FI da Bandit 650 acesa
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MORAES(TL)
alexsandro.minho
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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FI da Bandit 650 acesa
Bom dia pessoal,
Sou apaixonado pela Bandit, já é a segunda que eu tenho. Bom, minha Bandit está com 21.000km e quando eu coloquei um escap esportivo, notei que a lenta dela era meia embolada quando comparada com outras bandits injetadas. Não tinha aquele som limpo de motor injetado na lenta.
Então resolvi desmontar o corpo de borboleta para fazer uma limpeza, sai aplicando car80 em todos os orificios do corpo de borboleta, e quando apliquei em um certo orifício, o car 80 saiu entre o sensor que é 3em1 e a base do corpo aonde ele é parafusado, quando retirei o sensor vi que o oring dele estava todo derretido, então como já eram 15h de sábado e a suzuki fecha s 13h eu resolvi passar um pouco de cola de silicone e fechei o sensor.
Bom idenficamos que das 4 borboletas, 2 ficavam mais abertas e 2 mais fechadas. Pelo aspecto visual colocamos as 4 com mesma abertura, montei tudo e liguei a moto.......... a Lenta era outra, ficou perfeita, o que deixava minha lenta embolada era justamente as borboletas desequalisadas, agora o problema, a moto acelera normal, quando o giro está desdendo a luz do FI acende.
Eu li em alguns tutoriais aqui que se jumpea o fio vermelho e preto no socket de 4 fios que fica próximo ao reservatorio de óloe para ver o cód. da falha.
Vou fazer isso hoje, alguem tem alguma sugestão quanto a isso?
Toda e qualquer informação será bem vinda.
Abraços,
Alexsandro Minho
Sou apaixonado pela Bandit, já é a segunda que eu tenho. Bom, minha Bandit está com 21.000km e quando eu coloquei um escap esportivo, notei que a lenta dela era meia embolada quando comparada com outras bandits injetadas. Não tinha aquele som limpo de motor injetado na lenta.
Então resolvi desmontar o corpo de borboleta para fazer uma limpeza, sai aplicando car80 em todos os orificios do corpo de borboleta, e quando apliquei em um certo orifício, o car 80 saiu entre o sensor que é 3em1 e a base do corpo aonde ele é parafusado, quando retirei o sensor vi que o oring dele estava todo derretido, então como já eram 15h de sábado e a suzuki fecha s 13h eu resolvi passar um pouco de cola de silicone e fechei o sensor.
Bom idenficamos que das 4 borboletas, 2 ficavam mais abertas e 2 mais fechadas. Pelo aspecto visual colocamos as 4 com mesma abertura, montei tudo e liguei a moto.......... a Lenta era outra, ficou perfeita, o que deixava minha lenta embolada era justamente as borboletas desequalisadas, agora o problema, a moto acelera normal, quando o giro está desdendo a luz do FI acende.
Eu li em alguns tutoriais aqui que se jumpea o fio vermelho e preto no socket de 4 fios que fica próximo ao reservatorio de óloe para ver o cód. da falha.
Vou fazer isso hoje, alguem tem alguma sugestão quanto a isso?
Toda e qualquer informação será bem vinda.
Abraços,
Alexsandro Minho
alexsandro.minho- Participante
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Idade : 46
Data de inscrição : 16/09/2010
Re: FI da Bandit 650 acesa
PESSOAL, FIZ O JUMPE E APARECEU NO PAINEL C17, ALGUEM SABE O QUE É ISSO?
alexsandro.minho- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 16/09/2010
Re: FI da Bandit 650 acesa
Quando eu estava limpando o corpo de borboleta eu utilizei CAR80, será que isso danificou o sensor?
alexsandro.minho- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 16/09/2010
Re: FI da Bandit 650 acesa
Pessoal, me da um help ai... Eu estou lendo posts antigos e fala para não remover este sensor do corpo de borboleta, ele tem que passar por afinação é isso? Me da um help ai.
alexsandro.minho- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 16/09/2010
Re: FI da Bandit 650 acesa
a posição do acelerador depende da posição correta dessa peça ok.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Cara, é curto no seu sensor de pressão q tem na caixa de ar.
FI FAULT CODE LIST...
C00: None - No defective part
C12: Crankshaft position sensor (CKPS) - Pick-up coil signal, Generator
C13: Intake air pressure sensor #2 (IAPS #2) - For Front cylinder
C14: Throttle position sensor (TPS) - (Note *1)
C15: Engine coolant temp. sensor (ECTS)
C17: Intake air pressure sensor #1 (IAPS #1) - For Rear cylinder
C21: Intake air temp. sensor (IATS)
C23: Tip-over sensor (TOS)
C24: Ignition signal #1 (IG coil #1.1) - For Rear cylinder
C25: Ignition signal #2 (IG coil #2.1) - For Front cylinder
C26: Ignition signal #1 (IG coil #1.2) - For Rear cylinder
C27: Ignition signal #2 (IG coil #2.2) - For Front cylinder
C28: Secondary throttle valve actuator (STVA)
C29: Secondary throttle position sensor (STPS) - (Note *2)
C31: Gear position signal (GP switch)
C32: Injector signal #1 (FI #1) - For Rear Cylinder
C33: Injector signal #2 (FI #2) - For Front Cylinder
C40: Idle speed control valve (ISC valve)
C41: Fuel pump control system (FP control system) - Fuel Pump, Fuel Pump Relay
C42: Ignition switch signal (IG switch signal) - Anti-theft
C44: Heated oxygen sensor #2 (HO2S #2) - For E-02, 19, 24
C46: Exhaust control valve actuator (EXCVA)
C49: PAIR control solenoid valve #2 (PAIR valve #2) - Except for E-03, 28, 33
C60: Cooling fan control system - Cooling fan relay
C61: PAIR control solenoid valve #1 (PAIR #1)
C64: Heated oxygen sensor #1 (HO2S #1) - For E-02, 19, 2
Fonte: http://www.m109riders.com/forums/showthread.php?t=82533
Vc deixou o Car80 por qto tempo? Ele até corrói borracha mais nem tanto. Se for só o sensor, compra numa loja gringa de savage.
Se for igual a maioria dos sensores, vc pode testá-lo medindo resistência (ohms) nos dois polos dele. Geralmente 1500 ohms é temperatura ambiente, mas cada sensor tem sua escala.
Se tiver em curto, vai dar 0 e já era, pode trocar.
FI FAULT CODE LIST...
C00: None - No defective part
C12: Crankshaft position sensor (CKPS) - Pick-up coil signal, Generator
C13: Intake air pressure sensor #2 (IAPS #2) - For Front cylinder
C14: Throttle position sensor (TPS) - (Note *1)
C15: Engine coolant temp. sensor (ECTS)
C17: Intake air pressure sensor #1 (IAPS #1) - For Rear cylinder
C21: Intake air temp. sensor (IATS)
C23: Tip-over sensor (TOS)
C24: Ignition signal #1 (IG coil #1.1) - For Rear cylinder
C25: Ignition signal #2 (IG coil #2.1) - For Front cylinder
C26: Ignition signal #1 (IG coil #1.2) - For Rear cylinder
C27: Ignition signal #2 (IG coil #2.2) - For Front cylinder
C28: Secondary throttle valve actuator (STVA)
C29: Secondary throttle position sensor (STPS) - (Note *2)
C31: Gear position signal (GP switch)
C32: Injector signal #1 (FI #1) - For Rear Cylinder
C33: Injector signal #2 (FI #2) - For Front Cylinder
C40: Idle speed control valve (ISC valve)
C41: Fuel pump control system (FP control system) - Fuel Pump, Fuel Pump Relay
C42: Ignition switch signal (IG switch signal) - Anti-theft
C44: Heated oxygen sensor #2 (HO2S #2) - For E-02, 19, 24
C46: Exhaust control valve actuator (EXCVA)
C49: PAIR control solenoid valve #2 (PAIR valve #2) - Except for E-03, 28, 33
C60: Cooling fan control system - Cooling fan relay
C61: PAIR control solenoid valve #1 (PAIR #1)
C64: Heated oxygen sensor #1 (HO2S #1) - For E-02, 19, 2
Fonte: http://www.m109riders.com/forums/showthread.php?t=82533
Vc deixou o Car80 por qto tempo? Ele até corrói borracha mais nem tanto. Se for só o sensor, compra numa loja gringa de savage.
Se for igual a maioria dos sensores, vc pode testá-lo medindo resistência (ohms) nos dois polos dele. Geralmente 1500 ohms é temperatura ambiente, mas cada sensor tem sua escala.
Se tiver em curto, vai dar 0 e já era, pode trocar.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Como postei no outro link, como obter o FI code e sua respectiva tabela: http://www.m109riders.com/forums/showthread.php?t=82533
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Olha com cuidado, considerando que seja o erro atual gravado, pode ser que no montar ou desmontar alguma coisa vc tirou o plug do lugar, ou então algum mal contato...
O CAR80 não danifica sensores, mas pode danificar a vedação de borracha caso a mesma já estivesse com óleo velho grudado nela... O certo mesmo seria colocar a vedação que vc estragou nova e veja se o erro desaparece!
O CAR80 não danifica sensores, mas pode danificar a vedação de borracha caso a mesma já estivesse com óleo velho grudado nela... O certo mesmo seria colocar a vedação que vc estragou nova e veja se o erro desaparece!
Last_Warrior- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011
Re: FI da Bandit 650 acesa
e fique atento por o modulo de injeção sempre esconde defeitos menores ok..
Se o defeito principal for o c17 e tiver outro so vai gerar no painel qndo o outro for sanado ou apos a troca e a chave ligada o modulo jogar ele direto pra defeitos passados.
Se o defeito principal for o c17 e tiver outro so vai gerar no painel qndo o outro for sanado ou apos a troca e a chave ligada o modulo jogar ele direto pra defeitos passados.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Pessoal o defeito foi resolvido, pelo ao menos até agora....
Eu olhei o significado do cód. C17 no manual de serviços da Bandit, então encontrei uma lista de possibilidades para este código:
• Clogged vacuum passage between throttle body and
IAP sensor.
• IAP sensor circuit open or shorted to the ground.
• IAP sensor malfunction.
• ECM malfunction.
• IAP sensor circuit is open or shorted to Vcc or ground
circuit open.
• IAP sensor circuit is shorted to the ground or Vcc circuit
open.
O primeiro item, diz que: • Passagem de vácuo entupida entre o corpo do acelerador e Sensor de IAP.
Bom, resolvi tirar o sensor e olhar como estava a "cola" que eu tinha posto para ajudar na vedação da junta uma vez que a mesma estava em péssimo estado.
Encontrei um pouco de cola bloqueando o orifício que fica no corpo da injeção, então eu resolvi limpar e apliquei apenas a junta que se encontra em péssimo estado, desta vez sem cola para auxiliar na vedação, o resultado é que a luz não acendeu mais. O problema era a cola que estava restrigindo a passagem de ar.
Amanhã vou providenciar uma nova junta, certamente a da fazer/lander para colocar no local.
Fica a dica e experiência!!!!
Abraços,
Alexsandro Minho.[/b]
Eu olhei o significado do cód. C17 no manual de serviços da Bandit, então encontrei uma lista de possibilidades para este código:
• Clogged vacuum passage between throttle body and
IAP sensor.
• IAP sensor circuit open or shorted to the ground.
• IAP sensor malfunction.
• ECM malfunction.
• IAP sensor circuit is open or shorted to Vcc or ground
circuit open.
• IAP sensor circuit is shorted to the ground or Vcc circuit
open.
O primeiro item, diz que: • Passagem de vácuo entupida entre o corpo do acelerador e Sensor de IAP.
Bom, resolvi tirar o sensor e olhar como estava a "cola" que eu tinha posto para ajudar na vedação da junta uma vez que a mesma estava em péssimo estado.
Encontrei um pouco de cola bloqueando o orifício que fica no corpo da injeção, então eu resolvi limpar e apliquei apenas a junta que se encontra em péssimo estado, desta vez sem cola para auxiliar na vedação, o resultado é que a luz não acendeu mais. O problema era a cola que estava restrigindo a passagem de ar.
Amanhã vou providenciar uma nova junta, certamente a da fazer/lander para colocar no local.
Fica a dica e experiência!!!!
Abraços,
Alexsandro Minho.[/b]
alexsandro.minho- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 16/09/2010
Re: FI da Bandit 650 acesa
Muito bom. Agora, que gasolininha ruim q vc usa, hein? Sua moto é nova, como pode uma vedação dessas estragar assim?
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Pessoal, tenho uma B650n ano 2009, recentemente o FI acendeu no painel porém voltou a pagar e a moto nunca mais deu problema eu viajei até bonito mato grosso do sul e nada aconteceu foram três mil quilômetros até bonito eu f i nunca mais voltou acender no entanto ontem saí para dar uma volta eu f i voltou acender acelerei forte a moto verifiquei que realmente está falhando em alto giro vi no site que para fazer o curto precisamos localizar um conector d4 cabos abaixo do reservatório de óleo de freio no entanto minha bandit possui um conector de apenas dois cabos na posição indicada.
Preciso de ajuda para ver qual codigo de erro a moto vai me dar, posso dechar o curto nesse conector de dois cabos mesmo!?
Preciso de ajuda para ver qual codigo de erro a moto vai me dar, posso dechar o curto nesse conector de dois cabos mesmo!?
José Guilherme Paschoal- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 30/10/2013
Re: FI da Bandit 650 acesa
boa tarde, essas motos injetadas tem um sensor que usam um kit de vedaçoes e ao lavarmos a moto com determinado produto as vedações são danificadas.
Alterando a leitura do ar dando falta ou excesso na motoca. Essa vedação e muito semelhante com a da Yamaha Fazer 250 que custa na faixa dos 16 reais..mas nao espalha pra ninguém.kkkk
Alterando a leitura do ar dando falta ou excesso na motoca. Essa vedação e muito semelhante com a da Yamaha Fazer 250 que custa na faixa dos 16 reais..mas nao espalha pra ninguém.kkkk
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Mas da injetada pra frente não tem como verificar o código do erro no painel?? Queria me certificar disso antes de levar no mecânico.
José Guilherme Paschoal- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 30/10/2013
Re: FI da Bandit 650 acesa
Pessoal,
Estou com problema na injeção da minha Bandit 650 2009.. está aparecendo o código c28 e c29...
Alguém sabe me dizer onde fica esses componentes?
Obrigado pela ajuda..
Estou com problema na injeção da minha Bandit 650 2009.. está aparecendo o código c28 e c29...
Alguém sabe me dizer onde fica esses componentes?
Obrigado pela ajuda..
Comar- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 30/03/2016
Re: FI da Bandit 650 acesa
Como obter os códigos (para referência futura): http://www.m109riders.com/forums/showthread.php?t=82533
Tabela de erros FI da Suzuki:
São comuns a várias motos da Suzuki:
C14 - THROTTLE POSITION SENSOR
C15 - ENGINE COOLANT TEMPERATURE SENSOR
C21 - INTAKE AIR TEMPERATURE SENSOR
C22 - ATMOSPHERIC PRESSURE SENSOR
C23 - TIPOVER SENSOR
C24 - IGNITION SIGNAL #1
C25 - IGNITION SIGNAL #2
C26 - IGNITION SIGNAL #3
C27 - IGNITION SIGNAL #4
C28 - SECONDARY THROTTLE VALVE ACTUATOR
C29 - SECONDARY THROTTLE POSITION SENSOR
C30 - SECONDARY THROTTLE CONTROL UNIT
C31 - GEAR POSITION SENSOR
C32 - INJECTOR SIGNAL #1
C33 - INJECTOR SIGNAL #2
C34 - INJECTOR SIGNAL #3
C35 - INJECTOR SIGNAL #4
C41 - FUEL PUMP CONTROL SYSTEM
C42 - IGNITION SWITCH SIGNAL
C46 - EXHAUST CONTROL VALVE ACTUATOR (01-02 1000 and 06-07 600/750/1000 ONLY)
C28 acho que é o atuador da borboleta secundária e o 29 é o TPS. Ambos tratam do mesmo ponto, borboletas secundárias. Acho que você tem um erro no TPS que não consegue saber a posição da borboleta secundária, aí dá o erro no atuador também porque ele não sabe que comando enviar para ele.
Tabela de erros FI da Suzuki:
São comuns a várias motos da Suzuki:
C14 - THROTTLE POSITION SENSOR
C15 - ENGINE COOLANT TEMPERATURE SENSOR
C21 - INTAKE AIR TEMPERATURE SENSOR
C22 - ATMOSPHERIC PRESSURE SENSOR
C23 - TIPOVER SENSOR
C24 - IGNITION SIGNAL #1
C25 - IGNITION SIGNAL #2
C26 - IGNITION SIGNAL #3
C27 - IGNITION SIGNAL #4
C28 - SECONDARY THROTTLE VALVE ACTUATOR
C29 - SECONDARY THROTTLE POSITION SENSOR
C30 - SECONDARY THROTTLE CONTROL UNIT
C31 - GEAR POSITION SENSOR
C32 - INJECTOR SIGNAL #1
C33 - INJECTOR SIGNAL #2
C34 - INJECTOR SIGNAL #3
C35 - INJECTOR SIGNAL #4
C41 - FUEL PUMP CONTROL SYSTEM
C42 - IGNITION SWITCH SIGNAL
C46 - EXHAUST CONTROL VALVE ACTUATOR (01-02 1000 and 06-07 600/750/1000 ONLY)
C28 acho que é o atuador da borboleta secundária e o 29 é o TPS. Ambos tratam do mesmo ponto, borboletas secundárias. Acho que você tem um erro no TPS que não consegue saber a posição da borboleta secundária, aí dá o erro no atuador também porque ele não sabe que comando enviar para ele.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: FI da Bandit 650 acesa
Berlindo, obrigado pela ajuda.
Ontem eu desmontei todo o corpo de injeção e limpei o corpo de borboleta com car80.. fiz todo o procedimento e montei novamente... desconectei o positivo da bateria e aterrei por umas 5 horas para limpar os erros ( isso ainda existe nas injeções mais novas?!)... enfim... quando religuei a moto o código C28 sumiu e ficou o _C29.
Tanto o Atuador quanto o TPS ficam na lateral esquerda do corpo? pois a peça que fica no meio do corpo de injeção eu não consegui desmontar....
Ontem eu desmontei todo o corpo de injeção e limpei o corpo de borboleta com car80.. fiz todo o procedimento e montei novamente... desconectei o positivo da bateria e aterrei por umas 5 horas para limpar os erros ( isso ainda existe nas injeções mais novas?!)... enfim... quando religuei a moto o código C28 sumiu e ficou o _C29.
Tanto o Atuador quanto o TPS ficam na lateral esquerda do corpo? pois a peça que fica no meio do corpo de injeção eu não consegui desmontar....
Comar- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 30/03/2016
Re: FI da Bandit 650 acesa
Então, costuma ser blindado esse sensor. Tinha que tentar abrir e ver se não gastou nenhuma trilha. Alí é um potenciômetro, nada além disso.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
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