Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
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Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Galera queria uma ajuda quanto a escoha da Gasolina: Comum, Aditivada ou Podium?('')
Abs
Abs
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Teria que ver no manual se é para usar de alta octanagem ou aditivada. No manual da minha pede aditivada.
Abraços
Abraços
Moacir Fontana de Medeiro- Participante
-
Idade : 50
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Aditivada.
Podium é para Ferrari, Lamborghini, etc.
Podium é para Ferrari, Lamborghini, etc.
eduardo.longo- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 21/11/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Hummmm!
Tava gastando 3,59 o litro de podium.
O anta do ex dono sumiu o manual.
Tava gastando 3,59 o litro de podium.
O anta do ex dono sumiu o manual.
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
A gasolina brasileira, mesmo sendo considerada uma m... por grande parte dos brasileiros, atende aos requisitos dos principais fabricantes de motores do mundo. O problema é que alguns donos de postos insistem em tornar o que já não é grande coisa em uma porcaria total, quando dão aquela "batizada" básica no combustível. Sempre usei gasolina aditivada na minha moto e nunca tive problemas. Mas é fundamental saber sua origem e, principalmente, ter confiança no posto de abastecimento, o que sempre faço. Boa sorte.
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Seguindo conselhos dos colegas... Vou começar utilizar gasolina aditivada BR.
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
O ideal seria vc ver q gasolina o proprietário anterior usava, se usava comum continua na comum, se usava aditivada continua com aditivada. Eu uso aditivada.
x_x SRAD- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
A moto tem 4.000 Km é 2007.
Ele não daa manutenção preventiva.
Gastei 3 tanques de Podium e agora fiz revisão geral.
Vou começar do zero praticamente.
Ele não daa manutenção preventiva.
Gastei 3 tanques de Podium e agora fiz revisão geral.
Vou começar do zero praticamente.
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Galera,
Vou compartilhar aqui o que um amigo meu do KNB postou sobre gasolina:
Créditos: ao user do KNB "maumau"
Esclarecendo que octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual deisoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor, para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm (rotações por minuto).
Índices de determinação do número de octano:
MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
Existe ainda o IAD - Índice Anti Detonante, que nada mais é que a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método IAD, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 87 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 87 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 91 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 95 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método RON, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 92 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 92 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 98 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 102 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Mesmo tendo o mesmo número de octanas, a gasolina comum e aditivada distinguem-se pelos aditivos detergentes presentes no segundo tipo. A limpeza na câmara de combustão ocasionada por estes detergentes evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores e, com isso, conserva por maiores intervalos as características ideais de funcionamento do motor. A gasolina Premium e a gasolina Petrobrás Podium, que sob o ponto de vista de legislação é uma gasolina Premium exclusiva da BR, têm os aditivos presentes na gasolina aditivada. A gasolina Petrobrás Podium tem outras vantagens como menor teor de enxofre e maior durabilidade (mantém suas propriedades por 6 meses, contra 3 a 4 meses das outras).
A vantagem da maior octanagem da gasolina utilizada, dependendo do motor, poderá resultar em ganho de desempenho e redução de consumo. Porém, todos os nossos produtos estão aptos a funcionarem com a Gasolina tipo C, pois os valores de octanas descritas no manual de proprietário e na etiqueta do produto é medido pelo método RON (método mais utilizado em todo o mundo).
Conforme descrito em resposta anterior, desde que a gasolina utilizada obedeça a composição química presente na resolução 309 da ANP, ela não irá danificar ou afetar a durabilidade dos motores. Os valores informados nos manuais dos fabricantes visam sempre o melhor aproveitamento da potência do motor (rendimento e consumo).
Portanto, a durabilidade do motor das motocicletas, não será afetada por utilização de diferentes gasolinas do tipo C. O desempenho alcançado na utilização das motocicletas será diretamente afetado na utilização dos diferentes combustíveis. Para aumento da durabilidade, devem ser efetuadas todas as revisões (substituição das peças quando necessário) e ajustes conforme informado nos manuais do proprietário periodicamente.
Quanto à qualidade da gasolina, deve-se ficar atento a alterações na composição química para que não ocorram problemas durante combustão da mistura e ocasionem o acúmulo de resíduos anormais da queima na câmara de combustão e nos coletores, reduzindo assim a vida útil das peças.
SOBRE AS MARCAS DISPONÍVEIS:
- A Gasolina Premium é uma gasolina com a octanagem em torno de 91 octanas.Só quem vende essa gasolina hoje em dia no Brasil é a Ipiranga.
- A Gasolina Pódium tem a octanagem em torno de 95 octanas e só quem vende essa gasolina no Brasil é a BR.
- A Gasolina Aditiva tem a mesma octanagem da Comum, em torno de 87 octanas, porém os aditivos tem a função de remover as parcelas oleosas e carregá-las para fora do motor.Assim, são "aditivados" detergentes e dispersantes pra realizar esse trabalho.
- A Gasolina Pódium é um caso a parte pois sua base é diferente das outras e ela não forma goma.Acima dela somente a Gasolina de Primeiro Abastecimento, cujo destino são as montadoras.
- A V-Power, da Shell é uma gasolina Comum, aditivada pela Shell, porém, a SUPRA é superior pois seus aditivos são mais eficientes
PS: FOI MAL PELO POST GIGANTE!!!
Vou compartilhar aqui o que um amigo meu do KNB postou sobre gasolina:
Créditos: ao user do KNB "maumau"
Esclarecendo que octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual deisoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor, para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm (rotações por minuto).
Índices de determinação do número de octano:
MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
Existe ainda o IAD - Índice Anti Detonante, que nada mais é que a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método IAD, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 87 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 87 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 91 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 95 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método RON, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 92 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 92 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 98 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 102 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Mesmo tendo o mesmo número de octanas, a gasolina comum e aditivada distinguem-se pelos aditivos detergentes presentes no segundo tipo. A limpeza na câmara de combustão ocasionada por estes detergentes evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores e, com isso, conserva por maiores intervalos as características ideais de funcionamento do motor. A gasolina Premium e a gasolina Petrobrás Podium, que sob o ponto de vista de legislação é uma gasolina Premium exclusiva da BR, têm os aditivos presentes na gasolina aditivada. A gasolina Petrobrás Podium tem outras vantagens como menor teor de enxofre e maior durabilidade (mantém suas propriedades por 6 meses, contra 3 a 4 meses das outras).
A vantagem da maior octanagem da gasolina utilizada, dependendo do motor, poderá resultar em ganho de desempenho e redução de consumo. Porém, todos os nossos produtos estão aptos a funcionarem com a Gasolina tipo C, pois os valores de octanas descritas no manual de proprietário e na etiqueta do produto é medido pelo método RON (método mais utilizado em todo o mundo).
Conforme descrito em resposta anterior, desde que a gasolina utilizada obedeça a composição química presente na resolução 309 da ANP, ela não irá danificar ou afetar a durabilidade dos motores. Os valores informados nos manuais dos fabricantes visam sempre o melhor aproveitamento da potência do motor (rendimento e consumo).
Portanto, a durabilidade do motor das motocicletas, não será afetada por utilização de diferentes gasolinas do tipo C. O desempenho alcançado na utilização das motocicletas será diretamente afetado na utilização dos diferentes combustíveis. Para aumento da durabilidade, devem ser efetuadas todas as revisões (substituição das peças quando necessário) e ajustes conforme informado nos manuais do proprietário periodicamente.
Quanto à qualidade da gasolina, deve-se ficar atento a alterações na composição química para que não ocorram problemas durante combustão da mistura e ocasionem o acúmulo de resíduos anormais da queima na câmara de combustão e nos coletores, reduzindo assim a vida útil das peças.
SOBRE AS MARCAS DISPONÍVEIS:
- A Gasolina Premium é uma gasolina com a octanagem em torno de 91 octanas.Só quem vende essa gasolina hoje em dia no Brasil é a Ipiranga.
- A Gasolina Pódium tem a octanagem em torno de 95 octanas e só quem vende essa gasolina no Brasil é a BR.
- A Gasolina Aditiva tem a mesma octanagem da Comum, em torno de 87 octanas, porém os aditivos tem a função de remover as parcelas oleosas e carregá-las para fora do motor.Assim, são "aditivados" detergentes e dispersantes pra realizar esse trabalho.
- A Gasolina Pódium é um caso a parte pois sua base é diferente das outras e ela não forma goma.Acima dela somente a Gasolina de Primeiro Abastecimento, cujo destino são as montadoras.
- A V-Power, da Shell é uma gasolina Comum, aditivada pela Shell, porém, a SUPRA é superior pois seus aditivos são mais eficientes
PS: FOI MAL PELO POST GIGANTE!!!
Neto TeamCamel- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 27/05/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
no final, nenhuma presta, tem sempre o batismo!!
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
no final, nenhuma presta, tem sempre o batismo!!
Convidad- Convidado
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
decapa escreveu:se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
no final, nenhuma presta, tem sempre o batismo!!
Vc resolveu a questão
PODIUM
ADITIVADA
COMUM
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Só deixando mais clara minha informação no post lá em cima. Se for usar a podium, é desnecessário utilizar qualquer outro aditivo no tanque, só ela basta. Se for usar aditivada, você pode, vez por outra, complementar a aditivação com outro aditivo da marca de sua confiança.
Falowwwwwwwwwwww.
Falowwwwwwwwwwww.
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Tente achar ou perguntar para amigos, se na sua região existe um posto de confiança, aí coloque aditivada mesmo, de vez em quando se colocar podium, não tem problema...
adautojunior- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
adautojunior escreveu:Tente achar ou perguntar para amigos, se na sua região existe um posto de confiança, aí coloque aditivada mesmo, de vez em quando se colocar podium, não tem problema...
Exatamente.
marcden2003- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Tem postos de confiança sim!
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
E quando vc´s animarem acelerem até Goiás!
Abs
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
E quando vc´s animarem acelerem até Goiás!
Abs
Rabelo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Nao sei se ja aconteceu com voces mas quando eu coloco um tanque de podium minha moto ela consome mais!! Nao sei se é devido a mão e ao cérebro do piloto que por achar estar com uma gasolina turbinada acelera mais ou por questoes tecnicas. Conversando com meu irmao que já trabalhou na Petrobras ele me falou que a gasolina Podium consome mais devido ao reconhecimento da injeção de uma gasolina de melhor qualidade aumentando assim a quantidade de gasolina na mistura (ar+combustivel) por isso o maior desempenho.
Assim compartilho com vocês a minha opinião, duvida e estou aberto a questionamentos!!
Assim compartilho com vocês a minha opinião, duvida e estou aberto a questionamentos!!
Marcus_Henrique- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Camarada, se quer saber a verdade sobre gasolina é que no Brasil, pra esse tipo de moto SÓ DÁ PRA USAR PÓDIUM!!!!
Sei que isso vai causar confusão no tópico, então não me entendam mal, mas falando com o pessoal da Snake motors, eles foram categóricos em dizer que já viram até válvula colando por causa de gasolina aditivada e não indicam esse tipo de gasolina nem pra CG. Dizem ser a pior situação possível para esses motores. O que eles indicam é gasolina comum ou pódium. A comum é um lixo, cheira estrume o escape dela... então não tem jeito é Pódium mesmo!!! É o único tipo de gasolina que não forma a tal da "goma" mencionada anteriormente aí no tópico. Se você acha cara a Podium, então use normal, mas nunca use aditivada, isso vai melecar suas guias de válvulas e tranformar o motor da sua moto numa bomba relógio!!! Eu sei que alguns podem dizer: "Mas como vai causar problemas se os aditivos são detergentes e "limpam" o motor?"... eu respondo que o motor já está todo cheio da melecada de toda a gasolina ruim já queimada, então vc colóca a aditivada e essa meleca se espalha e "enrosca" exatamente onde não pode. Ou seja, gasolina aditivada é inviável!!!
Outra coisa que eles disseram assistir claramente nos motores que abrem lá... Motos abastecidas nos postos Shell, normalmente formam resíduos cor de rosa dentro do motor, o que acreditam ser corante (usado para diferenciar a fonte da gasolina) mas que também só tem causado problemas.
Não quero criar polêmica, estou só repassando o parecer dos melhores mecânicos que conheço e que têm experiência de longa data abrindo esses motores....
Sei que isso vai causar confusão no tópico, então não me entendam mal, mas falando com o pessoal da Snake motors, eles foram categóricos em dizer que já viram até válvula colando por causa de gasolina aditivada e não indicam esse tipo de gasolina nem pra CG. Dizem ser a pior situação possível para esses motores. O que eles indicam é gasolina comum ou pódium. A comum é um lixo, cheira estrume o escape dela... então não tem jeito é Pódium mesmo!!! É o único tipo de gasolina que não forma a tal da "goma" mencionada anteriormente aí no tópico. Se você acha cara a Podium, então use normal, mas nunca use aditivada, isso vai melecar suas guias de válvulas e tranformar o motor da sua moto numa bomba relógio!!! Eu sei que alguns podem dizer: "Mas como vai causar problemas se os aditivos são detergentes e "limpam" o motor?"... eu respondo que o motor já está todo cheio da melecada de toda a gasolina ruim já queimada, então vc colóca a aditivada e essa meleca se espalha e "enrosca" exatamente onde não pode. Ou seja, gasolina aditivada é inviável!!!
Outra coisa que eles disseram assistir claramente nos motores que abrem lá... Motos abastecidas nos postos Shell, normalmente formam resíduos cor de rosa dentro do motor, o que acreditam ser corante (usado para diferenciar a fonte da gasolina) mas que também só tem causado problemas.
Não quero criar polêmica, estou só repassando o parecer dos melhores mecânicos que conheço e que têm experiência de longa data abrindo esses motores....
UNSCARRED- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 12/04/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Marcus_Henrique escreveu:Nao sei se ja aconteceu com voces mas quando eu coloco um tanque de podium minha moto ela consome mais!! Nao sei se é devido a mão e ao cérebro do piloto que por achar estar com uma gasolina turbinada acelera mais ou por questoes tecnicas. Conversando com meu irmao que já trabalhou na Petrobras ele me falou que a gasolina Podium consome mais devido ao reconhecimento da injeção de uma gasolina de melhor qualidade aumentando assim a quantidade de gasolina na mistura (ar+combustivel) por isso o maior desempenho.
Assim compartilho com vocês a minha opinião, duvida e estou aberto a questionamentos!!
É isso mesmo... queima melhor então vai mais rápido!!!
UNSCARRED- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 12/04/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Danilo Rabelo escreveu:Tem postos de confiança sim!
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
E quando vc´s animarem acelerem até Goiás!
Abs
Fuja de aditivada, é só pódium!!! Abraço!!
UNSCARRED- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 12/04/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Eu só uso comum e daquelas de R$ 2,45 o litro. Posto Shell de Sorocaba!
Padumi- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
decapa escreveu:se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
no final, nenhuma presta, tem sempre o batismo!!
O aditivo a base de chumbo que tem a função de aumentar a octanagem - chumbo tetraetila Pb(C2H5)4 - não é usado no Brasil desde 1989 e foi proibido por lei em 1992. Foi substituído pela adição de alcool anidro.
Sérgio Santiago- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Padumi escreveu:Eu só uso comum e daquelas de R$ 2,45 o litro. Posto Shell de Sorocaba!
Segundo a Snake, POSTO SHELL = BOMBA!!!
UNSCARRED- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 12/04/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Cara, eu só uso Podium.
A não ser nas viagens quando não tem...
A não ser nas viagens quando não tem...
Skilo- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 12/08/2010
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
No manual diz para usar aditivada, então eu só uso aditivada, desde que tirei a moto da CC.
eduardo.longo- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 21/11/2011
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Oo e agora??? so podium msm?
so pq na minha eu so uso V-power axando q tava fazendo bom negocio.
so pq na minha eu so uso V-power axando q tava fazendo bom negocio.
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