Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
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Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
O óleo lubrificante é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil dos motores de combustão interna. A tabela a seguir foi compilada a partir das informações obtidas das folhas técnicas descritiva de produto de cada óleo para motor. Os óleos de motor foram classificados em ordem crescente de I.V. (índice de viscosidade).
Surpreendentemente nunca encontrei qualquer folha de produto oficial da Yamaha com as propriedades do óleo Yamalube 4T 20W-50. O que se sabe é que o fabricante declarado no rótulo traseiro do Yamalube é a Chevron do Brasil detentora da marca Havoline e Texaco.
A Castrol na folha de produto do óleo Castrol Actevo Extra SL 20W50 não declara o I.V. (índice de viscosidade) e a viscosidade cSt a 40° C. Portanto, não é possível compará-lo com outros óleos sejam de composição mineral, sintética ou semissintética, sem saber ao menos o índice de viscosidade. O que deixa um ponto obscuro de perplexidade, tendo em vista que as folhas de produtos produzidos e comercializados na Inglaterra e na Argentina declararem esses dois valores importantes para o Castrol Actevo X-Treme 20W-50 que seria a versão deles do Actevo Extra para o Brasil.
Sobre a classificação disposta na tabela
Os óleos para motor foram classificados pelo índice de viscosidade, quando informado. Depois da viscosidade e classificação de desempenho do óleo (SL, SJ, SH, SG...), o índice de viscosidade é a propriedade mais importante. Ele nos informa o quanto a viscosidade varia com o aumento da temperatura. Os óleos sintéticos tem I.V. maior que os semissintéticos que por sua vez são superiores aos minerais. Via de regra, quanto mais alto é o I.V., melhores características o óleo possui.
A viscosidade cSt a 40° C nos informa o quanto viscoso (mais fino ou mais grosso) um óleo é em relação a outro óleo, em temperatura mais próxima da ambiente. Note que dois óleos da mesma viscosidade (SAE), exemplo dois óleos 20W-50. Podem ter viscosidades a 40° C e a 100° C um pouco diferentes. Você talvez tenha notado pela própria observação esse fato, que alguns óleos são mais viscosos (grossos) que outros tendo a mesma classificação de viscosidade. Porque cada fabricante tem a própria receita (formulação) de óleo, com aditivos, mistura de tipos óleos e viscosidade definida.
Contudo, quando um fabricante omite parcialmente ou simplesmente não divulga os dados técnicos do produto. Deixa a dúvida de qual foi a intenção dele ao fazê-lo. Da mesma forma, me causa espécie a Yamaha divulgar o selo da JASO na embalagem e o número de homologação do Yamalube a partir da Yamaha Motor Co,. Ltd e, não da Yamaha do Brasil. Ora, se o óleo é fabricado no Brasil pela Chevron. Porque o código de origem da homologação é proveniente de outro país? Veja é M081YMC623.
A Mobil, Petrobras e Ipiranga têm óleos homologados para o Brasil na JASO com os códigos do país de fabricação, que começam com M055, veja na tabela você mesmo. Para mim é algo bastante questionável. Penso ser pouco provável que a Chevron fizesse esse Yamalube no Japão e exportasse para o Brasil. Por outro lado, se a homologação de um óleo brasileiro foi por intermédio da Yamaha do Japão, ainda assim o número de registro deveria ser M055xxxyyy.
Custo X Benefício
Óleos 20W-50 Minerais
Dos onze óleos minerais 20W-50 são apenas três atualmente que possuem a homologação oficial JASO T903/2011 atualmente. O restante declara atender, acredito que realmente que atendam, mas você não terá como saber né? Não ser homologado na JASO por si só, não quer dizer que um óleo não seja bom. Contudo, os que são homologados provaram que atendem, os outros não, eu verifiquei no arquivo da JASO. Os óleos homologados são de três companhias a Petrobras com o Lubrax Essential 4T, a Mobil com o Mobil Super Moto 4T e a Motul com o óleo importado Motul 3000 4T 20W-50.
Eu sempre respeitei a Petrobras, O Essential 4T SL se enquadra 100% na recomendação da Yamaha para as motos citadas, tem preço acessível e mostra ser um óleo mais viscoso que todos os outros óleos minerais dos disponíveis. A elevada viscosidade a 100° C é um indicador que ele é favorável ao câmbio e na maciez nas trocas de marchas pelo menos do ponto de vista da viscosidade. Ele é um óleo ideal para regiões quentes durante o ano todo.
O Motul 3000 SG é importado, e frequentemente elogiado pela facilidade e maciez nas trocas de marchas. Atualmente até tem um preço razoável por ser um produto importado.
Dos óleos que tem o selo da JASO em minha opinião o que mais evoluiu foi o Mobil Super Moto 4T. Entre esses homologados é o que tem o mais alto I.V. (133), o que quer dizer que é fabricado a partir de um mix de óleos que inclui uma fração significativa de óleos hidrorrefinados do grupo II (classe de óleos minerais melhor refinados) e tem um preço que vale pelo que se paga por ele.
Entre os óleos que não possuem o selo JASO. Ao menos pela análise das propriedades físico-química da tabela dos óleos minerais 20W-50 acima. O que se destaca é o Ipiranga Moto Protection - SG/ JASO MA, ele tem um I.V. alto para um óleo mineral e valeria cada centavo pago.
O Havoline® Premium Motorcycle - SL/ JASO MA, muitos dizem ser o mesmo Yamalube 4T 20W-50. Se isso for correto o preço desse Havoline é pouco mais da metade do preço do Yamalube.
Com relação aos óleos com I.V. entre 125 e 127 em minha opinião, seria uma questão de escolha, sensível ao preço ou preferência pessoal. Contudo não tive experiência de uso com eles para poder passar qualquer impressão.
Quanto ao Castrol Actevo Extra como disse, fica difícil falar algo além de dizer que é um óleo semissintético de marca conceituada no mundo. Todavia, no Brasil a Castrol omite informações relevantes como o I.V. e viscosidade a 40° C.
Óleos 15W-50 Semissintéticos e Sintéticos
Dos cinco óleos das cinco marcas diferentes, veja que quatro são homologados pela JASO, exceto o Petronas Syntium Moto 4SX – SL. Para motocicletas refrigeradas a ar principalmente acima de 400cc para o período de verão, denro desta faixa de viscosidade (15W-50). O Mobil Super Moto Extreme (4T MX) - SL/ JASO MA2 me parece a opção de melhor custo x benefício.
Óleos 10W-40 Semissintéticos
São óleos com I.V. a partir de 153 nessa tabela, todos homologados pela JASO que poderiam ser usados entre temperaturas de -10° e 40° C. Seriam bons óleos para uso nos estados do sul entre os meses de maio a agosto com certeza. Para regiões de clima quente durante o ano todo, as quais tem temperatura máxima acima de 40° C. Os óleos 15W-50 e 20W-50 seriam mais recomendados.
Sobre a JASO e óleos para frota mista
Eu participo de fóruns fora do Brasil, inclusive dos fóruns de lubrificantes. O pessoal de fora respeita a JASO e consideram uma entidade respeitável e importante. Todavia, principalmente os americanos não tem grande preocupação com a JASO. A maioria deles não usam óleos específicos para motocicletas, não eles não usam. Eles usam óleos que chamamos aqui de óleo para frota mista. Os quais são usados para motores Diesel, Diesel turbo e para motores 4 tempos.
Esses óleos se enquadram na classificação de desempenho de veículos comerciais classe CI-4 e que atende também a classe de desempenho SL dos motores 4 tempos. Que não tem nada a ver com motocicletas. Todavia, são ótimos óleos, possuem aditivos adequados para motocicletas e são baratos. São óleos que rodam facilmente mais de 45.000 km em motores Diesel. Isso não quer dizer que em motocicletas eles rodem toda essa quilometragem entre trocas ok?
No Brasil há ao menos três óleos minerais, deste enquadramento CI-4/ SL:
Eu uso o Lubrax Top Turbo 15W-40 entre os meses de maio a setembro. Eu moro em sampa, aonde a temperatura mínima é de 8° C e no máximo uns 27° C no outono e inverno. As partidas pela manhã se tornam mais fáceis e mais seguras para o motor do ponto de vista da lubrificação. Entre outubro e abril eu uso óleos 20W-50 porque a máxima pode chegar perto do 36° C eventualmente.
Minha conclusão, para quem mora mais ao norte do estado de SP, e nos estados do RJ, ES, MG, região centro oeste, norte e nordeste. Os óleos 20W-50 e 15W50 estão na medida para vosso clima, a menos que onde você more o clima seja excepcionalmente igual ou mais frio que de sampa.
Para os estados do sul as temperaturas locais variam bastante. Eu recomendaria que você consultasse o gráfico da viscosidade em função da temperatura do manual do proprietário da sua e tirasse suas próprias conclusões.
Última edição por Lallo em Dom 24 Jul 2016, 15:24, editado 4 vez(es)
Lallo- Participante
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Data de inscrição : 21/06/2012
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Muito bom,perfeito....parabéns...
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Quando comprei minha z8 . o antigo dono usava:
motul 5100 10w40 e a temperatura era de 91 a 96º .
Hoje uso motul 5100 15w50 e a temperatura é de 84 a 91º
motul 5100 10w40 e a temperatura era de 91 a 96º .
Hoje uso motul 5100 15w50 e a temperatura é de 84 a 91º
Daniel H13- Participante
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Idade : 52
Data de inscrição : 24/07/2009
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Bellizzi escreveu:Muito bom,perfeito....parabéns...
Obrigado Bellizzi, estamos aqui para contribuir uns com os outros.
Lallo- Participante
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Data de inscrição : 21/06/2012
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Embora muitos falem mal do óleo da dilma , eu uso o 10W40 semi tecnomoto meu motor sempre redondo e noto que é um óleo que não se degrada tão facil com de 3 a 4 mil km da tranquilo.Tenho uma bandit 1250 ,e Motul semi ninguém aguenta no bolso.Mineral atende mais não tenho coragem de usar um óleo mineral em um motor com bloco de alumínio.
rafael.sul- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Daniel H13 escreveu:Quando comprei minha z8 . o antigo dono usava:
motul 5100 10w40 e a temperatura era de 91 a 96º .
Hoje uso motul 5100 15w50 e a temperatura é de 84 a 91º
Sem dúvida observar a temperatura de trabalho e o comportamento do motor é importante.
Lallo- Participante
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Data de inscrição : 21/06/2012
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
rafael.sul escreveu:Embora muitos falem mal do óleo da dilma , eu uso o 10W40 semi tecnomoto meu motor sempre redondo e noto que é um óleo que não se degrada tão facil com de 3 a 4 mil km da tranquilo.Tenho uma bandit 1250 ,e Motul semi ninguém aguenta no bolso.Mineral atende mais não tenho coragem de usar um óleo mineral em um motor com bloco de alumínio.
Realmente se espera de um óleo semissintético que degrade menos ao logo do tempo que um mineral, do contrário não justificaria o preço. O Tecno Moto SL 10W-40 pelo preço da minha última pesquisa (veja a tabela acima) está bastante competitivo com relação aos outros 10W-40.
Lallo- Participante
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Data de inscrição : 21/06/2012
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Lallo escreveu:rafael.sul escreveu:Embora muitos falem mal do óleo da dilma , eu uso o 10W40 semi tecnomoto meu motor sempre redondo e noto que é um óleo que não se degrada tão facil com de 3 a 4 mil km da tranquilo.Tenho uma bandit 1250 ,e Motul semi ninguém aguenta no bolso.Mineral atende mais não tenho coragem de usar um óleo mineral em um motor com bloco de alumínio.
Realmente se espera de um óleo semissintético que degrade menos ao logo do tempo que um mineral, do contrário não justificaria o preço. O Tecno Moto SL 10W-40 pelo preço da minha última pesquisa (veja a tabela acima) está bastante competitivo com relação aos outros 10W-40.
Eu já usei achei muito bom óleo, porém fiquei meio cabreiro quanto ao 10W30, mais se portou muito bem cambio macio e tudo mais , o grau de viscosidade dele é de 178 , portanto eu poderia trocar do 10w40 para ele sem problema por questões de preço , ao mesmo tempo que fico com pé atras, a honda lança um oleo para todas as refrigeradas a ar dela com essa viscosidade 10w30. O óleo que estou falando é esse aqui
http://www.lubcenter.com/fichas%20tecnicas/shell/fispq%20shell/advance%204tax7%2010w30-21%203277-7468.pdf
Shell 10w30 AX7
rafael.sul- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Muito boa sua explanação.
Eu hj estou usando óleo mineral nas minhas motos e trocando a cada 3000km. Como uso mais pra role e sem grande esforço do motor acredito não precisar de um óleo mais eficiente (mais caro tb).
Eu hj estou usando óleo mineral nas minhas motos e trocando a cada 3000km. Como uso mais pra role e sem grande esforço do motor acredito não precisar de um óleo mais eficiente (mais caro tb).
ebogner- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 18/02/2013
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
ebogner escreveu:Muito boa sua explanação.
Eu hj estou usando óleo mineral nas minhas motos e trocando a cada 3000km. Como uso mais pra role e sem grande esforço do motor acredito não precisar de um óleo mais eficiente (mais caro tb).
Realmente amigo , para motor que não gira não há preocupação com lubrificante, 20w50 atende, agora um motor que gira 12 13 mil RPM prefiro pensar em algo melhor, mesmo que muitos afirmem que o 20w50 atenda , só que só usei semi nesta moto e o antigo dono também peguei ela com 6k km então não que tenha medo mais prefiro nesse momento ficar com semi, e não sai tão caro não estou pagando 18 no litro , mais mesmo assim tem pessoas que preferem usar o Motul 3000 API SG Mineral que aqui não baixa de 25,00.
rafael.sul- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
rafael.sul escreveu:ebogner escreveu:Muito boa sua explanação.
Eu hj estou usando óleo mineral nas minhas motos e trocando a cada 3000km. Como uso mais pra role e sem grande esforço do motor acredito não precisar de um óleo mais eficiente (mais caro tb).
Realmente amigo , para motor que não gira não há preocupação com lubrificante, 20w50 atende, agora um motor que gira 12 13 mil RPM prefiro pensar em algo melhor, mesmo que muitos afirmem que o 20w50 atenda , só que só usei semi nesta moto e o antigo dono também peguei ela com 6k km então não que tenha medo mais prefiro nesse momento ficar com semi, e não sai tão caro não estou pagando 18 no litro , mais mesmo assim tem pessoas que preferem usar o Motul 3000 API SG Mineral que aqui não baixa de 25,00.
Então Rafael, minha b125n peguei praticamente zerada há mais de 3 anos, hj está com 28mil km, e está 100%, sempre usei lubrax mineral. Nunca ouvi barulho algum na moto ou senti alguma mudança. Uso óleo dentro da especificação JASO e SM /SN. Estou pagando cerca de R$ 13,00 o litro.
Discussão sobre óleo é antiga e polêmica, não existe receita mágica! rsrsrsrsrsrs
ebogner- Participante
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Idade : 50
Data de inscrição : 18/02/2013
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Rafael.sul
Obrigado pelo link da folha de produto do Shell 4T AX7 10W-30. A priori me parece ser um produto interessante para motores desenvolvidos para usar este grau de viscosidade como padrão.
Na minha ótica é um contra senso da J. Toledo indicar um único grau de viscosidade de óleo de motor nos manuais de cada modelo para todo o país. O Brasil tem grande contraste de climas e temperaturas ambiente regionais. O padrão nos manuais de motocicletas dos fabricantes é apresentar nos manuais um gráfico de graus de viscosidade em função da temperatura ambiente. Para que o proprietário defina qual grau seria mais adequando em função da estação. Ou seja, em primeiro lugar a temperatura ambiente mínima da estação do ano e segundo da temperatura máxima.
Os óleos multi-viscosos, exemplo 10W-40, foram desenvolvidos para assegurar a lubrificação em uma faixa de temperatura. Durante partidas a frio e na temperatura de operação do motor quando plenamente aquecido.
A regra número 1 é, definir o óleo mais viscoso que possa ser usado para a temperatura ambiente mínima da estação. No caso das Suzuki analogamente cada modelo possui um gráfico específico contido no manual. Isso no caso ao menos de USA e Europa.
Não sei qual modelo você possui. Assumindo que seja um modelo refrigerado a água a partir de 600 cc. Para Camboriú o grau mais indicado para o inverno seria o 10W-40. Confirme pelo gráfico de vosso manual do proprietário na versão em inglês. Porque a Suzuki pode até tropicalizar as motos, mas não muda o projeto dos motores somente para exportar para o Brasil.
Um óleo 10W-30 possivelmente permitiria que o motor trabalhasse mais solto e até melhorasse o consumo de combustível. Mas para o clima do sul, embora mais frio que a média nacional. Poderia fazer o motor trabalhar no inverno eventualmente próximo da temperatura limite para que um óleo 10W-30 assegurasse uma lubrificação que permita boa proteção contra desgaste. Em outras palavras a vida útil de alguns componentes seria reduzida.
Para os modelos mais recentes da Honda por exemplo, é outro caso a se discutir.
Obrigado pelo link da folha de produto do Shell 4T AX7 10W-30. A priori me parece ser um produto interessante para motores desenvolvidos para usar este grau de viscosidade como padrão.
Na minha ótica é um contra senso da J. Toledo indicar um único grau de viscosidade de óleo de motor nos manuais de cada modelo para todo o país. O Brasil tem grande contraste de climas e temperaturas ambiente regionais. O padrão nos manuais de motocicletas dos fabricantes é apresentar nos manuais um gráfico de graus de viscosidade em função da temperatura ambiente. Para que o proprietário defina qual grau seria mais adequando em função da estação. Ou seja, em primeiro lugar a temperatura ambiente mínima da estação do ano e segundo da temperatura máxima.
Os óleos multi-viscosos, exemplo 10W-40, foram desenvolvidos para assegurar a lubrificação em uma faixa de temperatura. Durante partidas a frio e na temperatura de operação do motor quando plenamente aquecido.
A regra número 1 é, definir o óleo mais viscoso que possa ser usado para a temperatura ambiente mínima da estação. No caso das Suzuki analogamente cada modelo possui um gráfico específico contido no manual. Isso no caso ao menos de USA e Europa.
Não sei qual modelo você possui. Assumindo que seja um modelo refrigerado a água a partir de 600 cc. Para Camboriú o grau mais indicado para o inverno seria o 10W-40. Confirme pelo gráfico de vosso manual do proprietário na versão em inglês. Porque a Suzuki pode até tropicalizar as motos, mas não muda o projeto dos motores somente para exportar para o Brasil.
Um óleo 10W-30 possivelmente permitiria que o motor trabalhasse mais solto e até melhorasse o consumo de combustível. Mas para o clima do sul, embora mais frio que a média nacional. Poderia fazer o motor trabalhar no inverno eventualmente próximo da temperatura limite para que um óleo 10W-30 assegurasse uma lubrificação que permita boa proteção contra desgaste. Em outras palavras a vida útil de alguns componentes seria reduzida.
Para os modelos mais recentes da Honda por exemplo, é outro caso a se discutir.
Lallo- Participante
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Data de inscrição : 21/06/2012
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
Lallo escreveu:Rafael.sul
Obrigado pelo link da folha de produto do Shell 4T AX7 10W-30. A priori me parece ser um produto interessante para motores desenvolvidos para usar este grau de viscosidade como padrão.
Na minha ótica é um contra senso da J. Toledo indicar um único grau de viscosidade de óleo de motor nos manuais de cada modelo para todo o país. O Brasil tem grande contraste de climas e temperaturas ambiente regionais. O padrão nos manuais de motocicletas dos fabricantes é apresentar nos manuais um gráfico de graus de viscosidade em função da temperatura ambiente. Para que o proprietário defina qual grau seria mais adequando em função da estação. Ou seja, em primeiro lugar a temperatura ambiente mínima da estação do ano e segundo da temperatura máxima.
Os óleos multi-viscosos, exemplo 10W-40, foram desenvolvidos para assegurar a lubrificação em uma faixa de temperatura. Durante partidas a frio e na temperatura de operação do motor quando plenamente aquecido.
A regra número 1 é, definir o óleo mais viscoso que possa ser usado para a temperatura ambiente mínima da estação. No caso das Suzuki analogamente cada modelo possui um gráfico específico contido no manual. Isso no caso ao menos de USA e Europa.
Não sei qual modelo você possui. Assumindo que seja um modelo refrigerado a água a partir de 600 cc. Para Camboriú o grau mais indicado para o inverno seria o 10W-40. Confirme pelo gráfico de vosso manual do proprietário na versão em inglês. Porque a Suzuki pode até tropicalizar as motos, mas não muda o projeto dos motores somente para exportar para o Brasil.
Um óleo 10W-30 possivelmente permitiria que o motor trabalhasse mais solto e até melhorasse o consumo de combustível. Mas para o clima do sul, embora mais frio que a média nacional. Poderia fazer o motor trabalhar no inverno eventualmente próximo da temperatura limite para que um óleo 10W-30 assegurasse uma lubrificação que permita boa proteção contra desgaste. Em outras palavras a vida útil de alguns componentes seria reduzida.
Para os modelos mais recentes da Honda por exemplo, é outro caso a se discutir.
Obrigado pela resposta, então eu acredito que o 10w40 de conta no verão também, até por que se é a TEMPERATURA ambiente a ser considerada e não a SENSAÇÂO TERMICA,(me corrija se estiver errado) com certeza posso te afirmar que aqui em SC dificilmente vai chegar a 35 graus durante o período de temporada. Agora eu poderia também adotar um Motul 15W50 nos meses mais quentes (possivelmente 1 troca estourando duas, até porque é um óleo a base de ester e aguenta muito mais kilometragem) nos meses de novembro a fevereiro. No restante do ano usaria o que estou usando hoje 10W40 Tecnomoto Semi, agora o que me deixa encucado é o por que dessa discussão toda de oleo para motos, e quando falamos em carro todo mundo usa um 5W30 (recomendado por maioria das marcas) a temperatura do motor de um carro é bem parecida com um de uma moto.Eu uso o 5W40 Magnatec Castrol. Sinseramente será que um w40 não serve para nós, maioria das motos recomenda em manual...será que seria tão prejudicial assim, mesmo que trocado com no maximo 3000km e Semi?? Motul sinseramente não tem quem aguente.É algo a se penssar ....abraço. (Minha Moto é uma Bnadit 1250S K8)
rafael.sul- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 11/11/2014
Re: Custo x benefício óleos para motores, você usa o óleo certo?
rafael.sul
Os óleos 5W-30 foram introduzidos mais recentemente com a história do energy conserving. Com óleos menos viscosos o motor gira mais livre, anda bem e tem menor consumo, quando são concebidos e projetados para trabalhar com esse tipo de óleo. Quanto a durabilidade desse motores, muitos questionam.
No caso da maioria das motocicletas o mesmo óleo do motor lubrifica o câmbio e os discos de embreagem. Esse motores giram até o dobro da rotação dos motores de autos. Se você pesquisar verá que fora do Brasil ninguém usa óleos com grau abaixo de 5W-40 e isso em lugares mais frios, ao menos para motos de maior cilindrada. A Honda para motos é uma das exceções.
Os óleos 5W-30 foram introduzidos mais recentemente com a história do energy conserving. Com óleos menos viscosos o motor gira mais livre, anda bem e tem menor consumo, quando são concebidos e projetados para trabalhar com esse tipo de óleo. Quanto a durabilidade desse motores, muitos questionam.
No caso da maioria das motocicletas o mesmo óleo do motor lubrifica o câmbio e os discos de embreagem. Esse motores giram até o dobro da rotação dos motores de autos. Se você pesquisar verá que fora do Brasil ninguém usa óleos com grau abaixo de 5W-40 e isso em lugares mais frios, ao menos para motos de maior cilindrada. A Honda para motos é uma das exceções.
Lallo- Participante
-
Data de inscrição : 21/06/2012
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