Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
+2
cfmaradeia
FERNANDO PF
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
Pessoal, há várias dúvidas quanto a classificação do 5100 da motul. O próprio revendedor da região diz que ele é 100% sintético.
No catálogo de produtos da Motul, ele é apresentado como Technosynthese, ou seja, um termo próprio da Motul que não registra sua classificação: "O que significa Technosynthese?
Hoje em dia, os termos "sintético", "semissintético" e "de base sintética”, se utilizam em excesso. E não basta adicionar uma pequena porcentagem de PAO (Poli-alfa-olefinas) para competir com o rendimento dos óleos de tecnologia sintética da Motul.
"Todas as técnicas utilizadas hoje em dia nos produtos sintéticos foram desenvolvidas por mais de 50 anos pela Motul, que as domina com maestria. Agora se agrupam no nome genérico 'Technosynthese', sua marca registrada." (FAQ MOTUL)
Seguindo o catálogo, o primeiro óleo para motos superior ao 5100 é o 7100, apresentado como 100% sintético.
Difícil saber então, por tratar-se de um óleo importado. Particularmente, acredito que se fosse 100% sintético, estaria com essa classificação no próprio site ou catálogo. No site da Motul ele é apresentado como "base sintética"..
Onde consigo essa especificação corretamente? existem vendedores se contradizendo quanto a isso, inclusive representantes da Motul.
No catálogo de produtos da Motul, ele é apresentado como Technosynthese, ou seja, um termo próprio da Motul que não registra sua classificação: "O que significa Technosynthese?
Hoje em dia, os termos "sintético", "semissintético" e "de base sintética”, se utilizam em excesso. E não basta adicionar uma pequena porcentagem de PAO (Poli-alfa-olefinas) para competir com o rendimento dos óleos de tecnologia sintética da Motul.
"Todas as técnicas utilizadas hoje em dia nos produtos sintéticos foram desenvolvidas por mais de 50 anos pela Motul, que as domina com maestria. Agora se agrupam no nome genérico 'Technosynthese', sua marca registrada." (FAQ MOTUL)
Seguindo o catálogo, o primeiro óleo para motos superior ao 5100 é o 7100, apresentado como 100% sintético.
Difícil saber então, por tratar-se de um óleo importado. Particularmente, acredito que se fosse 100% sintético, estaria com essa classificação no próprio site ou catálogo. No site da Motul ele é apresentado como "base sintética"..
Onde consigo essa especificação corretamente? existem vendedores se contradizendo quanto a isso, inclusive representantes da Motul.
FERNANDO PF- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
Já escutei diversas vezes que o motul 5100 é semi-sintetico e o 7100 que é o 100% sintetico.
cfmaradeia- Participante
-
Idade : 40
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
Technosynthese = tecnologia sintética ou base sintética. Como dito acima, o 7100 é o sintético e o 300V é também sintético para altíssima performance, como competição.
budha74- Participante
- Data de inscrição : 11/05/2012
Re: Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
O Budha74 está certo !
Definitivamente :
Motul 3000 = mineral (aliás pior do que Yamalube)
Motul 5100 = semi-sintético (similar Mobil Mx)
Motul 7100 = sintético (similar Mobil 1 Racing)
Motul 300V = sintético (não existe similar no Brasil)
Definitivamente :
Motul 3000 = mineral (aliás pior do que Yamalube)
Motul 5100 = semi-sintético (similar Mobil Mx)
Motul 7100 = sintético (similar Mobil 1 Racing)
Motul 300V = sintético (não existe similar no Brasil)
nelslima- Participante
-
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
acho que este texto deve lhe ajudar a esclarecer.
Qual a diferença entre o óleo mineral, semissintético, Technosynthese e óleo sintético?
O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos.
Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas, proteger o motor e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos, que será determinante para classificá-lo como de base mineral ou de base sintética.
Os óleos básicos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, no seu processo de refino, caracterizando-se por uma mistura de hidrocarbonetos.
Já os óleos básicos sintéticos são obtidos por reação química, em plantas petroquímicas, havendo, assim, maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de produtos, com diferentes propriedades e, por isso, são produtos mais estáveis e possuem maior resistência ao envelhecimento.
Os óleos, semissintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, sendo maior quantidade de base mineral: geralmente cerca de 80% mineral e 20% sintético, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo mais elevado do que aquelas de base mineral.
Já os Technosynthese (exclusivo Motul) são os mesmos conceitos do semissintéticos porém usa a maior concentração de base Sintetica: 80% sintetico e 20% mineral
Fonte: Internet
Qual a diferença entre o óleo mineral, semissintético, Technosynthese e óleo sintético?
O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos.
Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas, proteger o motor e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos, que será determinante para classificá-lo como de base mineral ou de base sintética.
Os óleos básicos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, no seu processo de refino, caracterizando-se por uma mistura de hidrocarbonetos.
Já os óleos básicos sintéticos são obtidos por reação química, em plantas petroquímicas, havendo, assim, maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de produtos, com diferentes propriedades e, por isso, são produtos mais estáveis e possuem maior resistência ao envelhecimento.
Os óleos, semissintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, sendo maior quantidade de base mineral: geralmente cerca de 80% mineral e 20% sintético, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo mais elevado do que aquelas de base mineral.
Já os Technosynthese (exclusivo Motul) são os mesmos conceitos do semissintéticos porém usa a maior concentração de base Sintetica: 80% sintetico e 20% mineral
Fonte: Internet
RikROT- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 20/10/2016
Re: Motul 5100 sintético ou semi-sintético???
Em maio desse ano eu atualizei um estudo comparativo e de custo benefício em função de preço e propriedades físico-quimicas, que faço anualmente sobre óleos 4T. De os óleos para motores mais usados no Brasil. O Motul 5100 10W-40 está relacionado no estudo.
O post é esse aqui:
https://www.suzukionline.org/t27480-custo-x-beneficio-oleos-para-motores-voce-usa-o-oleo-certo
Lallo- Participante
-
Data de inscrição : 21/06/2012
Tópicos semelhantes
» Motul 5100 x Selènia Pro Action 100% Sintético
» Lenda Mineral x Sintético
» Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
» Oleo Motul 7100 vs Motul 5100 vs Ipiranga Top Rider
» Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100
» Lenda Mineral x Sintético
» Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
» Oleo Motul 7100 vs Motul 5100 vs Ipiranga Top Rider
» Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos