TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
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COUTINHO
Berlindo
Ventania
Pikes Peak
JOAO2015
9 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
GENTE EU ESTAVA REFORMANDO UMA SUZUKI YES QUE ESTAVA A MAIS DE 1 ANO PARADA QUANDO EU ACHO QUE AS COISAS NÃO PODIAM PIORAR, ACONTECE O QUE NENHUM MECÂNICO QUER (EU NÃO SOU MECÂNICO): A VELA QUEBRA DENTRO DO CABEÇOTE E PARTE DELA FICA ENROSCADA DEPOIS DE EXERCER UMA FORÇA UM POUCO MAIOR NUMA VELA QUE JÁ ESTÁ PODRE. NÃO FOI ESTUPIDEZ, FOI ACIDENTAL. GERALMENTE SE USA 10N.m A 15N.m DE TORQUE PARA APERTAR UMA VELA, MAS QUANDO A VELA ESTÁ QUEIMADA, PODE ACONTECER O PIOR. NO MOMENTO QUE EU ESTAVA COLOCANDO A VELA VELHA EU SENTIR UMA FOLGA E ACHEI QUE DEVERIA APERTAR MAIS UM POUCO, FOI AI QUE ACONTECER, EU APERTEI MAIS UM POUCO E DE REPENTE A VELA FICOU FOLGADA, QUE MARAVILHA. É SEMPRE ASSIM, NA VIDA, QUANDO VC ACHA QUE TEM QUE FAZER UM POUCO MAIS PARA MELHORAR, VOCÊ ESTRAGA TUDO. É QUE NEM O DITADO, "EM TIME QUE TÁ GANHANDO NÃO SE MEXE".
ESPERO QUE ISSO SIRVA DE LIÇÃO PARA O MAIS AFOITOS OU OS MENOS CUIDADOSOS. IMAGINA SE EU COMETO UM ERRO DESSES NUMA MOTO DE 600cc.
BOM, ISSO FOI PELA MANHÂ COMO TAVA TUDO FERRADO MESMO, DEIXEI ESSE PROBLEMA PRA LÁ E FUI FAZER ALGUMA COISA, DEPOIS FUI TRABALHAR NORMALMENTE. NÃO FIQUEI PENSANDO NISSO DURANTE A TARDE. QUANDO SAI DO EMPREGO, VIM PRA CASA E COMECEI A PENSAR NA BURRADA QUE EU HAVIA FEITO. UM POUCO DEPOIS E FELIZMENTE, TIVE ALGUMAS IDEIAS TEÓRICAS PARA RESOLVER O PROBLEMA.
EU PESQUISEI NA INTERNET E LI RELATOS DE PESSOAS QUE PASSARAM PELO MESMO PROBLEMA E DISSERAM QUE TIVERAM QUE GASTAR MUITO DINHEIRO COM UMA RETÍFICA PARA SALVAR O MOTOR. COMO EU NÃO PODERIA TER PREJUÍZO COM ESSA MOTO, PENSEI MUITO E BOLEI ALGUMAS IDEIAS.
SABE DE UMA COISA, NESTE EXATO MOMENTO EU JÁ HAVIA RESOLVIDO O PROBLEMA E ESTOU RELATANDO A TODOS O QUE EU FIZ PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA. AGUARDEM QUE EU PUBLICAREI TUDO DETALHE POR DETALHE.
ESPERO QUE ISSO SIRVA DE LIÇÃO PARA O MAIS AFOITOS OU OS MENOS CUIDADOSOS. IMAGINA SE EU COMETO UM ERRO DESSES NUMA MOTO DE 600cc.
BOM, ISSO FOI PELA MANHÂ COMO TAVA TUDO FERRADO MESMO, DEIXEI ESSE PROBLEMA PRA LÁ E FUI FAZER ALGUMA COISA, DEPOIS FUI TRABALHAR NORMALMENTE. NÃO FIQUEI PENSANDO NISSO DURANTE A TARDE. QUANDO SAI DO EMPREGO, VIM PRA CASA E COMECEI A PENSAR NA BURRADA QUE EU HAVIA FEITO. UM POUCO DEPOIS E FELIZMENTE, TIVE ALGUMAS IDEIAS TEÓRICAS PARA RESOLVER O PROBLEMA.
EU PESQUISEI NA INTERNET E LI RELATOS DE PESSOAS QUE PASSARAM PELO MESMO PROBLEMA E DISSERAM QUE TIVERAM QUE GASTAR MUITO DINHEIRO COM UMA RETÍFICA PARA SALVAR O MOTOR. COMO EU NÃO PODERIA TER PREJUÍZO COM ESSA MOTO, PENSEI MUITO E BOLEI ALGUMAS IDEIAS.
SABE DE UMA COISA, NESTE EXATO MOMENTO EU JÁ HAVIA RESOLVIDO O PROBLEMA E ESTOU RELATANDO A TODOS O QUE EU FIZ PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA. AGUARDEM QUE EU PUBLICAREI TUDO DETALHE POR DETALHE.
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Estou curioso com o que fez pra tirar! Haha
Pikes Peak- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Eu vou chutar uma solução.
Tirar o cabeçote e desparafusar com alicate, a vela por dentro.
Tirar o cabeçote e desparafusar com alicate, a vela por dentro.
Ventania- Participante
-
Idade : 68
Data de inscrição : 30/10/2013
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Eu peguei uma Twister e o cabrunco que trocou a vela antes de mim colocou ela torta. Qdo tirei, já viu, a rosca toda saiu na vela.
Tive que abrir o cabeçote e pagar 20,00 pra retífica colocar um helicoil na rosca antiga. MO eu não paguei porque eu mesmo fiz, mas tive que comprar junta do cabeçote original e custa 170,00 pau.
Até aí beleza, tava resolvido. Na hora de montar, um dos prisioneiros espana, coisa meio comum de acontecer nesses motores. Toca abrir tudo e mais helicoil...kkkk
Tive que abrir o cabeçote e pagar 20,00 pra retífica colocar um helicoil na rosca antiga. MO eu não paguei porque eu mesmo fiz, mas tive que comprar junta do cabeçote original e custa 170,00 pau.
Até aí beleza, tava resolvido. Na hora de montar, um dos prisioneiros espana, coisa meio comum de acontecer nesses motores. Toca abrir tudo e mais helicoil...kkkk
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
https://www.youtube.com/watch?v=nBOMwag5Gzc
Vê se ajuda.
Vê se ajuda.
filipebsi- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 14/05/2015
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
ví ontem esse video...interessante...
Ricardo (abc)- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 15/10/2009
SOLUÇÃO DO PROBLEMA DA VELA QUEBRADA
GENTE, O AUTOR DO VÍDEO MOSTRADO POR FILIPE TEVE A MESMA IDEIA. ELE TÁ DE PARABÉNS. EU ASSISTIR A PARTE QUE INTERESSAVA NO VÍDEO, POIS ACHEI MUITO LONGO. A DIFERENÇA É QUE AO INVÉS DE SACRIFICAR UMA CHAVE ALLEN, EU USEI UM PARAFUSO SEXTAVADO DE ROSCA SEM FIM PRA FAZER A CHAVE.
PROCESSO 1:
A IDEIA É ENCAIXAR A CHAVE (O PARAFUSO) DENTRO DA CILINDRO METÁLICO DA VELA FAZENDO UM CORTE NA PONTA DO PARAFUSO, DO JEITO QUE É MOSTRADO NO ESBOÇO QUE EU FIZ. A FIG 1 MOSTRA COMO É A VELA QUEBRADA. A PARTE AZUL É A CERÂMICA E PRETO O METAL. NA FIG 2 MOSTRA COMO É A VISTO O PEDAÇO DA VELA DO LADO DE FORA. COMO PODE SER VISTO, MAIS NO FUNDO O ESPAÇO DA VELA FICA MAIS ESTREITO E TEM UMA ESPÉCIE DE GANCHO QUE NADA MAIS É DO QUE UMA DAS PONTAS DA VELA QUE FAZ A FAGULHA. É ESTE GANCHO QUE VAI PERMITIR GIRAR A VELA NO SENTIDO CONTRÁRIO POIS ELA SERVIRÁ DE APOIO PARA A CHAVE.
NA FIG 3 EU MOSTRO DA DIFERENÇA DO DIÂMETRO d (DIÂMETRO MENOR) E D (DIÂMETRO MAIOR). NA FIG 4 MOSTRA COMO FICOU A VISTA DO PEDAÇO DA VELA DEPOIS QUE USEI UMA BROCA PARA ABRIR MAIS ESPAÇO E IGUALAR OS DIÂMETROS, SOBRANDO APENAS O GANCHO.
NA FIG 5 MOSTRA COMO FICOU O PARAFUSO TRANSFORMADO NUMA CHAVE. O CORTE FEITO COM ESMERILHADEIRA ANGULAR ESTÁ DE PRETO.
NA FIG 6 MOSTRA A VISÃO DE DENTRO DO MOTOR DO PARAFUSO ENCAIXADO NO BURACO E A SETA INDICANDO A DIREÇÃO QUE SE DEVER GIRAR O PARAFUSO PARA EXTRAIR O PEDAÇO DA VELA.
ACONTECE QUE COMO ESTE TRABALHO DEVE SER FEITO COM CUIDADO, EU ACABEI QUEBRANDO O GANCHO EU FUI OBRIGADO A FAZER UM OUTRO PROCESSO MAIS GROSSEIRO.
PROCESSO2: UTILIZAR UMA BROCA COM NUMERAÇÃO UM POUCO MENOR OU IGUAL AO DIÂMETRO MAIOR D PARA REMOVER O METAL. ISSO É UMA RETÍFICA BEM GROSSEIRA. DEPOIS DE REMOVER O METAL, USAR UM MACHO 1/8N PT27 PRA FAZER A NOVA ROSCA.
OBS: DE TEMPOS EM TEMPOS EU USAVA UM ASPIRADOR PRA SUGAR OS RESTOS DO METAL PRA NÃO ACUMULAR NO INTERIOR DO MOTOR.
DEPOIS DISSO EU CONSEGUIR RESOLVER O PROBLEMA.
FERRAMENTAS USADAS:
FAZENDO A ROSCA:
FINALMENTE A VELA NOVA INSTALADA
PROCESSO 1:
A IDEIA É ENCAIXAR A CHAVE (O PARAFUSO) DENTRO DA CILINDRO METÁLICO DA VELA FAZENDO UM CORTE NA PONTA DO PARAFUSO, DO JEITO QUE É MOSTRADO NO ESBOÇO QUE EU FIZ. A FIG 1 MOSTRA COMO É A VELA QUEBRADA. A PARTE AZUL É A CERÂMICA E PRETO O METAL. NA FIG 2 MOSTRA COMO É A VISTO O PEDAÇO DA VELA DO LADO DE FORA. COMO PODE SER VISTO, MAIS NO FUNDO O ESPAÇO DA VELA FICA MAIS ESTREITO E TEM UMA ESPÉCIE DE GANCHO QUE NADA MAIS É DO QUE UMA DAS PONTAS DA VELA QUE FAZ A FAGULHA. É ESTE GANCHO QUE VAI PERMITIR GIRAR A VELA NO SENTIDO CONTRÁRIO POIS ELA SERVIRÁ DE APOIO PARA A CHAVE.
NA FIG 3 EU MOSTRO DA DIFERENÇA DO DIÂMETRO d (DIÂMETRO MENOR) E D (DIÂMETRO MAIOR). NA FIG 4 MOSTRA COMO FICOU A VISTA DO PEDAÇO DA VELA DEPOIS QUE USEI UMA BROCA PARA ABRIR MAIS ESPAÇO E IGUALAR OS DIÂMETROS, SOBRANDO APENAS O GANCHO.
NA FIG 5 MOSTRA COMO FICOU O PARAFUSO TRANSFORMADO NUMA CHAVE. O CORTE FEITO COM ESMERILHADEIRA ANGULAR ESTÁ DE PRETO.
NA FIG 6 MOSTRA A VISÃO DE DENTRO DO MOTOR DO PARAFUSO ENCAIXADO NO BURACO E A SETA INDICANDO A DIREÇÃO QUE SE DEVER GIRAR O PARAFUSO PARA EXTRAIR O PEDAÇO DA VELA.
ACONTECE QUE COMO ESTE TRABALHO DEVE SER FEITO COM CUIDADO, EU ACABEI QUEBRANDO O GANCHO EU FUI OBRIGADO A FAZER UM OUTRO PROCESSO MAIS GROSSEIRO.
PROCESSO2: UTILIZAR UMA BROCA COM NUMERAÇÃO UM POUCO MENOR OU IGUAL AO DIÂMETRO MAIOR D PARA REMOVER O METAL. ISSO É UMA RETÍFICA BEM GROSSEIRA. DEPOIS DE REMOVER O METAL, USAR UM MACHO 1/8N PT27 PRA FAZER A NOVA ROSCA.
OBS: DE TEMPOS EM TEMPOS EU USAVA UM ASPIRADOR PRA SUGAR OS RESTOS DO METAL PRA NÃO ACUMULAR NO INTERIOR DO MOTOR.
DEPOIS DISSO EU CONSEGUIR RESOLVER O PROBLEMA.
FERRAMENTAS USADAS:
FAZENDO A ROSCA:
FINALMENTE A VELA NOVA INSTALADA
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Cara sei lá, mas me pareceu o jeito mais arriscado de se fazer isso. Não era melhor tirar o cabeçote fora? Agora com certeza deve ter ficado limalha lá dentro.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Berlindo escreveu:Cara sei lá, mas me pareceu o jeito mais arriscado de se fazer isso. Não era melhor tirar o cabeçote fora? Agora com certeza deve ter ficado limalha lá dentro.
BERLINDO, GERALMENTE A BROCA PUXA A LIMALHA PRA FORA (MOVIMENTO NATURAL) E COMO EU TOMEI CUIDADO PRA FAZER TUDO, ACHO QUE TEVE PERIGO NÃO, MAS COMO EU NÃO TINHA OPÇÃO, VALEU O RISCO. DEVERIA TER RESOLVIDO SOMENTE COM O PROCESSO1, MAS NÃO TEVE JEITO. DE QUALQUER FORMA, EU VOU TER QUE DESMONTAR TUDO MESMO.
JOAO2015- Participante
-
Idade : 32
Data de inscrição : 17/06/2015
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Bom dia pessoal, meu nome é Aldenio, sou novo no forum tenho uma bandit azul 650n 2013 e gostaria de saber a real referencia das velas de iridium para ela pois uns dizem que é a CR8EIX E OUTROS A CR9EIX . Se alguem puder ajudar eu agradeço.
aldenio- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 03/12/2015
Re: TUDO QUE NÃO SE QUER ACONTECE: VELA QUEBRA DENTRO DO MOTOR
Qualquer uma das duas! a 9 é mais fria! geralmente o pessoal coloca a 8! assim como eu coloquei.
Bellizzi- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
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