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BATERIA OU RETIFICADOR...

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Mensagem por Vamberto Dom 19 maio 2013, 21:44

Comprei uma GSX650F 10/11 com apenas 1200 km rodados. A moto estava parada e foi preciso dar uma carga na bateria para ela funcionar. Tirei a moto da loja e rodei alguns dias, aproximadamente uns 500 km, sempre dentro da cidade. O primeiro problema aconteceu, a moto apagou o painel, acendeu a luz da injeção FI e não dava solo. Imaginei ser a bateria. Fiz uma chupeta do carro prá ela e ao pegar voltei para casa. No meio do caminho parou mais uma vez, Fiz a chupeta e consegui chegar em casa. Comprei uma bateria nova, instalei e tudo voltou ao normal. Fui dar uma volta e ao parar em um determinado lugar, quando fui ligar , não deu solo. Empurrei, pegou e voltei prá casa.
Pela experiência dos amigos que conhece a mais tempo a moto, será que o retificador já pifou ? Vi um recall da suzuki para trocar alguns retificadores. O nº do chassi da moto é 9CDGP74AFBM101704, será que alguém pode dizer se está dentro do chamamento para o recall ou tem alguma ideia do que está acontecendo ? Obg pelas dicas...
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Mensagem por Sérgio Santiago Seg 20 maio 2013, 00:10

Recall da 650F é até o chassi nº 9CDGP74AFAM101504, mas você pode tentar negociar a troca do retificador em 'cortesia' .
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Mensagem por Berlindo Seg 20 maio 2013, 10:05

É retificador com crtz...consulte na busca do fórum o tópico do recall e veja se seu chassis está incluso.
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Mensagem por Sérgio Santiago Seg 20 maio 2013, 15:40

Sérgio Santiago escreveu:Recall da 650F é até o chassi nº 9CDGP74AFAM101504, mas você pode tentar negociar a troca do retificador em 'cortesia' .
.

O chassi da moto do Vamberto é final 101704. Por duzentas unidades está fora do recall.
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Mensagem por Vamberto Ter 21 maio 2013, 06:32

Sérgio Santiago escreveu:Recall da 650F é até o chassi nº 9CDGP74AFAM101504, mas você pode tentar negociar a troca do retificador em 'cortesia' .

Sergio, como assim "tentar negociar em cortesia" ? O que é retificador com CRTZ que o Berlindo falou ? Obg pelas dicas amigos...
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Mensagem por Sérgio Santiago Ter 21 maio 2013, 07:53

Vamberto escreveu:
Sérgio Santiago escreveu:Recall da 650F é até o chassi nº 9CDGP74AFAM101504, mas você pode tentar negociar a troca do retificador em 'cortesia' .

Sergio, como assim "tentar negociar em cortesia" ? O que é retificador com CRTZ que o Berlindo falou ? Obg pelas dicas amigos...

Apesar de sua moto não estar na lista do recall, não é difícil de perceber, apenas lendo o forum, que continuam havendo problemas em uma boa parcela dos retificadores das bandits e de outros modelos da marca e a J. Toledo sabe disso. Por isso, em uma concessionária séria (são raras, mas existem), você poderia conseguir o reparo da sua moto sem custos, ou a preço inferior ao de mercado.
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Mensagem por Berlindo Ter 21 maio 2013, 10:20

Vamberto, se vc tiver um multímetro, é fácil testar se é o retificador.

Escala VDC, tensão contínua, meça os polos da bateria com a moto ligada (faça uma chupeta antes se for necessário, ligue e deixe ela em marcha lenta). Se estiver em 12,5V em marcha lenta, OK. Se vc acelerar e for caindo, 12,1, 12, 11,8, não tá mandando carga. Aí teria que testar também o estator, mas aposto uma cerveja contigo que se estiver assim, é o maldito retificador.

Eu faria o seguinte, testado isso, levaria na concessionária e ligaria no atendimento da Suzuki de lá mesmo, explicaria a situação, informaria que a moto está na concessionária X e que eles diagnósticaram que é o retificador e que você quer saber se eles podem fazer a troca com base no recall. Acredito que eles farão sim, mas se não fizerem, bote a boca no mundo, ReclameAqui, todos os fóruns de Suzuki e tal.

Não pague 600 conto por um retificador que pode vir a apresentar problema do mesmo jeito e não coloque, de forma alguma, um recondicionado na sua moto. Ainda mais aí na sua terra que é quente pra caramba.
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Mensagem por Vamberto Ter 21 maio 2013, 11:00

Berlindo escreveu:Vamberto, se vc tiver um multímetro, é fácil testar se é o retificador.

Escala VDC, tensão contínua, meça os polos da bateria com a moto ligada (faça uma chupeta antes se for necessário, ligue e deixe ela em marcha lenta). Se estiver em 12,5V em marcha lenta, OK. Se vc acelerar e for caindo, 12,1, 12, 11,8, não tá mandando carga. Aí teria que testar também o estator, mas aposto uma cerveja contigo que se estiver assim, é o maldito retificador.

Eu faria o seguinte, testado isso, levaria na concessionária e ligaria no atendimento da Suzuki de lá mesmo, explicaria a situação, informaria que a moto está na concessionária X e que eles diagnósticaram que é o retificador e que você quer saber se eles podem fazer a troca com base no recall. Acredito que eles farão sim, mas se não fizerem, bote a boca no mundo, ReclameAqui, todos os fóruns de Suzuki e tal.

Não pague 600 conto por um retificador que pode vir a apresentar problema do mesmo jeito e não coloque, de forma alguma, um recondicionado na sua moto. Ainda mais aí na sua terra que é quente pra caramba.

Berlindo, um mecânico amigo colocou o multímetro e na lenta ficou entre 12,5 /12,6 , ao acelerar por volta de 4 mil giros subia para 12,7 / 12,8 . Ele acha que estaria OK se estivesse dando 14 acelerando.
A concessionária mandou um e-mail para J.Toledo e eu também fiz um particular. Liguei o 0800 e pedi para o pessoal responder. A moto está hoje com 1.900 km ...é uma sacanagem grande não trocar a peça. Mais um detalhe, a temperatura do regulador tá parecendo uma panela de pressão, quente demais. Abs...
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Mensagem por Berlindo Ter 21 maio 2013, 11:28

Lá é quente mesmo cara, mesmo o que funciona. Exatamente por isso que dá problema, pois esse método construtivo é defasado e pouco eficiente. Como gera muito calor, chega um momento que frita.

É, com certeza deveria atingir 14,5V por volta de 5000 rpm. É a faixa de maior eficiência do gerador/estator, que deve estar enviando 80~90V de tensão alternada para o retificador. Seria bom testar o estator também viu. Esse teste de tensão, teste de isolamento entre as bobinas e a carcaça do motor e teste de condutividade entre as bobinas também. São testes bem simples, nesse link aqui tem tudo: http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm .

Eles vão trocar sim viu, grandes chances...acho difícil não trocarem. Mas não deixe de correr atrás.


Última edição por Berlindo em Qua 22 maio 2013, 09:25, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Vamberto Ter 21 maio 2013, 15:17

Berlindo escreveu:Lá é quente mesmo cara, mesmo o que funciona. Exatamente por isso que dá problema, pois esse método construtivo é defasado e pouco eficiente. Como gera muito calor, chega um momento que frita.

É, com certeza deveria atingir 14,5V por volta de 5000 rpm. É a faixa de maior eficiência do gerador/estator, que deve estar enviando 80~90V de tensão alternada para o retificador. Seria bom testar o estator também viu. Esse teste de tensão, teste de isolamento entre as bobinas e a carcaça do motor e teste de condutividade entre as bobinas também. São testes bem simples, nesse link aqui tem tudo: http://www.thegsresources.com/garage/gs_statorfault.htm.

Eles vão trocar sim viu, grandes chances...acho difícil não trocarem. Mas não deixe de correr atrás.

Valeu Berlindo, pena que o link não abriu. Estou aguardando resposta da J Toledo. Obg...abs
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Mensagem por nelslima Ter 21 maio 2013, 19:36

Retificador das motos Suzuki deve ter alguma peça em ouro, diamante, projeto da Nasa, alguma coisa impossível ou muito difícil de se fabricar.
ACORDA SUZUKI, coloca QUALIDADE nos retificadores que pifam direto em suas motos de grande valor comercial.
É como eu digo.... Até hoje me pergunto porque comprei esta marca....kkk....

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Mensagem por milton lopes júnior Qua 22 maio 2013, 01:45

OLÁ PESSOAL!!

Minha srad 750 ano 2010 tá com um problema a bateria fico sem carga, dei uma carga nela e coloquei de volta mas logo descarregou novamente e nisso ascendeu a luz do oleo e SD apareceu no painel , o que devo fazer será que é a bateria ou o retificador,a bateria ainda é original!

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Mensagem por Berlindo Qua 22 maio 2013, 09:31

Vamberto, tinha um ponto lá no final do link. Tenta agora que vai!

nelslima, o pior é que não é culpa da Suzuki...não primáriamente. A Shindengen é que faz esses retificadores e para várias fabricantes. A Triumph usava o mesmo e também teve recall.

A verdade é que as coisas evoluem e, com o passar do tempo, o que vinha sendo fabricado passa a ser, além de obsoleto, inadequado para o restante que tb evoluiu. Hoje existe a tecnologia de construção Mosfet, que utiliza componentes melhores e um sistema muito mais eficiente, que dissipa menos calor.

Acredito que o Brasil sofra ainda mais pela temperatura externa, as peças acabam sendo exigidas demais e pelo jeito, foram subdimensionadas para tal uso.

A Triumph está substituindo todos por r/r mosfet, do mesmo fabricante até, mas com certeza esse não apresentará problemas de superaquecimento. A Honda já usa esses retificadores a algum tempo.

Talvez tenha a ver com economia e escala de produção, aí entra a culpa da Suzuki, mas a solução tá fácil e já é para estar sendo empregada.

Milton, você precisa fazer todos os testes citados acima, se tiver condições, faça todos do link que passei. É o diagnóstico mais completo e certeiro.
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Mensagem por Vamberto Sáb 25 maio 2013, 09:56

Berlindo, lá no mecânico que visitei, ele aleatoriamente retirou o plugue e depois o encaixou novamente. Quando cheguei na concessionária o pessoal passou o multímetro e a bateria com a moto desligada estava com 12.7 v. Ao funcioná-la subiu para 13.7 v o que caracteriza que está gerando e carregando. Coloquei a bateria original que tinha trocado por uma nova de outra marca e até agora a moto continua funcionando normalmente. A única explicação que encontro para essa situação seria um mau contato na tomada. A JToledo falou que a moto estava fora do recall. Agora, comprei um multímetro e vou acompanhar o desempenho do retificador. Vou fazer uma viagem grande para Tiradentes-MG, ida e volta em torno de 5.000 km, e preciso ter certeza de que não vou ter esse problema na estrada. O que você acha de tudo isso ???
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Mensagem por Berlindo Sáb 25 maio 2013, 14:39

Complicado cara, MUITO complicado. Mal contato que se resolve sozinho? Não sei.

Com suas medições me parece OK agora, mas eu sei como é ficar encucado com isso e mais ainda, sei como é chato ficar na estrada por conta disso.

Ande bastante com ela por aí por enqto, acho q é o que lhe resta.
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Mensagem por Lekao Seg 27 maio 2013, 15:08

Olha eu no mecânico outra vez! Pessoal minha srad aparentemente deu problema no retificador novamente, subistitui por um novo, liguei a moto e verifiquei excesso de carga... mandei pra garantia troquei novamente, ja estou craque nisso, medi a carga e deu 13,9... Fui leva-la pra rodar e de repente começou a acender e apagar F1 no painel ate a moto apagar fiz uma chupeta e medi novamente, quase 20V... caralhada e a bateria foi pro espaço. Troquei a batera e surpresa... Retificador danificado novamente, F1 aceso e falhando 1 cilindro... ja levei a maquina pro mecânico, acredito que o estator esteja com problema também, isso e fato mas a moto falhar fiquei preocupado... alguma hipótese amigos?
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Mensagem por Lekao Seg 27 maio 2013, 15:13

Vamberto escreveu:Comprei uma GSX650F 10/11 com apenas 1200 km rodados. A moto estava parada e foi preciso dar uma carga na bateria para ela funcionar. Tirei a moto da loja e rodei alguns dias, aproximadamente uns 500 km, sempre dentro da cidade. O primeiro problema aconteceu, a moto apagou o painel, acendeu a luz da injeção FI e não dava solo. Imaginei ser a bateria. Fiz uma chupeta do carro prá ela e ao pegar voltei para casa. No meio do caminho parou mais uma vez, Fiz a chupeta e consegui chegar em casa. Comprei uma bateria nova, instalei e tudo voltou ao normal. Fui dar uma volta e ao parar em um determinado lugar, quando fui ligar , não deu solo. Empurrei, pegou e voltei prá casa.
Pela experiência dos amigos que conhece a mais tempo a moto, será que o retificador já pifou ? Vi um recall da suzuki para trocar alguns retificadores. O nº do chassi da moto é 9CDGP74AFBM101704, será que alguém pode dizer se está dentro do chamamento para o recall ou tem alguma ideia do que está acontecendo ? Obg pelas dicas...
Amigo verifique se o sistema esta mandando carga para a bateria com um multímetro... se estiver problemas, com a bateria se não, retificador avariado e talvez estator!! Problemas crônicos para nos proprietário de susuki!
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Mensagem por Vamberto Ter 28 maio 2013, 08:25

Lekao escreveu:
Vamberto escreveu:Comprei uma GSX650F 10/11 com apenas 1200 km rodados. A moto estava parada e foi preciso dar uma carga na bateria para ela funcionar. Tirei a moto da loja e rodei alguns dias, aproximadamente uns 500 km, sempre dentro da cidade. O primeiro problema aconteceu, a moto apagou o painel, acendeu a luz da injeção FI e não dava solo. Imaginei ser a bateria. Fiz uma chupeta do carro prá ela e ao pegar voltei para casa. No meio do caminho parou mais uma vez, Fiz a chupeta e consegui chegar em casa. Comprei uma bateria nova, instalei e tudo voltou ao normal. Fui dar uma volta e ao parar em um determinado lugar, quando fui ligar , não deu solo. Empurrei, pegou e voltei prá casa.
Pela experiência dos amigos que conhece a mais tempo a moto, será que o retificador já pifou ? Vi um recall da suzuki para trocar alguns retificadores. O nº do chassi da moto é 9CDGP74AFBM101704, será que alguém pode dizer se está dentro do chamamento para o recall ou tem alguma ideia do que está acontecendo ? Obg pelas dicas...
Amigo verifique se o sistema esta mandando carga para a bateria com um multímetro... se estiver problemas, com a bateria se não, retificador avariado e talvez estator!! Problemas crônicos para nos proprietário de susuki!
Valeu Lekão...minha moto está só com 2.000 km . Milagrosamente voltou a funcionar normalmente. Estou controlando e sempre passando o multímetro para verificar a carga. Abs...
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Mensagem por Berlindo Ter 28 maio 2013, 10:18

Lekão, teste o estator pois ele pode ter fritado e estar passando alternada para a bateria.
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Mensagem por Lekao Qua 29 maio 2013, 11:36

Que bom Vamberto... acho que não terei a msm sorte descubro hoje o tamanho do preju... mas bateria retificador e estator que acho q foi o vilão de tudo... ja estao nas contas resta agora descobrir o pq do F1 e falhando 1 Cilindro... resta esperar e rezar!!
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Mensagem por Vamberto Ter 11 Jun 2013, 14:43

Amigos, depois de ficar mais duas vezes sem carga para dar partida, troquei o retificador. Estou usando a bateria original e na baixa o novo manda 14.3 v. Mudei sábado, aqui choveu muito e só ontem sai com a moto. Hoje já rodei uns 80 km...tudo OK. Qualquer alteração volto a postar. Abs...
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Mensagem por Marcio_Moraes Ter 11 Jun 2013, 16:51

Pessoal, boa tarde ! estou com minha moto Srad 2007 parada no mecânico esta é a 3 semana para tentar acharo problema, Retificador trocado novo, bateria na garantia, estator funcionando, mas a bendita do nada apagou, igual quando o retificador pifou, o que pode ser? o mecânico está praticamente desmontando minha moto inteira parte elétrica para tentar achar o problema, alguém já teve esse tipo de problema?
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Mensagem por COUTINHO Ter 11 Jun 2013, 17:38

Marcio

Já verificou o estator?
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Mensagem por COUTINHO Ter 11 Jun 2013, 18:03

Veja se não é bobina, pela característica é bem provável...

Lekao escreveu:Que bom Vamberto... acho que não terei a msm sorte descubro hoje o tamanho do preju... mas bateria retificador e estator que acho q foi o vilão de tudo... ja estao nas contas resta agora descobrir o pq do F1 e falhando 1 Cilindro... resta esperar e rezar!!
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Mensagem por Marcio_Moraes Qui 13 Jun 2013, 08:45

COUTINHO escreveu:Marcio

Já verificou o estator?

Ontem o mecânico retirou o estator e levou para fazer testes, vamos aguardar agora.
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