Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de óleo com motor quente ou frio?

+12
Kallébe
Acastro
gbordallo
fox_martins
edgar
nelslima
Mark_1000
Leandro_SS
Regis Guerreiro
tiago_pimenta
Sérgio Santiago
J. A.
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Troca de óleo com motor quente ou frio? - Página 2 Empty Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por J. A. Qui 20 Jun 2013, 17:05

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, devo trocar o óleo da moto com o motor quente ou frio?
Já ouvi diversas "desculpas" para justificar, o motor deve estar frio para não dar problema no parafuso do cárter, ou o motor estar quente para descer todo o óleo e tals...vai saber né!!! O que vcs acham e fazem?

J. A.
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de óleo com motor quente ou frio? - Página 2 Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por Kallébe Seg 24 Jun 2013, 20:28

tiago_pimenta escreveu:
Sim sim, ainda bem que a internet está ai né, imagina se confiássemos em tudo o que nós é dito por ai ? Ou confiássemos em tudo que lemos ? 

E eu comentei duas vezes pois você citou o meu nome e meu post e achei que estávamos discutindo sobre tema do tópico, não achei que tinha que permanecer calado !!!

Exatamente. imagina... Por isso que isso é um fórum. Opiniões divergentes fazem parte de toda e qualquer discussão. Infelizmente existe quem não respeite as opiniões divergentes. Vc leu (não leu, nem sei), não concordou, ótimo ! Se quiser opinar contrariamente, opine. Mas saiba respeitar. Não pedi que vc ficasse calado. Só argumentei que vc havia falado que não dava nem para comentar, e paradoxalmente, havia comentado duas vezes. Até agora não entendi. Falou uma coisa e fez outra.

Trouxe, fatos e argumentos verídicos, que estudei para aprender. Se alguém quiser concordar, bem. Se não, é só estudar sobre o tema. Se quiser argumentar em contrário bem, se não, é só não argumentar. Todos são livres para fazer o que quiser. O importante é que no fim o discurso tenha atingido o seu maior objetivo, que é acrescentar e agregar conhecimento a comunidade. E a propósito, foi você quem me citou primeiro. Em meu primeiro post. não citei ninguém. Agora vamos parar com essa discussão por aqui. Fugindo dessa forma do tema não vamos acrescentar em nada ao SOL.

Se alguém que tenha conhecimento empírico, teórico ou seja qual for, que queira argumentar, trazer mais dados, conhecimento ao debate, a respeito da viscosidade do óleo, bem como da primeira partida após a troca de óleo. Eu agradecerei bastante em ter a oportunidade de aprender mais. Acho que nãos só eu, como outros usuários também ficaram felizes.

Abraço a todos.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Troca de óleo com motor quente ou frio? - Página 2 Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por Kallébe Seg 24 Jun 2013, 20:44

Mark_650F escreveu:Boa noite amigos, 

Li acima alguns conceitos que eu não conhecia e antes postar algo procurei me informar, então segue abaixo um pouco de informação do site da CASTROL.

http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025406&contentId=7047476

Acho que oque ocorreu acima foi apenas um equivoco no conceito, ngm certo, ngm errado.

VISCOSIDADE
Troca de óleo com motor quente ou frio? - Página 2 Viscosidade

Outros aspectos importantes que caracterizam um óleo lubrificante são a sua viscosidade e seu nível de desempenho. Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar (fluir).

Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSÍMETRO. Trata-se de um teste padronizado onde é medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.

A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade é uma propriedade que se altera de acordo com a variação da temperatura. Quanto maior for a temperatura, maior será a facilidade de escoamento, e quando em temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistência ao escoamento devido ao aumento da viscosidade. Os valores obtidos em laboratório são associados a unidades técnicas de medida de viscosidade (Centistokes, Segundos Saybolt, Centipoise) que a maioria do público consumidor desconhece. Por sua vez, a SAE, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, criou um critério de classificação que teve aceitação generalizada pelos fabricantes de veículos e de lubrificantes. Esta classificação é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório. 

Quanto maior o número, maior será a viscosidade. A classificação SAE divide os óleos lubrificantes em dois grupos: óleos de "grau de inverno" - óleos que possibilitem uma fácil e rápida movimentação, tanto do mecanismo quanto do próprio óleo, mesmo em condições de frio rigoroso ou na partida a frio do motor, e cuja viscosidade é medida a baixas temperaturas e tem a letra W acompanhando o número de classificação. Os testes para óleos de grau de inverno levam em consideração a resistência que o mesmo oferecerá na partida a frio do motor e a facilidade de bombeamento e circulação em baixas temperaturas. Óleos de "grau de verão" - óleos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua película lubrificante, pois quanto mais quente o óleo, menos viscoso ele se apresenta. Os óleos de grau de verão têm sua viscosidade medida em altas temperaturas e não possuem a letra W- óleos que trabalhem em altas temperaturas. Os testes dos óleos de grau de verão verificam a operabilidade do lubrificante em altas temperaturas, ou seja, a sua capacidade de oferecer proteção em regimes extremos.
Classificação SAE para óleos de motor

Existem óleos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigências, como por exemplo, os Óleos Multiviscosos, cuja classificação reune graus de óleos de inverno e de verão.

Por exemplo: Um óleo SAE 20W/50 mantém a viscosidade adequada, tanto em baixas temperaturas (se comportando como um óleo SAE 20W), facilitando a partida a frio, quanto em altas temperaturas (se comportando como um óleo SAE 50), garantindo uma perfeita lubrificação.

Abraço!

Obrigado Mark.
O texto acrescentou bastante. Não conhecia esse texto. E é sempre ótimo aprender mais. E saber que em parte eu estava errado e em parte eu estava certo. Posso citar um exemplo bastante emblemático de mudança de viscosidade. Nas Comets, a tampa do reservatório de óleo possui 10W40, indicando ele como óleo adequado. no entanto o óleo recomendado pela Kasinski é o 20W50.

Isso porque a verdadeira fabricante da Comet, a Hyosung, adotou o 10W40 para o clima frio da Europa. Quando a moto foi importada ao Brasil, a Kasinki adotou o 20W50, por conta do clima quante. Mas não mudou a tampa do reservatório de óleo que continuou com a inscrição 10W40.

Abraço.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Sérgio Santiago Seg 24 Jun 2013, 22:01

Voltando ao tema inicial do tópico, possuo moto desde 1970 e carro desde 1971, quando a maioria dos foristas do SOL ainda não tinham nascido. Em todos os Manuais do Proprietário, de todos os carros e de todas as motos que eu tive (das montadoras VW, Ford, Fiat, GM, Mercedes Bens, Honda, Yamaha e Suzuki) havia recomendação expressa de se trocar o óleo com o motor quente.
Caso o fórum conclua que se deva trocar o óleo com o motor frio, sugiro encaminharmos uma petição ao Procon para que este solicite a essas montadoras o recall dos referidos manuais.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por tiago_pimenta Seg 24 Jun 2013, 22:24

Kallébe escreveu:Exatamente. imagina... Por isso que isso é um fórum. Opiniões divergentes fazem parte de toda e qualquer discussão. Infelizmente existe quem não respeite as opiniões divergentes. Vc leu (não leu, nem sei), não concordou, ótimo ! Se quiser opinar contrariamente, opine. Mas saiba respeitar. Não pedi que vc ficasse calado. Só argumentei que vc havia falado que não dava nem para comentar, e paradoxalmente, havia comentado duas vezes. Até agora não entendi. Falou uma coisa e fez outra.

Trouxe, fatos e argumentos verídicos, que estudei para aprender. Se alguém quiser concordar, bem. Se não, é só estudar sobre o tema. Se quiser argumentar em contrário bem, se não, é só não argumentar. Todos são livres para fazer o que quiser. O importante é que no fim o discurso tenha atingido o seu maior objetivo, que é acrescentar e agregar conhecimento a comunidade. E a propósito, foi você quem me citou primeiro. Em meu primeiro post. não citei ninguém. Agora vamos parar com essa discussão por aqui. Fugindo dessa forma do tema não vamos acrescentar em nada ao SOL.

Se alguém que tenha conhecimento empírico, teórico ou seja qual for, que queira argumentar, trazer mais dados, conhecimento ao debate, a respeito da viscosidade do óleo, bem como da primeira partida após a troca de óleo. Eu agradecerei bastante em ter a oportunidade de aprender mais. Acho que nãos só eu, como outros usuários também ficaram felizes.

Abraço a todos.

Kallébe, leia o que eu disse, se meu texto não teve uma boa interpretação pela sua parte, eu redito ele sem problema.
Tiago Pimenta escreveu:... me desculpa, mas ai não dá para ler e não comentar.

Ou seja, não tinha como eu ler o que você disse e não comentar ele, em momento algum eu disse que não dava para comentar !!!

Enfim, já postaram um texto bem explicativo ai comprovando o que 99% do pessoal falou, para melhor escoamento do óleo do motor, quanto mais quente, melhor.

Abraços.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Wallysson Ter 25 Jun 2013, 09:06

Sérgio Santiago,
Desculpe mas saberia me dizer se estes manuais indicavam outro tipo de óleo?

Todos os manuais, inclusive os atuais indicam a troca com o motor quente?
Até os que indicam o uso de óleos multiviscosos? (ex: 20w50)
Wallysson
Wallysson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por J. A. Ter 25 Jun 2013, 18:58

Bom, troquei com ele quente!!!! E vai ser assim sempre!!
Vlw pessoal.

J. A.
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por white house Ter 25 Jun 2013, 20:55

O que detona a rosca do carter é aperto exagerado do bujão que é de aço contra uma rosca em carter de aluminio.O aperto deve ser o suficiente para a arruela de cobre vedar e não tracionar os filetes da rosca do carter a ponto de deforma-la e sair junto com o bujão na proxima vez que for removido.(Em motores de fuscas era comum sair a rosca do cabeçote junto com a vela devido aperto excessivo.)
O oleo deve ser trocado à quente para estar mais fluido, sair e escorrer todo antes de ser reposto o oleo novo.Nos aneis sempre fica um pouco de oleo acumulado em suas reentrancias que não escorre por falta de volume e peso.Fica ali por capilaridade.A luz que permanece acesa é devido á falta momentanea de pressão de oleo (e não de oleo)visto que a bomba ainda não se encheu.Mas isto está previsto em projeto.Há oleo suficiente que não escoou todo, para os primeiros giros do motor logo depois da troca.Este negocio de injetar ar comprimido no bocal de enchimento é excesso de zelo e prejudicial ao motor.Assim é que ele vai ficar sem oleo por completo para as 1ªs voltas.Vai que o ar comprimido ainda tenha umidade e um pouco de oleo do proprio compressor vazando pelos aneis gastos daquele compressor de borracharia.Alguém alguma vez foi conferir se o tal compressor tem a devida manutenção??????Rs rs rs:shock:Shocked
Abraços e troquem o oleo na quilometragem certa, que oleo vencido é o que mais detona motor.Ahh, ia me esquecendo, oleo baratinho também!
Coloquem oleo de 1ª linha e depois me digam se tiveram motor danificado por causa disto.Aposto que a maioria pensa em colocar oleo barato para economizar mas não abre mão do seu whiskinho preferido ou mesmo das brahminhas. rs rs r s:lol:

white house
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Sérgio Santiago Qua 26 Jun 2013, 10:07

Wallysson escreveu:Sérgio Santiago,
Desculpe mas saberia me dizer se estes manuais indicavam outro tipo de óleo?

Todos os manuais, inclusive os atuais indicam a troca com o motor quente?
Até os que indicam o uso de óleos multiviscosos? (ex: 20w50)

Na década de 1970 os óleos automotivos já eram multiviscosos.
Todos os manuais recomendam a troca com o motor quente (antigos e atuais, carros e motos) - não conheço nenhuma exceção.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Kallébe Qua 26 Jun 2013, 17:17

Em quanto aos manuais, o manual de serviços da Comet recomenda a troca com o motor FRIO. O motivo não descreve... Mas imagino eu, (apenas uma tese), que isso ocorra por conta do radiador de óleo, que realmente, tem a função de arrefecer o motor. Diferente das outras motos que dizem que tem refrigeração por radiador de óleo (CG 300 e Fazer), nessas motos o óleo sai do cárter, vai para o radiador e volta ao cárter. Na Comet o óleo sai do cárter, vai ao radiador e passar por canais no bloco do motor que arrefecem o motor. Seguindo o mesmo sistema de arrefecimento líquido. Arrefecimento por radiador de óleo de fato e verdade. Sistema SACS, inventado pela Suzuki para a GSX 750 anos atrás. (Lembrando que a Comet foi totalmente projetada pela Hyosung, com a Tecnologia Suzuki). Suponho que com o motor quente, restaria muito óleo no imenso radiador de óleo, (muito maior que um comum de CG300), e nos canais de arrefecimento do bloco do motor e que seja necessário um lapso de tempo, para que o óleo retorne quase que totalmente ao cárter por força da gravidade. Acredito eu que seja esse o motivo. Como tudo aqui é pouca teoria e muito ceticismo, eu acredito que o melhor sempre seja seguir o que contém o manual. Ninguém é mais capaz do que o engenheiro que projetou o motor para afirmar qual deve ser o modo. No caso da Comet, troca de óleo com o motor Frio. No caso das Srads atuais o sistema de arrefecimento é totalmente diferente das antigas.

Kallébe
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Leandro_SS Qua 26 Jun 2013, 18:46

Ta rendendo o assunto heim! Rs
Leandro_SS
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por J. A. Ter 02 Jul 2013, 17:45

É uma aula atrás da outra!!!rs

J. A.
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 21 maio 2014, 15:27

Resumindo então (e ressuscitando o tópico), pelo que li aqui, a maior indicação é para a troca com o motor levemente quente.

Vou mudar minha forma de troca então, pois eu sempre trocava com motor frio, na "ilusão" que assim todo óleo estaria no fundo do motor e sairia por completo, enquanto que com ele quente após funcionar ficaria óleo velho pra parte de cima do motor.

Vou usar a tática de um companheiro ai, dar uma leve afrouxada no parafuso antes de aquecer o motor, pra depois afrouxar com maior facilidade, já que sempre que vou trocar a moto está fria/parada.

Valeu pessoas!!!
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Luciano Cardoso Qua 21 maio 2014, 16:16

Com o motor quente com certeza, quanto mais quente mais fino óleo fica e escorre mais e mais rápido, quanto ao parafuso do carter, depois que escorrer completamente o óleo... que trocar o filtro... se voce ver que o motor ainda ta muito quente, é só esperar alguns minutos antes de recolocar e apertar.

Abraço
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Diego de Oliveira Qua 21 maio 2014, 16:25

Beleza pura! Hoje tirei o dia pra ler tópicos sobre óleo, hehe! Valeu!
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mark_1000 Qua 21 maio 2014, 18:42

Voltando a ler os últimos posts, pensei na mesma coisa que o White house citou sobre mandar ar comprimido no bocal.... Pode tá mandando sujeira junto !

Agora tem uma lenda que diz que não se pode misturar óleo sintético com mineral, certo ou errado... Não sei !
Mas quando trocamos o óleo sempre fica um pouco no motor... E se na troca anterior foi colocado o mineral e agora um sintético... Alguem sabe algo a respeito ?

Cito isso pelo exemplo da minha moto. Comprei apenas com a primeira revisão feita. Perguntei ao antigo dono qual óleo usou e coloquei o mesmo tipo (motul 5100).
Mark_1000
Mark_1000
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Diego de Oliveira Qui 22 maio 2014, 07:29

abaixo o link do tópico que DEVERIA ser mais específico pra debater sobre mineral x sintético, já que aqui a questão é mais sobre troca do óleo com motor quente x frio:

https://www.suzukionline.org/t2402-lenda-mineral-x-sintetico?highlight=sint%E9tico+ou+mineral

mas não tem jeito, os assuntos acabam se misturando!
Diego de Oliveira
Diego de Oliveira
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo