Primeira marcha dificil de entrar
+4
Deanzaumm
AleDiener
DomMarco
ata.jb
8 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Primeira marcha dificil de entrar
Galera,
qdo já estou rodando e vou parar em um semáforo, por ex., vou reduzindo e às vezes não consigo encontrar a primeira marcha. Já tive que sair de segunda pra não levar buzinada.
Procurei na net e vi um fórum da Yamaha onde falaram que acontece nas motos deles, muitas vezes.
Isso acontece mesmo?? É normal?? Tem alguma manha pra evitar??
Valeu.
qdo já estou rodando e vou parar em um semáforo, por ex., vou reduzindo e às vezes não consigo encontrar a primeira marcha. Já tive que sair de segunda pra não levar buzinada.
Procurei na net e vi um fórum da Yamaha onde falaram que acontece nas motos deles, muitas vezes.
Isso acontece mesmo?? É normal?? Tem alguma manha pra evitar??
Valeu.
ata.jb- Participante
-
Re: Primeira marcha dificil de entrar
Nunca tive esse tipo de problema, pois, ao aquecer a moto pela manhã, mantenho o manete da embreagem pressionado.
E depois que passei a usar Yamalube, o câmbio melhorou muito !
Se a sua for uma Bandit 650S carburada, tenta fazer isso e vê se melhora.
DomMarco- Participante
-
DomMarco escreveu:Nunca tive esse tipo de problema, pois, ao aquecer a moto pela manhã, mantenho o manete da embreagem pressionado.
Camarada,
a minha é uma GSX F injetada (2010). Ainda está com 300km rodados. Será ainda por estar amaciando?
ata.jb- Participante
-
Cara tudo acontece com sua moto? ? Eu ja tenho Suzuki´há algum tempo, ou voce é azarado ou é novato de carta, ou ainda seja a cor de sua moto ,pois tenho uma igual ,mais é preta, será isto?
Convidad- Convidado
Pode ser ... mas tenta aquecer com o manete da embreagem pressionado e vê se melhora.
DomMarco- Participante
-
Catharino escreveu:Cara tudo acontece com sua moto? ? Eu ja tenho Suzuki´há algum tempo, ou voce é azarado ou é novato de carta, ou ainda seja a cor de sua moto ,pois tenho uma igual ,mais é preta, será isto?
Acho que é de tudo um pouco.
ata.jb- Participante
-
Esquenta não. Logo vc pega as manhas hehehe
AleDiener- Participante
-
ata.jb- Participante
-
DomMarco escreveu:[...] ao aquecer a moto pela manhã, mantenho o manete da embreagem pressionado.
Lembre-se que isso "come" o disco de embreagem todinho...
Deanzaumm- Participante
-
Na minha opinião, pode estar acontecendo 2 problemas, ou você está tentando engatar a marcha meio que com cuidado d+... tipo sem determinação, e ela não entra (já ocorreu comigo, pois estava meio passando as marchas com dó), OU está precisando dá uma regulada no cabo de embreagem, deixar ele mais tensionado!
No mais... vai levando até o período normal de amaciamento, depois dá um couro muito louco na motoca que ela vai aprender... e ficará toda certinha!
No mais... vai levando até o período normal de amaciamento, depois dá um couro muito louco na motoca que ela vai aprender... e ficará toda certinha!
Deanzaumm- Participante
-
Ata. Detalhes como esse que vc cita ocorre em todas as motos. Como o Deanzaumm falou, o problema está na falta de "determinação" hehe.
Vai parando e ao mesmo tempo já reduzindo as marchas.
Se deixar parar a moto em 2ª por exemplo, experimente soltar a embreagem só um pouquinho (como se fosse arrancar) e puxe novamente a embreagem e a seguir dê o tradicional "tapa" no pedal do câmbio para a 1ª marcha.
OBS: "tapa" com determinação hehe.
Se deixar parar a moto em 2ª por exemplo, experimente soltar a embreagem só um pouquinho (como se fosse arrancar) e puxe novamente a embreagem e a seguir dê o tradicional "tapa" no pedal do câmbio para a 1ª marcha.
Carlão- Participante
-
Carlão escreveu:Ata. Detalhes como esse que vc cita ocorre em todas as motos. Como o Deanzaumm falou, o problema está na falta de "determinação" hehe.
Carlão,
era isso que eu estava querendo saber... essas "manhas". No fórum da yamaha os caras falaram justamente isso, de soltar a embragem um pouquinho na segunda como se fosse arrancar... daí engata a primeira. Tentei fazer uma vez e deu certo.
Até de carro mesmo isso acontece... aprendi uma vez que, pra melhorar o engate da primeira, passa-se o cambio na segunda e engata a primeira, só para ajustar as engrenagens e o engate ser mais facil e preciso. São coisas que não se aprende nas autoescolas.
Muito obrigado Carlão e a todos que se propuseram a ajudar.
Como não tenho amigos motoqueiros aqui na cidade, minhas dúvidas são todas sanadas aqui... algumas bobas, como esta.
Abraços.
ata.jb- Participante
-
não existem duvidas bobas, existem situações que somente quem já passou e aprendeu pode ajudar, no seu caso pode ser mesmo o Dean falou, não tenha dó da motoka, ela foi feita para isso, por isso tem 4 cc e muita força, para te aguentar, nos demais, sua moto esta na garantia, fique atento e não perca o prazo, reclame se for necessário ok...... mas que me parece falta de tato com a motoka, isso esta parecendo mesmo..............
PS: aqui ninguem vai medir seu nivel de conhecimento, mesmo porque todos aqui ainda estão aprendendo ok........
abraços brother...
PS: aqui ninguem vai medir seu nivel de conhecimento, mesmo porque todos aqui ainda estão aprendendo ok........
abraços brother...
Wil- Participante
Carlão escreveu:
Eu tinha uma Hornet, e as vezes, quando ia dá uma arrancada mais forte (geralmente quando via algum cara de moto menor, ou alguma gata com suas partes maiores), botava a 1ª, acelerava... e quando ia jogar a 2ª... fazia com passo de balé... aí caia no ponto morto... e pagava aquele KING-KONG...
Um brother falou exatamente isso, que eu não estava com determinação no passar de marchas.
Depois disso, começei a tratar o cambio com mais energia. Não é ignorância... mas sim ENERGIA e DETERMINAÇÃO!
Contudo... continue observado para se, eventualmente for outro detalhe, você poder ir na concessionária reclamar!
Deanzaumm- Participante
-
Isso acontece porque a maioria das motos e carros, a engrenagem da primeira marcha tem os dentes em uma posição um pouco diferente das demais, uma vez que ela tem que aguentar muita força. (geralmente os dentes são mais retos do que os demais).
Se você prestar muita atenção, vai ver que o barulho que o cambio/motor fazem em primeira marcha é muito mais forte do que nas demais marchas (lembra um pouco o barulho do cambio do carro em marcha ré).
Isto é projetado desta forma porque a engrenagem da primeira marcha precisa ser mais forte do que as demais.
A tendência é que essa dificuldade ao trocar as marchas diminua porque ainda está tudo muito justo na moto.
Moto, sempre você deve se preparar para o próximo momento. Se for parar, ainda em movimento reduza as marchar até alcançar a marcha com força suficiente para arrancar. O mesmo vale para uma subida, prepare-se sempre antes de chegar no obstáculo.
Abs.,
Se você prestar muita atenção, vai ver que o barulho que o cambio/motor fazem em primeira marcha é muito mais forte do que nas demais marchas (lembra um pouco o barulho do cambio do carro em marcha ré).
Isto é projetado desta forma porque a engrenagem da primeira marcha precisa ser mais forte do que as demais.
A tendência é que essa dificuldade ao trocar as marchas diminua porque ainda está tudo muito justo na moto.
Moto, sempre você deve se preparar para o próximo momento. Se for parar, ainda em movimento reduza as marchar até alcançar a marcha com força suficiente para arrancar. O mesmo vale para uma subida, prepare-se sempre antes de chegar no obstáculo.
Abs.,
JoHnny- Participante
-
johnny voltou a postar e voltou matando a pau...
ele tem razao...
ele tem razao...
vytor- Moderador
-
vytor escreveu:johnny voltou a postar e voltou matando a pau...
ele tem razao...
Ooooo vytão!
Valeu cara, agora to conseguindo conciliar melhor o trabalho.
Lembrei da explicação que você deu uma vez por causa do barulho que o cambio do Voyage preparado fazia..
Acho esse som animal!
Abs
JoHnny- Participante
-
Mais uma vez, agradeço as explicações.
A cada post a coisa vai ficando mais clara. Eu tenho hábito de dirigir assim, reduzindo as marchas conforme a velo diminui.
Os casos em que isso aconteceu foi qdo eu esquecia de fazer isso. Aí eu parava e tinha que reduzir da 5ª pra 1ª, já parado.
Ontem eu fui trabalhar na moto, peguei um transito foda e me preocupei com isso. Resultado, não aconteceu nada. A 1ª engatou bem todas as vezes.
Na autoescola eu só aprendi a me equilibrar. Pilotar mesmo, é aqui!!!
A cada post a coisa vai ficando mais clara. Eu tenho hábito de dirigir assim, reduzindo as marchas conforme a velo diminui.
Os casos em que isso aconteceu foi qdo eu esquecia de fazer isso. Aí eu parava e tinha que reduzir da 5ª pra 1ª, já parado.
Ontem eu fui trabalhar na moto, peguei um transito foda e me preocupei com isso. Resultado, não aconteceu nada. A 1ª engatou bem todas as vezes.
ata.jb- Participante
-
[/quote]
Pois é amigão, nada como andar de moto, autoescola só ensina a passar no exame de Detran.
[/quote]
Pois é amigão, nada como andar de moto, autoescola só ensina a passar no exame de Detran.
Convidad- Convidado