TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
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TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
PESSOAL, sempre tive o costume de fazer as revisões em minhas motos (quando não estão na garantia), desde a época da NINJINHA eu tenho feito as trocas de óleo, filtro de óleo, reapertos no quadro, carenagem, motor, troca de ponteiras, filtro de ar... etc.
Com a ZX-14 não poderia ser diferente.
O Óleo dela somente venceria aos 21.800 km, mas me antecipei e aos 20.169 km fiz minha primeira revisão conforme segue:
TROCANDO ÓLEO, FILTRO E ADICIONANDO MILITEC 1 NA ZX-14
1) Primeiramente vc deve separar tudo aqui que é necessário para a tarefa que vc irá fazer.
Óleo, Filtro, Ferramentas, Recipientes para esgotar o óleo, Papel toalha (absorvente), Ferramenta específica para a remoção de Filtro, local apropriado.
No meu caso eu comprei antecipadamente:
- 04 (quatro) litros de óleo MOTUL 5100;
- 01 (um) frasco de MILITEC 1;
- 01 (um) filtro de óleo marca K&N n 303;
O Custo desses produtos foram:
- ÓLEO MOTUL 5100 - R$ 160,00 ( R$ 40,00 o litro)
- Militec 1 - R$ 65,00
- Filtro K&N 303 - R$ 69,00
Total iténs R$ 294,00
Gasto c/ envio PAC R$ 20,00
Total Investimento R$ 314,00
* Não se preocupe em encontrar preços melhores no Filtro K&N e Militec, com tanta falsificação, prefiro pagar um pouco mais e receber Nota Fiscal e garantia de estar comprando o original.
2)Troca de Óleo passo a passo (imagens):
A) Comece a troca retirando a tampa do motor (onde se adiciona o óleo)
B) Utilizar a Ferramenta de Remoção de Filtro é uma boa pedida.. pois muitas vezes os filtros (originais) não possuem parafuso na parte frontal para facilitar a remoção (como no caso do K&N), sendo praticamente impossível sua remoção sem essa ferramenta.
C) Posicione o Recipiente e retire o Bujão (Parafuso) localizado logo abaixo do reservatório de óleo (cárter), poderá facilitar a limpeza se utilizar um plástico na mão, evitando contato com o óleo
D) Após retirar o Bujão limpe-o com um pano limpo ou papel absorvente e aguarde até que o óleo seja completamente drenado do cárter (dependendo da moto, poderá ser necessário trocar o recipiente, portanto, preste atenção na drenagem e substitua o recipiente quando necessário.
E) Assim que esgotado todo óleo do cárter, remova o filtro de óleo com cuidado, certamente se for um filtro original, vc terá que fazer uso da ferramenta específica acima indicada
F) Deixe esgotar todo o óleo velho que ainda estava no sistema do filtro de óleo e limpe a área com bastante cuidado.
G) Ao instalar o filtro novo, certifique-se que o "oring" (borracha de vedação do filtro) esteja lubrificada, no caso do K&N ele já vem com uma lubrificação de fábrica e também vem com um parafuso na frente, que dispensa a utilização da ferramenta acima, tanto para instalação como para remoção.
H) Confira o aperto do filtro e do bujão e limpe qualquer resíduo de óleo existente
I) Conferido o filtro e bujão, inicie a colocação do óleo com cuidado:
J) Após adicionar o primeiro litro de óleo já pode adicionar o MILITEC 1
K) Confira o nível do óleo pelo "espia" localizado logo abaixo da tampa do motor
L) Feche a tampa do motor, confira todo o sistema e ligue a moto por aproximadamente 5 minutos... depois aguarde uns 15 minutos e confira novamente o nível.
M) Não deixe de anotar quando foi feita a adição do MILITEC 1, assim vc (ou quem comprar sua moto) saberá quando será necessário adicionar o condicionador de metais novamente.
N) Deixe o local limpo, evitando problemas com a patroa... kkkk
* Vc pode utilizar as embalagens vazias para levar o "óleo velho" para ser descartado em qualquer posto que tenha o serviço de troca de óleo, contribuindo assim com o meio ambiente.
Agora é só rodar e aguardar a próxima troca.
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
A única coisa que aprendi no teu tutorial foi a parte de "deixar o local limpinho" kkkk.
Vlw.
Vlw.
Velcy Izolan- Participante
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Idade : 71
Data de inscrição : 15/12/2009
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Kkkkk, pode me chamar de louco, mas estou doido para que acabe logo a garantia da minha moto para poder meter a mão na massa e fazer as revisões em casa.
gbordallo- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Velcy Izolan escreveu:A única coisa que aprendi no teu tutorial foi a parte de "deixar o local limpinho" kkkk.
Vlw.
Que bom que aprendeu mais alguma coisa ... Kkkkkkkkkkkkk
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Sandro Estanek escreveu:MUITO BOM....
Valeu Sandro, que bom que tenha gostado, obrigado.
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
gbordallo escreveu:Kkkkk, pode me chamar de louco, mas estou doido para que acabe logo a garantia da minha moto para poder meter a mão na massa e fazer as revisões em casa.
Louco nada, fazendo suas revisoes, vc sabera realmente o que esta sendo feito em sua motocicleta.
APOIADO!
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Vou acrescentar uma dica a mais: eu uso uma bandeja (masseira) que é utilizado por pedreiros para retirar o oleo, ela dá tranquilo e evita sujeira. Na minha masseira eu adaptei um registro de 1/4 de volta para esgotar. Costumo tb a cada 2 trocas de oleo trocar a arroela de vedação do bujão, na minha moto eu uso a mesma da cb450, custa merreca.
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
kivim.... aproveitando sua paciência me tira uma dúvida... esta sua ferramenta para retirar o filtro de óleo... é a mesma que vc usava na bandit? Se sim... ela é uma "tipo universal" para qualquer moto?
R2F- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 31/05/2010
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
lucas.sorocaba escreveu:Vou acrescentar uma dica a mais: eu uso uma bandeja (masseira) que é utilizado por pedreiros para retirar o oleo, ela dá tranquilo e evita sujeira. Na minha masseira eu adaptei um registro de 1/4 de volta para esgotar. Costumo tb a cada 2 trocas de oleo trocar a arroela de vedação do bujão, na minha moto eu uso a mesma da cb450, custa merreca.
Ta ai mais uma super dica!
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Muito bom.
Eu até gostaria de fazer em casa, mas não tenho paciência...rs
Eu até gostaria de fazer em casa, mas não tenho paciência...rs
Marcosrc- Participante
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Idade : 43
Data de inscrição : 06/04/2010
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
R2F escreveu:kivim.... aproveitando sua paciência me tira uma dúvida... esta sua ferramenta para retirar o filtro de óleo... é a mesma que vc usava na bandit? Se sim... ela é uma "tipo universal" para qualquer moto?
Olá R2F, essa ferramenta que uso é ESPECÍFICA para ser utilizada nos filtros de motos.
Como o diâmetro dos filtros de motos são muito próximos, ela praticamente serve para todas as motos, Bandtis, Haya, S-Rad, etc. etc...
Além de minhas motos, também faço a troca de óleo e filtro para alguns amigos e ela nunca me deixou na mão, sempre remove o filtro sem dificuldade.
Dá gosto fazer a tarefa com a ferramenta apropriada, sem gambiarras etc.
Não recomendo utilizar a ferramenta maior (utilizada em carros), pois vc terá que calçar a ferramenta pra ela alavancar o filtro e poderá furar o mesmo.. o que poderá te causar um PUT@ prejuizo.
Essa ferramenta específica vende em qualquer loja de lubrificantes e custa aproximadamente R$ 13,00.
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Marcosrc escreveu:Muito bom.
Eu até gostaria de fazer em casa, mas não tenho paciência...rs
Depois que vc começa.. vc não quer parar mais.
sabe porque comecei essa jornada?
Eu tinha uma Ninjinha e um belo dia levei a mesma para fazer a revisão numa concessionária Kawasaki próxima.
Antes de deixar a moto, fiz uma marca no filtro, pra ter certeza que seria trocado.
Pois bem... peguei a moto e na afobação de ir embora esqueci de conferir... chegando em casa me lembrei e fui lá olhar...
Que decepção... a merd@ do filltro não tinha sido trocado.
Liguei na concessionária, acabei com o mecânico e nunca mais fiz revisão simples (como troca de óleo, filtro etc.) em concessionária.
Enfim... hoje tenho que ter paciência, pra no final das contas, ter um serviço PREMIUM.
* ahhhh .... da última vez que levei a GSX650F pra fazer revisão de 6.000 km na Suzuki próxima daqui (vou preservar o nome)... tive o desprazer de ao pegar a moto, sair uma put@ fumaça dos canos de saída do motor, pois o mecânico ao retirar o filtro, tinha deixado óleo escorrer a vontade nos canos e sequer se dignou em limpá-los... quase chamaram os bombeiros, acreditando que a moto estava pegando fogo. FDP
kivim- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
kivim escreveu:
Essa ferramenta específica vende em qualquer loja de lubrificantes e custa aproximadamente R$ 13,00.
vc teria algum código ou especificação de referência dela?
R2F- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 31/05/2010
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Não tem, na hora da compra, basta vc dizer que é pra remoção de filtro de óleo da moto.
Com certeza o atendente vai pegar a ferramenta (se ele tiver), vai pegar um filtro de moto e experimentar o equipamento na hora, justamente pra mostrar pra vc que é o apropriado pra moto.
Pode ir sussa, vai dar certo.
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
kivim escreveu:Marcosrc escreveu:Muito bom.
Eu até gostaria de fazer em casa, mas não tenho paciência...rs
Depois que vc começa.. vc não quer parar mais.
sabe porque comecei essa jornada?
Eu tinha uma Ninjinha e um belo dia levei a mesma para fazer a revisão numa concessionária Kawasaki próxima.
Antes de deixar a moto, fiz uma marca no filtro, pra ter certeza que seria trocado.
Pois bem... peguei a moto e na afobação de ir embora esqueci de conferir... chegando em casa me lembrei e fui lá olhar...
Que decepção... a merd@ do filltro não tinha sido trocado.
Liguei na concessionária, acabei com o mecânico e nunca mais fiz revisão simples (como troca de óleo, filtro etc.) em concessionária.
Enfim... hoje tenho que ter paciência, pra no final das contas, ter um serviço PREMIUM.
* ahhhh .... da última vez que levei a GSX650F pra fazer revisão de 6.000 km na Suzuki próxima daqui (vou preservar o nome)... tive o desprazer de ao pegar a moto, sair uma put@ fumaça dos canos de saída do motor, pois o mecânico ao retirar o filtro, tinha deixado óleo escorrer a vontade nos canos e sequer se dignou em limpá-los... quase chamaram os bombeiros, acreditando que a moto estava pegando fogo. FDP
Cara, eu tive o desprazer de ter que fazer a parte de baixo do motor de uma moto com 3.000km.... Isso porque esqueceram de apertar - ou apertaram demais - o bujão. Resultado: tava viajando e de repente tomei um baita susto com o óleo vazando - jorrando. Não cai por muita sorte.
Marcosrc- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 06/04/2010
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
INACEITÁVEL.... INACEITÁVEL... INACEITÁVEL.
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Parabéns pela paciência e pelo tutorial. Você tem razão os serviços das cc não são confiaveis e mais que isso são porcos. Nas duas e únicas vezes que levei na cc me arranharam a moto as duas vezes com ferramentas e com manobras acho eu. Reclamei e o cara disse que estava na garantia e ia pedir as peças, isso já fazem 40 dias e nada. Da ultima vez que liguei para saber se tinham vindo as peças os caras me informaram que o rapaz que cuida disso estava de férias e tinham que aguardar ele voltar para me responder. Achei um absurdo. Por isso apoio totalmente quem tem o dom de fazer suas próprias revisões, é muito mais seguro e evita sustos desnecessários como nosso colega já falou.
Rogerio Urban- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 19/09/2012
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
APROVEITANDO O ASSUNTO SOBRE AS CONCESSIONÁRIAS... O QUE ME MATA DE RAIVA, É QUE ALGUMAS OFICINAS (QUASE TODAS) TEM ESSE TIPO DE ELEVADOR :
VC TEM QUE FICAR DE OLHO... SE A BORRACHA INTERNA, QUE VEM DENTRO DO SUPORTE QUE SEGURA A RODA DIANTEIRA, NÃO ESTIVER NO LUGAR É PAU.
AI MEU AMIGO... É RODA DIANTEIRA MARCADA, DESCASCADA... E PREJUÍZO.
JÁ TIVE QUE ADVERTIR A SUZUKI DAQUI POR CAUSA JUSTAMENTE DISSO, NÃO TINHA A PROTEÇÃO NO SUPORTE E MARCARAM A RODA DIANTEIRA DE UMA MOTO MINHA COM 1.000 KM.
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Fala Kivim td belezinha ai no Barretão?
Tem como vc passar o contato da NET onde vc compra os óleos e o filtro k&N.
Pois qdo pegar a Bandida ja quero estar com td comprado.
Quanto ao Açai, não esqueci não qdo pegar a B12 iremos ai para saborear.
Abraço
Tem como vc passar o contato da NET onde vc compra os óleos e o filtro k&N.
Pois qdo pegar a Bandida ja quero estar com td comprado.
Quanto ao Açai, não esqueci não qdo pegar a B12 iremos ai para saborear.
Abraço
Mr.Camilotti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 08/02/2012
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
OLÁ MR. CAMILOTTI!
Costumo adquirir o meu pela Internet, através do Mercado Livre, de uma empresa especializada na preparação de motos de competição, pois além da seriedade da loja, ainda tenho a garantia de ser produto original e envio de Nota Fiscal.
Segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-importado-_JM
Segue também o site da empresa:
www.racingpoint.com.br
Fale com o Ronaldo, ele é super atencioso e entende bastante de motos, pode te ajudar em várias dúvidas técnicas.
DICA: Não se preocupe em encontrar preços melhores no Filtro K&N e Militec, com tanta falsificação, prefiro pagar um pouco mais e receber Nota Fiscal e garantia de estar comprando o original.
kivim- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 01/06/2011
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
kivim escreveu:
OLÁ MR. CAMILOTTI!
Costumo adquirir o meu pela Internet, através do Mercado Livre, de uma empresa especializada na preparação de motos de competição, pois além da seriedade da loja, ainda tenho a garantia de ser produto original e envio de Nota Fiscal.
Segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-importado-_JM
Segue também o site da empresa:
www.racingpoint.com.br
Fale com o Ronaldo, ele é super atencioso e entende bastante de motos, pode te ajudar em várias dúvidas técnicas.
DICA: Não se preocupe em encontrar preços melhores no Filtro K&N e Militec, com tanta falsificação, prefiro pagar um pouco mais e receber Nota Fiscal e garantia de estar comprando o original.
Valeu Kivim, obrigado.
Ja salvei aqui em uma pasta que abri só para assuntos e up´s para a futura B12.
É bem como vc falou, com tantas falsificações por ai tb prefiro pagar um pouco mais caro e saber o que esta indo na minha moto.
Abraço:cheers:
Mr.Camilotti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 08/02/2012
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Kivim a pagina do mercado livre não esta abrindo??
Dá uma conferida ai.
Dá uma conferida ai.
Mr.Camilotti- Participante
-
Idade : 49
Data de inscrição : 08/02/2012
Re: TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
Kivim, o militec não prejudica a embreagem?
Acastro- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 09/10/2012
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