Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
+16
srad2012
Elton
R-Carril
Baraka
Skilo
Sérgio Santiago
Padumi
UNSCARRED
Marcus_Henrique
adautojunior
Neto TeamCamel
x_x SRAD
marcden2003
eduardo.longo
Moacir Fontana de Medeiro
Rabelo
20 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Galera queria uma ajuda quanto a escoha da Gasolina: Comum, Aditivada ou Podium?('')
Abs
Abs
Rabelo- Participante
-
Re: Qual gasolina usar na minha SRAD 1000?
Teria que ver no manual se é para usar de alta octanagem ou aditivada. No manual da minha pede aditivada.
Abraços
Abraços
Moacir Fontana de Medeiro- Participante
-
Aditivada.
Podium é para Ferrari, Lamborghini, etc.
Podium é para Ferrari, Lamborghini, etc.
eduardo.longo- Participante
-
Hummmm!
Tava gastando 3,59 o litro de podium.
O anta do ex dono sumiu o manual.
Tava gastando 3,59 o litro de podium.
O anta do ex dono sumiu o manual.
Rabelo- Participante
-
A gasolina brasileira, mesmo sendo considerada uma m... por grande parte dos brasileiros, atende aos requisitos dos principais fabricantes de motores do mundo. O problema é que alguns donos de postos insistem em tornar o que já não é grande coisa em uma porcaria total, quando dão aquela "batizada" básica no combustível. Sempre usei gasolina aditivada na minha moto e nunca tive problemas. Mas é fundamental saber sua origem e, principalmente, ter confiança no posto de abastecimento, o que sempre faço. Boa sorte.
marcden2003- Participante
-
Seguindo conselhos dos colegas... Vou começar utilizar gasolina aditivada BR.
Rabelo- Participante
-
O ideal seria vc ver q gasolina o proprietário anterior usava, se usava comum continua na comum, se usava aditivada continua com aditivada. Eu uso aditivada.
x_x SRAD- Participante
-
A moto tem 4.000 Km é 2007.
Ele não daa manutenção preventiva.
Gastei 3 tanques de Podium e agora fiz revisão geral.
Vou começar do zero praticamente.
Ele não daa manutenção preventiva.
Gastei 3 tanques de Podium e agora fiz revisão geral.
Vou começar do zero praticamente.
Rabelo- Participante
-
Galera,
Vou compartilhar aqui o que um amigo meu do KNB postou sobre gasolina:
Créditos: ao user do KNB "maumau"
Esclarecendo que octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual deisoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor, para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm (rotações por minuto).
Índices de determinação do número de octano:
MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
Existe ainda o IAD - Índice Anti Detonante, que nada mais é que a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método IAD, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 87 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 87 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 91 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 95 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método RON, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 92 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 92 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 98 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 102 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Mesmo tendo o mesmo número de octanas, a gasolina comum e aditivada distinguem-se pelos aditivos detergentes presentes no segundo tipo. A limpeza na câmara de combustão ocasionada por estes detergentes evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores e, com isso, conserva por maiores intervalos as características ideais de funcionamento do motor. A gasolina Premium e a gasolina Petrobrás Podium, que sob o ponto de vista de legislação é uma gasolina Premium exclusiva da BR, têm os aditivos presentes na gasolina aditivada. A gasolina Petrobrás Podium tem outras vantagens como menor teor de enxofre e maior durabilidade (mantém suas propriedades por 6 meses, contra 3 a 4 meses das outras).
A vantagem da maior octanagem da gasolina utilizada, dependendo do motor, poderá resultar em ganho de desempenho e redução de consumo. Porém, todos os nossos produtos estão aptos a funcionarem com a Gasolina tipo C, pois os valores de octanas descritas no manual de proprietário e na etiqueta do produto é medido pelo método RON (método mais utilizado em todo o mundo).
Conforme descrito em resposta anterior, desde que a gasolina utilizada obedeça a composição química presente na resolução 309 da ANP, ela não irá danificar ou afetar a durabilidade dos motores. Os valores informados nos manuais dos fabricantes visam sempre o melhor aproveitamento da potência do motor (rendimento e consumo).
Portanto, a durabilidade do motor das motocicletas, não será afetada por utilização de diferentes gasolinas do tipo C. O desempenho alcançado na utilização das motocicletas será diretamente afetado na utilização dos diferentes combustíveis. Para aumento da durabilidade, devem ser efetuadas todas as revisões (substituição das peças quando necessário) e ajustes conforme informado nos manuais do proprietário periodicamente.
Quanto à qualidade da gasolina, deve-se ficar atento a alterações na composição química para que não ocorram problemas durante combustão da mistura e ocasionem o acúmulo de resíduos anormais da queima na câmara de combustão e nos coletores, reduzindo assim a vida útil das peças.
SOBRE AS MARCAS DISPONÍVEIS:
- A Gasolina Premium é uma gasolina com a octanagem em torno de 91 octanas.Só quem vende essa gasolina hoje em dia no Brasil é a Ipiranga.
- A Gasolina Pódium tem a octanagem em torno de 95 octanas e só quem vende essa gasolina no Brasil é a BR.
- A Gasolina Aditiva tem a mesma octanagem da Comum, em torno de 87 octanas, porém os aditivos tem a função de remover as parcelas oleosas e carregá-las para fora do motor.Assim, são "aditivados" detergentes e dispersantes pra realizar esse trabalho.
- A Gasolina Pódium é um caso a parte pois sua base é diferente das outras e ela não forma goma.Acima dela somente a Gasolina de Primeiro Abastecimento, cujo destino são as montadoras.
- A V-Power, da Shell é uma gasolina Comum, aditivada pela Shell, porém, a SUPRA é superior pois seus aditivos são mais eficientes
PS: FOI MAL PELO POST GIGANTE!!!
Vou compartilhar aqui o que um amigo meu do KNB postou sobre gasolina:
Créditos: ao user do KNB "maumau"
Esclarecendo que octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual deisoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor, para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm (rotações por minuto).
Índices de determinação do número de octano:
MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
Existe ainda o IAD - Índice Anti Detonante, que nada mais é que a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método IAD, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 87 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 87 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 91 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 95 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Se o combustível comercializado no Brasil for analisado pelo método RON, os valores médios que encontraremos, conforme resolução 309 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será de:
- 92 octanas para Gasolina do tipo C comum;
- 92 octanas para Gasolina do tipo C aditivada;
- 98 octanas para Gasolina do tipo C Premium;
- 102 octanas para Gasolina do tipo C Podium/BR.
Mesmo tendo o mesmo número de octanas, a gasolina comum e aditivada distinguem-se pelos aditivos detergentes presentes no segundo tipo. A limpeza na câmara de combustão ocasionada por estes detergentes evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores e, com isso, conserva por maiores intervalos as características ideais de funcionamento do motor. A gasolina Premium e a gasolina Petrobrás Podium, que sob o ponto de vista de legislação é uma gasolina Premium exclusiva da BR, têm os aditivos presentes na gasolina aditivada. A gasolina Petrobrás Podium tem outras vantagens como menor teor de enxofre e maior durabilidade (mantém suas propriedades por 6 meses, contra 3 a 4 meses das outras).
A vantagem da maior octanagem da gasolina utilizada, dependendo do motor, poderá resultar em ganho de desempenho e redução de consumo. Porém, todos os nossos produtos estão aptos a funcionarem com a Gasolina tipo C, pois os valores de octanas descritas no manual de proprietário e na etiqueta do produto é medido pelo método RON (método mais utilizado em todo o mundo).
Conforme descrito em resposta anterior, desde que a gasolina utilizada obedeça a composição química presente na resolução 309 da ANP, ela não irá danificar ou afetar a durabilidade dos motores. Os valores informados nos manuais dos fabricantes visam sempre o melhor aproveitamento da potência do motor (rendimento e consumo).
Portanto, a durabilidade do motor das motocicletas, não será afetada por utilização de diferentes gasolinas do tipo C. O desempenho alcançado na utilização das motocicletas será diretamente afetado na utilização dos diferentes combustíveis. Para aumento da durabilidade, devem ser efetuadas todas as revisões (substituição das peças quando necessário) e ajustes conforme informado nos manuais do proprietário periodicamente.
Quanto à qualidade da gasolina, deve-se ficar atento a alterações na composição química para que não ocorram problemas durante combustão da mistura e ocasionem o acúmulo de resíduos anormais da queima na câmara de combustão e nos coletores, reduzindo assim a vida útil das peças.
SOBRE AS MARCAS DISPONÍVEIS:
- A Gasolina Premium é uma gasolina com a octanagem em torno de 91 octanas.Só quem vende essa gasolina hoje em dia no Brasil é a Ipiranga.
- A Gasolina Pódium tem a octanagem em torno de 95 octanas e só quem vende essa gasolina no Brasil é a BR.
- A Gasolina Aditiva tem a mesma octanagem da Comum, em torno de 87 octanas, porém os aditivos tem a função de remover as parcelas oleosas e carregá-las para fora do motor.Assim, são "aditivados" detergentes e dispersantes pra realizar esse trabalho.
- A Gasolina Pódium é um caso a parte pois sua base é diferente das outras e ela não forma goma.Acima dela somente a Gasolina de Primeiro Abastecimento, cujo destino são as montadoras.
- A V-Power, da Shell é uma gasolina Comum, aditivada pela Shell, porém, a SUPRA é superior pois seus aditivos são mais eficientes
PS: FOI MAL PELO POST GIGANTE!!!
Neto TeamCamel- Participante
-
se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
no final, nenhuma presta, tem sempre o batismo!!
pra uso diário, qualquer aditivada é sussa. a comum tem o teor de chumbo muito alto, pode formar crosta nas válvulas!!
Convidad- Convidado
decapa escreveu:se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
Vc resolveu a questão
PODIUM
ADITIVADA
COMUM
Rabelo- Participante
-
Só deixando mais clara minha informação no post lá em cima. Se for usar a podium, é desnecessário utilizar qualquer outro aditivo no tanque, só ela basta. Se for usar aditivada, você pode, vez por outra, complementar a aditivação com outro aditivo da marca de sua confiança.
Falowwwwwwwwwwww.
Falowwwwwwwwwwww.
-
Tente achar ou perguntar para amigos, se na sua região existe um posto de confiança, aí coloque aditivada mesmo, de vez em quando se colocar podium, não tem problema...
adautojunior- Participante
-
adautojunior escreveu:Tente achar ou perguntar para amigos, se na sua região existe um posto de confiança, aí coloque aditivada mesmo, de vez em quando se colocar podium, não tem problema...
Exatamente.
-
Tem postos de confiança sim!
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
E quando vc´s animarem acelerem até Goiás!
Abs
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
Abs
Rabelo- Participante
-
Nao sei se ja aconteceu com voces mas quando eu coloco um tanque de podium minha moto ela consome mais!! Nao sei se é devido a mão e ao cérebro do piloto que por achar estar com uma gasolina turbinada acelera mais ou por questoes tecnicas. Conversando com meu irmao que já trabalhou na Petrobras ele me falou que a gasolina Podium consome mais devido ao reconhecimento da injeção de uma gasolina de melhor qualidade aumentando assim a quantidade de gasolina na mistura (ar+combustivel) por isso o maior desempenho.
Assim compartilho com vocês a minha opinião, duvida e estou aberto a questionamentos!!
Assim compartilho com vocês a minha opinião, duvida e estou aberto a questionamentos!!
Marcus_Henrique- Participante
-
Camarada, se quer saber a verdade sobre gasolina é que no Brasil, pra esse tipo de moto SÓ DÁ PRA USAR PÓDIUM!!!!
Sei que isso vai causar confusão no tópico, então não me entendam mal, mas falando com o pessoal da Snake motors, eles foram categóricos em dizer que já viram até válvula colando por causa de gasolina aditivada e não indicam esse tipo de gasolina nem pra CG. Dizem ser a pior situação possível para esses motores. O que eles indicam é gasolina comum ou pódium. A comum é um lixo, cheira estrume o escape dela... então não tem jeito é Pódium mesmo!!! É o único tipo de gasolina que não forma a tal da "goma" mencionada anteriormente aí no tópico. Se você acha cara a Podium, então use normal, mas nunca use aditivada, isso vai melecar suas guias de válvulas e tranformar o motor da sua moto numa bomba relógio!!! Eu sei que alguns podem dizer: "Mas como vai causar problemas se os aditivos são detergentes e "limpam" o motor?"... eu respondo que o motor já está todo cheio da melecada de toda a gasolina ruim já queimada, então vc colóca a aditivada e essa meleca se espalha e "enrosca" exatamente onde não pode. Ou seja, gasolina aditivada é inviável!!!
Outra coisa que eles disseram assistir claramente nos motores que abrem lá... Motos abastecidas nos postos Shell, normalmente formam resíduos cor de rosa dentro do motor, o que acreditam ser corante (usado para diferenciar a fonte da gasolina) mas que também só tem causado problemas.
Não quero criar polêmica, estou só repassando o parecer dos melhores mecânicos que conheço e que têm experiência de longa data abrindo esses motores....
Sei que isso vai causar confusão no tópico, então não me entendam mal, mas falando com o pessoal da Snake motors, eles foram categóricos em dizer que já viram até válvula colando por causa de gasolina aditivada e não indicam esse tipo de gasolina nem pra CG. Dizem ser a pior situação possível para esses motores. O que eles indicam é gasolina comum ou pódium. A comum é um lixo, cheira estrume o escape dela... então não tem jeito é Pódium mesmo!!! É o único tipo de gasolina que não forma a tal da "goma" mencionada anteriormente aí no tópico. Se você acha cara a Podium, então use normal, mas nunca use aditivada, isso vai melecar suas guias de válvulas e tranformar o motor da sua moto numa bomba relógio!!! Eu sei que alguns podem dizer: "Mas como vai causar problemas se os aditivos são detergentes e "limpam" o motor?"... eu respondo que o motor já está todo cheio da melecada de toda a gasolina ruim já queimada, então vc colóca a aditivada e essa meleca se espalha e "enrosca" exatamente onde não pode. Ou seja, gasolina aditivada é inviável!!!
Outra coisa que eles disseram assistir claramente nos motores que abrem lá... Motos abastecidas nos postos Shell, normalmente formam resíduos cor de rosa dentro do motor, o que acreditam ser corante (usado para diferenciar a fonte da gasolina) mas que também só tem causado problemas.
Não quero criar polêmica, estou só repassando o parecer dos melhores mecânicos que conheço e que têm experiência de longa data abrindo esses motores....
UNSCARRED- Participante
-
Marcus_Henrique escreveu:Nao sei se ja aconteceu com voces mas quando eu coloco um tanque de podium minha moto ela consome mais!! Nao sei se é devido a mão e ao cérebro do piloto que por achar estar com uma gasolina turbinada acelera mais ou por questoes tecnicas. Conversando com meu irmao que já trabalhou na Petrobras ele me falou que a gasolina Podium consome mais devido ao reconhecimento da injeção de uma gasolina de melhor qualidade aumentando assim a quantidade de gasolina na mistura (ar+combustivel) por isso o maior desempenho.
É isso mesmo... queima melhor então vai mais rápido!!!
UNSCARRED- Participante
-
Danilo Rabelo escreveu:Tem postos de confiança sim!
Vou fazer o seguinte
2 tanques de atividas
1 tanque de Podium
Abs
Fuja de aditivada, é só pódium!!! Abraço!!
UNSCARRED- Participante
-
Eu só uso comum e daquelas de R$ 2,45 o litro. Posto Shell de Sorocaba!
Padumi- Participante
-
decapa escreveu:se andar somente pra passeios de fds, tenta usar sempre pódium. afinal, nao é toda vez que vc irá pagar 3, 3,50 mango no litro.
O aditivo a base de chumbo que tem a função de aumentar a octanagem - chumbo tetraetila Pb(C2H5)4 - não é usado no Brasil desde 1989 e foi proibido por lei em 1992. Foi substituído pela adição de alcool anidro.
Sérgio Santiago- Participante
-
Padumi escreveu:Eu só uso comum e daquelas de R$ 2,45 o litro. Posto Shell de Sorocaba!
Segundo a Snake, POSTO SHELL = BOMBA!!!
UNSCARRED- Participante
-
Cara, eu só uso Podium.
A não ser nas viagens quando não tem...
A não ser nas viagens quando não tem...
Skilo- Participante
-
No manual diz para usar aditivada, então eu só uso aditivada, desde que tirei a moto da CC.
eduardo.longo- Participante
-
Oo e agora??? so podium msm?
so pq na minha eu so uso V-power axando q tava fazendo bom negocio.
so pq na minha eu so uso V-power axando q tava fazendo bom negocio.
Página 1 de 2 • 1, 2