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Troca de óleo com motor quente ou frio?

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Troca de óleo com motor quente ou frio? Empty Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por J. A. Qui 20 Jun 2013, 17:05

Pessoal, devo trocar o óleo da moto com o motor quente ou frio?
Já ouvi diversas "desculpas" para justificar, o motor deve estar frio para não dar problema no parafuso do cárter, ou o motor estar quente para descer todo o óleo e tals...vai saber né!!! O que vcs acham e fazem?

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Mensagem por Sérgio Santiago Qui 20 Jun 2013, 17:10

QUENTE.
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Mensagem por tiago_pimenta Qui 20 Jun 2013, 17:26

Quente, pois assim o óleo esgota (escorre) melhor, correto senhores ?!?!
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Mensagem por Regis Guerreiro Qui 20 Jun 2013, 18:34

Salve galera, então como citado pelos brothers, "motor quente", alias estou fazendo a troca agora, liguei a motoca uns 10 min para aquecer e vou deixar um bom tempo escorrendo o óleo...
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Mensagem por Leandro_SS Qui 20 Jun 2013, 19:41

Eu ligo a moto e deixo atingir os 90 graus. Desligo e espero +/- 40 minutos ate o motor ficar morno. Assim retiro o parafuso do carter com maior seguranca e ao mesmo tempo tenho ctz que o oleo escorreu todo e ainda esta quente.
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Mensagem por Mark_1000 Qui 20 Jun 2013, 19:48

Quente, como eu troco na CC, pego 30km de pista antes, ai chego na CC e o mecânico espera +- 1 hora pra mexe nela.
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Mensagem por nelslima Qui 20 Jun 2013, 21:34

Quanto mais quente melhor.
Motor frio sobra quase meio litro dentro do motor em motos grandes.

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Mensagem por edgar Sex 21 Jun 2013, 00:38

em alguns  carters o parafuso ( bujão)  é preso por um helicoil. se for esse o caso esse helicoil " PODE " sair junto com o parafuso do bujão. se trocar com o motor quente.

quando eu digo PODE significa que existe o risco e não que seja uma certeza.
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Mensagem por Regis Guerreiro Sex 21 Jun 2013, 02:52

Senhores uma duvida, alguns estudos apontam que boa parte do desgaste do motor acontece na partida, eis aqui a duvida quando  trocamos óleo e filtro e nova mente colocamos o óleo essa primeira partida não seria ainda danosa para o motor? scratch
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Mensagem por Sérgio Santiago Sex 21 Jun 2013, 03:25

Regis Guerreiro escreveu:Senhores uma duvida, alguns estudos apontam que boa parte do desgaste do motor acontece na partida, eis aqui a duvida quando  trocamos óleo e filtro e nova mente colocamos o óleo essa primeira partida não seria ainda danosa para o motor? scratch

Sim. Pode reparar que a lâmpada piloto da pressão de óleo demora um pouco mais para apagar após as trocas, principalmente em motores muito rodados onde as folgas são maiores. Mas não é grande coisa.
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Mensagem por Convidado Sex 21 Jun 2013, 08:53

J. A. escreveu:Pessoal, devo trocar o óleo da moto com o motor quente ou frio?
Já ouvi diversas "desculpas" para justificar, o motor deve estar frio para não dar problema no parafuso do cárter, ou o motor estar quente para descer todo o óleo e tals...vai saber né!!! O que vcs acham e fazem?

Galera,

O óleo deve ser trocado com o motor quente, mas cuidado pra não queimar a mão na hora de retirar o filtro. Assim o óleo escorre mais depressa. Uma dica: com a saída do óleo aberta em baixo, coloque um jato de ar comprimido no bocal de entrada do óleo. Assim o jato ajuda a retirar o óleo velho mais depressa.

Abraços.

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Mensagem por nelslima Sex 21 Jun 2013, 10:22

A primeira partida quando se troca o filtro de óleo é a pior coisa para um motor, mas, fazer o q ? Aquela partidinha, corresponde a andar uns 2 mil km de desgaste pro motor. 
Quanto ao ar comprimido, a última vez que fiz isto, sobrou óleo na parede, teto e no poodle.....

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Mensagem por fox_martins Sex 21 Jun 2013, 10:55

Quando vou trocar saio tbm num pequeno rolê pra esquentar, mas antes com a moto fria, dou só uma pequena afrouxada no bujão, só pra tirar aquele torquinho que da quando fecha o bicho. Deixo ele só com uma pequena firmeza lógico pra não soltar. Quando chego só acabo de afrouxar e já era, sem dano algum.

Abraços!
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Mensagem por Regis Guerreiro Sex 21 Jun 2013, 11:48

nelslima escreveu:A primeira partida quando se troca o filtro de óleo é a pior coisa para um motor, mas, fazer o q ? Aquela partidinha, corresponde a andar uns 2 mil km de desgaste pro motor. 
Quanto ao ar comprimido, a última vez que fiz isto, sobrou óleo na parede, teto e no poodle.....


Bom dia,  então a um tempinho atrás eu tinha carro turbo com o motor forjado, e quando fazia a troca de óleo,  por meio de uma chave tic-tac, me dava a opção de desligar a bomba de combustível , então com a mesma desligada eu dava partida e ia acompanhando por um manômetro, levava aproximadamente uns 15 segundos para pressurizar o sistema .
Na moto tem algo que eu consiga fazer para girar apenas o motor de arranque ?
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Mensagem por nelslima Sex 21 Jun 2013, 16:59

Nas motos antigas, eu fazia o seguinte :
Dava umas partidas com o botão vermelho do motor desligado (elas tentavam dar partida mas não pegavam)
Nas novas, com o botão desligado, nem partida dá....aí não sei.
Tem que sofrer uns 10 segundos mesmo...

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Mensagem por gbordallo Sex 21 Jun 2013, 18:36

Tente colocar um pouco de óleo no filtro na hora de montar, a luz do óleo demora mais para apagar quando trocamos óleo e filtro porque o filtro novo esta vazio.
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Mensagem por Acastro Sex 21 Jun 2013, 19:18

O problema do parafuso do cárter espanar é no aperto, então penso que com a moto quente solta o bujão e deixa escorrer e depois de frio aperta e coloca o óleo no motor.
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Mensagem por Kallébe Seg 24 Jun 2013, 00:48

.


Última edição por Kallébe em Qua 26 Jun 2013, 01:24, editado 1 vez(es)

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Mensagem por tiago_pimenta Seg 24 Jun 2013, 08:47

Parei de ler na quarta linha ... Kallébe, vai em uma oficina e quando chegar uma moto qualquer para trocar o óleo, passa o dedo no óleo *QUENTE* e esfregue um contra o outro, ai você faz o mesmo com a outra mão com o óleo novo.

Não é analogia alguma, é fato !!!
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Mensagem por Wallysson Seg 24 Jun 2013, 11:33

Sugestão referente ao filtro:

O filtro K&N possui uma valvula de retenção, imagino que para reter o óleo e diminuir estes efeitos da partida.
E como já citado acima, é valido colocar um pouco de óleo no filtro antes de monta-lo.
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Troca de óleo com motor quente ou frio? Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por Kallébe Seg 24 Jun 2013, 13:47

tiago_pimenta escreveu:Parei de ler na quarta linha ... Kallébe, vai em uma oficina e quando chegar uma moto qualquer para trocar o óleo, passa o dedo no óleo *QUENTE* e esfregue um contra o outro, ai você faz o mesmo com a outra mão com o óleo novo.

Não é analogia alguma, é fato !!!

 lol! lol! Ler quem quer. É por isso que se chama fórum de discussão. Escuta, debate e contrapõe quem quer...

Pegue o óleo de motor já utilizado e esquente ele na frigideira, dentro da frigideira vc percebe a diferença... Isso que é Fato !
É coisa de quem não tinha muito o que fazer, mas já fiz. Se assim fosse os óleos não viriam com grau de viscosidade escritos no rótulo.
Apenas culturismo brasileiro... 

As pessoas creem nas especificações API, mas não na SAE.
As especificações de viscosidade são regidos pela SAE - Sociedade de Engenheiros de Mobilidade.
A sigla W dos óleos multiviscosos significa Winter, inverno em inglês. logo representam a temperatura a 0°C. E o segundo número a viscosidade a 100°C.
Simples assim.

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Mensagem por tiago_pimenta Seg 24 Jun 2013, 14:54

Você choveu no molhado, qualquer pessoa com um pouco de curiosidade sabe das especificações que você comentou, agora dizer que óleo quente não perder viscosidade (Que ele não afina) é totalmente sem noção, me desculpa, mas ai não dá para ler e não comentar.
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Troca de óleo com motor quente ou frio? Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por Kallébe Seg 24 Jun 2013, 15:15

tiago_pimenta escreveu:Você choveu no molhado, qualquer pessoa com um pouco de curiosidade sabe das especificações que você comentou,

Ainda bem que a internet e seus conhecimentos estão aberto a todos. Livros, revistas, jornais, tudo é válido. Sou um grande defensor de todas as formas de conhecimento. Afinal eu também não nasci sabendo. 


 agora dizer que óleo quente não perder viscosidade (Que ele não afina) é totalmente sem noção, me desculpa, mas ai não dá para ler e não comentar.

confused confused confused confused

Como se fala em minha terra. Oxente ?.?.?. Então porque comentou duas vezes ?

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Troca de óleo com motor quente ou frio? Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por tiago_pimenta Seg 24 Jun 2013, 16:48

Kallébe escreveu:Ainda bem que a internet e seus conhecimentos estão aberto a todos. Livros, revistas, jornais, tudo é válido. Sou um grande defensor de todas as formas de conhecimento. Afinal eu também não nasci sabendo. 

confused confused confused confused

Como se fala em minha terra. Oxente ?.?.?. Então porque comentou duas vezes ?

Sim sim, ainda bem que a internet está ai né, imagina se confiássemos em tudo o que nós é dito por ai ? Ou confiássemos em tudo que lemos ? 


E eu comentei duas vezes pois você citou o meu nome e meu post e achei que estávamos discutindo sobre tema do tópico, não achei que tinha que permanecer calado !!!
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Troca de óleo com motor quente ou frio? Empty Re: Troca de óleo com motor quente ou frio?

Mensagem por Mark_1000 Seg 24 Jun 2013, 20:04

Boa noite amigos, 


Li acima alguns conceitos que eu não conhecia e antes postar algo procurei me informar, então segue abaixo um pouco de informação do site da CASTROL.


http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025406&contentId=7047476



Acho que oque ocorreu acima foi apenas um equivoco no conceito, ngm certo, ngm errado.


VISCOSIDADE
Troca de óleo com motor quente ou frio? Viscosidade




Outros aspectos importantes que caracterizam um óleo lubrificante são a sua viscosidade e seu nível de desempenho. Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar (fluir).


Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório, utilizando-se um aparelho chamado VISCOSÍMETRO. Trata-se de um teste padronizado onde é medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.

A temperatura do teste deve ser constante, pois a viscosidade é uma propriedade que se altera de acordo com a variação da temperatura. Quanto maior for a temperatura, maior será a facilidade de escoamento, e quando em temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistência ao escoamento devido ao aumento da viscosidade. Os valores obtidos em laboratório são associados a unidades técnicas de medida de viscosidade (Centistokes, Segundos Saybolt, Centipoise) que a maioria do público consumidor desconhece. Por sua vez, a SAE, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, criou um critério de classificação que teve aceitação generalizada pelos fabricantes de veículos e de lubrificantes. Esta classificação é feita associando-se um número puro à viscosidade determinada em laboratório. 



Quanto maior o número, maior será a viscosidade. A classificação SAE divide os óleos lubrificantes em dois grupos: óleos de "grau de inverno" - óleos que possibilitem uma fácil e rápida movimentação, tanto do mecanismo quanto do próprio óleo, mesmo em condições de frio rigoroso ou na partida a frio do motor, e cuja viscosidade é medida a baixas temperaturas e tem a letra W acompanhando o número de classificação. Os testes para óleos de grau de inverno levam em consideração a resistência que o mesmo oferecerá na partida a frio do motor e a facilidade de bombeamento e circulação em baixas temperaturas. Óleos de "grau de verão" - óleos que trabalhem em altas temperaturas, sem o rompimento de sua película lubrificante, pois quanto mais quente o óleo, menos viscoso ele se apresenta. Os óleos de grau de verão têm sua viscosidade medida em altas temperaturas e não possuem a letra W- óleos que trabalhem em altas temperaturas. Os testes dos óleos de grau de verão verificam a operabilidade do lubrificante em altas temperaturas, ou seja, a sua capacidade de oferecer proteção em regimes extremos.
Classificação SAE para óleos de motor


Existem óleos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigências, como por exemplo, os Óleos Multiviscosos, cuja classificação reune graus de óleos de inverno e de verão.

Por exemplo: Um óleo SAE 20W/50 mantém a viscosidade adequada, tanto em baixas temperaturas (se comportando como um óleo SAE 20W), facilitando a partida a frio, quanto em altas temperaturas (se comportando como um óleo SAE 50), garantindo uma perfeita lubrificação.




Abraço!
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