Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintura de escapamento

+11
ROLIM
Baeta
meskol
edgar
[YZF] Luis R-1
Alexandre
S é
COUTINHO
ari
Jefferson
LeoJuruaia
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pintura de escapamento - Página 2 Empty Pintura de escapamento

Mensagem por LeoJuruaia Qua 26 Ago 2009, 16:33

Relembrando a primeira mensagem :

Gostaria de saber se tem como pintar o escapamento, arrumei um jeskap, so que ele é dourado, e gostaria de colocar um preto, alguem sabe se fica bom pintar o escapamento? E qto tempo dura a pintura? Se alguem tiver foto e puder me mandar agradeceria.

Obrigado
Léo
LeoJuruaia
LeoJuruaia
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura de escapamento - Página 2 Empty Re: Pintura de escapamento

Mensagem por ari Dom 08 Jun 2014, 01:14

Inox não se pinta... mas cada um faz o que quer....

Um sistema de pintura, resumidamente, deve ser feito:
1- Jateamento
2- Limpeza
3- Aplicação de um primer
4- Aplicação de um cada intermediária (depende muito do tipo do primer x acabamento)
5- Aplicação da camada de acabamento

ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por ROLIM Dom 08 Jun 2014, 18:27

Olá Ari. Valeu pela resposta. Pesquisando na net hoje cedo li que a única técnica possível pra inox é a pintura eletrostática, onde o escapamento ficaria com um acabamento parecido com aquelas penelas de teflon. Qual a sua opinião? Conhece alguém aí em SP que use essa técnica?

ROLIM
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ari Dom 08 Jun 2014, 19:02

Desculpe a pergunta, mas pq vc quer pintar o inox?
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por ROLIM Dom 08 Jun 2014, 19:50

Tenho uma Bandit 1250 S e o mesmo está meio manchado, tanto nas saídas quanto no resto, assim se conseguisse pintar de preto fosco ficaria legal com um toque de exclusividade!

ROLIM
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 08 Jun 2014, 21:09

COLETORES DE ESCAPAMENTO PINTADOS COSTUMAM SUJAR MUITO, E PARA LIMPAR SÓ COM PRESSÃO E METASIL.
SEU ESCAPAMENTO ESTÁ AMARELADO? FEIO?
QUE TAL SE ELE FICASSE LIMPINHO, BRILHANTE, MAIS LIMPO QUE O NOVO E DEMORANDO MAIS QUE O DOBRO DO TEMPO PARA AMARELAR?
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Elton Arimathea Dom 08 Jun 2014, 21:39

Hans Blackbullet escreveu:COLETORES DE ESCAPAMENTO PINTADOS COSTUMAM SUJAR MUITO, E PARA LIMPAR SÓ COM PRESSÃO E METASIL.
QUE TAL SE ELE FICASSE LIMPINHO, BRILHANTE, MAIS LIMPO QUE O NOVO E DEMORANDO MAIS QUE O DOBRO DO TEMPO PARA AMARELAR?

seria ótimo Hans, o meu é amarelado, se vc tiver uma receita aí na manga passa pra gente.
Elton Arimathea
Elton Arimathea
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por clatyler Ter 10 Jun 2014, 20:28

Só para constar...
Ja fiz pintura assim, não em escapamento mas no sistema de admissão e exaustão de alguns carros Turbos que tive (principalmente os que serviam para anuncios de revistas e precisava ter um cofre de motor impecavel)

Basicamente para esse tipo de pintura é necessário inclusive o tratamento termico da peça com aplicação de ceramica e etc... Mas sim, existe tintas termicas que aguentam até 800 graus positivo... Como falei o mais correto é tratar a peça antes de aplicar a tinta e não somente comprar um spray e aplicar direto na peça

Link do spray por exemplo:
http://www.eritonmotos.com.br/produto.php?produto=tinta-spray-preto-fosco-p-escapamentos-%28815-graus%29@20919

Exemplo de tratamento termico para peças com aplicação de pintura preta fosca...
Pintura de escapamento - Página 2 Bereleza1
Pintura de escapamento - Página 2 Bereleza10

To postando foto da Boulevard pois é o que talvez eu faça na minha... Mas existem outras tantas pela net... Veja que a pintura fosca foi feita nos locais onde mais tem caloria no cano de escape...
Por sinal ficou lindo!

clatyler
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MateusCB Qui 12 Jun 2014, 10:47

Elton Arimathea escreveu:
Hans Blackbullet escreveu:COLETORES DE ESCAPAMENTO PINTADOS COSTUMAM SUJAR MUITO, E PARA LIMPAR SÓ COM PRESSÃO E METASIL.

seria ótimo Hans, o meu é amarelado, se vc tiver uma receita aí na manga passa pra gente.

pois é Hans fala ai!!!
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino

Pintura de escapamento - Página 2 Empty Pare de quebrar a cuca!!!

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 12 Jun 2014, 14:55

MateusCB escreveu:
Elton Arimathea escreveu:

pois é Hans fala ai!!!
Tenho sim.
Chama-se DECAPANTE E PASSIVANTE PARA AÇO INOX.
Você aplica o produto (gel) usando uma luva protetora e pincel macio diretamente sobre o coletor de escapamento e tubos a seco, deixando uma camada razoável sobre a superfície a ser tratada.
Após 3 a 5 minutos, jogue água com uma mangueira em abundância. (as manchas sumirão por completo. Caso ainda sobre alguma, repita o processo de forma localizada, quantas vezes necessário... mas dificilmente passará de duas vezes.
Na sequência, lave com sabão neutro e seque ou aguarde secagem.
Em seguida, aplique uma camada de ABRILHANTADOR PARA AÇO INOX (pasta, parece um sabão em pasta) com uma esponja (parte amarela) e aplique uma pequena pressão ao aplicar na intenção de polir, como se estivesse encerando a superfície.
Em seguida lave novamente com água e sabão, e pronto.
Vai estar mais bonito que o novo, que não recebe este processo de finalização na fábrica!
Também vai demorar pelo menos mais que o dobro do tempo quo anterior para amarelar.
Exemplo: o meu, quando novo, amarelou em apenas três meses de uso. Depois do tratamento, que fiz quando a moto tinha quatro anos (ela é 2009), até hoje ainda não amarelou. E saibam que ele estava com aquelas manchas amarronzadas em alguns pontos que parecia ferrugem, que nunca mais ficaria limpo. Tá branquinho igual novo, mas com mais brilho.
Segue o link do vendedor, que me atendeu muito bem. Ele tem tanto o Decapante passivador quanto o abrilhantador.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561759630-abrilhantador-inox-aluminio-cromados-150gr-allchem-_JM#redirectedFromSimilar
Tem um tópico sobre isso no SOL também.
https://www.suzukionline.org/t8417-limpando-o-escape-com-gel-decapante?highlight=decapante
Espero ter ajudado.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 12 Jun 2014, 15:01

Só para constar, a coisa parece tão mágica que a gente custa a acreditar.
Depois de ler o tópico, e ouvir relatos de amigos que fizeram o processo (aliás, ridículo de fazer) decidi arriscar, ainda um tanto quanto cético, porque a reza realmente é de matar o santo de desconfio.
Masss, funciona mesmo, sem exageros, e da forma como foi descrito.
Parece mágica mesmo.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MateusCB Qui 12 Jun 2014, 15:18

Hans Blackbullet escreveu:Só para constar, a coisa parece tão mágica que a gente custa a acreditar.
Depois de ler o tópico, e ouvir relatos de amigos que fizeram o processo (aliás, ridículo de fazer) decidi arriscar, ainda um tanto quanto cético, porque a reza realmente é de matar o santo de desconfio.
Parece mágica mesmo.

Cara, valeu pela dica! Eu tb estava pensando em pintar por causa das manchas, mas com certeza vou testar esse produto! Vlw mesmo
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Qui 12 Jun 2014, 16:15

MateusCB escreveu:
Hans Blackbullet escreveu:Só para constar, a coisa parece tão mágica que a gente custa a acreditar.
Parece mágica mesmo.

Cara, valeu pela dica! Eu tb estava pensando em pintar por causa das manchas, mas com certeza vou testar esse produto! Vlw mesmo
Velho, é claro que gosto não se discute, e eu ainda por cima sou suspeito pra falar porque sou véio da década de 70, onde cromo, alumínio e inox polidos eram o suprassumo da moda, tanto em carros quanto em motocicletas.
Não dá para negar o fato de que o brilho metálico não tira a esportividade, mas dá um toque de sofisticação.
Também pode reparar, todo veículo que possui rodas e partes pretas, fica com aspecto muito mais "velho" do que os que brilham e se destacam.
Acho que com as motos o escapamento preto fica realmente com aspecto de velho e adaptado, tirando o valor da imagem do veículo... fora que depois para limpar fica pior do que o prata.
Pode reparar que em motos trail geralmente os escapamentos são pretos. Veja que ficam amarelos de sujeira, e não sai a não ser com agentes muito corrosivos, descasca, ou então tem que aplicar produtos que depois você não vai conseguir retirar (caso da aluminização ou pintura a pó químico) e que além de envelhecer a moto, na hora da revenda...
Enfim, gosto é gosto.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MateusCB Qui 12 Jun 2014, 16:20

Hans Blackbullet escreveu:
MateusCB escreveu:
Parece mágica mesmo.

Velho, é claro que gosto não se discute, e eu ainda por cima sou suspeito pra falar porque sou véio da década de 70, onde cromo, alumínio e inox polidos eram o suprassumo da moda, tanto em carros quanto em motocicletas.
Não dá para negar o fato de que o brilho metálico não tira a esportividade, mas dá um toque de sofisticação.
Também pode reparar, todo veículo que possui rodas e partes pretas, fica com aspecto muito mais "velho" do que os que brilham e se destacam.
Acho que com as motos o escapamento preto fica realmente com aspecto de velho e adaptado, tirando o valor da imagem do veículo... fora que depois para limpar fica pior do que o prata.
Pode reparar que em motos trail geralmente os escapamentos são pretos. Veja que ficam amarelos de sujeira, e não sai a não ser com agentes muito corrosivos, descasca, ou então tem que aplicar produtos que depois você não vai conseguir retirar (caso da aluminização ou pintura a pó químico) e que além de envelhecer a moto, na hora da revenda...
Enfim, gosto é gosto.

pois é, eu pensei em pintar pq não consegui tirar as manchas, tentei com bombril + massa de polir (não arranha) e nada... Acabei desistindo, mas sempre que lavava a moto e via aquelas curvas manchadas, me dava um treco ruim kkkk
tb prefiro o inox original...
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por COUTINHO Qui 12 Jun 2014, 18:12

COUTINHO
COUTINHO
Participante