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primeira moto: é possível começar com SRAD 750 2011?

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Mensagem por lucasrossi Qua 17 Out 2012, 19:43

Olá pessoal, estou começando no mundo do motociclismo. Tenho habilitação há 5 anos mas nunca havia andado (somente na auto-escola.....:-))
De cara comprei uma Srad 750 2011 dourada.
Na teoria já era aficcionado mas agora na prática tenho alguns comentários para aqueles que por ventura estejam na mesma situação.

Muitos me disseram que era insanidade comprar uma primeira SS deste "calibre". Logicamente estou aprendendo mas não era tudo aquilo que ouvi por aí.

É possível começar com uma esportiva de média sem ter passado pelas menores??? Minha resposta é que sim.

Ainda estou andando no C até pegar o jeito (as vezes esqueço de trocar e deixo no A - nítida diferença...). Mas da pouca experiência que tenho achei ela bem linear sem maiores sustos. Muito se fala da CBR em facilidade de pilotagem mas achei a SRAD bem maleável. Claro que estou aprendendo a tocada mas me parece que ela não cobra caro por erros menores. Na estrada é perfeita, na cidade é um pouco mais complicado principalmente para virar esquinas. Não vira....
Outra coisa que me falavam que esportiva não era para gente alta, tenho 1,92 100 kg e achei tranquilo a adaptação.

Mais alguém começou com uma média ou 1000 sem ter andado nas menores?
Se tiverem dicas para passar, estou entrando nesse mundo agora mas é fascinante todo esse aprendizado.

saudações;






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Mensagem por Last_Warrior Qua 17 Out 2012, 20:04

Bem, eu tenho 1,92 e 115 kg mas achei melhor a Hayabusa e a F no meu caso... Mas talvez seja porque não tenho uma coluna 100% também né...

Mas concordo que, com bastante cuidado e bom sendo, sua primeira moto pode ser uma SS sim.

Basta estar no meio, pegar dicas com os mais experientes, testar os limites beeem devagar.

Parabéns pela máquina e bons km.

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Mensagem por Minotauro1978 Qua 17 Out 2012, 20:07

Opa!

Também comecei com uma 750, mas a minha era uma GSX-F. Na minha opinião é perfeitamente possível começar com uma moto grande. Aquela velha história; se você não acelerar fundo ela não anda rápido. Vai de você ir dosando o acelerador conforme sua habilidade vai aumentando! Uma questão de bom senso!
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Mensagem por MATHIAS Qua 17 Out 2012, 20:09

Vai com calma e consciente que não tem grilo.
Cuidado que qualquer tombo vai ser $foda$.
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http://minhocafluorescente.wordpress.com/

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Mensagem por <BSM> Qua 17 Out 2012, 21:06

Não acho que é tão simples assim...

Só de imaginar que na moto escola a gente só usa o freio dianteiro já é um convite para uma ralada na primeira curva.

Pesquisando antes e lendo material adequado a gente consegue pelo menos ter uma noção de como pilotar e aprendemos a respeitar nossos limites.

Mas se um cara cru, pegar logo uma Hayabusa ou qualquer SS, acho bem perigoso sim, inclusive se não tiver juízo.

Acelerar na reta é fácil, difícil é frear e fazer curva... aí quando empolga vira estatística.

lucasrossi e Minotauro1978, não estou falando que vocês estão errados, só estou dando minha opinião, porque o forum é aberto a todos na net e muito provavelmente em futuro não muito distante passará um doido aqui e empolgará partindo logo pra um SS sem ter os principios básicos de pilotagem. Wink
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Mensagem por Sérgio Santiago Qua 17 Out 2012, 21:14

Pelo menos o Lucasrossi tem 30 anos - provavelmente já passou a fase mais aguda de 'super fodástico'.
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Mensagem por edferge Qua 17 Out 2012, 22:23

Cara, faz muito tempo que não venho por aqui e hoje resolvi passar para ver a galera, e ao ler seu topico não pude deixar de falar um pouco sobre isso pois afinal são 25 anos de estrada, rodando quase que diariamente.Voce me fez lembrar da minha primeira moto uma Agrale 16.5 e me lembro que eu nunca tinha andado de moto e nem tinha carteira para tal. em dez dias eu ja me achava o melhor motociclista do mundo, muitos anos ja se passaram, 5 tombos dois acidentes graves e um quase acidente que seria faltal se eu não tivesse conseguido evitar Tanta experiencia as vezes some e me sinto começando de novo, parece que todo dia é um inicio e aprendo de novo.
voce começou com uma moto pesada e meio arisca e te digo logo de cara..quando vc estiver andando com ela vai aparecer um monte de caras querendo te provocar para dar mais velocidade, vai ver sua moto e te instigar .controle isso .é dificil ate hoje eu as vezes caiu nisso e saio botando pega daqueles disfarçados, que vc anda mais olhando a outra moto no retrovissor, pois faço estrada todos os dias. controle -se sempre, evite freadas bruscas , principalmente não alicate o freio da frente , principalmente na entrada de uma rua , pois se tiver areia é um tombo e tanto. Procure prever as ações dos motoristas, principalmente mulher com celular, elas são um perigo.Procure ao costurar no transito, se afastar nas ultrapassagens e ande sempre o mais proximo das faixas de dentro, pois seu reflexo tera maior tempo de reação. dois dedos na empreagem e dois dedos no freio, ajudam a diminuir o tempo de reação. Evite apoiar muito nos braços para que eles não adormeçam , principalmente as mãos. use bastante a cintura fazendo a moto dançar embaixo.Bem cara eu não sei se te ajudei alguma coisa e não tive a pretensão de te ensinar a andar de moto. Acontece que pilotar uma moto requer uma concentração e uma atenção maior não conta muito o tamanho pois um tombo é sempre um tombo seja de que moto for. Não beba e cuide da saude, evite pilotar com sono.......e no mais curta muito o prazer de andar de moto, antes de tudo respeite a vida .... e boa sorte...........
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Mensagem por Marcelo Moraes Qua 17 Out 2012, 23:29

Amigo tenho 19 anos e vou fazer 20 esse mes. Seguinte sai da auto escola e peguei de cara a GTR650 da kasinski e já te adianto se tiver sorte nao vai tomar rola, mas susto é foda, tomei vários sustos principalmente em retomadas de curvas devido ao alto torque do motor V2 roletado. Bem a primeira coisa que te digo é conhecer os limites da moto, saber o tempo de frenagem, tempo de reduçao de marcha, tempo para subir o giro.

Atualmente estou com uma Hayabusa 2005 e a minha opiniao foi que sai da agua pro vinho hehehe uma moto com uma ciclistica incrivel e de muito facil pilotagem perto da GTR porem com um torque bruto que levanta a frente brincando, entao o cuidado é redobrado hehehe...

Mas vai na fé que voce domina a máquina mas siga a dica do edferge que tem bastante experiencia!

Abraco!!
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Mensagem por lucasrossi Qui 18 Out 2012, 14:47

Valeu pessoal pelas dicas. Tenho consciência que é arriscado começar assim mas estou aprendendo devagar e em breve pretendo fazer um curso quando estiver mais rodado. Acho mesmo que auto-escola não prepara, apenas por questões legais e ter o documento porque na vida real é tudo diferente.

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Mensagem por Ricardo (abc) Qui 18 Out 2012, 15:13

não sei como é que são as coisas aí em POA,mas se fosse aqui em SP o impossivel seria sair sossegado tendo a certeza que vc e a moto voltariam para casa...de resto é responsabilidade e respeito pelos limites seus e da maquina,pois essa maquina é meio temperamental e não aceita muitos erros..rsrsr...abs!

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Mensagem por Caio Magnotti Qui 18 Out 2012, 15:15

Possível é, mas nao indicado.

Saber andar de moto nao é só fazer curva e acelerar.
Tem muita coisa envolvida como tempo de troca de marcha, como entrar e sair da curva, jeito de virar o acelerador.....

Em uma moto potente, agressiva, seja ela SS, naked, custom.... a margem para erro é minima.

Se voce errar uma marcha, acelerar "sem querer" na curva, dar aquela entrada errada e freiar no meio da curva com uma 125 ou 250 cc é uma coisa perigosa. Ela pode te jogar no chão mas é possível segurar.
Se cair o prejuízo nao é tao grande e o aprendizado fica para a vida toda.

Já em uma moto de 80, 100, 150 cv ou mais isso nao é possível. O coice do acelerador, falta de tração ou a potencia dos freios fatalmente irão te jogar no chao. Ai se vai voce.. a moto.. sua confiança e seu querido dinheiro para arrumar uma moto grande. Isso se voce sair inteiro.

Nao é atoa que em competições de carro os pilotos passam por inúmeras categorias menos potentes antes.
Corredores de maratona começão correndo 1 km.
Quem faz escalada começa com o pequeno morro atras de casa.

É possível pilotar um F1, correr 42 km e escalar o Everest de 1°, pode ser.. mas nao é aconselhável.




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Mensagem por Arnaldo Costa Qui 18 Out 2012, 17:19

Existe dois tipos de motociclistas. Os que já caíram e os que irão cair!
Baseado nisso, tenho a falar que tome muito cuidado, prudência sempre. Procure fazer um curso de direção defensiva para apurar a técnica e depois outros para aproveitar melhor a moto.
Sucesso, juízo e muitos KM pela frente
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Mensagem por lucasrossi Qui 18 Out 2012, 18:52

valeu pessoal pelas dicas; o medo gera o respeito e com todos estes comentários e milhares de outros que já ouvi pessoalmente é difícil perdê-lo;
é um aprendizado com alguns riscos mas riscos são feitos para serem administrados e se forem com consciência acho que é possível aprender

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Mensagem por lucasrossi Qui 18 Out 2012, 18:54

respondendo Ricardo (abc): aqui no sul roubo deste tipo de moto não é tão frequente como SP/RJ pois não tem mercado; claro que acontece e cuidados são sempre bem-vindos mas me parece que nada comparado com o sudeste.

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Mensagem por Juliao Qui 18 Out 2012, 20:20

opiniao: fortemente NÃO recomendado.
seria o mesmo que vc comprar um porsche como 1.o carro. são veículos que permitem uma margem de erro mínima do condutor, que, despreparado, logicamente vai errar, e muito. (não se iluda).

esse papo de ´eu não vou acelerar´,..numa SS é mito. a moto praticamente acelera por vc...
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Mensagem por Velcy Izolan Qui 18 Out 2012, 20:45

Sabe o que é? pode começar sim com moto de alta cilindrada afinal, é vc quem controla a mão direita...
Se tiver juízo e não ligar pras provocações dos outros acelerando, td bem....
Tendo coragem de se segurar, quebramos paradigmas....
Sucesso aí tchê... eu sou do sul, não há de ver que eu sou do sul..
Abs
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Mensagem por Juliao Qui 18 Out 2012, 20:56

bom...é aquela coisa, cada um cada um. falo por ter perdido amigos na morte..caras jovens, que mal sabiam andar de moto, compraram uma SS: em 2 meses o comprou macacão e se achava o Valentino. resumo da ópera: não conseguiu desviar de uma fechada, o corpo foi jogado contra uma placa de sinalização. 11 costelas quebradas (de macacão hein), 15 dias de uti, e morte. deixou esposa recém casada. a moto? virou moto de wheelie no salão 2 rodas ano passado aqui em SP.

mas... cada um cada um..
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Mensagem por Marcelo Moraes Qui 18 Out 2012, 23:38

Isso ai man... As provocações você deve controlar e bem... Aqui na minha cidade sempre tem os caras FDP de CG que vem provocar quando estou na Haya, e fica cortando giro e passa do meu lado, eu simplesmente ignoro e sigo em frente, muito cuidado para não se estressar principalmente dentro da cidade e querer esticar a moto que é chão na certa, pra cruzar um na frente é a coisa mais fácil do mundo e sem falar cachorros que aqui praticamente toda semana cai um devido cachorro entrar na frente, isso que moro em uma cidade de 39 mil hab.

Abraço!
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Mensagem por Arnaldo Costa Sex 19 Out 2012, 09:42

Para ilustrar melhor o que o Marcelo Moraes assim como os demais, aconteceu esta semana aqui em Goiânia.

"O médico Tiago Borges Lopes Fleuri, de 27 anos, morreu, na madrugada desta quinta-feira (18), após bater a motocicleta que conduzia em uma rotatória da avenida 136, no setor Marista, região Sul de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, ele guiava em alta velocidade, quando tocou numa 'tartaruga' e perdeu o controle da moto. Devido o impacto, Tiago foi lançado a dezenas de metros. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reanimá-lo, mas o médico não resistiu. O profissional atendia no Hospital do Coração Anis Rassi, na Capital."
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Mensagem por x_x SRAD Sex 19 Out 2012, 11:28

Leia esse tópico a matéria é show, tem mais conteúdo que muitos cursos de pilotagem.

https://www.suzukionline.org/t18900-pilotagem-ed-especial-motociclismo-toda-materia?highlight=pilotagem


Comecei da auto escola para uma R1, atualmente estou com essa srad da foto do meu avatar, mas sempre respeitei a moto e meus limites, fazem mais de 3 anos que estou rodando e graças a Deus nenhum tombo, mas derrubei a moto parada 2 vezes rssss com essas motos é muito facil cair parado ou em velocidade muito baixa por ser muito pesada, fica esperto e muitos kms p vc, evite esticar dentro da cidade, pois o risco é muito alto, abs.

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Mensagem por AndreSchuaste Dom 21 Out 2012, 14:25

E aí pessoal.
Também estou me adaptando a uma esportiva, gsxr 750w 94 , é diferente de tudo que eu já tinha guiado e a sensação de poder é dmais. Mas, estou lendo, pesquisando, pegando dicas com pessoal mais experiente... Até para controlar os impulsos naturais, porque a moto te convida a acelerar, mas o bacana é desfilar e aprender bemmm na manha. Valeu. Ah! Não é a minha primeira moto ,já tinha uma biz 100 hehe...
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Mensagem por Ernani Dom 21 Out 2012, 17:16

Tive uma CBR por 5 anos... caí parado com ela, um pequeno ralado na carenagem. Com dois meses de GSX fui abalroado por trás por um burrão num Peugeot 206.

O prejuízo visivelmente foi pequeno, mas financeiramente foi grande, só o pedal de freio foi R$ 580,00.

Existem os que já caíram e os que vão cair. isso é o melhor ditado que já ouvi.
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Mensagem por Juan Seg 22 Out 2012, 14:45

Posso dar meu pitaco???

Bem... Quando decidi entrar no mundo das duas rodas, decidi entrar de cabeça pois senti que era hora... 28 anos, proximo dos 30tão achei que era hora de realizar meu sonho... entrei na CC para comprar uma XTZ mas quando bati o olho na MT-03 foi amor a primeira vista... comecei a pesquisar sobre a moto e justamente sobre o fato de ser novato... antes de comprar peguei mais algumas aulas de moto com um amigo num campão uma semana depois fui la e comprei a moto.
O Eduardo.Longo sabe... sempre pegamos estradas roles de mais de 500km e alguns de mais de 800km e nunca tivemos problema algum sempre pilotei dentro do meu limite pessoal.

Logo depois veio a Srad-750 e essa eu via que precisa de um bom curso de pilotagem e foi o que fiz. Mesmo assim nunca fui de extrapolar os meus limites. fui feliz com as Duas motos com apenas duas quedas parado kkkkkkk ninguem é perfeito né rs.

Pra mim, se quer pegar pode sim, desde que tenha absoluta conciencia de seus limites no inicio e procurando aperfeiçoar as tecnicas com alguns cursos... não basta fazer apenas onivel iniciante rsrs
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Mensagem por budha74 Seg 22 Out 2012, 15:12

Disse tudo, Juan.
O importante é ter cabeça suficiente para saber quando já estamos nos aproximando do limite e tirar a mão, deixando sempre uma boa margem de segurança para qualquer imprevisto. Eu tive minhas motos de 93 a 97, quando percebi que do jeito que eu acelerava faltava pouco para me matar, então vendi minha SS e fiquei 10 anos sem moto, somente em 2007 quando vi que mudei meus conceitos e conseguia me segurar foi quando comprei outra moto novamente e estou aqui para contar a história e me divertindo bastante com os passeios com a pessoal do SOL Smile
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Mensagem por Anderson Vidal Seg 22 Out 2012, 15:58

Igual a minha, vai firme, respeita ela, vai com calma que tudo da certo"
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