Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
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Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Fala galera beleza?
É o seguinte, em uma viagem que fiz comprei esse oleo da mobil, porem na hora comprei somente 3 litros e agora com a troca do filtro vai 300ml a mais.
Esse oleo eu nem encontro na minha cidade, queria saber se é pirigoso eu misturar 300ml de um outro oleo tambem sintetico na minha GSXR 1100 94.
Valeu abraço!
É o seguinte, em uma viagem que fiz comprei esse oleo da mobil, porem na hora comprei somente 3 litros e agora com a troca do filtro vai 300ml a mais.
Esse oleo eu nem encontro na minha cidade, queria saber se é pirigoso eu misturar 300ml de um outro oleo tambem sintetico na minha GSXR 1100 94.
Valeu abraço!
rafaelxtreme- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Se fosse mineral tenho certeza que não dá nada, como é sintético já não sei, mas acho que se for com mesma viscosidade 15w50 vai poder usar.
Fguarezi- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
pode misturar outro oleo sintético de mesma viscosidade.
FERNANDO PF- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Pode misturar qualquer óleo da mesma viscosidade, inclusive semi sintético, que nada mais é do que uma mistura de mineral e sintético no mesmo produto.
Last_Warrior- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
posso estar falando besteira, mas creio que nao seja certo misturar oleo de marcas diferentes...
uma vez, quando tinha Fazer, fui trocar o oleo e filtro...vai 1450ml com troca de filtro...o Yamalube só deu 1350ml, pois era um resto que eu tinha e comprei 1l...acabei completando com Mobil...
quando fui trocar de novo, saiu com uma cor estranha, meio cinza, e com umas bolhas de espuma...isso pq foi só 100ml de Mobil...
tá certo que as especificaçoes sao diferentes...
mas eu nao arrisco de novo misturar marcas de oleo...
uma vez, quando tinha Fazer, fui trocar o oleo e filtro...vai 1450ml com troca de filtro...o Yamalube só deu 1350ml, pois era um resto que eu tinha e comprei 1l...acabei completando com Mobil...
quando fui trocar de novo, saiu com uma cor estranha, meio cinza, e com umas bolhas de espuma...isso pq foi só 100ml de Mobil...
tá certo que as especificaçoes sao diferentes...
mas eu nao arrisco de novo misturar marcas de oleo...
otakumike- Participante
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Idade : 33
Data de inscrição : 11/04/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Aconteceu pra min o parecido coloquei O sintetico da ELF 15w 50 o mecanico soh tinha 3 litros desse e colocou 300 ml do semi-sitetico 20W 40 da mesma marca, isso pode disse o mecanico soh nao pode outra marca dai.
alessandro zk- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 29/06/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Segundo a ANP, é obrigatório que os óleos possam serem misturados entre si, de marcas diferentes, porém devem possuir o mesmo indice de viscosidade e classificação. Ou seja, um 10W50 Castrol e um 10W50 Ipiranga são totalmente misturáveis. Agora mineral com sintético não..
FERNANDO PF- Participante
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Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Hum... Sei não viu... Cito como exemplo um óleo semi-sintético, nada mais é do que uma mistura de mineral com sintético! Entendeu meu raciocínio?FERNANDO PF escreveu:Agora mineral com sintético não..
Last_Warrior- Participante
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Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
A regra para óleos é a seguinte :
Não se deve misturar óleo mineral, semi-sintético ou sintético.
PORÉM, se for para misturar, tenham em mente, que a contaminação levará o produto total à classificacão anterior, ou seja:
Se misturar mineral com semi-sintético considere o óleo mineral.
SE misturar sintético com semi, ficará semi e assim por diante.
No caso do Mobil Racing 1, ele é 100% sintético, pode-se misturar, porém, que seja um óleo 100% sintético, caso do Motul 7100 (não confundir com 5100 que é semi).
Não se deve misturar óleo mineral, semi-sintético ou sintético.
PORÉM, se for para misturar, tenham em mente, que a contaminação levará o produto total à classificacão anterior, ou seja:
Se misturar mineral com semi-sintético considere o óleo mineral.
SE misturar sintético com semi, ficará semi e assim por diante.
No caso do Mobil Racing 1, ele é 100% sintético, pode-se misturar, porém, que seja um óleo 100% sintético, caso do Motul 7100 (não confundir com 5100 que é semi).
nelslima- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Ah sim, agora ficou claro, poder misturar até pode mas vai perder os benefícios, correto?
Obrigado pelas informações.
Obrigado pelas informações.
Last_Warrior- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Exatamente. Pode misturar, mas, o melhor será contaminado pelo pior e as propriedades ficarão prejudicadas ficando assim o óleo atendendo as propriedades do inferior...
De qualquer forma, sugiro que use o Mobil 1 Racing (este mesmo que está usando), um dos melhores no mercado atualmente, sendo superado somente pelo 300V da Motul que já é um exagero para nossas motos.
Grande abraço,
De qualquer forma, sugiro que use o Mobil 1 Racing (este mesmo que está usando), um dos melhores no mercado atualmente, sendo superado somente pelo 300V da Motul que já é um exagero para nossas motos.
Grande abraço,
nelslima- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Um cara da loja la me disse para nao misturar outras marcas e tal, e me deu o Mobil Super moto MX, ele é semi, não é possivel que somente 300 ml tire as propriedades do Racing, to pensando em por esse mesmo na minha cidade eu nem acho o racing... e quantos km fica se eu mistura esse 300 ml ? muda sera?
rafaelxtreme- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Acredito que somente 300ml não vai dar diferença. Aliás, coloque 200ml, melhor ainda...
nelslima- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
completa 300ml de MILITEC e seja feliz!!!!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Aí sim....
Solução Perfeita !!!
Não tinha pensado nisso...
Solução Perfeita !!!
Não tinha pensado nisso...
nelslima- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
e quantos km aguenta?
rafaelxtreme- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
e quantos km aguenta?
rafaelxtreme- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 01/12/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Na minha opnião, acho que não deve haver mistura alguma, pois cada óleo tem uma mistura de componentes que só Deus e os engenheiros dos fabricantes sabem se são compatíveis entre sí.
Dizer que pode misturar porque óleo semi-sintético já é uma mistura de mineral+sintético, seria algo muito simplista, não sabemos ao certo qual é a fórmula, não é tão simples assim.
Dependendo dos compontentes presentes em cada óleo, pode ser que ocorra o seguinte:
Óleo "X"
Óleo "Y"
Óleo "Z"
X+Y -> Compatível, não dá problema
X+Z -> Compatível, não dá problema
Y+Z -> Incompatível. Pode formar borra, perder a viscosidade, etc...
Eu não arriscaria...
Dizer que pode misturar porque óleo semi-sintético já é uma mistura de mineral+sintético, seria algo muito simplista, não sabemos ao certo qual é a fórmula, não é tão simples assim.
Dependendo dos compontentes presentes em cada óleo, pode ser que ocorra o seguinte:
Óleo "X"
Óleo "Y"
Óleo "Z"
X+Y -> Compatível, não dá problema
X+Z -> Compatível, não dá problema
Y+Z -> Incompatível. Pode formar borra, perder a viscosidade, etc...
Eu não arriscaria...
_-ë-_- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Esclarecendo sua dúvida:
é possível misturar o óleo sim, entretanto é necessário combinar esses dois fatores:
Viscosidade, exemplo: 15w-50, 20w-50, etc;
Classificação, exemplo: SG, SH, SJ, SL, SM;
Se você colocou um 15w-50 então a mistura deve conter outro de 15w-50 e ponto final.
Entretando com relação a classificação temos o seguinte:
a primeira letra é o tipo de motor => 'S' significa spark-plug (vela de ignição na tradução);
a segunda letra é a qualidade do óleo, definida em ordem crescente pelo Instituto Americano do Petróleo, ou seja: o SL passa em todos os testes que o óleo SJ passa. O óleo SM por sua vez é superior ao SL, assim sucessivamente.
Voltando ao seu caso, se o óleo que você colocou por primeiro é do tipo SJ, então para você completar será necessário um SJ, SL ou superior.
-----------
Só para conhecimento:
* Motores a diesel utilizam classificações iniciadas com a letra 'C' que siginifica compression (compressão na tradução) a segunda letra tem o mesmo significado. Exemplo CH, CL, CM, etc.
* Quanto maior a classificação maior o preço exemplo: Motul 5100 SL +- 33,00; Mobil Super SG +- 13,00;
Caso sua moto seja antiga, é possível usar um óleo mais barato sem problemas pois na época de seu desenvolvimento o padrão dos óleos eram mais baixos e consequentemente o desenvolvimento do motor foi feito para eles, exemplo: a minha moto é uma SRAD de 96 e no manual dela é recomendado óleos de classifcação SE, SF, SG ou superiores. Por isso não caia na conversa de que o mais barato vai fuder a sua moto, de uma olhada no manual e use o recomendado lá.
é possível misturar o óleo sim, entretanto é necessário combinar esses dois fatores:
Viscosidade, exemplo: 15w-50, 20w-50, etc;
Classificação, exemplo: SG, SH, SJ, SL, SM;
Se você colocou um 15w-50 então a mistura deve conter outro de 15w-50 e ponto final.
Entretando com relação a classificação temos o seguinte:
a primeira letra é o tipo de motor => 'S' significa spark-plug (vela de ignição na tradução);
a segunda letra é a qualidade do óleo, definida em ordem crescente pelo Instituto Americano do Petróleo, ou seja: o SL passa em todos os testes que o óleo SJ passa. O óleo SM por sua vez é superior ao SL, assim sucessivamente.
Voltando ao seu caso, se o óleo que você colocou por primeiro é do tipo SJ, então para você completar será necessário um SJ, SL ou superior.
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Só para conhecimento:
* Motores a diesel utilizam classificações iniciadas com a letra 'C' que siginifica compression (compressão na tradução) a segunda letra tem o mesmo significado. Exemplo CH, CL, CM, etc.
* Quanto maior a classificação maior o preço exemplo: Motul 5100 SL +- 33,00; Mobil Super SG +- 13,00;
Caso sua moto seja antiga, é possível usar um óleo mais barato sem problemas pois na época de seu desenvolvimento o padrão dos óleos eram mais baixos e consequentemente o desenvolvimento do motor foi feito para eles, exemplo: a minha moto é uma SRAD de 96 e no manual dela é recomendado óleos de classifcação SE, SF, SG ou superiores. Por isso não caia na conversa de que o mais barato vai fuder a sua moto, de uma olhada no manual e use o recomendado lá.
Convidado- Convidado
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Para enriquecer o tópico, vou deixar o link sobre as classificações de óleos que está disponível na American Petroleum Institute.
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE - ENGINE OIL LICENSING AND CERTIFICATION SYSTEM
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE - ENGINE OIL LICENSING AND CERTIFICATION SYSTEM
Convidado- Convidado
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Regra geral,
não se deve misturar oleos !Cada qual possui aditivos diferentes que podem um anular o outro e deixar de proteger o seu motor.Melhor não arriscar porque o prejuizo vai sair do seu bolso ,fora o desgaste emocional!!
White House
não se deve misturar oleos !Cada qual possui aditivos diferentes que podem um anular o outro e deixar de proteger o seu motor.Melhor não arriscar porque o prejuizo vai sair do seu bolso ,fora o desgaste emocional!!
White House
white house- Participante
-
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
Ederson.gm
Sou da opinião que se oleos baratos fossem bons,não existiriam oleos mais caros para a mesma finalidade.Tudo é assim!No minimo o que pode te acontecer ao utilizar oleo barato é permitir criar um monte de carvão dentro da camisa e no meio dos aneís.O lugar bom para fazer estes testes seria numa ceifadeira de grama que se pifar não te deixa sem o prazer de pilotar e voce teria uma desculpa para não poder cortar a grama,rs,rs,rs E, além disto só tem um cilindro e um pistão para trocar, e não 4!Oleo é mais barato do que fazer motor!!
Abraços
White house
Sou da opinião que se oleos baratos fossem bons,não existiriam oleos mais caros para a mesma finalidade.Tudo é assim!No minimo o que pode te acontecer ao utilizar oleo barato é permitir criar um monte de carvão dentro da camisa e no meio dos aneís.O lugar bom para fazer estes testes seria numa ceifadeira de grama que se pifar não te deixa sem o prazer de pilotar e voce teria uma desculpa para não poder cortar a grama,rs,rs,rs E, além disto só tem um cilindro e um pistão para trocar, e não 4!Oleo é mais barato do que fazer motor!!
Abraços
White house
white house- Participante
-
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
ederson.gm escreveu:Para enriquecer o tópico, vou deixar o link sobre as classificações de óleos que está disponível na American Petroleum Institute.
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE - ENGINE OIL LICENSING AND CERTIFICATION SYSTEM
Pode ser que eu não tenha visto direito, mas eu não achei nada dizendo sobre a mistura de lubrificantes nesse guia.
[]'s
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
ederson.gm, desculpe discordar de você meu amigo, mas não é assim que funciona.
Se você pegar a ficha técnica de dois óleos 20w40 SL de marcas diferentes, vc verá que são totalmente diferentes, então não é possível afirmar que podem ser misturados sem que ocorram problemas.
Fazendo uma analogia, seria o mesmo que dizer que é possível misturar açúcar refinado com sal refinado, levando em consideração apenas o fato dos dois serem "brancos". O produto final da mistura terá característica totalmene diferente das originais.
A "classificação" API (SL, SM, etc), determina as características que o óleo deve obedecer(viscosidade, densidade, etc) para que seja enquadrado como tal, entretanto cada fabricante usa o composto químico que quiser em seu produto, o importante é que obedeça os padrões definidos. E é aí que está o problema na hora de misturar lubrificantes diferentes, pois nunca se sabe quais compostos químicos os fabricantes utilizaram, e tão pouco sabemos se são compatíveis entre sí.
Dois lubrificantes "SM" podem compostos diferentes que um em contato com o outro pode originar borra, partículas sólidas, ou transformar o lubrificante em água, como também pode não acontecer nada.
Fiz uma pesquisa rápida sobre o assunto e encontrei um site com informações interessantes sobre misturar lubrificantes modernos:
http://www.machinerylubrication.com/Read/235/mixing-lubricating-oils
Em resumo, diz mais ou menos o que eu disse anteriormente, não se deve misturar lubrificantes sem saber se são quimicamente compatíveis.
[]'s
obs. Precisaríamos achar algum material da API falando sobre a obrigatoriedade da compatibilidade entre lubrificantes de mesma classificação, aí poderíamos ficar mais tranquilos em fazer uma eventual mistura.
Se você pegar a ficha técnica de dois óleos 20w40 SL de marcas diferentes, vc verá que são totalmente diferentes, então não é possível afirmar que podem ser misturados sem que ocorram problemas.
Fazendo uma analogia, seria o mesmo que dizer que é possível misturar açúcar refinado com sal refinado, levando em consideração apenas o fato dos dois serem "brancos". O produto final da mistura terá característica totalmene diferente das originais.
A "classificação" API (SL, SM, etc), determina as características que o óleo deve obedecer(viscosidade, densidade, etc) para que seja enquadrado como tal, entretanto cada fabricante usa o composto químico que quiser em seu produto, o importante é que obedeça os padrões definidos. E é aí que está o problema na hora de misturar lubrificantes diferentes, pois nunca se sabe quais compostos químicos os fabricantes utilizaram, e tão pouco sabemos se são compatíveis entre sí.
Dois lubrificantes "SM" podem compostos diferentes que um em contato com o outro pode originar borra, partículas sólidas, ou transformar o lubrificante em água, como também pode não acontecer nada.
Fiz uma pesquisa rápida sobre o assunto e encontrei um site com informações interessantes sobre misturar lubrificantes modernos:
http://www.machinerylubrication.com/Read/235/mixing-lubricating-oils
Em resumo, diz mais ou menos o que eu disse anteriormente, não se deve misturar lubrificantes sem saber se são quimicamente compatíveis.
[]'s
obs. Precisaríamos achar algum material da API falando sobre a obrigatoriedade da compatibilidade entre lubrificantes de mesma classificação, aí poderíamos ficar mais tranquilos em fazer uma eventual mistura.
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Oleo Mobil 1 Fully Synthetic 15w50.
PessoALL,
Estou usando na minha moto o óleo recomendado no manual que é o Yamalube 20w50 mineral, pensei em mudar na próxima troca para o sintético 15w50, minha dúvida é, realmente vale a pena afim de ter um maior cuidado com o motor ou é bobeira? Mudar para 15w trará algum problema pro motor? Hj minha XJ tá com 7500km...
Abraços,
Estou usando na minha moto o óleo recomendado no manual que é o Yamalube 20w50 mineral, pensei em mudar na próxima troca para o sintético 15w50, minha dúvida é, realmente vale a pena afim de ter um maior cuidado com o motor ou é bobeira? Mudar para 15w trará algum problema pro motor? Hj minha XJ tá com 7500km...
Abraços,
Kako_UV777- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 08/02/2012
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