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Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.

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Mensagem por rafaelxtreme Qui 22 Nov 2012, 11:58

Fala galera beleza?

É o seguinte, em uma viagem que fiz comprei esse oleo da mobil, porem na hora comprei somente 3 litros e agora com a troca do filtro vai 300ml a mais.

Esse oleo eu nem encontro na minha cidade, queria saber se é pirigoso eu misturar 300ml de um outro oleo tambem sintetico na minha GSXR 1100 94.

Valeu abraço!
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Mensagem por Fguarezi Qui 22 Nov 2012, 13:34

Se fosse mineral tenho certeza que não dá nada, como é sintético já não sei, mas acho que se for com mesma viscosidade 15w50 vai poder usar.
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Mensagem por FERNANDO PF Qui 22 Nov 2012, 13:46

pode misturar outro oleo sintético de mesma viscosidade.
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Mensagem por Last_Warrior Qui 22 Nov 2012, 17:08

Pode misturar qualquer óleo da mesma viscosidade, inclusive semi sintético, que nada mais é do que uma mistura de mineral e sintético no mesmo produto.

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Mensagem por otakumike Qui 22 Nov 2012, 18:57

posso estar falando besteira, mas creio que nao seja certo misturar oleo de marcas diferentes...

uma vez, quando tinha Fazer, fui trocar o oleo e filtro...vai 1450ml com troca de filtro...o Yamalube só deu 1350ml, pois era um resto que eu tinha e comprei 1l...acabei completando com Mobil...

quando fui trocar de novo, saiu com uma cor estranha, meio cinza, e com umas bolhas de espuma...isso pq foi só 100ml de Mobil...

tá certo que as especificaçoes sao diferentes...

mas eu nao arrisco de novo misturar marcas de oleo...
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Mensagem por alessandro zk Qui 22 Nov 2012, 19:36

Aconteceu pra min o parecido coloquei O sintetico da ELF 15w 50 o mecanico soh tinha 3 litros desse e colocou 300 ml do semi-sitetico 20W 40 da mesma marca, isso pode disse o mecanico soh nao pode outra marca dai.
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Mensagem por FERNANDO PF Qui 22 Nov 2012, 19:44

Segundo a ANP, é obrigatório que os óleos possam serem misturados entre si, de marcas diferentes, porém devem possuir o mesmo indice de viscosidade e classificação. Ou seja, um 10W50 Castrol e um 10W50 Ipiranga são totalmente misturáveis. Agora mineral com sintético não..
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Mensagem por Last_Warrior Qui 22 Nov 2012, 19:57

FERNANDO PF escreveu:Agora mineral com sintético não..
Hum... Sei não viu... Cito como exemplo um óleo semi-sintético, nada mais é do que uma mistura de mineral com sintético! Entendeu meu raciocínio?

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Mensagem por nelslima Qui 22 Nov 2012, 21:07

A regra para óleos é a seguinte :

Não se deve misturar óleo mineral, semi-sintético ou sintético.
PORÉM, se for para misturar, tenham em mente, que a contaminação levará o produto total à classificacão anterior, ou seja:
Se misturar mineral com semi-sintético considere o óleo mineral.
SE misturar sintético com semi, ficará semi e assim por diante.

No caso do Mobil Racing 1, ele é 100% sintético, pode-se misturar, porém, que seja um óleo 100% sintético, caso do Motul 7100 (não confundir com 5100 que é semi).

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Mensagem por Last_Warrior Sex 23 Nov 2012, 01:39

Ah sim, agora ficou claro, poder misturar até pode mas vai perder os benefícios, correto?

Obrigado pelas informações.

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Mensagem por nelslima Sex 23 Nov 2012, 02:37

Exatamente. Pode misturar, mas, o melhor será contaminado pelo pior e as propriedades ficarão prejudicadas ficando assim o óleo atendendo as propriedades do inferior...
De qualquer forma, sugiro que use o Mobil 1 Racing (este mesmo que está usando), um dos melhores no mercado atualmente, sendo superado somente pelo 300V da Motul que já é um exagero para nossas motos.
Grande abraço,

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Mensagem por rafaelxtreme Sex 23 Nov 2012, 18:28

Um cara da loja la me disse para nao misturar outras marcas e tal, e me deu o Mobil Super moto MX, ele é semi, não é possivel que somente 300 ml tire as propriedades do Racing, to pensando em por esse mesmo na minha cidade eu nem acho o racing... e quantos km fica se eu mistura esse 300 ml ? muda sera?
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Mensagem por nelslima Seg 26 Nov 2012, 19:55

Acredito que somente 300ml não vai dar diferença. Aliás, coloque 200ml, melhor ainda...

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Mensagem por Deanzaumm Ter 04 Dez 2012, 10:25

completa 300ml de MILITEC e seja feliz!!!!
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Mensagem por nelslima Ter 04 Dez 2012, 11:31

Aí sim....
Solução Perfeita !!!
Não tinha pensado nisso...

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Mensagem por rafaelxtreme Sex 07 Dez 2012, 18:02

e quantos km aguenta?
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Mensagem por rafaelxtreme Sex 07 Dez 2012, 18:03

e quantos km aguenta?
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Mensagem por _-ë-_ Ter 11 Dez 2012, 08:49

Na minha opnião, acho que não deve haver mistura alguma, pois cada óleo tem uma mistura de componentes que só Deus e os engenheiros dos fabricantes sabem se são compatíveis entre sí.
Dizer que pode misturar porque óleo semi-sintético já é uma mistura de mineral+sintético, seria algo muito simplista, não sabemos ao certo qual é a fórmula, não é tão simples assim.

Dependendo dos compontentes presentes em cada óleo, pode ser que ocorra o seguinte:

Óleo "X"
Óleo "Y"
Óleo "Z"

X+Y -> Compatível, não dá problema
X+Z -> Compatível, não dá problema
Y+Z -> Incompatível. Pode formar borra, perder a viscosidade, etc...

Eu não arriscaria...



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Mensagem por Convidado Seg 17 Dez 2012, 22:35

Esclarecendo sua dúvida:

é possível misturar o óleo sim, entretanto é necessário combinar esses dois fatores:
Viscosidade, exemplo: 15w-50, 20w-50, etc;
Classificação, exemplo: SG, SH, SJ, SL, SM;

Se você colocou um 15w-50 então a mistura deve conter outro de 15w-50 e ponto final.
Entretando com relação a classificação temos o seguinte:
a primeira letra é o tipo de motor => 'S' significa spark-plug (vela de ignição na tradução);
a segunda letra é a qualidade do óleo, definida em ordem crescente pelo Instituto Americano do Petróleo, ou seja: o SL passa em todos os testes que o óleo SJ passa. O óleo SM por sua vez é superior ao SL, assim sucessivamente.

Voltando ao seu caso, se o óleo que você colocou por primeiro é do tipo SJ, então para você completar será necessário um SJ, SL ou superior.

-----------

Só para conhecimento:
* Motores a diesel utilizam classificações iniciadas com a letra 'C' que siginifica compression (compressão na tradução) a segunda letra tem o mesmo significado. Exemplo CH, CL, CM, etc.

* Quanto maior a classificação maior o preço exemplo: Motul 5100 SL +- 33,00; Mobil Super SG +- 13,00;
Caso sua moto seja antiga, é possível usar um óleo mais barato sem problemas pois na época de seu desenvolvimento o padrão dos óleos eram mais baixos e consequentemente o desenvolvimento do motor foi feito para eles, exemplo: a minha moto é uma SRAD de 96 e no manual dela é recomendado óleos de classifcação SE, SF, SG ou superiores. Por isso não caia na conversa de que o mais barato vai fuder a sua moto, de uma olhada no manual e use o recomendado lá.

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Mensagem por Convidado Ter 18 Dez 2012, 12:25

Para enriquecer o tópico, vou deixar o link sobre as classificações de óleos que está disponível na American Petroleum Institute.

AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE - ENGINE OIL LICENSING AND CERTIFICATION SYSTEM

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Mensagem por white house Ter 18 Dez 2012, 14:05

Regra geral,
não se deve misturar oleos !Cada qual possui aditivos diferentes que podem um anular o outro e deixar de proteger o seu motor.Melhor não arriscar porque o prejuizo vai sair do seu bolso ,fora o desgaste emocional!! santa
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Mensagem por white house Ter 18 Dez 2012, 14:15

Ederson.gm
Sou da opinião que se oleos baratos fossem bons,não existiriam oleos mais caros para a mesma finalidade.Tudo é assim!No minimo o que pode te acontecer ao utilizar oleo barato é permitir criar um monte de carvão dentro da camisa e no meio dos aneís.O lugar bom para fazer estes testes seria numa ceifadeira de grama que se pifar não te deixa sem o prazer de pilotar e voce teria uma desculpa para não poder cortar a grama,rs,rs,rs E, além disto só tem um cilindro e um pistão para trocar, e não 4!Oleo é mais barato do que fazer motor!!
Abraços
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Mensagem por _-ë-_ Ter 18 Dez 2012, 16:01

ederson.gm escreveu:Para enriquecer o tópico, vou deixar o link sobre as classificações de óleos que está disponível na American Petroleum Institute.

AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE - ENGINE OIL LICENSING AND CERTIFICATION SYSTEM

Pode ser que eu não tenha visto direito, mas eu não achei nada dizendo sobre a mistura de lubrificantes nesse guia.

[]'s
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Mensagem por _-ë-_ Ter 18 Dez 2012, 16:36

ederson.gm, desculpe discordar de você meu amigo, mas não é assim que funciona.

Se você pegar a ficha técnica de dois óleos 20w40 SL de marcas diferentes, vc verá que são totalmente diferentes, então não é possível afirmar que podem ser misturados sem que ocorram problemas.

Fazendo uma analogia, seria o mesmo que dizer que é possível misturar açúcar refinado com sal refinado, levando em consideração apenas o fato dos dois serem "brancos". O produto final da mistura terá característica totalmene diferente das originais.

A "classificação" API (SL, SM, etc), determina as características que o óleo deve obedecer(viscosidade, densidade, etc) para que seja enquadrado como tal, entretanto cada fabricante usa o composto químico que quiser em seu produto, o importante é que obedeça os padrões definidos. E é aí que está o problema na hora de misturar lubrificantes diferentes, pois nunca se sabe quais compostos químicos os fabricantes utilizaram, e tão pouco sabemos se são compatíveis entre sí.
Dois lubrificantes "SM" podem compostos diferentes que um em contato com o outro pode originar borra, partículas sólidas, ou transformar o lubrificante em água, como também pode não acontecer nada.


Fiz uma pesquisa rápida sobre o assunto e encontrei um site com informações interessantes sobre misturar lubrificantes modernos:

http://www.machinerylubrication.com/Read/235/mixing-lubricating-oils

Em resumo, diz mais ou menos o que eu disse anteriormente, não se deve misturar lubrificantes sem saber se são quimicamente compatíveis.

[]'s

obs. Precisaríamos achar algum material da API falando sobre a obrigatoriedade da compatibilidade entre lubrificantes de mesma classificação, aí poderíamos ficar mais tranquilos em fazer uma eventual mistura.
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Mensagem por Kako_UV777 Qua 19 Dez 2012, 15:50

PessoALL,

Estou usando na minha moto o óleo recomendado no manual que é o Yamalube 20w50 mineral, pensei em mudar na próxima troca para o sintético 15w50, minha dúvida é, realmente vale a pena afim de ter um maior cuidado com o motor ou é bobeira? Mudar para 15w trará algum problema pro motor? Hj minha XJ tá com 7500km...

Abraços,
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