Cêra do pneu.
+23
Velcy Izolan
Traci
Hans Blackbullet
Wil
Bisteka
marcio affonso
Roces
SergioRM
Reis
GAS
Marco Gixxer-750
glauco
Flávio
Marco
RaFa AgOsT
colla
Felix Alonso
Jonathan
Piccine
Carlão_
gandarez
ari
Carlos - Bandit
27 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Cêra do pneu.
Relembrando a primeira mensagem :
Fala pessoal, tranquilo ?
Então, visto que não possui tópico algum no fórum sobre isso resolvi criar um.
A minha bandit está com o pneu redondinho, com apenas 1cm da borda com a cêra.
E hoje, saindo da pizzaria, estava a uns 60km/h e deitei a negona. Ela deu aquela escapada que me deixou de cabelo em pé.
Vendo isso, já vi falarem aqui que esta cêra é de difícil remoção se utilizando de produtos tais como gasolina, querosene, oleo diesel e afins.
Porém, como trabalho com equipamentos que quando tira-se o rótulo fica aquela cola eu utilizo querosene com um pincel.
Pensando dessa maneira, será que utilizando uma lixa d'agua (2000) eu não consigo retirar essa cêra ?
Valeu!
Fala pessoal, tranquilo ?
Então, visto que não possui tópico algum no fórum sobre isso resolvi criar um.
A minha bandit está com o pneu redondinho, com apenas 1cm da borda com a cêra.
E hoje, saindo da pizzaria, estava a uns 60km/h e deitei a negona. Ela deu aquela escapada que me deixou de cabelo em pé.
Vendo isso, já vi falarem aqui que esta cêra é de difícil remoção se utilizando de produtos tais como gasolina, querosene, oleo diesel e afins.
Porém, como trabalho com equipamentos que quando tira-se o rótulo fica aquela cola eu utilizo querosene com um pincel.
Pensando dessa maneira, será que utilizando uma lixa d'agua (2000) eu não consigo retirar essa cêra ?
Valeu!
Carlos - Bandit- Participante
-
Re: Cêra do pneu.
Quanto mais vc não abusar nos pendulos mais pros lados do pneu vc vai... Se tem cera nas bordas, qto mais pendulo mais longe da borda vc fica.
Mas o interessante é que a cera não precisa passar no chão pra sair do pneu. Visualmente vc vê que o pneu vai perdendo o brilho, mesmo a parte que não encosta no chão.
Ouvi (e faz um pouco de sentido), que o próprio calor do pneu e a sujeira do asfalto vão levando a cera embora.
Por via das dúvidas, acho q o mais sensato é ir deitando a moto cada vez mais, gradualmente pra não tomar sustos...
Mas o interessante é que a cera não precisa passar no chão pra sair do pneu. Visualmente vc vê que o pneu vai perdendo o brilho, mesmo a parte que não encosta no chão.
Ouvi (e faz um pouco de sentido), que o próprio calor do pneu e a sujeira do asfalto vão levando a cera embora.
Por via das dúvidas, acho q o mais sensato é ir deitando a moto cada vez mais, gradualmente pra não tomar sustos...
GAS- Participante
-
GAS escreveu:Quanto mais vc não abusar nos pendulos mais pros lados do pneu vc vai... Se tem cera nas bordas, qto mais pendulo mais longe da borda vc fica.
...
Seria o contrário não ?!?!?!? Quando mais pendular, mais para as bordas você vai.
Marco Gixxer-750- Participante
-
Marco,Marco Gixxer-750 escreveu:Seria o contrário não ?!?!?!? Quando mais pendular, mais para as bordas você vai.GAS escreveu:Quanto mais vc não abusar nos pendulos mais pros lados do pneu vc vai... Se tem cera nas bordas, qto mais pendulo mais longe da borda vc fica.
...
Pois é, parece que é o contrário, mas está certo. O pêndulo permite que você incline menos a moto nas curvas. Isso porque para fazer a curva você troca um pouco de inclinação da moto por "inclinação" do corpo. Bacana né?
Sobre a cera do pneu é engraçado. Mesmo que você não deite totalmente a moto a cera já vai saindo do pneu. Eu acho que ela evapora com a temperatura. Bom, de qualquer forma,vale a dica da galera de ir deitando a moto aos poucos. Ainda mais você, viu Glauco, que é novo nessa motoca. rs
Abraços.
Reis- Participante
-
Reis escreveu:Marco,Marco Gixxer-750 escreveu:Seria o contrário não ?!?!?!? Quando mais pendular, mais para as bordas você vai.GAS escreveu:Quanto mais vc não abusar nos pendulos mais pros lados do pneu vc vai... Se tem cera nas bordas, qto mais pendulo mais longe da borda vc fica.
...
Pois é, parece que é o contrário, mas está certo. O pêndulo permite que você incline menos a moto nas curvas. Isso porque para fazer a curva você troca um pouco de inclinação da moto por "inclinação" do corpo. Bacana né?
Sobre a cera do pneu é engraçado. Mesmo que você não deite totalmente a moto a cera já vai saindo do pneu. Eu acho que ela evapora com a temperatura. Bom, de qualquer forma,vale a dica da galera de ir deitando a moto aos poucos. Ainda mais você, viu Glauco, que é novo nessa motoca. rs
Abraços.
Isso mesmo q eu quis dizer!
GAS- Participante
-
Uma vez me falaram que esse negócio de cera não existe... O problema é que a superficie do pneu sai muito lisa da forma e para ter "grip" e necessário ir gastando aos poucos.
Ou seja, vai na manha e deitando progressivamente a moto que não tem erro. Um vendedor da Yamaha me falou que já tinha visto umas 3 pessoas cairem na saida da concessionária por causa disso.
Um amigo meu falou que lixa os pneus logo que troca pra não ter que esperar gastar aos poucos... Se funciona eu não sei, mas tem lógica.
Pessoalmente, prefiro ir devagar...
Abs!
Ou seja, vai na manha e deitando progressivamente a moto que não tem erro. Um vendedor da Yamaha me falou que já tinha visto umas 3 pessoas cairem na saida da concessionária por causa disso.
Um amigo meu falou que lixa os pneus logo que troca pra não ter que esperar gastar aos poucos... Se funciona eu não sei, mas tem lógica.
Pessoalmente, prefiro ir devagar...
Abs!
SergioRM- Participante
-
Caracas.... é verdade... agora faz sentido, não havia pensado nessa compensação que nosso corpo faz na inércia e na massa da moto, que legal... vivendo e aprendendo...
Marco Gixxer-750- Participante
-
Ano passado eu cai na frente da loja que eu troquei o pneu...rs
Eu era maior cabaço e o FDP do vendedor não me avisou sobre a cera e eu sai rasgando da loja, resumindo a moto deu um 360 no chão e passei a maior vergonha. Ainda bem que a moto tem slider senão o prejuízo seria maior, só entortou o manete e a pedaleira, mas o correto mesmo não é passar nada no pneu e andar na manha até uns 100 km pra tirar a cera e deitar a moto progressivamente pra não tomar sustos.
Eu era maior cabaço e o FDP do vendedor não me avisou sobre a cera e eu sai rasgando da loja, resumindo a moto deu um 360 no chão e passei a maior vergonha. Ainda bem que a moto tem slider senão o prejuízo seria maior, só entortou o manete e a pedaleira, mas o correto mesmo não é passar nada no pneu e andar na manha até uns 100 km pra tirar a cera e deitar a moto progressivamente pra não tomar sustos.
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
Reis, não se preocupe. Estou andando muito na manha. Mesmo porque, ainda não consegui acostumar com as corrigidas que a moto faz. Os SRs atacam mesmo! A sensação é que vou cair. Mas sei que com o tempo vou aprendendo a dominar o brinquedo.
Obrigado pelas dicas.
Abraço,
Glauco
Obrigado pelas dicas.
Abraço,
Glauco
glauco- Participante
-
Eu passei de cara no 1 dia q troquei os pneu lixa e logo em seguida bombril!Si funciona ou não fiz,só perdi 2 lixa e 4 bombril!rsrsrsrsrsr!!!!!O unico problema foi a minha esposa q perguntou para mim se eu tinha visto o bombriu ! !!!rsrsrsrsrsr Acredite ou não sai tudo só ficou um ponco bem na estremidade do pneu!!! Fiquem na PAZZZ!!!!
Roces- Participante
-
Sou a favor de lixar o pneu no asfalto .
Garanto que um passeio até ilha bela pelo guaruja resolve....
Mas se não quer ir deitando aos poucos, pode pegar sua lixa 120 ou 180 e girar a roda na garagem .
Garanto que um passeio até ilha bela pelo guaruja resolve....
Mas se não quer ir deitando aos poucos, pode pegar sua lixa 120 ou 180 e girar a roda na garagem .
marcio affonso- Participante
-
Depois que o pneu está quente; é muito difícil escorregar... A temperatura trabalha na borracha e assim fica mais fácil lixar no asfalto como falaram anteriormente (sem grandes perigos)!!!
Estando ele com cêra ou sem... Lixa resove, mas não tira tudo...
Qual é a primeira regra da química???
- semelhante dissolve semelhante... Perguntem aos filhos, netos, sobrinhos ou qualquer um em época de cursinho!!!
o trabalho fica bem mais fácil usando o solvente correto... Pegue uma buchinha simples de cozinha... (molhe na gasolina) esfregue no pneu e em seguida jogue bastante água (solvente universal)...
Não a gasolina não vai ocasionar nada no pneu... A exposição tem que ser prolongada para causar qualquer dano... Não é tão simples assim... Se fosse ocasionar qualquer dano imaginem os postos de gasolina...
Para quem PENSA que é desmoldante (esqueçam e não repitam esta besteira)... O desmoldante é passado no molde e não no pneu... e um pneu é vulcanizado a + ou - 180ºC, ou seja, isto ja teria ido embora se fosse o caso da temperatura... Pra quem pensa que sai com a temperatura do Pneu... Pior, não repitam esta besteira também... Ou você acha que vai chegar a mais de 180ºC em uma andada por ai???
Galera só estou me metendo neste assunto porque sei do que estou falando... Trabalhei por alguns bons anos na CONTINENTAL pneus como engenheiro de Pneus e toda a minha "especialização" em termos de trabalho até hoje é na área de BORRACHA...
Não quero causar polêmicas então, acreditem se quiser!!!
Abraços a todos!!!
Estando ele com cêra ou sem... Lixa resove, mas não tira tudo...
Qual é a primeira regra da química???
- semelhante dissolve semelhante... Perguntem aos filhos, netos, sobrinhos ou qualquer um em época de cursinho!!!
o trabalho fica bem mais fácil usando o solvente correto... Pegue uma buchinha simples de cozinha... (molhe na gasolina) esfregue no pneu e em seguida jogue bastante água (solvente universal)...
Não a gasolina não vai ocasionar nada no pneu... A exposição tem que ser prolongada para causar qualquer dano... Não é tão simples assim... Se fosse ocasionar qualquer dano imaginem os postos de gasolina...
Para quem PENSA que é desmoldante (esqueçam e não repitam esta besteira)... O desmoldante é passado no molde e não no pneu... e um pneu é vulcanizado a + ou - 180ºC, ou seja, isto ja teria ido embora se fosse o caso da temperatura... Pra quem pensa que sai com a temperatura do Pneu... Pior, não repitam esta besteira também... Ou você acha que vai chegar a mais de 180ºC em uma andada por ai???
Galera só estou me metendo neste assunto porque sei do que estou falando... Trabalhei por alguns bons anos na CONTINENTAL pneus como engenheiro de Pneus e toda a minha "especialização" em termos de trabalho até hoje é na área de BORRACHA...
Não quero causar polêmicas então, acreditem se quiser!!!
Abraços a todos!!!
Bisteka- Participante
-
Faz sentido Bisteka, bela explicação!!!
Mas me responde uma coisa, se não é desmoldante, o que é? E se sai fácil assim com um solvente, pq a fábrica já não tira essa meleca que é responsável por várias quedas?
PS: Só tô perguntando hein, não to brigando com ninguém e sei q vc é um cara q entende o principio de um Fórum de DISCUSSÕES.... Mas tem um pessoal que anda nervoso por aqui ultimamente
Mas me responde uma coisa, se não é desmoldante, o que é? E se sai fácil assim com um solvente, pq a fábrica já não tira essa meleca que é responsável por várias quedas?
PS: Só tô perguntando hein, não to brigando com ninguém e sei q vc é um cara q entende o principio de um Fórum de DISCUSSÕES.... Mas tem um pessoal que anda nervoso por aqui ultimamente
GAS- Participante
-
hehehehe,
minha pequena opnião.
Cera no pneu representa um protetor para a borracha.
BISTEKA é isso mesmo ?
minha pequena opnião.
BISTEKA é isso mesmo ?
marcio affonso- Participante
-
Bom eu não sei como é o processo de produção de um pneu, mas na empresa onde eu trabalho que é do seguimento de borracha automotiva o desmoldante usado é o silicone para facilitar e não danificar/rasgar a peça ao soltar do molde e a fabricação é feito à vácuo e não preensado. Creio eu que no pneu não seja diferente...
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
Porque serve para proteger o pneu... Na verdade é só um protetor estético... O pneu ficaria com a cara de velho e você não iria querer comprá-lo.GAS escreveu:Faz sentido Bisteka, bela explicação!!!
É tão simples tirar que não vale à pena a indústria investir em outra coisa e tamb´m não são tantos que caem assim... A maioria toma muito cuidado!!!
Perfeito 100%... Na verdade, um bom pneu, guardado em um local correto poderia ser usado daqui a 100 ano sem perdas de suas características...marcio affonso escreveu:hehehehe,
minha pequena opnião.
BISTEKA é isso mesmo ?
Perfeito, mas não é só silicone... É um óleo à base de parafina e silicone...Carlão_ escreveu:Bom eu não sei como é o processo de produção de um pneu, mas na empresa onde eu trabalho que é do seguimento de borracha automotiva o desmoldante usado é o silicone para facilitar e não danificar/rasgar a peça ao soltar do molde e a fabricação é feito à vácuo e não preensado. Creio eu que no pneu não seja diferente...
--------------------------------------------------
Galera, todo mundo ja viu borracha mais velha que cria uma camada branca por cima...
(é muito comum em ver nas borrachas de vedação de portas ou vidros de carros)... Passando o dedo sai...
Aquilo é um óxido que se deposita na superfície da borracha; fruto de uma reação química com o oxigênio (não prejudica em nada a borracha); mais é muito feio...
Se vocês fossem em uma loja e o dono da loja fosse vender um pneu (parecendo estar coberto por um fungo de tão branco) vocês comprariam???
É para evitar este tipo de problema que existe esta proteção!!!
Buchinha de cozinha... Use a parte verde... esfregue bem a gasolina e depois pode repetir a dose com água e sabão... e depois bastante água... Pronto...
Ah, detalhe... não é só fazer isto e sair por ai dando uma de "amigo do zorro"... O pneu precisa aquecer primeiro para ter intáctas suas características de atrito...
Abraços a todos!!!
Bisteka- Participante
-
Meow... que orgulho de ser amiga do Bisteka...
Extremamente inteligente... uma belezinha!!!!
Convidad- Convidado
Gazella escreveu:Meow... que orgulho de ser amiga do Bisteka...
Tirando o fato de ele ser corinthiano, eu concordo com vc sobre a inteligência dele!
GAS- Participante
-
Acho que li em outro tópico. Essa cera é por causa dos moldes onde os pneus são fabricados. Elas facilitam a retirada do pneu do molde. Não é pra ficar bonito nao.
Abraço,
Glauco
Abraço,
Glauco
glauco- Participante
-
glauco escreveu:Acho que li em outro tópico. Essa cera é por causa dos moldes onde os pneus são fabricados. Elas facilitam a retirada do pneu do molde. Não é pra ficar bonito nao.
Abraço,
Glauco
Cara, dá uma lida no que eu escrevi a uns 4 ou 5 posts acima...
Pode confiar, sei o que estou falando!!!
Abraços,
Bisteka
Bisteka- Participante
-
[quote]
aaahhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!! essa eu não poderia deixar passar em branco, contudo vou ajudar a galera do forum, se alguem não conhece o
"AMIGO DO ZORRO", vou denunciar o nome dela agora: ele se chma "TONTO" dããããããã..... esse era o objetivo bisteka??
Bisteka escreveu: Ah, detalhe... não é só fazer isto e sair por ai dando uma de "amigo do zorro"... O pneu precisa aquecer primeiro para ter intáctas suas características de atrito...
aaahhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!! essa eu não poderia deixar passar em branco, contudo vou ajudar a galera do forum, se alguem não conhece o
"AMIGO DO ZORRO", vou denunciar o nome dela agora: ele se chma "TONTO" dããããããã..... esse era o objetivo bisteka??
Wil- Participante
EPA EPA EPA...
DR. BISTKAREY, AGORA SURGIU UMA DOUBT:
ESSA PROTEÇÃO E CERA SAI COM O ATRITO OU COM O CALOR GERADO?
POR QUE SE FOR COMO ATRITO, QUANTO MAIS SE APRENDE A INCLINAR, MAIS SE ESTÁ PERTO DO PONTO MÁXIMO DE ADERÊNCIA DO PNEU... E SE AINDA TIVER CERA NESTE PONTO, AÍ O PNEU PODE ESTRAR QUASE CARECA, QUE A CERA VAI ESCORREGAR, NÃO?
OU ELA ACABA POR DERRETER DEPOI SDE UNS 100K E ACABA SAINDO?
ABS
BLACKBULLET
DR. BISTKAREY, AGORA SURGIU UMA DOUBT:
ESSA PROTEÇÃO E CERA SAI COM O ATRITO OU COM O CALOR GERADO?
POR QUE SE FOR COMO ATRITO, QUANTO MAIS SE APRENDE A INCLINAR, MAIS SE ESTÁ PERTO DO PONTO MÁXIMO DE ADERÊNCIA DO PNEU... E SE AINDA TIVER CERA NESTE PONTO, AÍ O PNEU PODE ESTRAR QUASE CARECA, QUE A CERA VAI ESCORREGAR, NÃO?
OU ELA ACABA POR DERRETER DEPOI SDE UNS 100K E ACABA SAINDO?
ABS
BLACKBULLET
Hans Blackbullet- Participante
-
Opa Bisteka. Valeu ai pelo toque. Como eu tinha lido em algum lugar por aqui que era esse "desmoldante", então só repeti.
Valeu pelas elucidações. Não irei repetir essa informação.
Abraço,
Glauco
Valeu pelas elucidações. Não irei repetir essa informação.
Abraço,
Glauco
glauco- Participante
-
Sugestão!
Bisteka, compila todas as 'preciosas' informações que você compartilhou conosco e faz uma matéria final sobre o assunto.
Administradores,
Criem um tópico fixo com esta matéria.
Acredito que uma explicação dessas, com a propriedade de um profissional da área, não pode passar despercebida por novatos com dúvida sobre o assunto.
É só uma sugestão, o que vocês acham?
Abraços,
Bisteka, compila todas as 'preciosas' informações que você compartilhou conosco e faz uma matéria final sobre o assunto.
Administradores,
Criem um tópico fixo com esta matéria.
Acredito que uma explicação dessas, com a propriedade de um profissional da área, não pode passar despercebida por novatos com dúvida sobre o assunto.
É só uma sugestão, o que vocês acham?
Abraços,
Traci- Participante
-
Cera é o seguinte,, não derruba ninguém, o piloto é que cai, pois é avisado pra "maneirar" nos primeiros kms e ai, cada vez vai inclinado mais até que, surpresa, não tem mais cera porra nenhuma e nem percebeu......
Velcy Izolan- Participante
-
[quote="Traci"]Sugestão!
Administradores...
PERFEITOOOOOOOO!!!!!!!!!
DEVIAM SE FAZER ISTO COM OUTROS TÓPICOS IMPORTANTES TAMBÉM!!!!!!!
EXCELENTE IDÉIA!!!!!!!!!!!
Administradores...
PERFEITOOOOOOOO!!!!!!!!!
DEVIAM SE FAZER ISTO COM OUTROS TÓPICOS IMPORTANTES TAMBÉM!!!!!!!
EXCELENTE IDÉIA!!!!!!!!!!!
Hans Blackbullet- Participante
-
Página 2 de 3 • 1, 2, 3