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Ainda sobre o farol Xenon

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Mensagem por DomMarco Dom 14 Fev 2010, 21:55

Nào sei se já foi comentado aqui ou não, mas andei lendo a resolução do Contran que regulamenta esses faróis e, EM NENHUM LUGAR, é mencionado motocicletas. Confiram um extrato da resolução:




RESOLUÇÃO
Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007

Estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação esinalização de
veículos.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN


,
usando da competência que lhe confere o inciso I do art. 12 da Lei nº 9503, de
23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e
conforme o Decreto nº 4711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a
coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e Considerando que nenhum veículo
poderá transitar nas vias terrestres abertas à circulação pública sem que
ofereça as condições mínimas de segurança;

Considerando que a normalização dos sistemas de iluminação e sinalização é
de vital importância na manutenção da segurança do Trânsito;

Considerando a necessidade de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de
segurança para os veículos nacionais e importados, resolve:

Art.1º - Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes,
caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos
saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009
,
deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as
exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.


Cadê as motos ? EM MOTO PODE !!!!!
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Mensagem por vytor Dom 14 Fev 2010, 22:25

seguindo as normas mundiais...
e eh somente o q o brasil tem feito...
NAO, NAO PODE...

desde q o xenon existe, ele soh sai de fabrica em carros, onibus, caminhoes, etc.... q tenham regulagem de altura, lavador de farois e tenham sido aprovados para usar xenon como lampada !

o q o brasil fez foi somente regulamentar, exatamente isso, como jah era nos outros paises...
inclusive os carros de antes de 2009, originais com xenon, continuam rodando, regulares, e atendem aos quesitos....

MOTO, NUNCA PODE, e acredito eu Q NUNCA IRA PODER !
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Mensagem por Wellington Seg 15 Fev 2010, 14:54

Mas se não está explicito na lei, então não existe regulamentação.

Se não existe autorização, tembém não há proibição!!

Fica igual à questão da rabeta!

Pode eliminar pela lei.

Mas as autoridades de trânsito ficam embarreirando!

Até a Diamond vision da Phillips tem puliça embarreirando, só porque o vidro da lâmpada é azul!!

Eh froids!!!
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Mensagem por edgar Ter 16 Fev 2010, 11:29

em sampa tem como " regulamentar ".

é so entrar com um pedido de alteração e passar por um dos orgãos acredito do inmetro. pagar uma taxa de 120 reais eu acho....

o problema esta que, ainda nao existe regulamentação do tipo do aparelho para analisar a Cor da luz. ou seja a regulamentação vai com um ressalva sobre a Não analise da cor...

mas vem escrito no documento, veiculo equipado com xenon.
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Mensagem por Alan Delon Ter 16 Fev 2010, 11:48

Faz um ano que retirei o xenon da moto, todo dia penso em recolocar, a moto parece que ficou pelada...
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Mensagem por COUTINHO Ter 16 Fev 2010, 13:02

A minha tem como já falei em outros tópicos, já fui parado em blitz e não tive problemas, porém a temperatura é 4300k.

Abraço.
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Mensagem por Berlindo Ter 16 Fev 2010, 13:48

As resoluções 227 e 294 não incluem motos. É claro como a luz do dia, se não está explicito, não vale.

Já fui parado com o Xenon, ando pra cima e pra baixo e ñ tenho problemas. Porém, ñ tenho nenhum outro problema de irregularidade, seja documentos, seja pneu, seja qquer outra modificação (escape esportivo tb ñ é proíbido).
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Mensagem por Deanzaumm Dom 07 Ago 2011, 11:37

Ressuscitando tópicos...

Alguém sabe dizer como anda a questão hoje em dia?

Compensa colocar o Xenon e procurar regularizar?

E a questão das Philips Cristal Vision (com bulbo azul) pode ou não???
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Mensagem por Convidad Dom 07 Ago 2011, 12:17

Berlindo escreveu:As resoluções 227 e 294 não incluem motos. É claro como a luz do dia, se não está explicito, não vale.
Já fui parado com o Xenon, ando pra cima e pra baixo e ñ tenho problemas. Porém, ñ tenho nenhum outro problema de irregularidade, seja documentos, seja pneu, seja qquer outra modificação (escape esportivo tb ñ é proíbido).
Deanzaumm escreveu:Ressuscitando tópicos...
Alguém sabe dizer como anda a questão hoje em dia?
Compensa colocar o Xenon e procurar regularizar?
E a questão das Philips Cristal Vision (com bulbo azul) pode ou não???


A resolução 384 de Jun'2011, altera a 292, que agora abrange tudo, quado fala "todos os veículos"...

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20384.2011.pdf


FUUUUUUUU!!!

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Mensagem por Deanzaumm Dom 07 Ago 2011, 14:14

barrugo escreveu:


A resolução 384 de Jun'2011, altera a 292, que agora abrange tudo, quado fala "todos os veículos"...

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20384.2011.pdf


FUUUUUUUU!!!

Hummmm... E para regularizar é no Inmetro?
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Mensagem por rods Dom 07 Ago 2011, 16:38

vytor escreveu:soh sai de fabrica em carros, onibus, caminhoes, etc.... q tenham regulagem de altura, lavador de farois e tenham sido aprovados para usar xenon como lampada !

O que esta mais que certo...essa merda incomoda pra cacete os motoristas.... e a negada só coloca essa merda pq fica "bonitinho"....coisa de mané!!!

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Mensagem por AlemaoSP Dom 07 Ago 2011, 17:18

rods escreveu:
vytor escreveu:soh sai de fabrica em carros, onibus, caminhoes, etc.... q tenham regulagem de altura, lavador de farois e tenham sido aprovados para usar xenon como lampada !

O que esta mais que certo...essa merda incomoda pra cacete os motoristas.... e a negada só coloca essa merda pq fica "bonitinho"....coisa de mané!!!

Concordo 1000%A antes dessa merda existir, todo mundo usava farol comum de boa. Agora colocam essa porcaria em farois sem projetor, e totalmente desregulados, atrapalhando MUITO os outros motoristas. Tomara que a fiscalização seja rigorosa!

Abs!
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Mensagem por rods Dom 07 Ago 2011, 17:24

Antes xenon era coisa de carro importado...hoje é coisa de kadet e corsa de mané...he he he...
tudo desregulado e incomodando os outros...no melhor estilo Brasil foda-se os outros....

rods
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Mensagem por Garça Dom 07 Ago 2011, 21:55

vytor escreveu:seguindo as normas mundiais...
e eh somente o q o brasil tem feito...
NAO, NAO PODE...

desde q o xenon existe, ele soh sai de fabrica em carros, onibus, caminhoes, etc.... q tenham regulagem de altura, lavador de farois e tenham sido aprovados para usar xenon como lampada !

o q o brasil fez foi somente regulamentar, exatamente isso, como jah era nos outros paises...
inclusive os carros de antes de 2009, originais com xenon, continuam rodando, regulares, e atendem aos quesitos....

MOTO, NUNCA PODE, e acredito eu Q NUNCA IRA PODER !

BMW K1200 e 1300 GT sai de fabrica com xenon e escrito na lente. como os caras vão multar já q não pode?
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Mensagem por RafaB12!! Dom 07 Ago 2011, 22:11

Ando sempre em galera, e alguns não tiraram o xenon, estou pensando seriamente em re-instalar o meu, além de ser bem mais seguro p/ os outros motoriasta te verem, a noite e em túnel faz mta diferença!
Me desculpem, mas os incomodados que se mudem!
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Mensagem por SergioRM Seg 08 Ago 2011, 10:58

Eu não tirei. Ando com as lâmpadas originais guardadas na rabeta. Se o gualda parar, levo a multa e troco a lâmpada pra voltar pra casa... fazer o que...

ABS!!!
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Mensagem por gusmano Seg 08 Ago 2011, 13:17

O xenon esta proibido para veiculos que não o possuem originais de fábrica.... ou seja, se já saiu da fábrica com xenon, não pega nada.

abs

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Mensagem por Richard. Seg 08 Ago 2011, 20:42

Deanzaumm escreveu:Ressuscitando tópicos...

Alguém sabe dizer como anda a questão hoje em dia?

Compensa colocar o Xenon e procurar regularizar?

E a questão das Philips Cristal Vision (com bulbo azul) pode ou não???

Atualmente o xenon está terminantemente proibido, não sendo passível mais a sua regularização.

Até o início do ano, ainda dava para você regulamentar e o xenon ser colocado no documento, no campo "aterações", agora não pode mais.

Ou seja, se saiu original de fábrica, beleza. Se o cara passou na inspeção e acabou regularizando e consta no documento do veículo, também beleza.

Agora se o cara não regularizou, não consegue mais e se for parado, o policial tem todo o direito de apreender a moto.

E na minha opinião, tá mais do que certo. Se fizessem a coisa direito nesse país, beleza, mas como a grande maioria acha que é só tirar uma lampada e colocar outra e está tudo certo, todos pagam. Se todos que instalassem o xenon, trocassem também o bloco optico e depois regularizassem, provavelmente não haveriam esses problemas.
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Mensagem por Convidad Seg 08 Ago 2011, 21:12

Essa leizinha idiota não pegou denovo . ando com xenon no meu carro no alto , baixo e milhas direto na cidade , na estrada e nunca fui parado.......

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Mensagem por mirculio Ter 09 Ago 2011, 19:19

Assunto polêmico demais, dizer q não atrapalha em certas ocasiões é mentira...
Mas que tem muito carro com lampadas comum que atrapalham bem mais que xenom tambem e fato.... E nao adianta dizer q é carro velho, ou farol desregulado não.... São carros novos saídos de fabrica!!!
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Mensagem por Berlindo Ter 09 Ago 2011, 19:43

Sim, posso até citar alguns de cabeça, Pegeout 206, toda família Pálio desde a geração 2, algum Hyundai q esqueci, etc. Nós sofremos bem mais com o ofuscamento por causa da viseira, então seria ideal que não atentássemos contra nós mesmos.

Porém tem o outro lado, xenon é segurança, é mais uma garantia de ser visto pelos carros no trânsito de mesmo fluxo que o seu. Eu particularmente não vivo mais sem isso e sem escape esportivo. Faz MUITA diferença.

Uma coisa posso afirmar, o faixo de faróis projetores é muito diferente. Por exemplo, na Bandit o xenon eu regulava na linha abaixo do parabrisa de um Gol e assim tinha um bom faixo de iluminação no solo sem incomodar, nem no mesmo sentido, nem no contrário. Na 675 que tem farol projetor, o faixo fica lá embaixo, do meio da tampa traseira do Gol pra baixo, muito mais focado, mantendo a mesma iluminação boa no solo. Eu me surpreendi com isso, achei q tava mal regulado, mas não, com o faixo melhor aproveitado e direcionado, vc mantém a iluminação necessária no solo e não fica alto ofuscando quem vem no contrário.
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Mensagem por Elton Ter 09 Ago 2011, 20:59

Para quem acha que o problema é dos outros CUIDADO, o problema pode ser seu tb, ofuscamento, panes elétricas etc .......

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1532401-7823-PROIBICAO+DO+FAROL+XENON+PROVOCA+POLEMICA,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1534132-7823-USO+IRREGULAR+DOS+FAROIS+DE+XENON+E+INFRACAO+GRAVE,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1553392-7823-FAROL+DE+XENON+INADEQUADO+PODE+CAUSAR+ACIDENTES,00.html
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Mensagem por Convidad Ter 09 Ago 2011, 21:41

Xenon não pode.......mas carro velho , caindo aos pedaços , transformados em pick-up pra carregar lixo com 5 metros de altura , soltando fumaça , sem documento e o caralho pode neh???pq eu vejo isso todo dia nas ruas , passando ao lado das viaturas da Pm transito e ninguem faz nada . em blitz vc vê BMW nova parada mas belina pick-up sem para choque passa batido , será que é pq o motorista não tem dim dim pra dar pro guarda???

Esse país eh uma piada mesmo . com xenon não pode , mas com o farol quebrado ou sem ele pode . alguém aqui ja viu algum motorista ser parado porque tava com a lente do farol ou do pisca quebrado??ou por estar com o carro caolho???

cada uma.....

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Mensagem por etorres Qua 10 Ago 2011, 00:00

Isso é reflexo de uma realidade de nosso Brasil!! Mal organizado, que cria leis sem nem mesmo saber se é problema ou solução.

Vcs ja ouviram falar da lei que proíbe o uso de camisas com siglas de clubes de futebol ou de torcidas organizadas em eventos que tenham mais de 300 pessoas.
Ela foi aprovada em belo horizonte em primeiro turno!!.. Imagina só vc vai ter q contar quantas pessoas em no lugar pra saber se pode usar a camisa do seu time!!...hahahaha

Enfim, o Brasil poderia seguir o exemplo de outros paises que tem o Xenon, Airbag, ABS como itens de serie em seus carros visando sim a segurança.

Veja so o exemplo do novo Jetta aqui no Brasil, o antigo vc tinha como opcional o xenon, nesse novo modelo, nem no TOP como opcional vc tem o xenon disponível!!.... a VW invés de andar pra frente esta retrocedendo.

Falta Informação e Regulamentação.

Mesmo quando vc podia regularizar o xenon, muitos policias não tinha essa informação e faziam vista grossa, pois na duvida é melhor nw fazer nada.

Como sempre tudo muito confuso!!....

Xenon regulado traz beneficios para todos, tanto quem usa quanto que vem de frente.


Quem diz o contrario é pq nunca usou pegou uma chuva com o xenon pra ver a diferença que da!!..rs

Essas lampadas super brancas são bens mais fortes que o Xenon!!

O Xenon tem 35w as lampadas convencionais 55w e as super brancas 100w ou 90w!! Elas atrapalham bem mais e vc tem muito menos visibilidade.


Possuo Xenon no carro e moto e não pretendo tirar não!.. Very Happy
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Mensagem por Elton Qua 10 Ago 2011, 01:08

Só para deixar claro, não sou contra o uso do Xenon ou qq outro tipo de lâmpada, concordo plenamente que faróis desregulados, lâmpadas superbrancas tb atrapalham, mas estes são passíveis de regulagens, basta fiscalização que tb não é feita .... O que falta é regulamentar de forma coerente, instruir e fiscalizar. Mas no lisarb é sempre assim, é mais fácil proibir do que instruir, regulamentar e fiscalizar. E quando regulam é em beneficio de poucos.

Porém refletindo ..... Para regulamentar o Xenon de forma técnica e segura, seriam necessários adaptações que inviabilizariam $$$ a instalação, sendo necessários os mesmos recursos utilizados nos originais de fábrica (Bloco óptico adequado, sistema de lavagem, regulagem etc). Não vejo dificuldade em entender isso. OK!

Sobre segurança .... seguro para quem está usando, principalmente a noite e com chuva, porém que vem em sentido contrário ou está à frente, sofrerá com o ofuscamento podendo, atingir o usuário do "tão seguro" Xenon, ou outro usuário a sua frente causando acidente e envolvendo novamente o tão seguro Xenon. Portanto não tão seguro assim não acham!!! Sobre a visualização por outros concordo plenamente que é mais seguro. rsrsrsr Pois é visto a distância.....


Em relação a capacidade de iluminação o correto é verificar a intensidade, medidas em Kelvin (K).

Ex: (lampadas comerciais usadas em nossa motos)
- lâmpada comum tem cerca de 3000K
- lâmpada super branca de 4300k a 5000k
- xenon de 4300k a 14000k, normalmente as vendidas são de 6000k e 8000k, 4300k começaram a usar após proibições para ficar próximo das superbrancas.

Em relação a potências normalmente as comuns/super brancas são 50 a 60W, acima é recomendado adaptação elétrica (fios, fusível, relé e globo), sob pena de curto circuito, derrete o globo óptico etc.

Galera, a intenção é debater, instruir, aprender, trocar conhecimentos, de forma saudável, acima somente minha opinião, ninguém é obrigado a concordar ou aceitar, pelo contrário ...

Abraços.
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