Qual óleo usar na bengada. (HAYABUSA)
5 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Qual óleo usar na bengada. (HAYABUSA)
Galera, estou com uma duvida em qual óleo uso na bengala da minha Haya, pois ela deu defeito no retentor, comprei logo os dois originais na Suzuki e queria saber que marca e tipo de óleo hidráulico vocês me recomendam. Vi que existe vários tipos, ATF Tipo A,Dexron II Sae 20w, HL68...
Ps: Moro no interior e não tenho muita variedade.
Ps: Moro no interior e não tenho muita variedade.
vsf123456- Participante
-
Re: Qual óleo usar na bengada. (HAYABUSA)
Recomendo usar o Motul Fork Oil 15W.
Berlindo- Participante
-
Berlindo escreveu:Recomendo usar o Motul Fork Oil 15W.
Berlindo, esse fica bom na GS500? a minha bate no fim do curso com frequencia, diz q o original dela é 10w, mas se colocar esse 15 de repente melhora ne?
flaviocastoldi- Participante
-
Os fluidos Motul Fork Oil Expert e Factory Line, tem a vantagem de oferecer produtos nas viscosidades 5, 10, 15 e 20W. São conhecidos porque além de serem bons a Motul tem um marketing eficiente.
Se o óleo especificado para a Hayabusa for de viscosidade 10W. A Petrobras fabrica um fluido 10W que não deve nada ao Fork Oil Expert 10W e custa 1/3 do preço ou menos.
Ela faz um óleo hidráulico de 1ª linha desenvolvido para garfos de motocicletas e que tem as principais propriedades físico-químicas dos óleos Motul 10W, para não dizer melhores. O fluido é esse aqui:
Lubrax ATF TA em embalagens de 500 ml e 1 litro para o varejo
A viscosidade do Lubrax ATF TA é análoga ao dos Motul Fork Oil(s) 10W. E possui os seguintes aditivos*:
- anticorrosivo,
- antidesgaste,
- antiespumante,
- antiferrugem,
- antioxidante,
- dispersante, abaixador do ponto de fluidez,
- melhorador do índice de viscosidade,
- corante vermelho.
* informações copiadas do folheto técnico do produto Lubrax ATF TA.
Link para baixar o folheto da Petrobras Distribuidora:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bdc7658049f13059bfb4ffce8e3d542a/ft-lub-auto-atf-hd.pdf?MOD=AJPERES
Se o óleo especificado para a Hayabusa for de viscosidade 10W. A Petrobras fabrica um fluido 10W que não deve nada ao Fork Oil Expert 10W e custa 1/3 do preço ou menos.
Ela faz um óleo hidráulico de 1ª linha desenvolvido para garfos de motocicletas e que tem as principais propriedades físico-químicas dos óleos Motul 10W, para não dizer melhores. O fluido é esse aqui:
Lubrax ATF TA em embalagens de 500 ml e 1 litro para o varejo
A viscosidade do Lubrax ATF TA é análoga ao dos Motul Fork Oil(s) 10W. E possui os seguintes aditivos*:
- anticorrosivo,
- antidesgaste,
- antiespumante,
- antiferrugem,
- antioxidante,
- dispersante, abaixador do ponto de fluidez,
- melhorador do índice de viscosidade,
- corante vermelho.
* informações copiadas do folheto técnico do produto Lubrax ATF TA.
Link para baixar o folheto da Petrobras Distribuidora:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bdc7658049f13059bfb4ffce8e3d542a/ft-lub-auto-atf-hd.pdf?MOD=AJPERES
Lallo- Participante
-
O óleo da Hayabusa 1ºmodelo é:
99000-99044-L01: SUZUKI FORK OIL L01 (não sei dizer qual o óleo equivalente, mas é bem fino)
Vai 480ml em cada bengala ou 98mm
Eu tentaria colocar o original e fazer o acerto das regulagens da suspensão...
Se não for suficiente aí mudaria o óleo.
99000-99044-L01: SUZUKI FORK OIL L01 (não sei dizer qual o óleo equivalente, mas é bem fino)
Vai 480ml em cada bengala ou 98mm
Eu tentaria colocar o original e fazer o acerto das regulagens da suspensão...
Se não for suficiente aí mudaria o óleo.
Wallysson- Participante
-
O original é 5 ou 10W, acho muito mole, privilegia conforto e não esportividade.
Podem usar 15W que fica bem melhor, inclusive na Bandit ajuda vc usar as regulagens de pré-carga pois eu usava tudo no máximo, coloquei o 20W e pude abrir as regulagens e ter mais ajustes. Recomendo o 15 pois aí não fica tão duro.
Podem usar 15W que fica bem melhor, inclusive na Bandit ajuda vc usar as regulagens de pré-carga pois eu usava tudo no máximo, coloquei o 20W e pude abrir as regulagens e ter mais ajustes. Recomendo o 15 pois aí não fica tão duro.
Berlindo- Participante
-
Depende do tipo de suspensão né.
Um óleo grosso pode não ser muito compatível com os orifícios e regulagem.
Numa bandit que só tem regulagem de pré carga e o óleo original é 10w... colocar o 15W fica melhor mesmo!
Agora numa hayabusa que o óleo original é uns 5w aproximadamente e que deve ter as regulagens de pré carga, compressão e retorno... o acerto do SAG e depois regular o amortecimento devem ser feitos.
Lembrando que o óleo tem que ser trocado a cada 20mil km ou 2 anos (acho que é isso).
Se depois de tudo isso não for compatível ao seu peso e "tocada", aí sim parte-se pra troca de óleo e/ou mola.
Um óleo grosso pode não ser muito compatível com os orifícios e regulagem.
Numa bandit que só tem regulagem de pré carga e o óleo original é 10w... colocar o 15W fica melhor mesmo!
Agora numa hayabusa que o óleo original é uns 5w aproximadamente e que deve ter as regulagens de pré carga, compressão e retorno... o acerto do SAG e depois regular o amortecimento devem ser feitos.
Lembrando que o óleo tem que ser trocado a cada 20mil km ou 2 anos (acho que é isso).
Se depois de tudo isso não for compatível ao seu peso e "tocada", aí sim parte-se pra troca de óleo e/ou mola.
Wallysson- Participante
-
Pode colocar o óleo que for lá, se não ajustar vai ficar uma M*...kkk
Berlindo- Participante
-