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me ajudem! como curvar minha srad 1000 em curvas de media

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Mensagem por juninho prudente Seg 16 Abr 2012, 14:33

ola colegas adquiri minha srad 1000 2007 agora com 20.000km ela e otima ! mas em curvas de media e alta velocidade ,percebo que ela abre na curva , uso o contra exterso para entrar nas curvas , mas tenho a impressão , que falta algo para eu fazer a curva corretamente , para os colegas que ja fizeram o curso de pilotagem, e tem experiencia , me de umas dicas por favor ! existe outra tecnica que eu preciso fazer ? falam que para fazer uma curva em alta tem que ter braço , isso significa forçar mais a moto a se curvar ?
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Mensagem por marconi Seg 16 Abr 2012, 14:42

Você não está com ombro duro? Joga o ombro pra baixo. Se você for magrinho que nem eu, vai ter que jogar o corpo com vontade.
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http://www.localvazamento.com

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Mensagem por juninho prudente Seg 16 Abr 2012, 14:49

ola colega tenho 1,73 e peso 85kg , quando entro na curva projeto meu quadril e abro sentido oposto da curva , e entro nela cortando a tangente , mas sinto que ela abre , tenho receio de inclinar mais e ela escapar , pois nessa velocidade não sei se da pra usar o joelho para ter uma ideia de inclinação !
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Mensagem por Convidad Seg 16 Abr 2012, 14:55

amigo, não é somente pelo fato de vc projetar quadril que se faz curva, tem mais coisa envolvida nisso. procure um curso.
O speedmaster serve certinho pra vc!

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Mensagem por Convidado Seg 16 Abr 2012, 14:56

Juninho, talvez isso melhore com o tempo que você for passando com a moto. Poderia tentar reduzir um pouco antes de entrar na curva. Será que vc não está freando, entrando e saindo acelerando da curva num momento errado? Talvez seja a inércia das 1000 cc que estejam ajudando vc espalhar um pouco. e vale analisar outros detalhes como regulagem de suspensão e estado dos pneus.

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Mensagem por Jeffaods Seg 16 Abr 2012, 15:27

Juninho,
Só o contra esterço não vai ser suficiente pra você fazer uma curva sem espalhar.
Em primeiro lugar para onde você olha quando está pilotando? Seu olhar deve sempre estar a frente e você acaba sempre indo para onde está olhando...isso é automático, tente exercitar o olhar.
Segundo, ponta do pé na pedaleira para o lado de dentro da curva, e você vai precisar fazer força pra ajudar ela curvar.
Terceiro, o braço que está para o lado de fora da curva fica praticamente esticado sobre o tanque, sua cabeça na direção do retrovisor que está para o lado de entro da curva e o braço que está para o lado de dentro da curva fica com o cotovelo quase encostando no joelho...
Em qualquer moto, mas muito mais nas 1000 o ideal é você tirar bem o corpo da moto de forma que você tenha bastante pneu em contato com o solo, isso evita que a moto destracione.
Tem uma série de dicas sobre posicionamento, o ideal é você ir testando todas elas gradativamente e exercitando, embora como ja comentaram aqui, um curso é o ideal.
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Mensagem por Convidado Seg 16 Abr 2012, 15:31

juninho prudente escreveu:ola colega tenho 1,73 e peso 85kg , quando entro na curva projeto meu quadril e abro sentido oposto da curva , e entro nela cortando a tangente , mas sinto que ela abre , tenho receio de inclinar mais e ela escapar , pois nessa velocidade não sei se da pra usar o joelho para ter uma ideia de inclinação !

Juninho, se permitir, qual era sua antiga motocicleta? Tenho um receio enorme de encarar uma mil depois de alguns meses sem andar de motocicleta.

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Mensagem por [lê] SRAD Seg 16 Abr 2012, 16:00

decapa escreveu:amigo, não é somente pelo fato de vc projetar quadril que se faz curva, tem mais coisa envolvida nisso. procure um curso.
O speedmaster serve certinho pra vc!

Falou tudo brother. A rua é complicado pra "experimentar". Vai pra um autódromo que vc vai ver como vale a pena.
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Mensagem por Matias Seg 16 Abr 2012, 21:43

Juninho, como já disseram, um curso é o ideal, mas enquanto esse curso não vem, vê se você consegue comprar a revista motociclismo
do mês de março/12 "motociclismo especial - técnicas de pilotagem" nesta edição tem umas dicas bacanas, principalmente sobre curvas.

Na dúvida tira a mão, porque é melhor chegar depois do que não
chegar nunca.
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Mensagem por Neto TeamCamel Seg 16 Abr 2012, 22:25

Matias escreveu:Juninho, como já disseram, um curso é o ideal, mas enquanto esse curso não vem, vê se você consegue comprar a revista motociclismo
do mês de março/12 "motociclismo especial - técnicas de pilotagem" nesta edição tem umas dicas bacanas, principalmente sobre curvas.

Ótima dica...a literatura é muito boa, mas tb acho q deve procurar um curso, não há nada como a prática, e o aprendizado de fazer o certo....


Matias escreveu:Na dúvida tira a mão, porque é melhor chegar depois do que não chegar nunca.

Tire a mão no "jeito" de andar, SIM.....

NUNCA "tire a mão" no meio de um curva, seja ela de baixa, média ou alta... a moto levanta e você perde o traçado!!!! Deitou a moto, a regra é: na dúvida ACELERA!!!!
Alguns pilotos e instrutores utilizam da arte-manha de usar de forma bem leve o freio traseiro durante uma curva, quando se está com problemas e deseja uma redução contínua de velocidade.... LEMBRE-SE : TRASEIRO!!!!! o dianteiro se acionado vai te levar pro chão!!!!
Este é um assunto polêmico, tem gente que usa, tem gente que não usa, e tem gente que até diz ser errado ensinar isto em cursos de pilotagem....

Para mim é: uma curva bem feita não precisa de freio durante o pêndulo, somente em sua "entrada" ou seja na preparação para se adentrar a curva, porém, imprevistos acontecem principalmente em estradas, onde a pista não foi projetada pra se ralar o joelho no chão, e com isto EU utilizo sim desta técnica, me ajudou bastante, e ainda me ajuda... como não busco melhorar um tempo na pista, não tenha problemas....

Estou com o decapa e o Lê.... o CURSO é IMPRESCINDÍVEL para quem quer andar forte nas estradas....

Abraço!
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Mensagem por Matias Seg 16 Abr 2012, 22:51

Neto TeamCamel escreveu:

Matias escreveu:Na dúvida tira a mão, porque é melhor chegar depois do que não chegar nunca.

Tire a mão no "jeito" de andar, SIM.....

Neto é esse o sentido!!! vlw pela correção

Neto TeamCamel escreveu:
NUNCA "tire a mão" no meio de um curva, seja ela de baixa, média ou alta... a moto levanta e você perde o traçado!!!! Deitou a moto, a regra é: na dúvida ACELERA!!!!
Abraço!


O negócio e fazer um curso para dominar qualquer situação.... porque na rua você não vai gostar nada nada de entrar
com mais velocidade numa curva e ter que acelerar tangenciando errado.

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Mensagem por R-Carril Ter 17 Abr 2012, 00:21

Olha, vou falar da minha experiência, em se tratando de trazer a moto para dentro da curva quando começa espalhar pra fora, com muito treino de contra esterço, hoje consigo trazer a moto pra dentro da curva usando o contra esterço, tanto em curvas de baixa, média e alta....como já disseram acima, vc só nao pode parar de acelerar....se vc manter a aceleração e contra esterçar, a moto deita pra dentro sim...

Eu vejo o contra esterço funcionar perfeitamente em curva de alta, mas claro que com o complemento de todas as dicas dos colegas acima (pe na pedaleira interna, posicao do corpo, pêndulo, olhando para o traçado e para onde vc quer ir, etc...se voce olhar pra fora da curva, a moto vai para onde vc estiver olhando, talvez seja isso que esteja acontecendo, vc Nao deve estar olhando para onde deveria...tem tópico aqui falando disso (FIXAÇÃO DE ALVO):

https://www.suzukionline.org/t17981-fixacao-de-alvo


Última edição por R-Carril em Ter 17 Abr 2012, 02:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por egazra Ter 17 Abr 2012, 01:09

Cuidado com os conselhos!

Procure um curso com referências. Enquanto procura um curso, sugiro, assistir este Curso, "Keith Code - Twist of the wrist vol.2 - legendado", considerado a bíblia da curva.

E, lugar de correr é no autódromo.
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Mensagem por fireblade Qua 25 Abr 2012, 09:59

Alguém tem o link para download do filme twist of the wrist, pois o video acima esta fora.
Abraço

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Mensagem por juninho prudente Qua 25 Abr 2012, 11:34

agradeço a todos colegas que estão me ajudando com esse problema , tenho colocado em pratica tudo que esta sendo falado aqui ,muito obrigado , vou colocar fotos da minha srad , para todos ver a maquina Wink
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Mensagem por UNSCARRED Qua 25 Abr 2012, 13:51

juninho prudente escreveu:ola colegas adquiri minha srad 1000 2007 agora com 20.000km ela e otima ! mas em curvas de media e alta velocidade ,percebo que ela abre na curva , uso o contra exterso para entrar nas curvas , mas tenho a impressão , que falta algo para eu fazer a curva corretamente , para os colegas que ja fizeram o curso de pilotagem, e tem experiencia , me de umas dicas por favor ! existe outra tecnica que eu preciso fazer ? falam que para fazer uma curva em alta tem que ter braço , isso significa forçar mais a moto a se curvar ?

Cara como que tá o setup de suspensão da tua moto? Na minha GSX 1100 eu sentia exatamente esse problema até que revisei as 2 suspensões (troca de óleo e reparos em válvulas), depois fiz a regulagem conforme o Keith Code explica no livro dele: https://www.suzukionline.org/t17692-legendas-revisadas-para-o-twist-of-the-wrist-2?highlight=A+twist+of+th+wrist

Cabô o problema de falta de direção da moto.. é tacá pra baixo e contra esterçar sem dó nem piedade!!!

Abraço!!!
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Mensagem por juninho prudente Qui 23 Ago 2012, 15:48

ola colegas eu fiz ja 2 cursos de pilotagem ! um deles com o leandro melo , foi bom o curso ! 2 dias intercalando aulas teoricas e pista , so que na pista e cada um por si e deus por todos !! eu achava que seria um curso mais vip , teorias eu aprendi , e digo, que em curvas de baixa , eu ate ralei meu joelho , mas curvas de media e alta , os caras nem deixa ser feito , põe cones , no final de retas para segurança !! tambem senti que os cursos são deficiente ,no ensino de frenagem ! não aprendi nada !! na pratica , no dia dos cursos !tanto e que estou tendo dificuldades para andar forte em dia de trak day em autodromos na reta , pois depois ....vem a curva e se não estou na velocidade certa !! ja viu ne , é area de escape e sustos !!hoje eu estou com uma srad 1000 , aprendi no curso que vc tem que entrar na velocidade certa ! para fazer a curva ,mas se vc anda forte , no final da reta geralmente vc esta entre 250km e 270km , e se vc tem que fazer uma curva a 90km ,e o ponto de frenagem e 200metros finais !! hummm hoje eu estou reduzindo a velocidade em 110km em 150metros ou seja estou a 235km freio nos 150finais e chego a 125 ainda esta forte demais !!! perco o traçado !! e ta osso !!
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Mensagem por JoHnny Qui 23 Ago 2012, 17:19

Juninho,

Acho que o principal que está faltando é o ajuste fino da sua pilotagem.
Não adianta entrar na pista e andar forte, brigar com a moto, etc. etc.

Nas primeiras voltas procure ir acertando posição, velocidade, traçado, entrada de curva, saída de curva.

Bom conversar com instrutores, pilotos mais experientes ou até na internet a manha de cada pista.
Cada uma tem suas características e virar tempo baixo em autódromo é completamente diferente de andar forte. Claro está ligado, mas não necessariamente passar a 270 no final da reta vai garantir o melhor tempo!!!

As vezes entrar mais devagar em uma curva significa sair mais lançado ou iniciar a aceleração antes, mas isto, novamente depende da pista.

Só pq os outros freiam nos 200 metros finais a 270 não significa que você precisa estar nos mesmos padrões. As vezes pode estar mais rapido e frear antes ou mais devagar e começar a frear depois... É só uma referência.

Importante é cronometrar suas voltas e ir ajeitando até começar a baixar o tempo.

Começa devagar e vai ajeitando.

Quanto a espalhar a moto, isto é normal mesmo quando se está lançado só que novamente você não precisa brigar com ela para acertar o traçado e sim, acertar a saída da sua curva apontando a moto para onde você quer ir. Por exemplo, se esta saindo de uma curva de média e der mão, naturalmente a moto tende a seguir em linha reta, por isso deve se definir qual o traçado e acelerar. O resto vai acontecer sozinho...



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Mensagem por wagner prates Qui 06 Set 2012, 00:16

Primeira coisa, vc disse que tinha acabado de pegar a moto. Acostume com a montada, ande devagar e com o tempo vai aumentar sua confiança. Vc vem de qual cilindrada??? Que tipo de moto??? Se for de outra SS menos mal, mas se não tem experiência em SS, faça o curso, mas não ache que vai sair por aí fazendo curva feito o Alex Barros...principalmente na rodovia. As SS são ótimas motos de curva, quase fazem as curvas sozinhas, a diferença é quando vc começa a ir além do limite da moto ou do seu...o pneu é o apropriado, a suspensão está adequada, vc está com o equipamento de proteção correto...são muitos os questionamentos...no meu caso depois que fiz o curso, nunca mais entrei numa curva em rodovia acima da velocidade de segurança...alta performance só na pista e para pilotos profissionais...
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Mensagem por juninho prudente Qui 06 Set 2012, 00:21

wagner prates escreveu:Primeira coisa, vc disse que tinha acabado de pegar a moto. Acostume com a montada, ande devagar e com o tempo vai aumentar sua confiança. Vc vem de qual cilindrada??? Que tipo de moto??? Se for de outra SS menos mal, mas se não tem experiência em SS, faça o curso, mas não ache que vai sair por aí fazendo curva feito o Alex Barros...principalmente na rodovia. As SS são ótimas motos de curva, quase fazem as curvas sozinhas, a diferença é quando vc começa a ir além do limite da moto ou do seu...o pneu é o apropriado, a suspensão está adequada, vc está com o equipamento de proteção correto...são muitos os questionamentos...no meu caso depois que fiz o curso, nunca mais entrei numa curva em rodovia acima da velocidade de segurança...alta performance só na pista e para pilotos profissionais...
minha moto era uma gsxr 1100 w , meu equipamento e completo !pneu de rua mesmo !
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Mensagem por wagner prates Qui 06 Set 2012, 03:24

Veja bem, como vc mencionou já fez 2 cursos de pilotagem e é isso mesmo. Com a teoria vc ajuda a prática, mas uma não substitui a outra. Se vc tá entrando um pouco mais forte não tem jeito a moto espalha mesmo, vc tem que entender o traçado do circuito, só ai vc começa a baixar tempo. Essa história de curva de alta não tem como o cara te ensinar na teoria, vc tem que pegar confiança e experiência para sentir que dá para fazer. O que tem que ser feito, em teoria, é a mesma coisa que vc tá fazendo nas curvas de baixa. Vá batendo papo com os caras mais rápidos se possível cole na rabeta deles e dê algumas voltas no rastro, gradativamente vc começa a voar. Valeu!
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