Carga da bateria baixa [Recall, retificador, estator]
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Carga da bateria baixa [Recall, retificador, estator]
Pessoal, boa tarde!
Sou novo no fórum, mas procurei bastante por algo semelhante ao meu problema e não encontrei nenhuma solução. Por isso vou postar o meu relato e ver se alguém consegue me dar uma luz.
Tenho uma bandit 2010 a mais ou menos 1 ano com 17.000km, a uns 4 meses atrás ela apresentou problema no retificador onde o mesmo parou de carregar completamente, como já tinha pesquisado no grupo procurei saber do recall e este foi feito. A moto voltou a carregar a bateria e estava mandando uma corrente de 14,2v a 5000 rpm.
Duas semanas atrás a moto voltou a descarregar a bateria, testei a tensão de carga e não passava de 13,6 a 5000 rpm. Fiz os testes abaixo utilizando um multímetro.
1 - Voltagem de carga a 5.000rmp 13,6v (OBS: Quando acelero a voltagem cai) - Manual pede >= 14,0v
2 - Testei de aterramento do estator com a carcaça 0.
3 - Testei a resistência entre as fazes do estator e deu 0,6 - Manual pede entre 0,2 a 0,8.
3 - Corrente alternada das 3 fases do estator a 5.000rmp 70 a 75v - Manual pede >= 60v
Como estava tudo dentro do padrão e já tinha ouvido relatos do mesmo problema se repetindo várias vezes com o retificador trocado pela suzuki decidi comprar um chiaratto que foi bem recomendado pelo fórum. Coloquei o mesmo e a voltagem de carga passou a ser 14,2v a 5.000rmp, porém, quando a ventoinha armou o mesmo não chegava a 14v de forma alguma chagando ao máximo de 13,7v. Esperei a moto esfriar e quando fui testar novamente a voltagem de carga não passava de 13,6 a 13,7v a 5.000rpm.
Um outro ponto a se destacar é que com ambos os retificadores (chiaratto e o trocado pelo recall) quando eu ligava o farol alto a corrente de carga caia para 12,6.
Não sei mais o que fazer, se recorro a garantia da chiaratto, se levo novamente na concessionária já que o retificador que eles trocaram também está apresentando o mesmo defeito ou se levo em outro mecânico. Se alguém puder dar uma luz serei muito grato. Abraços
Sou novo no fórum, mas procurei bastante por algo semelhante ao meu problema e não encontrei nenhuma solução. Por isso vou postar o meu relato e ver se alguém consegue me dar uma luz.
Tenho uma bandit 2010 a mais ou menos 1 ano com 17.000km, a uns 4 meses atrás ela apresentou problema no retificador onde o mesmo parou de carregar completamente, como já tinha pesquisado no grupo procurei saber do recall e este foi feito. A moto voltou a carregar a bateria e estava mandando uma corrente de 14,2v a 5000 rpm.
Duas semanas atrás a moto voltou a descarregar a bateria, testei a tensão de carga e não passava de 13,6 a 5000 rpm. Fiz os testes abaixo utilizando um multímetro.
1 - Voltagem de carga a 5.000rmp 13,6v (OBS: Quando acelero a voltagem cai) - Manual pede >= 14,0v
2 - Testei de aterramento do estator com a carcaça 0.
3 - Testei a resistência entre as fazes do estator e deu 0,6 - Manual pede entre 0,2 a 0,8.
3 - Corrente alternada das 3 fases do estator a 5.000rmp 70 a 75v - Manual pede >= 60v
Como estava tudo dentro do padrão e já tinha ouvido relatos do mesmo problema se repetindo várias vezes com o retificador trocado pela suzuki decidi comprar um chiaratto que foi bem recomendado pelo fórum. Coloquei o mesmo e a voltagem de carga passou a ser 14,2v a 5.000rmp, porém, quando a ventoinha armou o mesmo não chegava a 14v de forma alguma chagando ao máximo de 13,7v. Esperei a moto esfriar e quando fui testar novamente a voltagem de carga não passava de 13,6 a 13,7v a 5.000rpm.
Um outro ponto a se destacar é que com ambos os retificadores (chiaratto e o trocado pelo recall) quando eu ligava o farol alto a corrente de carga caia para 12,6.
Não sei mais o que fazer, se recorro a garantia da chiaratto, se levo novamente na concessionária já que o retificador que eles trocaram também está apresentando o mesmo defeito ou se levo em outro mecânico. Se alguém puder dar uma luz serei muito grato. Abraços
rodrigocsilva- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 11/03/2020
Re: Carga da bateria baixa [Recall, retificador, estator]
ola meu amigo, boa noite eu estava lendo seu tópico e como técnico em eletrônica alerto você para o seguinte fato mencionado por você mesmo, a tensão alternada do seu estator esta muito acima do que pede o manual ( praticamente 1/4 ) o que eu considero você deva prestar mais atenção, pois um extrator defeituoso estraga um retificador principalmente em giros mais altos, quanto a queda de tensão ao ligar a ventoinha isso é normal acredite pois não da pra manter farol sistema de ignição e tudo mais sem uma ligeira queda de tensão como você mencionou, eu tive problema semelhante com uma comet cujo regulador de voltagem deu pau e quando troquei o regulador logo depois deu problema novamente e só ai foi detectado que o retificador defeituoso havia comprometido o extrator também resultado tive que trocar os dois ai nunca mais tive problemas, como minha bandit é das antigas (600n) eu não tenho regulador meu sistema é alternador ou seja nunca da pau eu pediria garantia do regulador, mas não o usaria sem a certeza que o extrator não foi comprometido, pois como você mesmo disse chegou a 75 volts 1/4 a mais do que pede o manual (60v) quando acho que a variação não deveria ultrapassar 10% pra menos ou pra mais do que pede o manual, espero ter ajudado.
tipo570- Participante
-
Idade : 63
Data de inscrição : 08/06/2015
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