Torque das Velas...
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alexcafe
nelslima
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Torque das Velas...
Fui trocar as velas da Haya.
Comprei torquimetro, chave p ela, etc e tal.
No manual de serviço, diz para aplicar 1,1kg de torque.
Para minha surpresa, quando fui soltar as originais, simplesmente estavam praticamente soltas.
Ou seja, com a mão e um braço forte dava para soltá-las. E, todas estavam assim.
Aí, como não conseguí encaixar o torquímetro para este serviço (soquetes errados), resolví entrar no site da ngk e constatei que eles dizem para encostar a vela com a mão e rodar mais 1/2 volta.
No caso da bosch diz para encostar a vela e girar mais 1/4 de volta.
Tudo isso no caso de velas novas, ou seja, cada fabricante fala uma coisa.
Então, como estavam muito soltas, resolví encostar todas e apertar 1/4 de volta.
Será que está certo ?
Como vocês fazem ?
1/4 de volta está bom ou é pouco ?
Comprei torquimetro, chave p ela, etc e tal.
No manual de serviço, diz para aplicar 1,1kg de torque.
Para minha surpresa, quando fui soltar as originais, simplesmente estavam praticamente soltas.
Ou seja, com a mão e um braço forte dava para soltá-las. E, todas estavam assim.
Aí, como não conseguí encaixar o torquímetro para este serviço (soquetes errados), resolví entrar no site da ngk e constatei que eles dizem para encostar a vela com a mão e rodar mais 1/2 volta.
No caso da bosch diz para encostar a vela e girar mais 1/4 de volta.
Tudo isso no caso de velas novas, ou seja, cada fabricante fala uma coisa.
Então, como estavam muito soltas, resolví encostar todas e apertar 1/4 de volta.
Será que está certo ?
Como vocês fazem ?
1/4 de volta está bom ou é pouco ?
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Torque das Velas...
Sigo o manual da NGK. 1/2 volta pra velas novas e 1/8 para já utilizadas... sempre com motor frio.
alexcafe- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 08/04/2013
Re: Torque das Velas...
Encosto e rodo 1/4, sempre observando a dica do amigo acima, nunca com o motor quente.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Torque das Velas...
Amigos, realmente o aperto correto é 1/4 e nada mais !!!
O problema é que a NGK MANDA apertar 1/2 volta a mais no caso de velas novas.
Aí, como eu sou "chato", peguei o torquímetro agora com os soquetes certos e medí novamente e aliás, até com um novo jogo de velas.
A SUZUKI recomenda 1,1Kg no torque das velas.
Minha medição foi o seguinte :
Velas Iridium NGK, encostou e aperto de 1/4....1,5 kg...
Aperto de 1/2 volta deu 2,6 kg....
Nos sites americanos sobre a haya também falam em 1/4.
Para velas usadas, onde a arruela já amassou, somente 1/8 ou até 1/16 !!!
Ou seja, nas SRADS, quem tiver força, tira a vela com a chave desapertando com a mão e nem precisa de soquete !!!
E aí ? Como fica SRTA. NGK ???
A BOSCH fala em 1/4...
Fico indignado como um fabricante fala em 1/2 volta e o outro em 1/4 se a rosca é a mesma !!!
E aí nossas motos vão se acabando, porque duvido que alguma cc aperte tão pouco, ainda mais a NGK falando que é 1/2 volta.
Para carros, funciona sim com 1/2 volta para todos, onde a torque é de 2 a 3kg, mas, para motos, pelo menos na linha SRAD, o torque é baixíssimo...
Sempre verifiquem o manual da moto e não da vela.
É foda...
O problema é que a NGK MANDA apertar 1/2 volta a mais no caso de velas novas.
Aí, como eu sou "chato", peguei o torquímetro agora com os soquetes certos e medí novamente e aliás, até com um novo jogo de velas.
A SUZUKI recomenda 1,1Kg no torque das velas.
Minha medição foi o seguinte :
Velas Iridium NGK, encostou e aperto de 1/4....1,5 kg...
Aperto de 1/2 volta deu 2,6 kg....
Nos sites americanos sobre a haya também falam em 1/4.
Para velas usadas, onde a arruela já amassou, somente 1/8 ou até 1/16 !!!
Ou seja, nas SRADS, quem tiver força, tira a vela com a chave desapertando com a mão e nem precisa de soquete !!!
E aí ? Como fica SRTA. NGK ???
A BOSCH fala em 1/4...
Fico indignado como um fabricante fala em 1/2 volta e o outro em 1/4 se a rosca é a mesma !!!
E aí nossas motos vão se acabando, porque duvido que alguma cc aperte tão pouco, ainda mais a NGK falando que é 1/2 volta.
Para carros, funciona sim com 1/2 volta para todos, onde a torque é de 2 a 3kg, mas, para motos, pelo menos na linha SRAD, o torque é baixíssimo...
Sempre verifiquem o manual da moto e não da vela.
É foda...
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Torque das Velas...
Lembrando que em bloco de alumínio, isso é muito importante...se espanar uma rosca dessa amigo, o trabalho é enorme.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Torque das Velas...
Pode ter diferença na pressão que cada arruela de vela suporta antes de amassar?
Só assim teria explicação a diferença de aperto entre as marcas.
Só assim teria explicação a diferença de aperto entre as marcas.
Hard Bandit- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 30/07/2012
Re: Torque das Velas...
amigo, é só apertar! simples, não é uma roda de caminhão e nem um parafusinho de carrinho de autorama, vela tem q ser aperteda, e sempre com motor frio!
Mack_Gixxer_750- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 18/06/2012
Re: Torque das Velas...
Hard Bandit escreveu:Pode ter diferença na pressão que cada arruela de vela suporta antes de amassar?
Só assim teria explicação a diferença de aperto entre as marcas.
Absolutamente certo!
Sérgio Santiago- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: Torque das Velas...
Não tinha pensado nisto, está correto.
Porém, 1/2 volta gerará 2,5kg, mais que o dobro que manda o manual que é de 1.1, então, deve-se girar 1/4 para torque correto.
Porém, 1/2 volta gerará 2,5kg, mais que o dobro que manda o manual que é de 1.1, então, deve-se girar 1/4 para torque correto.
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Torque das Velas...
Agora com torquímetro estou um perigo...kkk
Verifiquei que a porca da roda traseira deve ter 10kg.
Coloquei 20 e não soltei.
Aí peguei um profissional de um amigo mecânico e constatamos 38kg na porca !!!!!!!!!!!!!
Desapertei com catraca, soquete, cano e pé !!!
Apertei novamente com os 10kg indicados no manual.
Brincadeira, mas, parece que os mecanicos gostam de apertar tudo...
Verifiquei que a porca da roda traseira deve ter 10kg.
Coloquei 20 e não soltei.
Aí peguei um profissional de um amigo mecânico e constatamos 38kg na porca !!!!!!!!!!!!!
Desapertei com catraca, soquete, cano e pé !!!
Apertei novamente com os 10kg indicados no manual.
Brincadeira, mas, parece que os mecanicos gostam de apertar tudo...
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
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