pedaleiras antes das saboneteiras, e qdo isso acontece, o peso do corpo sobre o pé (lado interno da curva) na posição pêndulo, acaba dando um "tranco" que chega a assustar... vou ter que calibrar a suspenção traseira para ela "mergulhar" menos nas curvas... a soma do meu peso (99kg) mais a força centrifuga, deixam as pedaleiras próximas ao chão...
quero fazer isso logo no começo de Abril... depois eu posto os resultados..
Abraxx


Última edição por Lucchesi em Ter 24 Mar 2009, 08:36, editado 1 vez(es)
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Folco Seg 23 Mar 2009, 17:06

Na Bandit, raspei duas vezes por conta curva, asfalto e situação. Ah, estava com a padroa na garupa, foi emocionante, mas perigoso.

Na Fazer 250ie, raspo sempre a pedaleira e é possível fazer muitas curvas fechadas no limite. Ja perdi alguns parafuso da pedaleira, porque a cada raspada e vai desapertando e se perde.

Por fim, eu vejo alguns videos que baixo na Net, mais sao grande, observo em Interlagos quando tem a motovelocidade e quando vejo motoGP. Percebi também que nao precisa se pedurar como um macaco, como disse o Akama, a motoca fara a curva do mesmo jeito, tudo é questao de posição na entrada e depois na saida.
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Cirew-AudazesMG Seg 23 Mar 2009, 17:31

eu raspo as 2 pedaleiras nas curvas (b6 -04), mas , depende muito da curva e asfalto e se o pneu esta quente....

agorta na curva nem se explicar..rs quando nao faço pendulo com metade da bundinha pra fora, ou forço o guidon pra baixo no sentido da curva..
Cirew-AudazesMG
Cirew-AudazesMG
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 30/10/2008

http://audazes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por rlriccardi Seg 23 Mar 2009, 18:21

Meia bunda no banco + joelho do outro lado apoiado contra do tanque/banco + tronco pra fora tentando morder o contrapeso do guidao...

Nao adianta soh tirar a meia bunda do banco....o tronco tem que acompanhar (ate pq eh a maior massa que tu desloca)...

A Bandit não deixa tirar muito o corpo fora por causa da posiçao mesmo...mas da pra tirar um caldo...(vide foto - Autodromo de Sta Cruz - RS)...

Meia bunda + tenta jogar o tronco...como se quisesse passar a cabeça pro lado de fora dos espelhos...

Dica muito valiosa que me deram...e ouvi repetidamente quando fiz curso de boiolagem, digo pilotagem = SEMPRE olhando pra onde quer ir...e não na tua frente!

Abraço!
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por J. Seg 23 Mar 2009, 19:28

Relativo, basta assistir SBK ou MotoGP, apesar do mesmo estilo de curva (pendulando), cada piloto faz curva de um jeito, todos fazem pendulo, mas posição dos braços e tronco, são diferentes em cada piloto.

Não necessariamente, pendulando e raspando a saboneteira, quer dizer que vc está curvando mais rápido, às vezes é só p/ sair bonito na foto...he he! Porém deve ser bacana a sensação de raspa o joelho...he he!

O que o colega falou é importante, vc deve sempre olhar para onde quer ir.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Flávio Seg 23 Mar 2009, 20:04

Em Osasco, há uma concessionária da Honda, STR motos que dá curso de pilotagem defensiva.
Lá há a teórica e depois há um dia com aulas práticas.
No curso prático o instrutor ensina como "raspar" a pedaleira. Apesar do curso prático ser executada na Honda Pop, creio que dá pra sentir como é a sensação de ver a moto gerando fagulha no asfalto.
Eu e minha esposa fizemos o curso teórico (que alias foi 10!), porém não tivemos tempo de voltar pro curso prático... De qualquer forma o instrutor nos mostrou várias fotos da galera raspando o pedal na Pop!
Pelo menos a pilotagem é feito dentro de um ambiente controlado.... Outra coisa boa é que a moto é da concessionária... Ainda não tive coragem de fazer em nehuma das duas motos, mas qualquer dia vou tertar (ainda tem chão... ).
Flávio
Flávio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 03/11/2008

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/historia-

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Jefferson Seg 23 Mar 2009, 20:07

rlriccardi escreveu:Meia bunda no banco + joelho do outro lado apoiado contra do tanque/banco + tronco pra fora tentando morder o contrapeso do guidao...

Nao adianta soh tirar a meia bunda do banco....o tronco tem que acompanhar (ate pq eh a maior massa que tu desloca)...

A Bandit não deixa tirar muito o corpo fora por causa da posiçao mesmo...mas da pra tirar um caldo...(vide foto - Autodromo de Sta Cruz - RS)...

Meia bunda + tenta jogar o tronco...como se quisesse passar a cabeça pro lado de fora dos espelhos...

Dica muito valiosa que me deram...e ouvi repetidamente quando fiz curso de boiolagem, digo pilotagem = SEMPRE olhando pra onde quer ir...e não na tua frente!

Abraço!

Muito bom esse resumo, o tópico tá ficando melhor do que imaginei
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por rlriccardi Seg 23 Mar 2009, 21:36

Com o Jefferson incentivando tenho que continuar dando pitaco!!!! cheers

A Bandit raspa as pedaleiras com certa facilidade...basta se empolgar um pouquinho mais (num lugar apropriado) e logo surgem as "limitações" da Bandit pra uma tocada mais esportiva...a moto é touring né...

Mas fato é que o pêndulo serve justamente para anular essa necessidade de deitar tanto a moto...

Pendulando = deitar menos = moto mais vertical = moto mais controlável = que pode gerar mais velocidade (pra ocasiao certa!) = com uma margem de segurança maior...

E pensar que nos campeonatos tem neguinho que já raspou o cotovelo no chão...affff

Abraços...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por edgar Seg 23 Mar 2009, 23:02

Esse negocio de pendulo com metade da bunda para fora e abrir o joelho é apenas para " poser " ...

salvo vc esteja querendo fazer curva com uma 7 galo !!!!

o joelho para fora é apenas para lhe dar o limite de inclinação. isso as SS as bandits sempre pega alguma coisa antes...

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Politicos Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Kokimoto Ter 24 Mar 2009, 07:15

Edgar escreveu:o joelho para fora é apenas para lhe dar o limite de inclinação. isso as SS as bandits sempre pega alguma coisa antes...

O joelho sim, mede a inclinação. A bunda e o tronco não; É como o rlriccardi falou, você desloca a bunda/tronco e precisa inclinar menos a moto.
Kokimoto
Kokimoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Convidad Ter 24 Mar 2009, 08:22

Já que mencionaram pra onde olhar, note pra onde os caras tão olhando:
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Lesson1-front


E o(a) garupa, tbm pode se divertir um bucado:
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Earnest-elbow

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Kellyus Gainet Ter 24 Mar 2009, 08:26

rlriccardi escreveu:
Dica muito valiosa que me deram...e ouvi repetidamente quando fiz curso de boiolagem, digo pilotagem = SEMPRE olhando pra onde quer ir...e não na tua frente!

Abraço!

Com certeza absoluta. A curva sai muito mais fluida. E não se esqueça de NUNCA frear nas curvas.
Kellyus Gainet
Kellyus Gainet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Convidad Ter 24 Mar 2009, 08:26

Falando em poser:

Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Kneedown2lp

Fica até ridiculo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por ari Ter 24 Mar 2009, 08:45

Kellyus Gainet escreveu:
rlriccardi escreveu:
Dica muito valiosa que me deram...e ouvi repetidamente quando fiz curso de boiolagem, digo pilotagem = SEMPRE olhando pra onde quer ir...e não na tua frente!

Abraço!

Com certeza absoluta. A curva sai muito mais fluida. E não se esqueça de NUNCA frear nas curvas.

Kellyus, não é bem assim. "NUNCA" é meio complicado de falar. O problema de se freiar na curva é que temos um trabalho danado para controlar a moto, pois ela vai tender a sair pela tangente da curva.....Vai ter hora que teremos que freiar na curva........

_________________
Abs,


Ari


Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por J. Ter 24 Mar 2009, 12:52

Ari escreveu:
Kellyus Gainet escreveu:
rlriccardi escreveu:
Dica muito valiosa que me deram...e ouvi repetidamente quando fiz curso de boiolagem, digo pilotagem = SEMPRE olhando pra onde quer ir...e não na tua frente!

Abraço!

Com certeza absoluta. A curva sai muito mais fluida. E não se esqueça de NUNCA frear nas curvas.

Kellyus, não é bem assim. "NUNCA" é meio complicado de falar. O problema de se freiar na curva é que temos um trabalho danado para controlar a moto, pois ela vai tender a sair pela tangente da curva.....Vai ter hora que teremos que freiar na curva........

Acho que seria melhor, nunca usar o freio dianteiro na curva. O freio traseiro até pode ser usado.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Kellyus Gainet Ter 24 Mar 2009, 14:19

Inicialmente eu aconselho a não usar...depois que o cara tiver experiência inclusive com cursos de pilotagem aí pode ser e mesmo assim com muito cuidado. Ainda insisto em não frear...
Kellyus Gainet
Kellyus Gainet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Lincoln Ter 24 Mar 2009, 14:44

Pessoal, leiam a reportagem já postada anteriormente, é bem esclarecedora.

http://motite.blogs.sapo.pt/tag/curvas
Lincoln
Lincoln
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/10/2008

http://twitter.com/lincolnzocateli

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Jefferson Ter 24 Mar 2009, 15:21

Quanto a usar o freio na curva, o certo realmente é evitar o máximo MAS, sempre que me assusto acabo freando um pouco, sempre usava o traseiro e a moto tentava me jogar para fóra da curva, me disseram que usando o dianteiro (desde que a moto não esteja muito inclinada é claro) isso não aconteceria e andei testando e ví que realmente com o dianteiro isso não acontece. O que me dizem a respeito?
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por J. Ter 24 Mar 2009, 17:52

Jefferson escreveu:Quanto a usar o freio na curva, o certo realmente é evitar o máximo MAS, sempre que me assusto acabo freando um pouco, sempre usava o traseiro e a moto tentava me jogar para fóra da curva, me disseram que usando o dianteiro (desde que a moto não esteja muito inclinada é claro) isso não aconteceria e andei testando e ví que realmente com o dianteiro isso não acontece. O que me dizem a respeito?

Shocked ....sei não ein Jefferson, que eu saiba, usar o dianteiro na curva, é bizarro...querendo ou não, p/ vc precisar freiar numa curva, certamente vc "perdeu" ela, então vc vai estar inclinado o mínimo que seja, com certeza alicatar o dianteiro iria dar merda. Normalmente o pessoal usa o traseiro p/ acertar a moto na curva, mesmo estando inclinado.

Bom...p/ nós que não somos pilotos, melhor freiar na reta e entrar na curva com segurançca...huahuahua! Very Happy

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Medonho Ter 24 Mar 2009, 21:23

Esse negócio de frear na curva é realmente crítico e acredito ser coisa de gente com muita experiência. Naturalmente que se a coisa estiver fugindo do controle, os que tem menos experiência (como eu) não vão ter a calma de tentar só o traseiro; vamos tentar nos ver livre da situação de risco, o que eventualmente pode levar a um acidente.
No final de semana passado estava dando um rolê naquela boa e velha estrada Itú-Jundiaí; na entrada de uma daquelas curvas achei que vinha muito rápido para a curva e resolvi frear mais forte quando já estava começando a inclinar (entrar na curva); posso dizer que é uma sensação bem fdp; fica bem difícil decidir em tão pouco tempo o que deve ser feito: continuar freando mesmo saindo da trajetória consertando depois ou parar de frear e deitar a moto pra fazer a curva Question .
Naquela oportunidade acho que fui no meio termo. Não deu pra ter idéia se sai muito da trajetória, mas freiei forte até o momento que achei que dava pra fazer a curva; plasticamente deve ter ficado uma merd... mas ainda tô aqui pra contar ... Laughing
Medonho
Medonho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 20/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Edu Ter 24 Mar 2009, 22:13

Pessoal, lendo todos comentários, li alguns corretos e outros nada a haver, fiz o curso na Motoschool e realmente lá percebemos como fazemos cagadas e como arriscamos, vou listar alguns conselhos importantes que aprendi lá :
1 - "NUNCA" se freia em curva
2 - Curva se faz acelerando
3 - Freio, só usa o dianteiro
4 - Freio trazeiro só se usa para empinar, mas nada.
5 - Posicionamento em curva, quando se pendula ("corretamente") não é para posar para foto e sim para abaixar o centro da gravidade e grudar a moto na curva.
6 - A moto a curva, a tecnologia atual da limites extraordinários, por exemplo na Bandit, mesma raspando as pedaleiras, ainda estamos com margem de segurança, o foda é reeducar nosso cérebro para aceitar a sensação que a moto não vai tombar.

O curso é muito bom, mas tem um problema, pós ele a gente começa a querer pilotar tecnicamente e no fundo aumenta o receio de queda.
Em interlagos raspei saboneteira e pedaleira, a sensação é bacana, mas não quer dizer que o curva foi feita rápida.
Não consegui nenhuma foto raspando o joelho mas olhe como o limite da moto está longe :
Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas??? 1490
Edu
Edu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Qual é a melhor posicionamento para se fazer curvas???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos