Nível correto de óleo do motor
+8
exec
buzz
NERO
Mendão
gandarez
Soares
Kokimoto
delphiman
12 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Nível correto de óleo do motor
Boa tarde galera, tudo bem?
Sei que a dúvida que postarei é comum e com certeza boa parte já sabe corretamente. Mas, devido a algumas coisas que me falaram e outras que li, a dúvida foi criada.
Sábado agora, dia 31/10/2009, fiz a troca de óleo da minha 750F. Fiquei acompanhando mas não medi o nível de óleo, pois sempre trabalharam até então bem na minha moto.
Chegando em casa, fiz uma checagem rápida posicionando a moto verticalmente e fazendo um contorcionismo chequei a janela de inspeção do óleo. O nível de óleo estava no "Full" ou até mais. Deixei a moto parada por alguns minutos e voltei a checar novamente. O nível estava lá, cheio cheio....
Como sabia que o nível sempre deve ficar entre o mínimo e o máximo, no meio, chequei novamente o manual pra certificar, e lá tinha duas informações divergentes novamente.
A primeira dizia que o nível de óleo devia ficar entre o mínimo e o máximo e a segunda, que ao trocar o óleo, era necessário checar e se o nível não estivesse cheio (Full), era necessário adicionar óleo até checar ao "Full".
Poxa vida, mas será o inferno, que essa porra de manual não serve pra nada.
Liguei pro mecânico e ele disse que está correto no "Full".
Bom nobres amigos, tá aí a dúvida.... Qual é o nível correto de óleo? Full ou no meio? Sempre tive a informação que era entre o mínimo e máximo.
Grato desde já.
Sei que a dúvida que postarei é comum e com certeza boa parte já sabe corretamente. Mas, devido a algumas coisas que me falaram e outras que li, a dúvida foi criada.
Sábado agora, dia 31/10/2009, fiz a troca de óleo da minha 750F. Fiquei acompanhando mas não medi o nível de óleo, pois sempre trabalharam até então bem na minha moto.
Chegando em casa, fiz uma checagem rápida posicionando a moto verticalmente e fazendo um contorcionismo chequei a janela de inspeção do óleo. O nível de óleo estava no "Full" ou até mais. Deixei a moto parada por alguns minutos e voltei a checar novamente. O nível estava lá, cheio cheio....
Como sabia que o nível sempre deve ficar entre o mínimo e o máximo, no meio, chequei novamente o manual pra certificar, e lá tinha duas informações divergentes novamente.
A primeira dizia que o nível de óleo devia ficar entre o mínimo e o máximo e a segunda, que ao trocar o óleo, era necessário checar e se o nível não estivesse cheio (Full), era necessário adicionar óleo até checar ao "Full".
Poxa vida, mas será o inferno, que essa porra de manual não serve pra nada.
Liguei pro mecânico e ele disse que está correto no "Full".
Bom nobres amigos, tá aí a dúvida.... Qual é o nível correto de óleo? Full ou no meio? Sempre tive a informação que era entre o mínimo e máximo.
Grato desde já.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
O motor funciona normal quando o óleo está entre os níveis mínimo e máximo.
Quando você troca o óleo, porém, é interessante deixar o máximo porque tem margem pra "gastar" um pouco de óleo.
Quando você troca o óleo, porém, é interessante deixar o máximo porque tem margem pra "gastar" um pouco de óleo.
Kokimoto- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Nível correto de óleo do motor
delphinman, tenho impressão que mais para o fim do manual está dizendo para colocar a bike no cavalete central, deixar funcionar alguns minutos e depois medir... a marcação deve estar entre o mínimo e máximo
Soares- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 26/06/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
Olá amigos, td bem?
Valeu pelo comentário Akama, realmente, analisando pela lógica, no máximo dá uma margem para a queima normal do óleo.
Soares, referente ao processo de medição está tranquilo. No manual explica como medir. Só fiquei em dúvida se o recomendado era que o óleo ficasse entre as marcas ou no máximo. No meu caso, está no máximo, talvez um pouco até um pouco mais. Por isso a preocupação, se estava correto ou não, pois o manual da F é cheio de erros. Os elaboradores do manual não tiveram a mínima atenção em ler junto com os responsáveis técnicos para ver se as informações estavam corretas. Podiam até contribuir com um pouco mais de informações.
Mas é isso aí, ainda que tem o fórum pra sanarmos nossas dúvidas.
Vlw pelos comentários.
Valeu pelo comentário Akama, realmente, analisando pela lógica, no máximo dá uma margem para a queima normal do óleo.
Soares, referente ao processo de medição está tranquilo. No manual explica como medir. Só fiquei em dúvida se o recomendado era que o óleo ficasse entre as marcas ou no máximo. No meu caso, está no máximo, talvez um pouco até um pouco mais. Por isso a preocupação, se estava correto ou não, pois o manual da F é cheio de erros. Os elaboradores do manual não tiveram a mínima atenção em ler junto com os responsáveis técnicos para ver se as informações estavam corretas. Podiam até contribuir com um pouco mais de informações.
Mas é isso aí, ainda que tem o fórum pra sanarmos nossas dúvidas.
Vlw pelos comentários.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
Soares escreveu:delphinman, tenho impressão que mais para o fim do manual está dizendo para colocar a bike no cavalete central, deixar funcionar alguns minutos e depois medir... a marcação deve estar entre o mínimo e máximo
Nesse caso a moto suga todo óleo para cima e o nível não deve ser adequado, você deve medir ela com o motor desligado até o ponto que eu sei.
Re: Nível correto de óleo do motor
Não sei como é o medidor da 750, se é um visor como o da Bandit. Mas o procedimento serve pra qualquer moto. O correto é ligar a moto, deixar o oleo encher as galerias do motor, desligar e aguardar uns 3 minutos. Faça a medição ou leitura. Ideal que esteja entre o minimo e máximo.
O manual da minha Bandit nao recomenda verificar o nivel de oleo estando a moto no cavalete central.
O manual da minha Bandit nao recomenda verificar o nivel de oleo estando a moto no cavalete central.
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
Olá Mendão, o medidor da 750F é igual da Bandit. Através de um visor ao lado do motor. No manual recomenda colocar a moto no cavalete central, ligar e deixar aprox. 3 minutos desligada até o óleo descer. Daí, recomenda, equilibrar a moto e olhar o nível... creio que o manual da Bandit tenha sido melhorado e boa parte dos error corrigidos... o da 750F tem erro de tradução aos montes. Realmente, o manual da F não foi levado a sério pelos seus idealizadores.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
delphiman ... acredito que o mesmo acontece com o manual da Bandit. Comecei a ler mas algumas coisas eram estranhas ( tradução e procedimento ) entao achei por bem fazer como vc fez ... vir aqui e "bater um papo" com o pessoal .
Eu disse acima que o ideal é que o oleo esteja entre o minimo e máximo. Eu nao fui bem claro ... Nao é que o oleo deva estar no meio certinho ! Esse ideal é : nao ultrapassar esses limites. Lógico , se vc ver que está no mínimo e ainda falta muitos quilometros para troca ou vai fazer um passeio longo , vc deve completar o nível e investigar o que está acontecendo pois nao é normal abaixar tanto.
A ultima revisao que fizeram na minha, se é que fizeram, pois nao vi nada, o nivel de oleo estava acima do full e, segundo o manual do motor, isso pode ocasionar uma elevação de temperatura. O que estava acontecendo depois que fizeram a tal revisao dos 6 mil. Quando retirei o excesso de oleo, veio a minha surpresa ... como menos de 80Km o oleo ja estava da cor da coco-cola, ou seja, apenas completaram o nivel. Fiquei P da vida pois foi um gasto de 350 reais pra nada. Decidi eu mesmo trocar o oleo e , hoje, apos uns 1000 Km , a coloração nao mudou praticamente nada. Escureceu mas falta muuuiiiiito pra aparentar com a coca. Com certeza nem o filtro foi trocado.
Parceiro.. tem duvidas? Vem aqui no forum que o pessoal tem o maior prazer em ajudar.
Abraço !
Eu disse acima que o ideal é que o oleo esteja entre o minimo e máximo. Eu nao fui bem claro ... Nao é que o oleo deva estar no meio certinho ! Esse ideal é : nao ultrapassar esses limites. Lógico , se vc ver que está no mínimo e ainda falta muitos quilometros para troca ou vai fazer um passeio longo , vc deve completar o nível e investigar o que está acontecendo pois nao é normal abaixar tanto.
A ultima revisao que fizeram na minha, se é que fizeram, pois nao vi nada, o nivel de oleo estava acima do full e, segundo o manual do motor, isso pode ocasionar uma elevação de temperatura. O que estava acontecendo depois que fizeram a tal revisao dos 6 mil. Quando retirei o excesso de oleo, veio a minha surpresa ... como menos de 80Km o oleo ja estava da cor da coco-cola, ou seja, apenas completaram o nivel. Fiquei P da vida pois foi um gasto de 350 reais pra nada. Decidi eu mesmo trocar o oleo e , hoje, apos uns 1000 Km , a coloração nao mudou praticamente nada. Escureceu mas falta muuuiiiiito pra aparentar com a coca. Com certeza nem o filtro foi trocado.
Parceiro.. tem duvidas? Vem aqui no forum que o pessoal tem o maior prazer em ajudar.
Abraço !
Mendão- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
Bom dia Mendão, 100% meu amigo.... obrigado pelos comentários, são de grande ajuda.... referente ao óleo, a minha também está parecendo que está acima do máximo. O visor fica cheio de óleo quando a moto é equilibrada.
Com relação ao óleo estar entre o mínimo e máximo, realmente talvez tenha sido um erro de interpretação de minha parte. Digo porque quando eu tinha a Comet, parece, agora não tenho certeza, que mostrava no manual até um desenho do visor preenchido com óleo e onde era o ideal que o óleo estivesse. Neste caso, estava bem no meio do visor. Por isso talvez minha interpretação errada a respeito de estar entre o mínimo e o máximo. Pois nesse caso pode ser próximo do máximo ou na metade.
De qualquer forma, vou ter que fazer a drenagem excedente do óleo e deixar ele regularizado. E concordo com o amigo que o negócio é a gente mesmo fazer... pelo menos é tomado cuidado quando é feito. A gente paga pra fazerem e ainda fazem mal feito... é pra acabá mesmo.
Por enquanto todas as dúvidas estão sendo sanadas, obrigado mesmo pela sua contribuição e a de todos do fórum.
Um abraço nobre amigo.
Com relação ao óleo estar entre o mínimo e máximo, realmente talvez tenha sido um erro de interpretação de minha parte. Digo porque quando eu tinha a Comet, parece, agora não tenho certeza, que mostrava no manual até um desenho do visor preenchido com óleo e onde era o ideal que o óleo estivesse. Neste caso, estava bem no meio do visor. Por isso talvez minha interpretação errada a respeito de estar entre o mínimo e o máximo. Pois nesse caso pode ser próximo do máximo ou na metade.
De qualquer forma, vou ter que fazer a drenagem excedente do óleo e deixar ele regularizado. E concordo com o amigo que o negócio é a gente mesmo fazer... pelo menos é tomado cuidado quando é feito. A gente paga pra fazerem e ainda fazem mal feito... é pra acabá mesmo.
Por enquanto todas as dúvidas estão sendo sanadas, obrigado mesmo pela sua contribuição e a de todos do fórum.
Um abraço nobre amigo.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
Entre o nível mín imo e o máximo, acho que dá uns 600 ml de diferença nas medições.
Outra coisa....se o "mechânico" , quando for completar o óleo se baseando no visor, vai dar merda com certeza, pois o óleo demora a descer pra baixo...quando descer todo, com certeza vai estar acima do máximo.
As recomendações do manual, pelo menos na bandit, batem , quanto a quantidade de óleo na troca normal ou com o filtro.
Outro detalhe é que o óleo tem que estar quente pra escorrer bem. Senão, quando for completar, pode sobrar alguma quantidade, além de contaminar o novo.
Eu troco em casa e deixo, mesmo assim, quase uma hora escorrendo.
Mas na "F" é isso aí mesmo. igual a bandit, pois o motor é derivadop dela....estando entre a marca do mínimo e do máximo, medido com a moto nivelada fora do pézinho, tá bom.
T+
Outra coisa....se o "mechânico" , quando for completar o óleo se baseando no visor, vai dar merda com certeza, pois o óleo demora a descer pra baixo...quando descer todo, com certeza vai estar acima do máximo.
As recomendações do manual, pelo menos na bandit, batem , quanto a quantidade de óleo na troca normal ou com o filtro.
Outro detalhe é que o óleo tem que estar quente pra escorrer bem. Senão, quando for completar, pode sobrar alguma quantidade, além de contaminar o novo.
Eu troco em casa e deixo, mesmo assim, quase uma hora escorrendo.
Mas na "F" é isso aí mesmo. igual a bandit, pois o motor é derivadop dela....estando entre a marca do mínimo e do máximo, medido com a moto nivelada fora do pézinho, tá bom.
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Nível correto de óleo do motor
Delphiman, tudo bem? Eu tive logo que comprei a bandit um problema desse tipo que as vezes não é culpa nem do mecanico e sim de alguns proprietarios que querem o nivel exatamente na marca superior. Na revisão de 3000 km eu levei os 3,5lts mais o filtro para a troca já que na de 1000km havia sobrado os 500ml pois no carter da banit cabem com a troca do filtro 3,5 e sem a troca do filtro 3,3 lts. Quando cheguei em casa e fui conferir o serviço e ver o nivel , que deve ser visto com as duas rodas no chão e não no cavalete central, ele estava abaixo da marca superior. Liguei para o mecanico chefe da oficina e ele me contou a historia que eu relatei acima. Foi quando eu lhe disse que se a fabrica diz que cabe 3,5 lts com a troca do filtro ele tem que colocar essa medida.E é o que eu faço, compro a moto para usa-la não para esquentar a cabeça como foi dito ai em cima com uns mechanicos pois se fossem bons mesmos estariam no Japão dando opinioes na fabrica.
buzz- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 23/12/2008
Re: Nível correto de óleo do motor
Obrigado pelas contribuições Nero, realmente, essa vez não fiz a troca em casa. Tinha umas coisas pra fazer na moto e aproveitei e troquei na concessionária. Passei em casa antes e chequei quanto tinha sobrado do óleo que levei, o GP Lubrax. Ele colocou 3,6 litros. Sobrou apenas 400 ml de óleo. Como não conferi na hora nem o nível e nem o óleo que sobrou, ficou acima do recomendado. Eu sempre troco o óleo e o filtro. Neste caso, deveria ser 3,5 litros de óleo + filtro ou 3,3 litros sem filtro.
Buzz, obrigado pela sua contribuição também. Os mecânicos aqui da concessionária da região são bons, porém, creio que estão a muitos anos sem uma reciclagem. Daí ainda estão mantendo algumas práticas talvez não muito adequadas. Na primeira revisão que fiz na concessionária após comprar a moto (é seminova). Fizeram tudo certinho. O óleo estava no nível correto, tudo caprichado. Por isso fui mesmo na confiança. Só que um erro pequeno desses pode comprometer a moto e com certezar gerar um prejuízo federal pra mim. Por isso o negócio é fazer por conta, pelo menos as manutenções preventivas de óleo e filtro.
Grato amigos.
Buzz, obrigado pela sua contribuição também. Os mecânicos aqui da concessionária da região são bons, porém, creio que estão a muitos anos sem uma reciclagem. Daí ainda estão mantendo algumas práticas talvez não muito adequadas. Na primeira revisão que fiz na concessionária após comprar a moto (é seminova). Fizeram tudo certinho. O óleo estava no nível correto, tudo caprichado. Por isso fui mesmo na confiança. Só que um erro pequeno desses pode comprometer a moto e com certezar gerar um prejuízo federal pra mim. Por isso o negócio é fazer por conta, pelo menos as manutenções preventivas de óleo e filtro.
Grato amigos.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
buzz escreveu:Delphiman, tudo bem? Eu tive logo que comprei a bandit um problema desse tipo que as vezes não é culpa nem do mecanico e sim de alguns proprietarios que querem o nivel exatamente na marca superior. Na revisão de 3000 km eu levei os 3,5lts mais o filtro para a troca já que na de 1000km havia sobrado os 500ml pois no carter da banit cabem com a troca do filtro 3,5 e sem a troca do filtro 3,3 lts. Quando cheguei em casa e fui conferir o serviço e ver o nivel , que deve ser visto com as duas rodas no chão e não no cavalete central, ele estava abaixo da marca superior. Liguei para o mecanico chefe da oficina e ele me contou a historia que eu relatei acima. Foi quando eu lhe disse que se a fabrica diz que cabe 3,5 lts com a troca do filtro ele tem que colocar essa medida.E é o que eu faço, compro a moto para usa-la não para esquentar a cabeça como foi dito ai em cima com uns mechanicos pois se fossem bons mesmos estariam no Japão dando opinioes na fabrica.
troquei o oleo essa semana da minha moto... foi certinho os 3,5 litros junto do filtro....(eu estava junto)... mas a moto parada.. no cavalete ou reta com as duas rodas no chão esta com o nivrl acima do max no visor... isso depios do procedimento de ligar a moto e esperar os 3 mim!!!
tenho uma b65ie... como sera q eu tiro esse pouco de oleo a mais que esta no carter??
[]sssssss
exec- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 06/08/2008
Re: Nível correto de óleo do motor
Uma dúvida, tenho uma Bandit 650 injetada, trocando óleo e filtro a quantidade de óleo a ser colocada é de 3,5 litros ?
barra- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 09/07/2010
Re: Nível correto de óleo do motor
dando uma desenterrada no topico...
esses dias troquei o oleo e filtro da B65IE...
dei uma aquecida no motor, tirei o parafuso do bujao e o filtro e deixei uns 15min escorrendo oleo...
coloquei o filtro novo e os 3,5 litros de oleo...conforme diz o manual...
só que o nivel no visor esta completamente cheio...
já olhei o nivel com o motor frio e quente, e está sempre cheio...
creio que isso pode aumentar muito a pressao dentro do motor...
gostaria de saber como tirar esse excesso de oleo...
e o que pode ter acontecido...
esses dias troquei o oleo e filtro da B65IE...
dei uma aquecida no motor, tirei o parafuso do bujao e o filtro e deixei uns 15min escorrendo oleo...
coloquei o filtro novo e os 3,5 litros de oleo...conforme diz o manual...
só que o nivel no visor esta completamente cheio...
já olhei o nivel com o motor frio e quente, e está sempre cheio...
creio que isso pode aumentar muito a pressao dentro do motor...
gostaria de saber como tirar esse excesso de oleo...
e o que pode ter acontecido...
otakumike- Participante
-
Idade : 33
Data de inscrição : 11/04/2012
Re: Nível correto de óleo do motor
Olá otakumike.
Fica tranquilo que está correto. O importante é que você sabe que colocou a quantidade correta de óleo quando fez a troca.
Podes ficar sossegado que está ok. É assim mesmo.
Fica tranquilo que está correto. O importante é que você sabe que colocou a quantidade correta de óleo quando fez a troca.
Podes ficar sossegado que está ok. É assim mesmo.
delphiman- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 13/05/2009
Re: Nível correto de óleo do motor
otakumike escreveu:dando uma desenterrada no topico...
esses dias troquei o oleo e filtro da B65IE...
dei uma aquecida no motor, tirei o parafuso do bujao e o filtro e deixei uns 15min escorrendo oleo...
coloquei o filtro novo e os 3,5 litros de oleo...conforme diz o manual...
só que o nivel no visor esta completamente cheio...
já olhei o nivel com o motor frio e quente, e está sempre cheio...
creio que isso pode aumentar muito a pressao dentro do motor...
gostaria de saber como tirar esse excesso de oleo...
e o que pode ter acontecido...
A moto ficou no pezinho ou no cavalete central? Você tombou a moto pra tirar o máximo de óleo possível?
Não sei como são esses motores a água, mas os SACS seguram uma boa quantia de óleo se não levantar a moto pra sair o resto de óleo do cárter.
Hawk- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 30/06/2010
Re: Nível correto de óleo do motor
Pessoal comprei semana passada uma bandit 650S 2009 com 10 mil km ! Fiz a troca de oleo e filtro no mecânico mais conhecido da cidade ( todo mundo que tem moto grande vai lá ) ele colocou 3,3 litros de óleo com a troca do filtro e o nivel ficou bem cheio tbm, essa quantidade então seria mais "correta" que os 3,5 l, já que alguns comentários tem falado sobre um excesso de óleo no carter ? E foi usado o motul 3000, isso tbm tá correto ? Vou andar em baixo giro, praticamente nunca acima de 8 mil, quero conforto e confiabilidade, não esportividade. Esse espaço é perfeito pra troca de informações valiosíssimas !! A ajuda que se tem aqui não tem preço !!
Gildomar- Participante
-
Idade : 57
Data de inscrição : 31/12/2012
Tópicos semelhantes
» Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )
» Nivel do óleo e fluído de arrefecimento srad 750 14/15
» Duvida nivel de oleo
» mostrador nivel de oleo
» Motor vazando óleo de motor pelo suspiro
» Nivel do óleo e fluído de arrefecimento srad 750 14/15
» Duvida nivel de oleo
» mostrador nivel de oleo
» Motor vazando óleo de motor pelo suspiro
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos