FIXAÇÃO DE ALVO
+2
Neuberas
casal 50
6 participantes
Página 1 de 1
FIXAÇÃO DE ALVO
Use-a para seu benefício - Às vezes, nós pilotos temos a tendência de minimizar os riscos que ouvimos falar. Por exemplo, quem fez uma boa moto-escola ouviu falar de fixação de alvo. Se fixar em alguma coisa significa não poder desviar sua atenção para outras coisas. No caso de motocicletas, isto significa que elas vão para onde estivermos olhando. Se olharmos para um buraco no chão, e não tirarmos os olhos dele, o que vai acontecer é que vamos passar por cima deste buraco.
Apesar de ser verdadeiro, o exemplo acima representa uma situação trivial. Ficamos com a impressão de que fixação de alvo é também um fenômeno trivial, porque podemos pelo menos tentar desviar do buraco assim mesmo.
No estudo de caso desta obra, tratamos de um caso grave de acidente, causado por fixação de alvo. Como você pode ver, fixação de alvo é realmente um problema sério.
É fácil dizer "não se fixe num alvo", mas na realidade é mais difícil que isto, e requer um pouco de prática. Você pode treinar até com uma bicicleta. Andando na rua, com uma velocidade mais ou menos alta, aponte para um poste do outro lado da rua, e fique olhando para ele. Agora tente desviar. Você vai ver que a bicicleta não obedece aos comandos, a não ser que você olhe para outro ponto. É um efeito bem forte.
Então, quando estiver numa fria, use a fixação de alvo para salvar sua pele. Não olhe para o caminhão/carro/árvore/buraco, olhe para onde você deve escapar e faça uma manobra evasiva.
Não pense que isto é 'bobagem para iniciantes', pelo menos até ter feito o exercício proposto acima.
Apesar de ser verdadeiro, o exemplo acima representa uma situação trivial. Ficamos com a impressão de que fixação de alvo é também um fenômeno trivial, porque podemos pelo menos tentar desviar do buraco assim mesmo.
No estudo de caso desta obra, tratamos de um caso grave de acidente, causado por fixação de alvo. Como você pode ver, fixação de alvo é realmente um problema sério.
É fácil dizer "não se fixe num alvo", mas na realidade é mais difícil que isto, e requer um pouco de prática. Você pode treinar até com uma bicicleta. Andando na rua, com uma velocidade mais ou menos alta, aponte para um poste do outro lado da rua, e fique olhando para ele. Agora tente desviar. Você vai ver que a bicicleta não obedece aos comandos, a não ser que você olhe para outro ponto. É um efeito bem forte.
Então, quando estiver numa fria, use a fixação de alvo para salvar sua pele. Não olhe para o caminhão/carro/árvore/buraco, olhe para onde você deve escapar e faça uma manobra evasiva.
Não pense que isto é 'bobagem para iniciantes', pelo menos até ter feito o exercício proposto acima.
casal 50- Participante
-
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Pode parecer um comentário inútil da minha parte, mas vou comentar e que pra mim, de fato foi uma grande descoberta, por mais ridiculo que pareça...
Estava conversando com um familiar outro dia que é tenente da PM e ele disse que um fabricante de motos estava dando curso/workshop de pilotagem para a ROCAN e que ele assistiu ao curso e que ouviu justamente isto.
Exemplo: Quando você for fazer curva, olhe para o final da curva, não para onde voce esta passando, ou seja, para toda a curva, ou seja, seu alvo deve ser o final da curva, o que me pareceu miuto estranho.
Como vou olhar pro final da curva se ainda estou começando a fazê-la? tenho que olhar para onde estou percorrendo, era o que eu pensava, até começar a praticar. E não é que funciona mesmo?
O mesmo, como sabiamente exposto pelo casal 50, para obstaculos.
Estava conversando com um familiar outro dia que é tenente da PM e ele disse que um fabricante de motos estava dando curso/workshop de pilotagem para a ROCAN e que ele assistiu ao curso e que ouviu justamente isto.
Exemplo: Quando você for fazer curva, olhe para o final da curva, não para onde voce esta passando, ou seja, para toda a curva, ou seja, seu alvo deve ser o final da curva, o que me pareceu miuto estranho.
Como vou olhar pro final da curva se ainda estou começando a fazê-la? tenho que olhar para onde estou percorrendo, era o que eu pensava, até começar a praticar. E não é que funciona mesmo?
O mesmo, como sabiamente exposto pelo casal 50, para obstaculos.
Neuberas- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Eu aprendi isso sem ter consciência do que estava fazendo. E só me dei conta realmente do que fazia, quando vi as fotos minhas em um TD. Dava pra ver nítidamente que eu estava sempre olhando pra direção da câmera, o que na verdade era o final da curva (ele ficava na tangente a maioria das vezes).
E o lance que vc comentou Neuberas, se é uma curva que não tem visual do fim dela, olhe até onde vc consegue ver. Por exemplo, na entrada de um S, olhe pro APEX da segunda curva, passado o APEX, olhe na saída da curva...acaba virando costume natural e com crtz, ajuda.
Mas ñ vou negar q fiquei curioso em fazer o teste da bike....kkk
E o lance que vc comentou Neuberas, se é uma curva que não tem visual do fim dela, olhe até onde vc consegue ver. Por exemplo, na entrada de um S, olhe pro APEX da segunda curva, passado o APEX, olhe na saída da curva...acaba virando costume natural e com crtz, ajuda.
Mas ñ vou negar q fiquei curioso em fazer o teste da bike....kkk
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Exatamente, Berlindo, sempre olhando até onde conseguimos enxergar...
Neuberas- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Pessoal parece brincadeira mas conheço muitos amigos que são verdadeiros caça buraco.
O buraco ta tranquilim la no horizonte eis que a 400m, 300m você já percebeu que o danado tá esperando, mais de repente você fica tão preocupado em não passar nele que um raio magnético te puxa pra dentro deste famigerado.
Tem aquele que você não olha pra ele mas, ele insisti e você só percebe quando passa por cima isto é quando você percebe.
Quando fui para Curitiba só percebi que tinha passado em um buraco porque minha roda entortou...rs
O buraco ta tranquilim la no horizonte eis que a 400m, 300m você já percebeu que o danado tá esperando, mais de repente você fica tão preocupado em não passar nele que um raio magnético te puxa pra dentro deste famigerado.
Tem aquele que você não olha pra ele mas, ele insisti e você só percebe quando passa por cima isto é quando você percebe.
Quando fui para Curitiba só percebi que tinha passado em um buraco porque minha roda entortou...rs
casal 50- Participante
-
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Eu tenho uma teorica, ñ me culpem por ela.
Acho q quem se coloca mais em situações limite, acaba ficando mais bem treinado para todas elas.
Em motores, todos tem uma característica parecida, pode pegar um jet ou uma lancha, um carro, moto...alguns ensinamentos ficam na sua pilotagem e ganha segurança no que tá fazendo.
O q faz cair é o medo, o apavoro da situação. Claro q tem coisas inesperadas, até mesmo uma distração sua por 1 seg pode te colocar numa situação pra LÁ do limite...aí fodeu.
De certa forma, ter certa vivência no que está fazendo ajuda naturalmente. Alguns tem o dom comprovado, os outros treinam e evoluem. Os pilotos mesmo tem q superar o medo, cair uma e correr na bateria seguinte se tiver gana de vencer, já pra outros serve de freio de mão - para manter longe de enrascadas.
Depois falam q andar de moto ñ é uma ciência...rs
Acho q quem se coloca mais em situações limite, acaba ficando mais bem treinado para todas elas.
Em motores, todos tem uma característica parecida, pode pegar um jet ou uma lancha, um carro, moto...alguns ensinamentos ficam na sua pilotagem e ganha segurança no que tá fazendo.
O q faz cair é o medo, o apavoro da situação. Claro q tem coisas inesperadas, até mesmo uma distração sua por 1 seg pode te colocar numa situação pra LÁ do limite...aí fodeu.
De certa forma, ter certa vivência no que está fazendo ajuda naturalmente. Alguns tem o dom comprovado, os outros treinam e evoluem. Os pilotos mesmo tem q superar o medo, cair uma e correr na bateria seguinte se tiver gana de vencer, já pra outros serve de freio de mão - para manter longe de enrascadas.
Depois falam q andar de moto ñ é uma ciência...rs
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Excelente tópico Casal!
Eu aprendi isso logo que comecei a andar de moto, ao ler em uma apostila de pilotagem, se nao me engano, do Tite...
Realmente muitos acidentes e quedas acontecem pela falta de exercício dessa prática...pode perceber que quando um carro entra na frente do motociclista, na maioria das vezes ele junta no freio e fica olhando para o carro, ate BUMM, bater nele...Na pratica Nao deveríamos nos apavorar com o freio e Nem olharmos para o carro, só reduzirmos a velocidade e visualizarmos a rota de fuga que sobra ao lado do carro...
Mas é difícil agir em meio ao perigo, porque nessas horas, a nossa Reação de sobrevivência fala mais alto...
Dizem tambem que é bom falarmos sozinhos com nos mesmos em cima da moto...parece meio louco, mas ninguem vai ver dentro do capacete e te chamar de louco...rs...Digo conversar com vc mesmo, no sentido das suas reações, para que fique memorizado e se torne a reação correta no momento de perigo...
Por exemplo:
"Se um carro frear com tudo na minha frente, nao vou frear com tudo, Nao vou olhar pra ele e frear, vou reduzir, olhar para onde devo fugir e desviar..."
"Se eu ver um buraco, Nao vou ficar olhando pra ele, vou olhar ao lado dele, onde devo passar"
"Se eu entar rápido em uma curva sem querer, Nao vou frear no meio dela, nao vou desistir dela, vou deitar mais a moto, vou usar o contra esterço, eu vou conseguir fazer a curva..."
Ate dentro da curva mesmo, quando se perder e precisar deitar mais, voce olhar para onde quer ir, nao para fora da curva e, dizer pra voce mesmo: "deita mais a moto, vamos, voce consegue...!"
Acho que ajuda, voce falar com vc mesmo, de tanto vc repetir pra vc mesmo, acaba memorizando uma certa reação para qdo vier a situação de pânico ou perigo...como na hora Nao da tempo de pensar, acho que o seu cérebro vai reagir de acordo com o que ele foi condicionado...
As vezes faço isso, vou falando comigo dentro do capacete.....Ainda bem que ninguem ouve...rs
Obs.: Essa técnica de falar com vc mesmo dentro do capacete, serve tambem para quando vc estiver na estrada e ver um cara de Harley passando....vc pode repetir pra vc mesmo varias vezes: eu nunca vou fazer isso, eu nunca vou ser assim, eu nunca vou ter uma dessa...rs...(..brincadeirinha, nada contra aos colegas...foi só para descontrair...rs)
Eu aprendi isso logo que comecei a andar de moto, ao ler em uma apostila de pilotagem, se nao me engano, do Tite...
Realmente muitos acidentes e quedas acontecem pela falta de exercício dessa prática...pode perceber que quando um carro entra na frente do motociclista, na maioria das vezes ele junta no freio e fica olhando para o carro, ate BUMM, bater nele...Na pratica Nao deveríamos nos apavorar com o freio e Nem olharmos para o carro, só reduzirmos a velocidade e visualizarmos a rota de fuga que sobra ao lado do carro...
Mas é difícil agir em meio ao perigo, porque nessas horas, a nossa Reação de sobrevivência fala mais alto...
Dizem tambem que é bom falarmos sozinhos com nos mesmos em cima da moto...parece meio louco, mas ninguem vai ver dentro do capacete e te chamar de louco...rs...Digo conversar com vc mesmo, no sentido das suas reações, para que fique memorizado e se torne a reação correta no momento de perigo...
Por exemplo:
"Se um carro frear com tudo na minha frente, nao vou frear com tudo, Nao vou olhar pra ele e frear, vou reduzir, olhar para onde devo fugir e desviar..."
"Se eu ver um buraco, Nao vou ficar olhando pra ele, vou olhar ao lado dele, onde devo passar"
"Se eu entar rápido em uma curva sem querer, Nao vou frear no meio dela, nao vou desistir dela, vou deitar mais a moto, vou usar o contra esterço, eu vou conseguir fazer a curva..."
Ate dentro da curva mesmo, quando se perder e precisar deitar mais, voce olhar para onde quer ir, nao para fora da curva e, dizer pra voce mesmo: "deita mais a moto, vamos, voce consegue...!"
Acho que ajuda, voce falar com vc mesmo, de tanto vc repetir pra vc mesmo, acaba memorizando uma certa reação para qdo vier a situação de pânico ou perigo...como na hora Nao da tempo de pensar, acho que o seu cérebro vai reagir de acordo com o que ele foi condicionado...
As vezes faço isso, vou falando comigo dentro do capacete.....Ainda bem que ninguem ouve...rs
Obs.: Essa técnica de falar com vc mesmo dentro do capacete, serve tambem para quando vc estiver na estrada e ver um cara de Harley passando....vc pode repetir pra vc mesmo varias vezes: eu nunca vou fazer isso, eu nunca vou ser assim, eu nunca vou ter uma dessa...rs...(..brincadeirinha, nada contra aos colegas...foi só para descontrair...rs)
Última edição por R-Carril em Sex 10 Fev 2012, 20:26, editado 1 vez(es)
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
R-Carril, vc chegou a se consultar com um psiquiatra?! kkkkkk
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Aprendi esta técnica num curso pilotagem do Lendro Mello, e posso dizer q funciona perfeitamente, eu tbm falo sozinho hehehe e procuro prever o q pode acontecer a frente, além de tbm ficar 100% ligado na moto e rodovia, sem essa de curtir paisagem rsss
Como o amigo disse antes, andar no limite var te ensinar como reagir em certas situações, mas devemos lembrar que o nosso limite deve ser estabelecido por nós, cada um com sua peculiariedade e, também não esquecer de manter uma margem de seguranç, no referido limite, para o caso de imprevistos. abs a todos.
Como o amigo disse antes, andar no limite var te ensinar como reagir em certas situações, mas devemos lembrar que o nosso limite deve ser estabelecido por nós, cada um com sua peculiariedade e, também não esquecer de manter uma margem de seguranç, no referido limite, para o caso de imprevistos. abs a todos.
x_x SRAD- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Eu aprendi isto a muito tempo, quando fui tirar a minha habilitação de moto e realmente funciona, pois na hora de virar, tinha os cones que demarcavam a pista e eu sempre olhava para o cone para não encostar e acabava indo para cima deles.
Mas como eu falei, foi há muito tempo e eu tinha me esquecido.
Obrigado Casal por me lembrar, vou treinar novamente.
Mas como eu falei, foi há muito tempo e eu tinha me esquecido.
Obrigado Casal por me lembrar, vou treinar novamente.
Mauricio.F- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/09/2011
Re: FIXAÇÃO DE ALVO
Berlindo escreveu:R-Carril, vc chegou a se consultar com um psiquiatra?! kkkkkk
Hahahaha....
Vai por mim, funciona....rs
R-Carril- Participante
-
Data de inscrição : 11/01/2010
Tópicos semelhantes
» SUPORTE PARA FIXAÇÃO DO BAÚ
» castanha fixação do guidão bandit 650
» [ajuda] Parafuso de fixação da pinça traseira gsx 650f
» castanha fixação do guidão bandit 650
» [ajuda] Parafuso de fixação da pinça traseira gsx 650f
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos