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Óleo Mobil MX 15w50 API SL (Semissintético)

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Mensagem por delphiman Ter 28 Out 2014, 13:25

Olá nobres, tudo bueno?
Dentro das conformidades?

Amigos, apenas gostaria de checar uma questão com vocês. Não é um tópico sobre
discussão de qual óleo é melhor, ou algo do gênero. Apenas é uma constatação.

Vamos lá. Atualmente tenho uma Yamaha FZ6-S 2008. Está com 15.200 km.
Eu adquiri ela com 13 mil km. O dono anterior usava Motul 5100 10w50 e havia
trocado o óleo com 12 mil km. Ele fazia as trocas do óleo a cada 3.000 km ou 6 meses
e o filtro original com 6 mil km ou 12 meses.

É mesma metodologia que sempre usei em minhas motos.

Pois bem, aos 15.000 km, fiz a troca de óleo. Como costumo fazer as trocas em casa, pois tenho todas as ferramentas (chave de filtro, torquímetro... etc), comprei o filtro original e fui atrás do Motul 5100 10w50. Só encontrei o 15w50 e com um preço que me derrubou, R$ 55,00 o litro.

Desta forma, optei pelo Mobil MX 15w50 API SL também Semissintético, por R$ 23,00 o litro.

Fiz a troca e tudo certo.

A diferença que notei utilizando Mobil MX são:

- motor ficou mais barulhento;
- motor esquenta mais rápido. Com o Motul 5100 o motor esquentava menos..

A questão de suavidade a ligar, cambio macio, foi equivalente entre os dois óleos.

Desta forma, gostaria de saber se mais alguém teve esta experiência com estes produtos.

Grato desde já.
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Mensagem por Parada Ter 28 Out 2014, 14:49

vc não fez essa perguntar no fazeronline?hehehe
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Mensagem por delphiman Ter 28 Out 2014, 15:32

Fala Parada... rsrs.
Sim eu fiz nobre.
Porém gostaria de mais opiniões. Pois foi somente o amigo que comentou a respeito. Daí sabe como é... sempre é bom uma segunda opinião. rsrs.
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Mensagem por Parada Ter 28 Out 2014, 15:48

bota o bagulho e seja feliz!!!hehehe

Coloca o motocool no líquido de arrefecimento também! A moto vai funcionar com temperatura mais baixa.....e só.....

Abs
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Mensagem por Pikes Peak Ter 28 Out 2014, 17:37

Amigo. Eu tive uma FZ6 N desde zero até os 58 mil km, óleo e filtro a cada 3000 km, filtro original e óleo Yamalub. Era só alegria e nunca houve nada de errado com a moto. Arrefecimento motul verde concentrado e motul chain lub na corrente, relação original foi bem até os 43 mil km.

Atualmente uso MX na gsxr 750 e também só alegrias. Veja bem o que significa "esquentar mais", pois é tudo muito relativo, troque o liquido de arrefecimento com frequencia pois vale a pena. Abraço.

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Mensagem por delphiman Ter 28 Out 2014, 17:58

Com certeza Parada, o negócio é usar sem medo e não se preocupar.

Pikes, a questão que me refiro de esquentar mais, é que enquanto a FZ6 estava utilizando o Motul 5100, ela demorava mais pra esquentar o motor. Dentro da cidade, ficava nos 80 graus e estrada, 73 graus a 80 no máximo.

Já com o Mobil MX, a temperatura do motor sobe mais rápido e agora na cidade fazendo um trajeto curto, já chega nos 95 a 100ºC quando aciona a ventoinha.

O fluido de arrefecimento é novo, bem como óleo das bengalas e fluídos de freio. O dono anterior trocou tudo na revisão dos 12.000 km. Inclusive me entregou as notas fiscais da revisão.

De qualquer forma, estou tendo a impressão que é o Mobil MX que deixou estes efeitos. Não há problema algum, tudo certo, foi só para constatar.

Outro fato, apenas para comentar, a um tempo atrás tive uma Kawasaki ZX-11. Estava usando o Motul 5100 nela. Porém, o preço aumentou muito, daí optei por usar um óleo mineral. Neste caso, o Lubrax Essencial.

Enquanto utilizei o Motul 5100 na ZX-11 nunca tinha ligado a ventoinha do motor em qualquer situação. Sinal que o óleo estava ajudando a refrigerar o motor. Passei para o mineral e a moto começou a ter um aquecimento maior. Normal, o óleo mineral é mais viscoso e circula mais lentamente no motor comparado a um óleo 10w40 ou 15w50 de outra categoria (sintético ou semissintético).

Enfim, estas são minhas considerações. Então acredito, baseado nisso, que há algo diferente no Motul que promove talvez menos atrito ou maior troca térmica.

Abraço.
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Mensagem por Bellizzi Qua 29 Out 2014, 07:24

Se não me engano,o fabricante de sua moto INDICA o Yamalube! Sendo assim,sugiro que siga as intruções do FABRICANTE,até porque Yamalube é SL!
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Mensagem por delphiman Qua 29 Out 2014, 08:20

Olá Bellizzi.
Sim, a recomendação é o Yamalube 20w50 API SL Mineral.
Só tive a intenção de colocar um produto melhor, de base sintética e com viscosidade a frio menor, para que nas partidas a frio o óleo circule mais rapidamente.

Mas claro, o Yamalube é um ótimo óleo e na próxima troca vou estudar o que farei, se continuarei com o Mobil MX ou utilizarei tudo como manda a fábrica.

Obrigado pelos relatos nobres.

Abraço.
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Mensagem por adautojunior Qua 29 Out 2014, 08:40

Esse negocio de fazer tudo como manda o manual, nao sou muito a favor, no manual da minha moto, diz pra realizar a troca de oleo a cada 6 mil km, (sendo que sempre faco a cada 3 mil km) usando semi sintetico.
Quando levei na revisao dos 1000, comentei com mecanico, ele disse que melhor fazer como eu faco, a cada 3 mil km, e disse que eles recomendam para os clientes a fazer a cada 3 mil km, seja na cc ou onde vc quiser.
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Mensagem por delphiman Qua 29 Out 2014, 08:58

Olá Adauto.
Com certeza.
No caso, se eu optar em utilizar o Yamalube, seria trocas a cada 2.500 a 3.000 km ou 6 meses e filtro a cada 5.000 km ou 12 meses. Utilizo o filtro de óleo original.

A utilização por recomendação da fábrica seria acerca do óleo lubrificante.

O manual, pelo menos os de motos não são muito confiáveis pois me parece que não são revisados. Eles traduzem baseado no original e não fazem uma revisão técnica. Daí o negócio é aproveitar somente informações úteis. Os prazos realmente devem ser analisados com cautela visto que muitas vezes não condizem com a nossa realidade.
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Mensagem por mangola Qua 29 Out 2014, 09:25

Delphiman, a um tempo eu postei um tópico aqui que gerou certa polêmica, sendo taxativo ao usar o Motul. O principal motivo dentre outros é que o Motul é um óleo " Puro" , virgem por assim dizer. No caso TODOS os citados anteriormente são RE-finados entende. Dai o " X " da questão ! Se quiser ir mais afundo no assunto pesquise sobre a lei de descarte de óleo no nosso país.

O que o Adauto disse também é real, tem muito manual com "acordo " pra indicar tal marca .....


Meu velho, quer ficar sussa com isso ??

Filtro Original ou K&N ( esse é foda ) e Motul 5100 .


Espero ter dado fim na sua dúvida !

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Mensagem por delphiman Qua 29 Out 2014, 11:04

Olá Mangola.
Obrigado pelas informações amigo.
Com certeza brother, a ideia é ficar sossegado, utilizando algo que garanta proteção para o motor dentro do período de utilização e troca. Seja andando moderadamente ou forçadamente.

Vou dar uma pesquisada e verificar se encontro Motul 5100 um pouco mais em conta aqui na redondeza. Na única loja aqui da minha cidade que tem Motul (cidade pequena), estão cobrando R$ 56,00 o litro. Já o Yamalube, R$ 18,00. Sempre que se faz um plano de manutenções, preza-se é claro, pela qualidade e também pelo custo x benefício. Do jeito que o Motul aumenta de preço, não duvido que logo está custando R$ 100,00 o litro.

O maior problema é realmente é bendito valor do Motul. Tipo, é exageradamente caro. Mas vamos lá, bola pra frente e suave na nave.

Abração a todos e obrigado pelos relatos.
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Mensagem por Bellizzi Qua 29 Out 2014, 11:08

Caro delphiman
Cada motor foi projetado para trabalhar com um tipo específico de óleo lubrificante. Esta informação sempre consta no manual da Motocicleta, e também consta no manual de serviços da mesma. Este é, sem dúvida, a decisão mais segura na hora de escolher o óleo para qualquer moto.

A especificação do óleo é medida através de sua viscosidade mínima e máxima (SAE), e sua classificação de desempenho (API).

Por exemplo: O óleo Mobil Super Moto possui especificação SAE 20w50 API SF. Isso significa que sua viscosidade quando frio é de 20 e quando quente 50. Quando frio, o óleo tende ser mais grosso, e quando quente, mais fino.

Quanto menores os números, mais fino (menos viscoso) o óleo será. Em alguns casos, o óleo mais fino pode ser desejável, como por exemplo, em motores novos, onde as folgas entre os componentes é pequena, ou em motores utilizados para fins de competição, onde o fluxo do óleo deve ser maior. Em outros casos, é preferível ter um lubrificante mais grosso (mais viscoso), como é o caso de motores que já rodaram bastante e possuem folgas maiores entre suas peças. Nestes casos, o óleo mais grosso acaba protegendo mais as partes móveis do motor, reduzindo o desgaste.

Além da viscosidade, a classificação API se refere ao desempenho do óleo, ou seja, sua capacidade de manter sua viscosidade em situações extremas de uso (altíssimas ou baixíssimas temperaturas). Esta classificação sempre se dá por duas letras. No nosso exemplo do Motul Super Moto, a API é SF, sendo S uma constante, que significa que é um óleo desenvolvido para motores a combustão, e a segunda letra se referindo a classificação de desempenho. Quanto maior a letra, melhor é o óleo.

Portanto, o Mobil Super Moto 20w50 API SF é pior do que, por exemplo, o Motul 3000 20w50 API SG (G é maior que F), que por sua vez, é pior que o Yamalube SAE 20w50 API SL ou Lubrax Essencial 20w50 API SL.

Então eu posso usar um óleo de especificação API superior na minha moto?
Sim, claro. Desde que a viscosidade seja a mesma, você pode usar uma especificação API superior. Você só não deve usar especificação inferior a indicada no manual.

E eu posso optar por uma viscosidade diferente?
Até pode, mas é por sua conta e risco. Se vai fazer isso, é bom saber o que está fazendo e no que isso implica, pois as consequências podem ser grandes: Vão desde a redução da vida útil do motor, queda no desempenho, até o travamento do motor por falta de lubrificação adequada… E geralmente fica caro para consertar.

Esse tipo de alteração deve ser embasada em tipos de uso muito específicos, com motores muito rodados (caso opte por óleo mais viscoso), ou motores usados em competição (caso opte por óleo menos viscoso). Na dúvida, use a especificação recomendada pelo fabricante.

E os óleos semissintéticos e sintéticos
São lubrificantes diferentes, que conseguem atingir viscosidades menores em alta temperatura, sem perder a capacidade de lubrificar as partes do motor. São indicados para motores de altíssimo desempenho, ou para usos específicos variados. Geralmente são mais caros também.
Lubrificantes sintéticos

matéria extraida do site http://www.motosblog.com.br/7942/qual-o-tipo-certo-de-oleo-para-sua-moto/

Resumindo:
Dentre os produtos elencados,o Yamalub ainda se mostra ser o mais indicado e melhor por ser da categoria SL!

Espero ter ajudo baseado em fatos ,estudo e teoria!

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Mensagem por delphiman Qua 29 Out 2014, 11:38

Olá Bellizzi.
Muito obrigado amigo pela sua explicação. Com certeza você está correto em tudo que disse. Apenas comentando e não desmerecendo o que você comentou. O amigo reforçou o que eu já conheço acerca de óleos lubrificantes. As vezes, pelo fato de sabermos um pouco mais dos óleos, gera-se dúvidas sobre as recomendações do fabricante. Isso ocorre pois, na teoria, sabe-se que um lubrificante semissintético 15w50 ou 10w40 por exemplo, é melhor na lubrificação da partida a frio, comparado a um 20w50 mineral básico.

Claro, se o fabricante diz que é pra usar 20w50, é porque o produto foi testado e provavelmente o motor tem galerias de óleo maiores que escoam com maior facilidade um óleo mais viscoso gerando uma lubrificação adequada com o óleo especificado.

Todas essas dúvidas são do excesso de zelo e pesquisa, sempre quererendo o melhor produto e benefício para as motos que são conquistadas com muito trabalho.

No caso da minha FZ6, passarei sim para o Yamalube, assim ficarei mais tranquilo e principalmente, gastando menos dinheiro.

Bellizzi, valeu pela explicação amigo. Agradeço mesmo sua atenção e dos demais amigos com relação a minha dúvida.

Vamos que vamos....

Abraço.
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Mensagem por Bellizzi Qua 29 Out 2014, 13:16

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Mensagem por tiago_pimenta Qua 29 Out 2014, 15:17

delphiman escreveu:No caso da minha FZ6,  passarei sim para o Yamalube

Eu não faria isso, nem sempre devemos seguir tudo o que está escrito no manual. No próprio manual da sua moto, a km de intervalo entre as trocas é bem superior ao de 3.000 km. Fora o fato também das empresas (Motocicleta x Óleo) fazerem acordo entre si para vim "recomendado" no manual, mas nem sempre quer dizer que é o melhor para sua moto.
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Mensagem por Bellizzi Qui 30 Out 2014, 07:33

Caro Tiago Pimenta,
Muito respeito a sua opnião,porém não posso concordar com a informação de que nem sempre devemos seguir tudo o que está escrito no manual! O senhor me desculpe,porém devemos sim,até porque quem escreveu não foi um brasileiro que acha que entende de tudo,principalmente de motocicleta!até porque,brasileiro não tem simplesmente NADA!!! quem escreveu as informações ali, foi um engenheiro japones que estudou durante anos e conseguiu trabalhar na Yamaha do Japão!!! Não é pouca coisa não!!! e quando alguma informação ali é inserida no meio do caminho,é com a autorização e aprovação de um corpo técnico da empresa,até porque é o nome da fabrica que esta em jogo! e os japoneses prezam muito isso!

Falo isso por conhecimento e não por achar!como falei a principio,brasileiro não sabe nada,não tem nada,não tem uma fábrica de carros ,de motos,de nada!!! tudo nesse pais em termos de veículos se resume a MONTADORA! ou seja,as peças são recebidas e montadas! não existe fabricante de carros de motos brasileiro,até porque honda,yamaha,suz........todas são japonesas!! brasileiro não tem nada,e quando teve FNM (fábrica nacional de motores) que equipavam milhares de caminhões ,foi tão mal adminstrada e roubada que foi a falência!

Então meu amigo,EU em minha ignorância faço sim o que manda o manual!!!
não foi escrito por um brasileiro não,foi escrito pelo japones FABRICANTE do produto.
abraços
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Mensagem por Convidado Qui 30 Out 2014, 15:19

delphiman, vc ta certo, só uma observação que vi nuns comentarios, as marcas de motos por aqui fecham parcerias nos oleos, então nem sempre utilizam os melhores, já imaginou uma R1 com Yamalube? depois os caras não sabem porque tem moto dessas novas mais fortes quebrando tanto, tem cara que coloca mineral 20w50, se der muito pau esse oleo é um lixo num motor desses , mas pra uma fazer, bandit já serve bem, outra coisa é ver em outros paises recomendam até 10w40 no caso de suzukis e outras e a moto é a mesma vendida aqui e lá fora, tudo depende das parcerias entre fabricante e marca de oleo


Última edição por gsf1250 em Qui 30 Out 2014, 15:23, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Convidado Qui 30 Out 2014, 15:22

bellizzi, manda esse japones vir fazer o nosso combustivel kkk porque tá ruim a coisa, eles fazem moto espetaculares mas chega aqui coitada das montadores pra regular as motocas pro nosso combustivel ...

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Mensagem por Bellizzi Qui 30 Out 2014, 18:57

é,realmente é muito difícil mesmo!! kkkkk
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Mensagem por delphiman Qua 18 Fev 2015, 14:53

Olá amigos Bellizzi, Gsf1250 e cia.
Acabei não vendo mais o tópico pois as notificações do fórum não estão funcionando corretamente. Daí infelizmente não tinha visto que vocês comentaram.

Belizzi, no que diz respeito aos brasileiros não serem detentores de nada, concordo plenamente. Qualquer conteúdo que precisa ser inserido no manual é supervisionado por um grupo técnico, as vezes meio a moda "miguelão brasileira" mas é. Somente acredito que a Suzuki não revise muito bem os manuais, pois todos os manuais que de motos Suzuki que eu tive, tinham erros que deixavam grandes margens de dúvida. Um deles era inclusive da nossa conversa. Tive uma GSX 750 F e no manual recomendava somente o uso de óleos sintéticos, porém a recomendação era o Petrobrás GP Lubrax 20w50 API SL Mineral. Acredito que agora devem ter revisado e melhorado o manual.

Gsf1250, com certeza sempre há um acordo comercial e também para o desenvolvimento de produtos entre as montadoras e fornecedora de lubrificantes e fluídos. Em alguns casos isso é bom, pois teremos um produto testado, bom, com preço baixo e com ampla distribuição.

O fato que o amigo citou do Yamalube ser usado em uma R1, não vejo problemas com relação a isso. Muito que provavelmente o Yamalube foi testado no motor da R1 e foi homologado. Também nunca vi pelo menos na Web e em conversas com mecânicos mais experientes, que o Yamalube tenha causado problemas em motos como a R1 ou FZ6. Se existem casos, não são divulgados.

Atualmente eu estou usando Mobil MX 15w50, há duas trocas já, no caso já são mais de 6 mil km. Tudo certo até o momento. Uso a moto todos os dias na cidade e quando vou pra estrada, não poupo a motoca.

Desta forma optei por manter o Mobil MX 15w50 API SL + Filtro original. Produto semissintético com maior estabilidade, trocas de óleo a cada 2.500 km ou 6 meses e filtro a cada 5.000 ou 12 meses. As partidas a frio estão muito fáceis e o motor está liso. O produto está cumprindo com o objetivo que esperava. Uma lubrificação mais rápida na partida a frio e continuo mantendo o SAE 50, com ótima proteção em altas temperaturas. E o melhor disso que é o preço e disponibilidade é compatível com o Yamalube, de 19 a 23 reais.

Caso alguém tiver algum relato que o Yamalube causou algum problema em algum motor, ficaria grato se comentassem, é sempre bom saber.

Abraço.
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Mensagem por Diego de Oliveira Sex 01 Abr 2016, 15:15

Desde quando comprei minha moto (GSX 650F 2010) em jun/2013 eu tenho usado o óleo recomendado no manual, Lubrax Mineral 20w50 API-SL com filtro Tecfil PSL 639 em toda troca (a cada 3000 km), porém estou pensando e pesquisando se vale a pena mudar para o semissintetico Mobil MX 15w50, porém as opiniões parece que estão meio divididas: uma metade acha melhor seguir o manual, outra metade acha melhor usar o semissintetico, devido suas vantagens para o motor.

Já está na hora da troca e ainda estou indeciso, rs.
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Mensagem por Bellizzi Sex 01 Abr 2016, 16:39

Diego - 650F escreveu:Desde quando comprei minha moto (GSX 650F 2010) em jun/2013 eu tenho usado o óleo recomendado no manual, Lubrax Mineral 20w50 API-SL com filtro Tecfil PSL 639 em toda troca (a cada 3000 km), porém estou pensando e pesquisando se vale a pena mudar para o semissintetico Mobil MX 15w50, porém as opiniões parece que estão meio divididas: uma metade acha melhor seguir o manual, outra metade acha melhor usar o semissintetico, devido suas vantagens para o motor.

Já está na hora da troca e ainda estou indeciso, rs.
Irmão,quando eu falo em lubrax ferroces não é pela marca,até porque não suporto NADA que seja brasileiro,falo pelo simples fato de ser o mais atual! não se iluda por marca,mais um bom parâmetro para vc se basear em alguma coisa concreta é a qualificação de um produto e sendo assim,o Ferroces é o mais atual ,categoria SN........
abraços
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Mensagem por Diego de Oliveira Sex 01 Abr 2016, 16:52

Pode ate ser o mais atual, porém não encontro dele aqui na região, e pela net o frente aqui pro interior de GO não compensa, sai muito caro.

Tô achando q vou largar mão do Mobil MX semi e continuar no Lubrax Mineral mesmo. Se em 3 anos ta tudo certo, não vou mexer agora (eu acho), rs.

Mas ainda aceito opiniões, vou trocar neste fim d semana.
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Mensagem por Bellizzi Sex 01 Abr 2016, 16:55

Diego - 650F escreveu:Pode ate ser o mais atual, porém não encontro dele aqui na região, e pela net o frente aqui pro interior de GO não compensa, sai muito caro.

Tô achando q vou largar mão do Mobil MX semi e continuar no Lubrax Mineral mesmo. Se em 3 anos ta tudo certo, não vou mexer agora (eu acho), rs.

Mas ainda aceito opiniões, vou trocar neste fim d semana.

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