Alto Consumo ( Solução ???? )
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Berlindo
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Luciano G. de Souza
9 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Alto Consumo ( Solução ???? )
Bom dia !!!
Galera, gostaria de saber se procede este comentário que peguei na comunidade do orkut. Valeu
"Solução do consumo alto. BOm, o que eu suspeitava deu certo..rsrsrsrsr Depois que tampei o sistema pair na casa de um amigo a moto ficou outra, não pipocava nada, mas restava saber o consumo.. vamos lá cidade (só consegui ver uma média) acelerando bem a moto fez 13 km\l - antes de 8-10 km\l estrada - média de 140 km\h com picos de 220 km\h rápidos - incríveis 17,5 km\l - antes mais ou menos 14 km\l estrada modo kamikase, com curvas em serra negra acelerando até o talo e na subida - 15 km\l - antes 12-13 km\l Bom, está esclarecido como fazer as bandits 650 beberem menos, só resta saber o porquê somente algumas apresentam problema. Eu penso que deve ser algo na sonda lâmbda, que fica 'louca' com o ar do sistema pair e acaba jogando gasolina em excesso. Moto lisa e perfeita!!! aceleração melhor, tudo melhor, outra moto!!
Obs - vou testar depois na estrada a 120-130 km\h constantes, creio que faça 18 km\l tranquilo agora sim o consumo está páreo com o motor da moto".
Galera, gostaria de saber se procede este comentário que peguei na comunidade do orkut. Valeu
"Solução do consumo alto. BOm, o que eu suspeitava deu certo..rsrsrsrsr Depois que tampei o sistema pair na casa de um amigo a moto ficou outra, não pipocava nada, mas restava saber o consumo.. vamos lá cidade (só consegui ver uma média) acelerando bem a moto fez 13 km\l - antes de 8-10 km\l estrada - média de 140 km\h com picos de 220 km\h rápidos - incríveis 17,5 km\l - antes mais ou menos 14 km\l estrada modo kamikase, com curvas em serra negra acelerando até o talo e na subida - 15 km\l - antes 12-13 km\l Bom, está esclarecido como fazer as bandits 650 beberem menos, só resta saber o porquê somente algumas apresentam problema. Eu penso que deve ser algo na sonda lâmbda, que fica 'louca' com o ar do sistema pair e acaba jogando gasolina em excesso. Moto lisa e perfeita!!! aceleração melhor, tudo melhor, outra moto!!
Obs - vou testar depois na estrada a 120-130 km\h constantes, creio que faça 18 km\l tranquilo agora sim o consumo está páreo com o motor da moto".
Luciano G. de Souza- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 10/10/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Olá amigo, você pode descrever melhor como fechou o sistema PAIR e com qual a quilometragem da sua moto...
Tenho real interesse nisto, pois, minha moto está fazendo médias horrorosas...
Me diga também se vc tem escapamento esportivo.
[]´s Bisteka
Tenho real interesse nisto, pois, minha moto está fazendo médias horrorosas...
Me diga também se vc tem escapamento esportivo.
[]´s Bisteka
Bisteka- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
pode fazer que melhora mesmo.
basta colocar um grampo ou simplesmente uma daquelas cintas plasticas e estrangular a mangueira.
basta colocar um grampo ou simplesmente uma daquelas cintas plasticas e estrangular a mangueira.
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Alguem tem esquema desenhado ou fotos de como fazer isso de forma correta?
Apolo- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Apolo escreveu:Alguem tem esquema desenhado ou fotos de como fazer isso de forma correta?
É verdade, seria ótimo um tutorial desse negócio ai ppara nós!!!
[]´s
Bisteka!
Bisteka- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Luciano/Bisteka, quem fez isso foi o Alê, ele é membro e amigo nosso do GS500Online Também já foi postado isso pelo Dinho https://www.suzukionline.org/mecanica-f2/sobre-o-consumo-alto-das-bandits-injetadas-t7036.htm).
Eu bati um papo com ele no dia seguinte dessa mudança e ele foi enfático em dizer q melhorou.
Ficamos tentando imaginar uma explicação plausível pra isso e o máximo que consegui chegar, seria algo inaceitável: o ar puro injetado na exaustão pelo PAIR, influenciaria na sonda/sensor e a ECU trabalharia com a mistura gorda.
Mas note que isso só ocorreria com o PAIR EM funcionamento, o q ocorre com o acelerador fechado, em redução a partir dos 4000 rpm p/ baixo.
Eu posso fazer um tutorial pra vcs amanhã, vou trocar velas, dar um trato no filtro e bato umas fotos sem o tanque. É muito fácil, só dar uma olhada em cima do cabeçote, do lado direito da moto, vc verá uma tubagem q liga a caixa de ar a uma válvula. Obstruindo alí, aonde há uma conexão, vc inutiliza o PAIR e poderá testar. É totalmente reversível e não há nenhum prejuízo pra moto.
Se quiserem ver mais argumentos e mais detalhes mecânicos, dêem um pulo no tópico do GS500Online: http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=15076&hl=pair.
Eu vou fazer também a eliminação completa do PAIR, removendo mesmo o sistema da moto. Comprei o kit de eliminação que vem com duas chapinhas para tapar os furos em cima do cabecóte, aonde chega o ar limpo para ir pros coletores e mais as tampinhas/capas que servem pra fechar as conexões q existem na caixa de ar e na tomada de vácuo da TBI/injeção.
Meu intuito é eliminar os pipocos na redução, já que o ar frio dentro do escape, causa eles assim que o PAIR entra em funcionamento. Nas injetadas, é preciso também um resistor pra ECU ñ acusar erro, qdo remover a solenóide q abre ou fecha essa passagem de ar do PAIR. Isso só é necessário se for remover a mesma, com a obstrução nada disso é necessário.
Amanhã eu abro um tópico em Macetes para vcs se guiarem.
Eu bati um papo com ele no dia seguinte dessa mudança e ele foi enfático em dizer q melhorou.
Ficamos tentando imaginar uma explicação plausível pra isso e o máximo que consegui chegar, seria algo inaceitável: o ar puro injetado na exaustão pelo PAIR, influenciaria na sonda/sensor e a ECU trabalharia com a mistura gorda.
Mas note que isso só ocorreria com o PAIR EM funcionamento, o q ocorre com o acelerador fechado, em redução a partir dos 4000 rpm p/ baixo.
Eu posso fazer um tutorial pra vcs amanhã, vou trocar velas, dar um trato no filtro e bato umas fotos sem o tanque. É muito fácil, só dar uma olhada em cima do cabeçote, do lado direito da moto, vc verá uma tubagem q liga a caixa de ar a uma válvula. Obstruindo alí, aonde há uma conexão, vc inutiliza o PAIR e poderá testar. É totalmente reversível e não há nenhum prejuízo pra moto.
Se quiserem ver mais argumentos e mais detalhes mecânicos, dêem um pulo no tópico do GS500Online: http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=15076&hl=pair.
Eu vou fazer também a eliminação completa do PAIR, removendo mesmo o sistema da moto. Comprei o kit de eliminação que vem com duas chapinhas para tapar os furos em cima do cabecóte, aonde chega o ar limpo para ir pros coletores e mais as tampinhas/capas que servem pra fechar as conexões q existem na caixa de ar e na tomada de vácuo da TBI/injeção.
Meu intuito é eliminar os pipocos na redução, já que o ar frio dentro do escape, causa eles assim que o PAIR entra em funcionamento. Nas injetadas, é preciso também um resistor pra ECU ñ acusar erro, qdo remover a solenóide q abre ou fecha essa passagem de ar do PAIR. Isso só é necessário se for remover a mesma, com a obstrução nada disso é necessário.
Amanhã eu abro um tópico em Macetes para vcs se guiarem.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Bisteka escreveu:Apolo escreveu:Alguem tem esquema desenhado ou fotos de como fazer isso de forma correta?
É verdade, seria ótimo um tutorial desse negócio ai ppara nós!!!
[]´s
Bisteka!
O Edgard ou alguem que manja de mecânica podia mandar um desenho disso pra nós! Alguem mais??
Apolo- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 31/10/2008
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Apolo escreveu:Bisteka escreveu:Apolo escreveu:Alguem tem esquema desenhado ou fotos de como fazer isso de forma correta?
É verdade, seria ótimo um tutorial desse negócio ai ppara nós!!!
[]´s
Bisteka!
O Edgard ou alguem que manja de mecânica podia mandar um desenho disso pra nós! Alguem mais??
assim qu eeu tiver um tempo eu faço... se ninguem fizer antes...
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Analisando o meu caso, faz muito sentido.
Na cidade, sempre ando abaixo de 4.000 rpm, devido ao trânsito, muitas vezes com o acelerador fechado, com o escape papocando bastante. Nesta condição a moto tem feito horríveis 10 ou 11 km/l (PAIR em ação).
Já na estrada, em condições normais, sempre acima de 5.000 rpm, a moto nunca faz menos que 17 km/l, chegando até a 21 km/l.
Estou muito curioso para colocar em prática a desativação deste sistema, pois até hoje não me conformo com o consumo urbano da minha moto.
Um abraço,
Maurício
Na cidade, sempre ando abaixo de 4.000 rpm, devido ao trânsito, muitas vezes com o acelerador fechado, com o escape papocando bastante. Nesta condição a moto tem feito horríveis 10 ou 11 km/l (PAIR em ação).
Já na estrada, em condições normais, sempre acima de 5.000 rpm, a moto nunca faz menos que 17 km/l, chegando até a 21 km/l.
Estou muito curioso para colocar em prática a desativação deste sistema, pois até hoje não me conformo com o consumo urbano da minha moto.
Um abraço,
Maurício
Maurício- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 13/06/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Maurício, é aquela, eu ia mexer nisso mas ñ poderia imaginar q poderia ser esse o vilão do consumo. Minha moto faz 13~14 sempre, ñ importa se eu andar forte ou de boa.
Refiz o mapeamento por conta do escape esportivo e nada mudou. Antes ou depois do escape, continua a mesma coisa.
Eu quero remover os pipocos e isso já vi que resolve. Lí muito nos fóruns gringos e o que eles dizem é exatamente isso: remove os pipocos e libera peso, mas ñ melhora absolutamente nada em performance. Qto a consumo, ninguém menciona nada.
Vou obstruir e fazer uns tanques, aí vou posicionando vcs, pq tem bastante gente interessada nisso.
Refiz o mapeamento por conta do escape esportivo e nada mudou. Antes ou depois do escape, continua a mesma coisa.
Eu quero remover os pipocos e isso já vi que resolve. Lí muito nos fóruns gringos e o que eles dizem é exatamente isso: remove os pipocos e libera peso, mas ñ melhora absolutamente nada em performance. Qto a consumo, ninguém menciona nada.
Vou obstruir e fazer uns tanques, aí vou posicionando vcs, pq tem bastante gente interessada nisso.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Não Coutinho, o PAIR existe também nas carburadas.
A única diferença é que o acionamento é feito pelo vácuo do(s) carburador(es), eqto nas injetadas, é a ECU quem controla.
Eu estou sendo meio sético qto ao consumo, viu? Vamos esperar e ver na prática.
A única diferença é que o acionamento é feito pelo vácuo do(s) carburador(es), eqto nas injetadas, é a ECU quem controla.
Eu estou sendo meio sético qto ao consumo, viu? Vamos esperar e ver na prática.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Berlindo
Vou aguardar então a sua conclusão para ver como se faz isso na minha!
Abraços.
Vou aguardar então a sua conclusão para ver como se faz isso na minha!
Abraços.
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Galera!!! a criança aqui também "tava" bem beberrona...
na estrada ela estava fazendo 13~14 numa "velo" de 140km/h, tanto com escape original, como com o esportivo. Neste final de semana passado fiz uma revisão nela... troquei oleo/filtro, ajustei e lubrifiquei a corrente, troquei fluido de freio e o que eu acho mais RELEVANTE NESTE CASO... TROQUEI O FILTRO DE AR, coloquei o FILTRO ORIGINAL... e também MUDEI de POSTO de abastecimento.
Após tudo isso... rodei 218km com ela agora com uma "velo" +/- 130km com alguns esticões na casa dos 200acima... O que mais me surpreendeu...e que ainda tenho meio tanque de combustivel, qando mal chegava com 5litros... portanto mantendo a constancia o consumo saltou para algo superior a 21. Espero que continue assim!!!
Abraços
na estrada ela estava fazendo 13~14 numa "velo" de 140km/h, tanto com escape original, como com o esportivo. Neste final de semana passado fiz uma revisão nela... troquei oleo/filtro, ajustei e lubrifiquei a corrente, troquei fluido de freio e o que eu acho mais RELEVANTE NESTE CASO... TROQUEI O FILTRO DE AR, coloquei o FILTRO ORIGINAL... e também MUDEI de POSTO de abastecimento.
Após tudo isso... rodei 218km com ela agora com uma "velo" +/- 130km com alguns esticões na casa dos 200acima... O que mais me surpreendeu...e que ainda tenho meio tanque de combustivel, qando mal chegava com 5litros... portanto mantendo a constancia o consumo saltou para algo superior a 21. Espero que continue assim!!!
Abraços
Matias- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 12/09/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
1200 fazendo a cima de 21 km/l
huAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUH
amigao alguma merda deu errado na ua contagem nem a 60 eu consegui fazer isto
mede novamente
huAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUH
amigao alguma merda deu errado na ua contagem nem a 60 eu consegui fazer isto
mede novamente
IRON MAN- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
marcio escreveu:1200 fazendo a cima de 21 km/l
huAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUH
amigao alguma merda deu errado na ua contagem nem a 60 eu consegui fazer isto
mede novamente
Fala Marcio!!!
Fiz 218km (SP-ITU-SP) e ainda tinha meio tanque!!!
Uma coisa é certa, a menina ficou economica... Neste fim de semana não
vou rodar... Mas no próximo vou dar uns esticões pra ver se se confirma
essa média.
Abraços
Matias- Participante
-
Idade : 53
Data de inscrição : 12/09/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Matias escreveu:marcio escreveu:1200 fazendo a cima de 21 km/l
huAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUH
amigao alguma merda deu errado na ua contagem nem a 60 eu consegui fazer isto
mede novamente
Fala Marcio!!!
Fiz 218km (SP-ITU-SP) e ainda tinha meio tanque!!!
Uma coisa é certa, a menina ficou economica... Neste fim de semana não
vou rodar... Mas no próximo vou dar uns esticões pra ver se se confirma
essa média.
Abraços
SE souber tocar e a gasolina for boa faz sim...
na cidade a minha faz 18 km/l !!!
edgar- Admin
-
Idade : 56
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Pronto, resolvi testar antes de chegar meu kit pra remover e obstrui apenas: https://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/obstrucao-do-sistema-pair-na-bandit-ie-t7119.htm#122856
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Berlindo_
Falei com um amigo aqui em Curitiba, que entende de mecânica e o mesmo falou que o problema disso é que a moto tem perca na aceleração, reduzindo a final pq o motor vai trabalhar com atraso de ponto!
Será que com isso não pode trazer alguma conseqüência mecânica para mais adiante?
Abraços.
Falei com um amigo aqui em Curitiba, que entende de mecânica e o mesmo falou que o problema disso é que a moto tem perca na aceleração, reduzindo a final pq o motor vai trabalhar com atraso de ponto!
Será que com isso não pode trazer alguma conseqüência mecânica para mais adiante?
Abraços.
Re: Alto Consumo ( Solução ???? )
Respondi no outro tópico do tutorial.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
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