Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
5 participantes
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Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Opa galera, boa noite.
Tenho uma GSX 650F 2009 e vou trocar o oleo dela, pelo manual vi que é recomendado Lubrax GP 20w50, sei que é um bom oleo, mas eu tenho aqui uma caixa desse oleo novo da Ipiranga que foi desenvolvido para as novos motos Honda FLEX, pela descrição o oleo é muito bom, minha intensão nem é fazer mais km, e sim deixar o motor o melhor possivel, minha moto está com 5300km e a ultima troca foi feita com 3000km com Lubrax GP 20w50.
Como uso pouco a moto e só para viagens devo trocar no maximo com 3000km.
Será que é melhor usar esse 10w30 ou devo continuar no Lubrax GP 20w50?
Descrição:
Ipiranga Moto Performance 10W30
Maior prazer em dirigir.
Descrição: Formulado sob medida para motos de última geração expostas diariamente a altas temperaturas e rotações. Possui agentes especiais que evitam o entupimento e conferem limpeza, proteção e potência extra ao motor da motocicleta. Sua viscosidade diferenciada permite queo lubrificante circule rapidamente por todo o motor, garantindo uma partida segura, mesmo com o motor frio.
Classificação: API SJ/JASO MA.
Embalagem disponível: 1 litro (caixa de 24 frascos); tambor (200 litros).
Desenvolvido com Nano ARMOR™, exclusiva nanotecnologia capaz de criar ARMADURA de proteção extra para desempenho otimizado e longa vida de sua motocicleta.
Tenho uma GSX 650F 2009 e vou trocar o oleo dela, pelo manual vi que é recomendado Lubrax GP 20w50, sei que é um bom oleo, mas eu tenho aqui uma caixa desse oleo novo da Ipiranga que foi desenvolvido para as novos motos Honda FLEX, pela descrição o oleo é muito bom, minha intensão nem é fazer mais km, e sim deixar o motor o melhor possivel, minha moto está com 5300km e a ultima troca foi feita com 3000km com Lubrax GP 20w50.
Como uso pouco a moto e só para viagens devo trocar no maximo com 3000km.
Será que é melhor usar esse 10w30 ou devo continuar no Lubrax GP 20w50?
Descrição:
Ipiranga Moto Performance 10W30
Maior prazer em dirigir.
Descrição: Formulado sob medida para motos de última geração expostas diariamente a altas temperaturas e rotações. Possui agentes especiais que evitam o entupimento e conferem limpeza, proteção e potência extra ao motor da motocicleta. Sua viscosidade diferenciada permite queo lubrificante circule rapidamente por todo o motor, garantindo uma partida segura, mesmo com o motor frio.
Classificação: API SJ/JASO MA.
Embalagem disponível: 1 litro (caixa de 24 frascos); tambor (200 litros).
Desenvolvido com Nano ARMOR™, exclusiva nanotecnologia capaz de criar ARMADURA de proteção extra para desempenho otimizado e longa vida de sua motocicleta.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Acredito que a resistencia ao cisalhamento a altas temperatura seja menor que o lubrax 20W50. Se fosse um 15W50 ou um 10W50 eu recomendaria.
FERNANDO PF- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 25/04/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Na minha opinião, é muito fino, sou + o lubracão original, ou MOTUL 3000, acho que não precisa mais que isso.
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
lucas.sorocaba escreveu:Na minha opinião, é muito fino, sou + o lubracão original, ou MOTUL 3000, acho que não precisa mais que isso.
Pois é, pesquisei bastante ontem, e vi que a Honda indica para a CBR 1000RR esse oleo 10w30, acho que vou deixar com Lubrax GP mesmo.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Fguarezi escreveu:lucas.sorocaba escreveu:Na minha opinião, é muito fino, sou + o lubracão original, ou MOTUL 3000, acho que não precisa mais que isso.
Pois é, pesquisei bastante ontem, e vi que a Honda indica para a CBR 1000RR esse oleo 10w30, acho que vou deixar com Lubrax GP mesmo.
Antes da honda adotar o 10w30 em toda a linha, o que vinha especificado no manual da CBR 1000?? O Mobil 20w50 "SF"???
_-ë-_- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
_-ë-_ escreveu:Fguarezi escreveu:lucas.sorocaba escreveu:Na minha opinião, é muito fino, sou + o lubracão original, ou MOTUL 3000, acho que não precisa mais que isso.
Pois é, pesquisei bastante ontem, e vi que a Honda indica para a CBR 1000RR esse oleo 10w30, acho que vou deixar com Lubrax GP mesmo.
Antes da honda adotar o 10w30 em toda a linha, o que vinha especificado no manual da CBR 1000?? O Mobil 20w50 "SF"???
Eu vi em forum gringo os caras falando que era 10w30 mesmo antes de 2011.
De qualquer forma já troquei e coloquei o velho e bom Lubrax GP.
Fguarezi- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Fguarezi escreveu:_-ë-_ escreveu:Fguarezi escreveu:lucas.sorocaba escreveu:Na minha opinião, é muito fino, sou + o lubracão original, ou MOTUL 3000, acho que não precisa mais que isso.
Pois é, pesquisei bastante ontem, e vi que a Honda indica para a CBR 1000RR esse oleo 10w30, acho que vou deixar com Lubrax GP mesmo.
Antes da honda adotar o 10w30 em toda a linha, o que vinha especificado no manual da CBR 1000?? O Mobil 20w50 "SF"???
Eu vi em forum gringo os caras falando que era 10w30 mesmo antes de 2011.
De qualquer forma já troquei e coloquei o velho e bom Lubrax GP.
Eu queria saber a honda do brasil mesmo....
Achei o manual da CBR1000rr 2008 e a Honda recomendava o Mobil 20w50 SF.
Estou aqui pensando, que conclusões podemos tirar disso? E uma hora para outra a honda resolve abandonar o mais que ultrapassado mobil SF para adotar um oleo 10w30, mais fino, mais moderno......
Será que o mobil 20w50 SF era suficiente para um motor como o da CBR?
Será que o motor da CBR mudou tanto assim de 2008 para 2011 a ponto do 20w50 não servir mais?? Acho que não...
Se um óleo ultrapassado, mineral SF, consegue segurar um motor de uma SS, inclusive com aval do fabricante, será que não estamos exagerando em utilizar óleos muito mais caros e modernos em nossas motos? Na teoria existe diferença, mas e na prática??
Se o mobil SF não "segurava" o motor de alta performance como o da CBR, então a Honda é uma grande FDP em recomendar esse óleo.
Alguém aqui já teve algum motor danificado por causa do óleo que foi utilizado??
Do dia pra noite a honda deixou de recomendar um óleo "grosso", que é bom para ser utilizados em clima quente, para um bem mais "fino" que é recomendado para clima frio. Porquê?? Que eu saiba não estamos vivendo uma nova era glacial, o clima do nosso país não mudou.... Será simplesmente uma mudança "mercadologica"? Será que caíram na real que o mobil SF estava ultrapassado? Mas se mesmo assim ele cumpria bem o seu papel, qual é o problema? O óleo 10w30 aguenta nosso clima? Acredito que a honda esteja segura que sim, pois não iria se arriscar em ter que fazer um monte de motores quebrados por causa do óleo.
Esse assunto não existe um concenso... tem muita contradição nas atitudes dos fabricantes, assim não conseguimos seguir uma lógica nas coisas...
Bom, de qualquer forma, minha moto está funcionando 100% utilizando o Lubrax Top Turbo SL 15w40, que custou R$9 o litro. Está funcionando melhor que com o motul 3000, que custa R$20. Pq vou pagar mais caro?
[]`s
[]`s
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
O problema é que na moto quem lubrifica a transmissão tambem é o oleo do motor, então acho que ele tem que ter os aditivos certos e a tal JASO MA, que todo oleo para moto tem em sua classificação.
Moacir Fontana de Medeiro- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Oleo 10w30 Semi Sintético - Alguem usa na GSX 650F/similar?
Moacir Fontana de Medeiro escreveu:O problema é que na moto quem lubrifica a transmissão tambem é o oleo do motor, então acho que ele tem que ter os aditivos certos e a tal JASO MA, que todo oleo para moto tem em sua classificação.
Posso estar errado, mas pelo que sei, JASO MA não é aditivo, mas sim uma norma técnica, que foi criada para um fim específico.
O lubrificante tem que atender à norma, não importa se ele tem o aditivo "X" ou o aditivo "Y", ele tem que fazer o que é esperado dele.
Muito se diz sobre o JASO MA, que se não tiver a embreagem da moto vai patinar, e etc.... O que digo é o seguinte, resolvi experimentar o Top Turbo, que é um lubrificante que não tem escrito "JASO MA" na embalagem, e mesmo com todo o torque da bandit 1250 a embreagem não patina.
O Top Turbo atende ao JASO MA?? Não sei, talvez a petrobrás saiba, mas não quer dizer se sim, ou se não..... e nem é de interesse dela, pois ela quer vender o lubrificante específico para motos, que inclusive é mais caro.
Depois que o pessoal descobriu que o Yamalube na verdade era o MESMO óleo que o Havoline SL para CARRO, como é possível acreditar cegamente nos fabricantes??? Na embalagem do Havoline SL não está escrito JASO MA, mas ele atende à norma também....
Desconfio de tudo....kkkkk
_-ë-_- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 08/01/2011
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