[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
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[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Galera, segue um tutorial bastante ilustrado que fiz, explicando como se instala o X-TRE da HealTech.
Para fazer a instalação não precisa ser um profissional na área, o procedimento é bem simples, mas tem que ter o mínimo de conhecimento em elétrica para fazer essa instalação.
Vale lembrar também que não me responsabilizo pela instalações feitas, estou apenas explicando como eu fiz a instalação na minha moto.
O que é X-TRE?
A maioria das motos com injeção eletrônica, vem basicamente com 4 mapas de injeção de fábrica, sendo um mapa para as três primeiras marchas (1ª, 2ª e 3ª) e mapas individual para as três marchas restantes (4ª, 5ª e 6ª). O mapa das três primeiras marchas, são mais amansados que os das outras marchas e as três últimas marchas tem mapas diferentes umas das outras, sendo que no caso da Hayabusa, o melhor mapa, o que entrega a potência total da moto, é o da 5ª marcha. O X-TRE é um módulo que engana a ECU da moto, informando para a mesma que todas as marchas são apenas uma, ou seja, a ECU vai colocar o mapa da marcha selecionada em todas as outras marchas.
Ferramentas:
*Chave Allen 5 mm
*Chave Allen 6 mm
*Alicate universal
*Alicate de corte
*Chave de boca 10 mm
1º passo (desmontagem do banco do piloto, tanque de combustível e bateria)
Utilizando a chave Allen de 6 mm, desmonte os dois parafusos (um de cada lado) que prendem o banco do piloto.
Após desmontagem do banco do piloto, com a chave Allen de 5 mm solte os dois parafusos que ficam na frente do tanque de combustível, para poder levantar o tanque. Utilize a haste que vem no kit de ferramentas da Hayabusa para deixar o tanque levantado.
Com uma chave de boca de 10 mm, solte os cabos da bateria.
PS: Primeiro solte o borne negativo (-) da bateria, e depois o borne positivo (+), dessa forma você evita curto circuitos indesejados.
2º Passo (instalação elétrica)
A instalação elétrica é bem simples, são apenas três fios da X-TRE para instalar no chicote da moto, um para alimentação do módulo e os outros dois para fazer o by-pass do fio que indica as marchas no painel.
A Fig. 01 mostra os componentes que vem no kit da X-TER.
Fig. 01
Agora vamos identificar o fio que deverá alimentar o X-TRE, o ideal é que seja um positivo pós-chave. No meu caso eu achei mais prático ligar no fio que alimenta o interruptor do freio traseiro, como mostra na Fig. 02.
Fig. 02
Para facilitar, solte o chicote como mostra na Fig. 03.
Fig. 03
Agora com o chicote solto, una o fio laranja/verde do chicote da moto com o fio vermelho do X-TRE como mostra as Fig. 04, 05, 06 e 07.
Fig. 04
Fig. 05
Fig. 06
Fig. 07
Agora vamos identificar o fio que sai da ECU e vai para o painel da moto que informa a marcha. O fio é o verde/preto que se encontra no conector preto do chicote da ECU. Ele é o sexto fio da direita para esquerda da parte superior do conector, como mostra na Fig. 08.
Fig.08
Com o fio identificado, agora é só cortá-lo.
Não corte o fio muito próximo ao conector, como pede o manual de instalação da própria HealTech, se não fica muito ruim para emendar os fios depois.
Nas Fig. 09 e 10 eu mostro um ponto ideal para cortar o fio verde/preto.
Fig. 09
Fig. 10
Com o fio verde/preto do chicote da moto cortado, una a ponta do fio branco/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para o painel, como mostra na Fig. 11.
Fig. 11
Agora una a ponta do fio verde/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para a ECU, como mostra na Fig. 12.
Fig. 12
Com a parte elétrica do X-TRE ligada, não conecte ainda o chicote do mesmo na caixinha, primeiro identifique o conector do sensor de posicionamento das marchas e conecte conforme Fig. 13.
Tome cuidado para não conectar no conector errado. O conector da bomba de combustível é exatamente igual ao do sensor de posição das marchas, ele tem uma capa azul então fica fácil de identificar o conector da bomba.
Fig. 13.
Agora conecte o chicote do X-TER na caixinha e prenda a mesma no quadro da moto do lado esquerdo, como mostra a Fig. 14.
Fig. 14.
Remonte o chicote da moto, depois a bateria , o tanque e por último o banco do piloto.
PS: Na hora de montar a bateria, faça o procedimento ao contrário da desmontagem, ou seja, primeiro monte o borne positivo (+) para depois montar o borne negativo (-).
3º Passo (configuração do X-TRE)
A configuração é bem simples, primeiro engate a primeira marcha, depois com o botão de start na posição “RUM”, vire a chave de ignição para a posição “ON”. Vai aparecer o número “4” no painel da moto onde indica as marchas e depois vai aparecer o número “1” indicando que a primeira marcha está engatada.
Agora desligue a chave de ignição colocando na posição “OFF” e mantenha o botão dd start na posição “RUM”. Engate a marcha no qual você vai querer copiar para as outras marchas (lembre que só os mapas da 4ª, 5ª e 6ª podem ser copiados). O mapeamento mais forte no caso da Hayabusa, é o da 5ª marcha, sendo que da para mapear também o da 4ª e o da 6ª. Ligue a chave de ignição e aparecerá a que você selecionou e depois, o número vai piscar uma vez, indicando que a moto agora está com o mapeamento da marcha selecionada.
Depois eu posto um vídeo de como configurar o X-TRE, fica melhor para o entendimento da galera.
Espero que tenham gostado desse tutorial, sei que vai ajudar bastante, porque o manual original da Haltech é meio confuso, ainda mais para mim que não domino a fundo a lingual inglesa.
Video de como configurar a X-TRE
Para fazer a instalação não precisa ser um profissional na área, o procedimento é bem simples, mas tem que ter o mínimo de conhecimento em elétrica para fazer essa instalação.
Vale lembrar também que não me responsabilizo pela instalações feitas, estou apenas explicando como eu fiz a instalação na minha moto.
O que é X-TRE?
A maioria das motos com injeção eletrônica, vem basicamente com 4 mapas de injeção de fábrica, sendo um mapa para as três primeiras marchas (1ª, 2ª e 3ª) e mapas individual para as três marchas restantes (4ª, 5ª e 6ª). O mapa das três primeiras marchas, são mais amansados que os das outras marchas e as três últimas marchas tem mapas diferentes umas das outras, sendo que no caso da Hayabusa, o melhor mapa, o que entrega a potência total da moto, é o da 5ª marcha. O X-TRE é um módulo que engana a ECU da moto, informando para a mesma que todas as marchas são apenas uma, ou seja, a ECU vai colocar o mapa da marcha selecionada em todas as outras marchas.
Instalação da X-TRE
Ferramentas:
*Chave Allen 5 mm
*Chave Allen 6 mm
*Alicate universal
*Alicate de corte
*Chave de boca 10 mm
1º passo (desmontagem do banco do piloto, tanque de combustível e bateria)
Utilizando a chave Allen de 6 mm, desmonte os dois parafusos (um de cada lado) que prendem o banco do piloto.
Após desmontagem do banco do piloto, com a chave Allen de 5 mm solte os dois parafusos que ficam na frente do tanque de combustível, para poder levantar o tanque. Utilize a haste que vem no kit de ferramentas da Hayabusa para deixar o tanque levantado.
Com uma chave de boca de 10 mm, solte os cabos da bateria.
PS: Primeiro solte o borne negativo (-) da bateria, e depois o borne positivo (+), dessa forma você evita curto circuitos indesejados.
2º Passo (instalação elétrica)
A instalação elétrica é bem simples, são apenas três fios da X-TRE para instalar no chicote da moto, um para alimentação do módulo e os outros dois para fazer o by-pass do fio que indica as marchas no painel.
A Fig. 01 mostra os componentes que vem no kit da X-TER.
Fig. 01
Agora vamos identificar o fio que deverá alimentar o X-TRE, o ideal é que seja um positivo pós-chave. No meu caso eu achei mais prático ligar no fio que alimenta o interruptor do freio traseiro, como mostra na Fig. 02.
Fig. 02
Para facilitar, solte o chicote como mostra na Fig. 03.
Fig. 03
Agora com o chicote solto, una o fio laranja/verde do chicote da moto com o fio vermelho do X-TRE como mostra as Fig. 04, 05, 06 e 07.
Fig. 04
Fig. 05
Fig. 06
Fig. 07
Agora vamos identificar o fio que sai da ECU e vai para o painel da moto que informa a marcha. O fio é o verde/preto que se encontra no conector preto do chicote da ECU. Ele é o sexto fio da direita para esquerda da parte superior do conector, como mostra na Fig. 08.
Fig.08
Com o fio identificado, agora é só cortá-lo.
Não corte o fio muito próximo ao conector, como pede o manual de instalação da própria HealTech, se não fica muito ruim para emendar os fios depois.
Nas Fig. 09 e 10 eu mostro um ponto ideal para cortar o fio verde/preto.
Fig. 09
Fig. 10
Com o fio verde/preto do chicote da moto cortado, una a ponta do fio branco/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para o painel, como mostra na Fig. 11.
Fig. 11
Agora una a ponta do fio verde/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para a ECU, como mostra na Fig. 12.
Fig. 12
Com a parte elétrica do X-TRE ligada, não conecte ainda o chicote do mesmo na caixinha, primeiro identifique o conector do sensor de posicionamento das marchas e conecte conforme Fig. 13.
Tome cuidado para não conectar no conector errado. O conector da bomba de combustível é exatamente igual ao do sensor de posição das marchas, ele tem uma capa azul então fica fácil de identificar o conector da bomba.
Fig. 13.
Agora conecte o chicote do X-TER na caixinha e prenda a mesma no quadro da moto do lado esquerdo, como mostra a Fig. 14.
Fig. 14.
Remonte o chicote da moto, depois a bateria , o tanque e por último o banco do piloto.
PS: Na hora de montar a bateria, faça o procedimento ao contrário da desmontagem, ou seja, primeiro monte o borne positivo (+) para depois montar o borne negativo (-).
3º Passo (configuração do X-TRE)
A configuração é bem simples, primeiro engate a primeira marcha, depois com o botão de start na posição “RUM”, vire a chave de ignição para a posição “ON”. Vai aparecer o número “4” no painel da moto onde indica as marchas e depois vai aparecer o número “1” indicando que a primeira marcha está engatada.
Agora desligue a chave de ignição colocando na posição “OFF” e mantenha o botão dd start na posição “RUM”. Engate a marcha no qual você vai querer copiar para as outras marchas (lembre que só os mapas da 4ª, 5ª e 6ª podem ser copiados). O mapeamento mais forte no caso da Hayabusa, é o da 5ª marcha, sendo que da para mapear também o da 4ª e o da 6ª. Ligue a chave de ignição e aparecerá a que você selecionou e depois, o número vai piscar uma vez, indicando que a moto agora está com o mapeamento da marcha selecionada.
Depois eu posto um vídeo de como configurar o X-TRE, fica melhor para o entendimento da galera.
Espero que tenham gostado desse tutorial, sei que vai ajudar bastante, porque o manual original da Haltech é meio confuso, ainda mais para mim que não domino a fundo a lingual inglesa.
Video de como configurar a X-TRE
Última edição por gbordallo em Seg 19 Ago 2013, 19:36, editado 1 vez(es)
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Show!!!' Para B-king so muda o mapeamemto que é da 4!
foxbrrj- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/05/2009
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Alguém sabe que se para instalar na bandit é só fazer igual?
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
É parecido, mas a Bandit não tem indicador de marcha no painel, então não é o X-TRE, para Bandit é o ATRE ou GiPro w/ATRE que vem com o indicador de marchas.guicherubini escreveu:Alguém sabe que se para instalar na bandit é só fazer igual?
Tem um amigo aqui do fórum que instalou na Bandit dele, daqui a pouco ele se pronuncia aqui e da mais detalhes da instalação na Bandit.
Última edição por gbordallo em Sex 16 Ago 2013, 15:50, editado 1 vez(es)
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Não tenho essa informação, mas se eu não me engano, a diferença é só o indicador de marchas.guicherubini escreveu:Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
Vou baixar o Manual da ATRE para comparar com o X-TRE.
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Vc poderia ter feito com as imagens da B-King tbm!! rsrsrs...foxbrrj escreveu:Show!!!' Para B-king so muda o mapeamemto que é da 4!
Abraços...
MadMax600- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 11/02/2013
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Qual modelo e qual é o fabricante do X-TRE que você comprou?guicherubini escreveu:Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Essa ai, acho que é o mesmo que o seu
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
So na nova! Com indicador de marcha! A sua tem que ser gipro com atre!
foxbrrj- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/05/2009
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
GSX-R600 (2006-2011), GSX-R750 (2006-2011), GSX-R1000 (2005-2011), GSR400 (2006-2011), GSR600 (2006-2011), GSR750 (2011), GSF650 (20092011), GSX650 (2008-2011), GSX1250FA (2010-2011), GSX1300R (2008-2011), B-King (2008-2011), SFV400 (2010-2011), SFV650 (2009-2011), Gladius (20092011) Boulevard M109R/R2 (2011)
foxbrrj- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/05/2009
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Aff, ainda perguntei la na snake se servia na minha moto e os caras falaram que sim =/
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
No manual fala que serve na 2009 em diante !! Se a 2009 lá fora for igual a sua então serve!! Manda bala!! Pois a 2009 vieram as injetadas!!
foxbrrj- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 03/05/2009
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
A minha é é injetada 09/10 mas não tem o marcador.
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Então serve, só não vai mostrar as marchas, mas tem que saber qual é a Marcha certa para mapear a Bandit.guicherubini escreveu:A minha é é injetada 09/10 mas não tem o marcador.
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Se eu não né engano é a 5ª também.guicherubini escreveu:Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar :)coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
Já fiz o video, mas passei o final de semana sem internet em casa, se estiver voltado a internet eu posto ainda hoje.
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
5º marcha amigão!!! Manda ver!guicherubini escreveu:Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar :)coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
lbdebem- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 08/05/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Belíssimo tutorial!!!
Parabéns.
Parabéns.
Branco- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 31/12/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Cara, ótimo tutorial... mas sou bem leigo nesses assuntos.. quais foram as diferenças práticas na Busa depois de instalar o XTRE? Pode me dar detalhes? Valeuu!!!
Guisp- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 14/06/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Galera, atualizei colocando o vídeo.
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Cara, a moto é outra, o torque chega bem antes agora, tipo 3.000 RPM tu já sente a cavalidade da moto, chega dar susto.Guisp escreveu:Cara, ótimo tutorial... mas sou bem leigo nesses assuntos.. quais foram as diferenças práticas na Busa depois de instalar o XTRE? Pode me dar detalhes? Valeuu!!!
Fiz um teste com o mapa da 4ª e da 6ª também e a conclusão que cheguei é que realmente o mata da 5ª é o que deixa ela mais nervosa mesmo.
Andei de boa com ele essa semana no modo de seleção de potência no "B", ela fica um pouco mais mansa que a original, então não precisa desligar a X-TRE.
gbordallo- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Show de bola o videozinho, chegando em casa vou configurar a minha para a 5 marcha
guicherubini- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 04/08/2011
Re: [TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)
Rapaz com um motorzão 1340cc ainda precisa colocar Xtre.
Sei dos benefícios mas tb deve ter os contras, caso contrario já viria de fabrica no mapa mais forte e pronto.
Mas parabéns por buscar otimizar a moto.
Sei dos benefícios mas tb deve ter os contras, caso contrario já viria de fabrica no mapa mais forte e pronto.
Mas parabéns por buscar otimizar a moto.
Hard Bandit- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 30/07/2012
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