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ABS - O que vcs acham ? Essencial em motos novas ?

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Mensagem por GF_HUNTER Qua 11 maio 2011, 23:03

Amigos, gostaria da opinião de vocês a respeito de ter uma moto com ABS.

Atualmente estou em busca de outra moto para encontrar os amigos nos finais de semana, então estou pesquisando muito e após ler bastante a respeito do ABS, sinto que terei mais segurança comprando uma moto que tenha ABS.

Até hoje fico em dúvida se eu conseguiria ter evitado o acidente com a minha ex-b12, se ela tivesse ABS, pois na hora que vi o carro na faixa do lado esquerdo na minha frente freando e invadindo a minha pista na marginal, cheguei a frear a moto, mas nao deu tempo e a lateral traseira direita do carro acertou a roda dianteira e eu fui para o chão e a moto deu pt.

Como vcs pensam ? Se fossem comprar uma moto nova, pegariam com ou sem ABS ?

Infelizmente não existe no Brasil Bandit com ABS, o que me deixa revoltado, pois não consigo entender o motivo de ter Bandit na Europa com ABS e aqui não.

As opções de motos grandes com ABS no Brasil são realmente limitadas, tirando as BMW (Sem condições $$$), temos da HONDA somente a HORNET (Sem condições - Muito Roubada) e algumas motos da Kawa, Z750, Er6n, Ninja 650r. A Yamaha é uma que também não ajuda, pois as novas XJ6F não tem ABS.

Vcs tem alguma sugestão ?

Leiam esse artigo a respeito do ABS: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Motos_Conteudo.vxlpub?hnid=42112

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Mensagem por Padumi Qui 12 maio 2011, 00:39

Sem dúvida que o ABS é MUITO bom em situações de emergência.

Mas eu não vejo o ABS como um fator decisivo pra escolha da moto. Afinal, sempre andei sem ABS...

Talvez seja coisa de maluco mas é sério: eu até vejo como um "atrativo" a mais a falta do ABS em relação à adrenalina e sensação de superação. Ou seja: é mais desafiador na tocada, saber dominar a moto, ter feeling pra andar no limite e tal. Quando "a coisa" começa a ter muita tecnologia assistida (freios que dosam automaticamente entre as duas rodas, câmbio automático, etc) meio que "perde a graça".

Cara, no teu acidente, da maneira como vc relatou, eu acho que não teria feito diferença nenhuma ter ABS.


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Mensagem por BOLI Qui 12 maio 2011, 01:30

Vou falar por mim, já tive Moto com e sem ABS, A Hornet ABS já me tirou de situação muito ruim, que se não fosse o sistema acho que teria caído.
Pra mim o ABS faz muita diferença, se puder pegar alguma com nem pense.
Agora é como o Padumi postou, no seu acidente não teria como escapar, nem com ABS.
Abraço.
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Mensagem por Saddam Qui 12 maio 2011, 06:44

ABS em carro acho importante em moto já acho que andar dentro dos limites seus e da moto o tornam dispensável.

O mesmo se aplica ao sistema de tração e ajustes eletrônicos de suspensão.

Moto está mais relacionado a "braço" que a tecnologia.




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Mensagem por Convidad Qui 12 maio 2011, 08:17

pesquisa bem ae, que ABS nao funciona todos iguais nao. exemplo é a Hornet que chega a ser referencia de ABS, mais seu freio é completamente diferente de uma SS de ABS. pesquisa os recursos ae primeiro antes de decidir.

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Mensagem por Ulba Qui 12 maio 2011, 11:09

A minha tem ABS. É show de bola.

Todo mundo que da um role, eu falo pra testar e pessoal curte.

Já precisei usar em uma emergencia e fez o seu trabalho.

Nesse fds eu andei de CBR e nao tinha, do nada uma bike entra na pista e precisei frear com força. Tive que puxar a trazeira de volta pro lugar dela kkkk. A frente ficou la pq tem freio pra isso.
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Mensagem por Skilo Qui 12 maio 2011, 11:43

Como alguém que nunca experimentou uma coisa pode sentir falta dela?

Quem usou ABS uma vez na vida, nunca mais vai se sentir 100% à vontade sem.

No meu caso, estou tentando comprar uma Fireblade. Mas só vem com ABS a preta, que não me interessa. Mas se viesse na HRC e tivesse um valor razoável a mais, com certeza compraria COM ABS!

Boa sorte!!!
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Mensagem por Ricardo Godoy Qui 12 maio 2011, 12:04

Concordo com o comentário do Saddam ... "Moto está mais relacionado a "braço" que a tecnologia."

Procure por curso de pilotagem, caso ainda não tenha feito, e se mantenha andando com seus limites sob controle ... segurança nunca é demais!

Com o desenvolvimento de técnicas de pilotagem vc vai optar mais tranquilamente pelo ABS ou não. Cada um tem seu estilo de pilotagem!
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Mensagem por edgar Qui 12 maio 2011, 12:23

O abs em motos ainda tem q evoluir.

ele ajuda em frenagens de curva ou pisos escorregadios. em situação de emergencia no seco não ajuda.

a pergunta é simples, vc ja caiu no asfalto sem chuva porque a roda dianteira travou ????

dificilmente, visto q é mais facil tirar a traseira da moto do chão ( RL) do que travar, ou seja o ABS teria que estar junto com um sensor de inclinação.
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Mensagem por Ulba Qui 12 maio 2011, 12:57

Desculpe Edgard mas nao concordo contigo.

Pro motos ST como a minha faz diferença no seco sim! Ainda mais pra maioria que nao tem curso de pilotagem. Saber técnicas para frear a moto ajudam nos dois casos.

Como ja tive moto grande com e sem ABS e ja precisei usar em situaçoes de emergencia nos dois caso, eu recomendo ABS. Pelo menos o da Triumph é muito bom por nao ser combinado.

Detalhe, na curva pra mim tanto faz... quando preciso frear nessa situação é tao leve que o ABS nem atua.
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Mensagem por _-ë-_ Qui 12 maio 2011, 13:00

Como já foi comentado, toda a assistência eletrônica acaba tirando um pouco o "desafio" imposto sobre os condutores de motos e carros.
No meu ver o menor desafio acaba tendo alguns efeitos colaterais:
-O condutor acostumado a utilizar seu conhecimento e técnica acaba se "emburrecendo". De que vale a técnica e conhecimento se quem toma a frente são os controles eletrônicos? O pior é que nem sempre a assistência eletrônica é a melhor solução para determinadas situações.
-Tem condutor leigo que não sabe, e não faz questão de saber como essas tecnologias funcionam ou atuam, e acha que a assistência eletrônica irá fazer tudo e "salvá-lo" de qualquer situação, e isso pode ser perigoso.

Evolução tecnológia é boa, com certeza, mas quanto mais se facilita para o ser humano, mais esse se acomoda e não procura "se" aprimorar...rs..
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Mensagem por Reis Qui 12 maio 2011, 13:03

Concordo com o que os amigos falaram: em teoria o ABS é sensacional! Na prática também.

Eu tenho uma única restrição ao ABS e esta restrição não tem nada a ver com o sistema em si.

É o seguinte: hoje eu me sinto muito à vontade em frear forte com minha moto, mesmo ela não tendo ABS. Digo isso porque com o tempo, aprendi a modular os freios, principalmente os dianteiros em freada de emergência. Todos vocês sabem como é. Não pode frear tudo de uma vez. Tem que ir apertando continuamente pra permitir que seja feita toda a transferência de peso pra roda da frente. Eu demorei um bom tempo pra aprender isso....

Pois é, mas com ABS não tem nada disso. Numa freada de emergência você vem e mete a mão com tudo no freio e deixa a eletrônica trabalhar. Por isso, se eu começar a andar em moto com ABS, certamente vou começar a perder a habilidade de modular o freio, já que isso não mais será necessário. E eu não quero que aconteça.

Bom, mas se acontecer tudo bem. O problema é quando o cara anda muito tempo com moto com ABS. Se acostuma com o sistema e depois compra uma moto sem ABS. Muita gente vai pro chão assim. Tenho amigo aqui que já caiu duas vezes travando freio dianteiro porque não conseguiu reacostumar com a moto sem ABS...

Então pra mim é assim: sei que um dia terei uma moto com ABS. É o futuro. Mas não vou fazer força pra apressar a chegada desse dia não.
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Mensagem por Convidad Qui 12 maio 2011, 14:21

bom, vou tentar ser humilde o maximo, sem menosprezar nada.
quem disse que tecnologia tira o ''Tesao'' de pilotar ae, que foi o que entendi, na minha opiniao falow besteira.
abs, pelo menos aqui, freia sim no molhado, e nao deixa a moto travar a roda. pode alicatar o freio dianteiro todo, que ela nao perde o traçado de jeito maneira.
denovo em tecnologia, a tendencia das motos agora, é mundialmente serem lançadas com ABS e controle de traçao juntas. la fora sao mais comuns esses dois recursos juntos.
ae que a moto nao perde traçado, justamente pelo conjunto de traçao e ABS. agora, se alguem duvidar, e se queiser sentir o que to dizendo, vai ate sao jose do rio preto numa concessionaria eurobike e pede pra fazer um test drive numa moto com traçao e abs. DEPOIS GARANTO QUE IRAO MUDAR DE IDEIA!! ABS de referencia como da cbr, hornet, ja tao ultrapassados. a nova zx10 mesmo, ja da um baile em qualquer recurso atualmente.
controle de traçao e ABS, vieram juntos pra acabar com a insegurança em qualquer piso, nas frenagens.
é coisa de outro mundo mesmo. eu sempre usei moto sem abs, e nunca fiz questao, e sempre meti o pal no sistema. a evoluçao chegou sim, e esta ae. problema é a facada que leva!! ABS - O que vcs acham ? Essencial em motos novas ? 728855

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Mensagem por Bisteka Qui 12 maio 2011, 14:41

Reis escreveu:O problema é quando o cara anda muito tempo com moto com ABS. Se acostuma com o sistema e depois compra uma moto sem ABS. Muita gente vai pro chão assim. Tenho amigo aqui que já caiu duas vezes travando freio dianteiro porque não conseguiu reacostumar com a moto sem ABS...
O meu amigo tomou um pacote feio e levou a esposa junto... Só andava de NH6 com ABS e foi dar um rolê com a moto do sogro (mônica)... Foi feio... A mulher dele estava de regata, chinelo e short quando começou a queda...

Quando acabou crio que ela estava sem nada...

O cara viu um radar e alicatou a 80km/h... Como ele faria com a NH6... só que...

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Mensagem por Convidad Qui 12 maio 2011, 14:47

na reta, todo ABS teem o mesmo principio. quando se chega numa curva ou piso molhado, é onde o controle de traçao precisa apoiar o ABS. é bruta a diferença hem. a Hornet em reta, ja freia muito antes que qualquer moto, mesmo mais leve, só pelo ABS.
o que uma leva 20mtr pra freiar, a hornet abs faz com 12, ate menos. no curso do tite ele mostrou a diferença. absurdamente desigual.

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Mensagem por BOLI Qui 12 maio 2011, 15:44

Pereba escreveu:bom, vou tentar ser humilde o maximo, sem menosprezar nada.
quem disse que tecnologia tira o ''Tesao'' de pilotar ae, que foi o que entendi, na minha opiniao falow besteira.
abs, pelo menos aqui, freia sim no molhado, e nao deixa a moto travar a roda. pode alicatar o freio dianteiro todo, que ela nao perde o traçado de jeito maneira.
denovo em tecnologia, a tendencia das motos agora, é mundialmente serem lançadas com ABS e controle de traçao juntas. la fora sao mais comuns esses dois recursos juntos.
ae que a moto nao perde traçado, justamente pelo conjunto de traçao e ABS. agora, se alguem duvidar, e se queiser sentir o que to dizendo, vai ate sao jose do rio preto numa concessionaria eurobike e pede pra fazer um test drive numa moto com traçao e abs. DEPOIS GARANTO QUE IRAO MUDAR DE IDEIA!! ABS de referencia como da cbr, hornet, ja tao ultrapassados. a nova zx10 mesmo, ja da um baile em qualquer recurso atualmente.
controle de traçao e ABS, vieram juntos pra acabar com a insegurança em qualquer piso, nas frenagens.
é coisa de outro mundo mesmo. eu sempre usei moto sem abs, e nunca fiz questao, e sempre meti o pal no sistema. a evoluçao chegou sim, e esta ae. problema é a facada que leva!! ABS - O que vcs acham ? Essencial em motos novas ? 728855

2X...

A diferença é nítida, Chega forte demais numa curva com o abs, aperta o manete com gosto e a Moto faz a curva nos trilhos...
Chega forte na mesma curva e velocidade com uma sem o Abs e vê o que acontece.... quem já teve moto com e sem abs sabe o que estou falando.
BOLI
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Mensagem por Ulba Qui 12 maio 2011, 16:22

Justo!
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Mensagem por Johnnie Walker Qui 12 maio 2011, 18:20

Eu não compraria uma moto que tem ABS em detrimento de outra que eu goste mais, porém, se a moto que eu gosto tem versões com e sem ABS, e couber no meu bolso, vou de ABS.

Simples assim.
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Mensagem por Saddam Qui 12 maio 2011, 19:11

BOLI escreveu:
Pereba escreveu:bom, vou tentar ser humilde o maximo, sem menosprezar nada.
quem disse que tecnologia tira o ''Tesao'' de pilotar ae, que foi o que entendi, na minha opiniao falow besteira.
abs, pelo menos aqui, freia sim no molhado, e nao deixa a moto travar a roda. pode alicatar o freio dianteiro todo, que ela nao perde o traçado de jeito maneira.
denovo em tecnologia, a tendencia das motos agora, é mundialmente serem lançadas com ABS e controle de traçao juntas. la fora sao mais comuns esses dois recursos juntos.
ae que a moto nao perde traçado, justamente pelo conjunto de traçao e ABS. agora, se alguem duvidar, e se queiser sentir o que to dizendo, vai ate sao jose do rio preto numa concessionaria eurobike e pede pra fazer um test drive numa moto com traçao e abs. DEPOIS GARANTO QUE IRAO MUDAR DE IDEIA!! ABS de referencia como da cbr, hornet, ja tao ultrapassados. a nova zx10 mesmo, ja da um baile em qualquer recurso atualmente.
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2X...

A diferença é nítida, Chega forte demais numa curva com o abs, aperta o manete com gosto e a Moto faz a curva nos trilhos...
Chega forte na mesma curva e velocidade com uma sem o Abs e vê o que acontece.... quem já teve moto com e sem abs sabe o que estou falando.

Chega certo na curva e saia quente torcendo o cabo.
Ou faz que nem o meninos de Joanópolis que NÃO freiam nas curvas e vão no limite das Twisters.
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Mensagem por BOLI Qui 12 maio 2011, 19:19

Mas se sempre chegarmos certos e fizermos tudo certo em uma moto, não existiria este tipo de queda que sofremos em curvas, os meninos de Joapa é outra estoria, pilotam bem e moram no local.
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Mensagem por Skilo Qui 12 maio 2011, 20:31

Primeiro, quem falou de desafiar a moto, poderia pensar assim: "como é que posso arriscar tudo aqui nessa situação, tentar atingir limite do limite com minha moto que paguei com meu suor"? Acho que ABS não resolve aí. Resolve um pouquinho mais de juízo.

Sobre frenagens em geral, intencionais, o ABS sempre vai ajudar. Mas no que mais ele faz A DIFERENÇA é numa frenagem de emergência, daquelas que tentamos nos defender do erro alheio, saca? Chama-se ALICATADA!
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Mensagem por Convidad Qui 12 maio 2011, 20:36



Sobre frenagens em geral, intencionais, o ABS sempre vai ajudar. Mas no que mais ele faz A DIFERENÇA é numa frenagem de emergência, daquelas que tentamos nos defender do erro alheio, saca? Chama-se ALICATADA![/quote]

nao é assim só nao!! pelo menos aqui nao!! faz muita diferença em tudo. Cool

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Mensagem por vidal Qui 12 maio 2011, 20:45

Se tiver com ABS pegue pois nao tem valor que vai cobrir a recuperacao de uma fratura, ou os danos da moto que sao secundarios a nossas vidas, peguei uma xre (uma merda) com abs (este maravilhoso) parece ser frescura , um gasto enorme numa moto mais fraca ai semana passada tava todo apressadinho e depois de uma curva o transito tava travado, meu Deus e o ABS salvaram o gordinho de sifu!
Se puder compre vale a pena na minha opiniao, mas nao sou piloto e nao me garanto ok!
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Mensagem por GF_HUNTER Qui 12 maio 2011, 22:04

Agradeço a todos que responderam com suas opiniões.

A maioria absoluta defendeu que o sistema ABS é fundamental, alguns mais “radicais” defendem que o risco inerente às motos sem ABS, faz parte da adrenalina ao pilotar, o que, eu, na minha humilde opinião, não concordo.

Entendo que nada substitui a habilidade na hora da frenagem, mas se podemos contar com o auxílio da tecnologia para nos garantir mais segurança na hora de pilotar, o ABS se torna indispensável.

Após estudar muito o assunto e analisar a opinião dos amigos, concluo o seguinte: Ao pilotar uma moto com ABS, vc terá mais chances de se livrar de uma situação de risco, estará mais protegido e terá mais garantias de evitar danos na paixão que vc comprou com muito suor, consequentemente o tesão de pilotar irá aumentar.

Minha opinião está formada! Vou em busca de uma moto nova com ABS. A Z750 com ABS é uma séria candidata.

Espero encontrar os amigos em breve na estrada!

Um forte abraço para todos!

Para os que ainda têm dúvidas da eficácia do sistema ABS, tanto no seco, quanto no molhado, vejam os vídeos abaixo e tirem suas próprias conclusões:


https://www.youtube.com/watch?v=MVSjoyE7nsk&feature=player_embedded