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iNSTALAÇÃO VELAS NA GSXR1000 2011

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Mensagem por FERNANDO PF Ter 27 Dez 2011, 21:59

Levantar o tanque e retirar a tampa da caixa de filtro.
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Aqui é onde coloquei o XTRE.
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Retirada das "cornetas", elas fixam a caixa de filtro nos corpos de borboleta
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Desconectar todas as mangueiras e sensor de temperatura do ar da caixa de filtro, retirá-la cuidadosamente, aproveite para limpar, tinha um besouro na minha
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Utilizei a chave que estava no jogo de ferramentas da falecida (750), a 1000 não vem com o jogo tão completo
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Comparando as velas
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Dentro do corpo de borboleta - curiosidade - válvulas
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Depois foi só remontar tudo na ordem inversa, cuidar com o aperto das velas, fechar tudo e tocar arranque Very Happy

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Mensagem por Berlindo Ter 27 Dez 2011, 22:20

Fernando, de repente vc pode me ajudar.

Eu comprei essas velas do ThePantas, ARZ10S, pra Daytona 675. Foi a única mudança na oportunidade, moto stock, apenas um filtro BMC.

Sem qquer explicação técnica, a moto ficou gorda...sim, excesso. Eu saí com a moto, em 12~13k rpm ela engasga e não desenvolve...pula mesmo.

Teimoso, fui mexer no mapa e injeção, ñ fazia sentido estar gorda...se algo poderia mudar, seria pra uma melhor queima, logo precisaria + gasolina. Engordei 2% 6 celulas do mapa entre 11 e 13 krpm, acelerador 100% aberto (única situação q engasga). A moto ficou arredia, falhou mais forte e deu mais tranco em tercerinha no final de escala.

Não contente, reduzi a injeção de gas 4% nessas mesmas células em relação ao mapa original. A moto voltou a ter um comportamento mais próximo do original, mas ainda ñ tá 100%.

Em algumas situações, dá uma única engasgada, qdo giro bem baixo, saindo com acelerador bem aberto. Tipo carburador afogado mesmo (sinistro, 675i!).

De resto, moto com lenta estável, silenciosa e continua bebendo forte do mesmo jeito...rs
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Mensagem por FERNANDO PF Ter 27 Dez 2011, 22:22

dê uma olhada nos supressores, retire as velas com os supressores e teste uma a uma, certamente se está gorda é pq diminuiu a eficiência, deve ter algo errado... na teoria seria mais faísca = melhor queima = moto mais magra.
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Mensagem por Berlindo Ter 27 Dez 2011, 22:55

Então, eu concordo contigo. Não entendo...

Não é falha de ignição pq a moto funciona bem quase todo tempo, exceto de 100% do acelerador enrolado e antes do corte de giro. Se alivio 10% do acelerador, volta a puxar como sempre, nas outras faixas de giro, risca o asfalto facinho...rs Funcionamento liso.

São as AR10ZS, correspondentes da CR9... q a daytona usa e a SRAD tb, não?
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Mensagem por FERNANDO PF Ter 27 Dez 2011, 22:58

A especificação é está mesmo..

Tente reinstalar as originais para tirar a dúvida
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Mensagem por Berlindo Qua 28 Dez 2011, 14:58

Putz, imagina minha preguiça de tirar o tanque, tirar a caixa de ar, afastar a valvula SAI (PAIR)...rs...mas vou ter q fazer isso sim.

Vai nos posicionando sobre o resultado dessa vela na sua moto.

Eu vou tentar passar a moto no dino com as originais e com as BRISK pra comparar (e de repente, resolver o problema da afinação).

Não desconsidero a possibilidade da vela ter algum defeito.
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Mensagem por Deanzaumm Qui 29 Dez 2011, 10:28

Caras, achei aqui um lugar para minha dúvida!!

Seguinte, troquei minhas originais iridium da srad 750 (que vieram de fábrica) agora aos 6 mil km... Meti as BRISK.

Fiquei uns dias sem andar e nem testei a moto ainda direito, fui levar para "reprogramar" ou "equalizar" ou "afinar"... sei lá que nome é isso.

O camarada da Concessionária me disse que a central da moto não tem como alterar nenhum valor. Os ajustes a própria injeção corrige sozinha.
Ia me comer 300 reais para passar no dinamometro só pra falar quantos CV, Torque e gases... bem como se a mistura está rica ou pobre.

Aí minha dúvida... só aqui em Brasília que não tem quem faça esse tipo de serviço ou REALMENTE não se muda nada??

O mecânico disse que pode até mudar na hora, pouquissima coisa, mas ao se desligar a moto volta os valores tudo o que era antes!
Disse que o UNICO modo de modificar a mistura é por POWER COMANDER.

Agora ferrou... Botei o X-tre, velas brisk, KN, escape e não posso deixar ela redondinha sem o PC.

tô Puto...

E agora?Deixo as Brisk sem regular a moto ou corre o risco de ferrar meu motor???

NOTA: as minhas velas de iridium com 6 mil rodados sairam muito pretas as pontas... isso é mistura "gorda"? Tenho que olhar as brisk com quanto tempo para saber se a queima está boa?
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Mensagem por Berlindo Qui 29 Dez 2011, 11:05

Cara, a ECU da Suzuki realmente é fechada, mas existem alguns parâmetros que ele poderia aplicar ganho sim. Existe um remapbox específico da Suzuki, em que se ñ me engano vc mexe na proporção da mistura (aplica ganho ou reduz) dentro de 4 faixas de medição do TPS (basicamente abertura do acelerador). Também regula a marcha lenta por ele. Ou seja, dá pra fazer sim!

Não é como um PowerCommander, que vc ajusta célula a célula em função da leitura do TPS e rotação, mas daria pra aplicar um ganho considerando q em tese vc tem mais ar entrando e uma melhor queima. Eu fiz isso na Bandit q eu tinha e ficou muito bom.

Agora, sim, a IE daria conta de se ajustar dentro de alguns parâmetros, não sendo obrigatório e nem chegando a um auto-ajuste ideal, mas evitando problemas maiores. Se tá bom ou não, só passando no dino e lendo os gases do escape. 300 conto pra isso, nem fu. Tem gente que cobra 80~150 por uma hora no dino aqui em SP.

A 675 já tem uma ECU aberta, com um software livre chamado TuneEcu vc ajusta tudo dela, todos os parâmetros, fazendo com que PowerCommander fique no chinelo, pois permite além do ajuste da injeção de combustível (única coisa que o power faz), ajustar ponto de ignição, mistura estequiométrica refencial para as correções da IE, dentre vários outros ajustes). Eu provavelmente vou levar a moto pro dino com essas velas e com um sensor hall, ver como está essa mistura com a vela BRISK. Depois volto as velas originais ou vou comprar um trio de Iridium e comparar. Está muito estranho essa história de uma vela diferente fazer um mapeamento original ficar ruim. Pode sim ter uma diferença mínima, mas quase imperceptível para quem tá pilotando...oque não é meu caso.
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Mensagem por Deanzaumm Qui 29 Dez 2011, 11:15

Pois é Berlindo... então o cara lá não sabe é de nada! Mecânico chefe da Suzuki aqui...
E o pior... os UNICOS que fazer... os outros só TENTAM na base do analisador de misturas e medidor de pressão de bicos e sem dinamômetro para saber se deu efeito.
Ainda sobre a loja Suzuki aqui, sorte que fui recomendado por um brother... do contrário tinham me mamado os 300 para 4 passadas no Dina e 600 reais se fossem mais passada! ABSURDO!! ABSURDO!!!!

Não sei.... a moto está na faixa de 4 mil rpm com um barulho irregular... vou usar uns dias a moto assim e se não mudar vou voltar as velas originais iridium... PQP!
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Mensagem por Berlindo Qui 29 Dez 2011, 12:05

Pois é cara...não pense que aqui é muito diferente (Campinas). Eu tenho que levar a moto pra SP e só levo agora que descobri uma oficina confiável (Madeira Performance). Caso contrário, só eu mexo nela...

Eu tô quase passando as BRISK pra frente, pq pelo visto só minha moto ñ se adaptou bem com elas...mas vou insistir. O Madeira tb ficou curioso, vamos ver o que está acontecendo. Qdo tiver algo, conto pra vcs.
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Mensagem por Deanzaumm Qui 29 Dez 2011, 12:11

Olha ae como ficaram minhas iridium com 6 mil rodados na Srad. Até então óleo Motul 3000 + Militec desde a revisão dos 3 mil + Gasolina Podium 90% do tempo

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Mensagem por FERNANDO PF Qui 29 Dez 2011, 12:18

Como é que tem duas mais escuras???


Tem um módulo da healtech, que permite modificar os mapas da ECU, pode deixar até 3 mapas, custa acho que 299usd, muito simples de mexer e apenas é plugado em baixo do banco no plug do diagnóstico.
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Mensagem por Berlindo Qui 29 Dez 2011, 12:18

Me parece ter um excessinho aí, mas nada muito preocupante. Moto q anda em alto giro, onde o mapa é - por segurança - mais gordo, é normal.

A minhas velas originais estavam bem parecidas.
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Mensagem por Bisteka Sex 30 Dez 2011, 18:28

Deanzaumm escreveu:Olha ae como ficaram minhas iridium com 6 mil rodados na Srad. Até então óleo Motul 3000 + Militec desde a revisão dos 3 mil + Gasolina Podium 90% do tempo

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esse "defeito" ai tem um nome... kkkkkkkkkkkk... Mão virada!!!

Este é o problema da pecinha que fica em cima do banco e com as mãos no acelerador... Fora esta pecinha... não vejo problema!!! kkkkkkkkk



Fica tranquilo... ta certo sim Dean...



A SUZUKI tem código aberto sim... não como as D675, mas vc altera muita coisa... meu medo nas 675 é poder alterar o avanço... como fazem cagada alterando este ponto...



Se o cara já iniciou o papo desta forma... corra dele e não deixe sua moto lá!!!



A correção normalmente funciona em +/- 10%... mas com todas as alterações que vc fez; talvez isto não seja o suficiente... mas pra saber só vendo no dino e analisando a queima que sai no escapamento...



Sei lá o que te dizer... para vc mandar para a official aos cuidados do PRIMO não vai ser possível...



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Mensagem por ThePhantas Sex 30 Dez 2011, 22:47

Instalei as velas Brisk na minha SRAD...
Na mesma oportunidade, instalei tb o filtro de AR K&N
Fora isso nao alterei absolutamente nada em mapeamento de injecao !
A minha motoka, que aparentemente era meio "xoxa" em baixa a media rotacao ficou um canhao...
Esta subindo de giro MUITO mais rapido do que era antes...
Nao deu nada de engasgo ou pipocos... como comentei, pelo contrario, ficou muito mais "liso"...
Para nao ficar com peso na consciencia vou dar uma passada no dino para ver se nao tem nenhum um ponto com mistura pobre, o que pode ser perigoso, mas acho que nao... no mais... do jeito que ela esta esperta acho que da ate para dar um enriquecida na mistura e talves melhorar performance...

Berlindo...
Estranho o comportomento de sua moto...
Se vc diagnosticar qq tipo de problema com as velas que eu te vendi eh so me avisar que devolvo seu dinheiro ou troco as velas pra vc....

Valeu galera... Feliz Ano Novo para todos !!!
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Mensagem por Deanzaumm Sáb 31 Dez 2011, 01:49

Bisteka escreveu:
Deanzaumm escreveu:Olha ae como ficaram minhas iridium com 6 mil rodados na Srad. Até então óleo Motul 3000 + Militec desde a revisão dos 3 mil + Gasolina Podium 90% do tempo

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esse "defeito" ai tem um nome... kkkkkkkkkkkk... Mão virada!!!

Este é o problema da pecinha que fica em cima do banco e com as mãos no acelerador... Fora esta pecinha... não vejo problema!!! kkkkkkkkk



Fica tranquilo... ta certo sim Dean...



A SUZUKI tem código aberto sim... não como as D675, mas vc altera muita coisa... meu medo nas 675 é poder alterar o avanço... como fazem cagada alterando este ponto...



Se o cara já iniciou o papo desta forma... corra dele e não deixe sua moto lá!!!



A correção normalmente funciona em +/- 10%... mas com todas as alterações que vc fez; talvez isto não seja o suficiente... mas pra saber só vendo no dino e analisando a queima que sai no escapamento...



Sei lá o que te dizer... para vc mandar para a official aos cuidados do PRIMO não vai ser possível...



Bisteka

Bisteka, ri d+ aqui cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... safado sem vergonha!!! Essa de "pecinha" aí foi hilária!!!!!

Pois é camarada, vou deixar as BRISK um pouco para quando retirar ver se tem alguma formatação de queima "gorda" ou "magra"... Se retirar muito prematuramente não vou nem ter parâmetros! Não rola!

Quanto ao cara da concessionária... Pois é verdade... falou desse jeitinho!
Infelizmente aqui em Brasília está essa droga de não ter especialistas DE VERDADE!
Tem muito curioso e muito aventureiro... No mais... muito estelionatário travestido de preparador e de mecânico!
Hoje dei uma acelerada com a moto mesmo sem regular nada...

Na lenta está oscilando muito pouco... só alguém realmente atento percebe.
Na faixa de 4 mil a 4.500 RPM a oscilação é mais perceptível
Acima disso não percebo nada além de muita potência e o ronco bem afinado!


Deu uns 2 ou 3 "pipocos" em aceleradas mais fortes, não sei o que significa ou se não significa nada Suspect Pode ser só a PAIR mesmo trabalhando.

Tive impressões boas com a BRISK... ao que percebi, desde 0km agora está sendo o momento que a moto está mais econômica, pelo pouco que observei. Vou abastecer sem ser com Podium para ver se percebo alguma diferença na faixa crítica dos 4 mil RPM... Pode ser que ainda esteja a injeção se ajustando, sei-lá.

Vou ver com membros aqui do Forum que morem em Goiânia (180km daqui) para ver se conhecem alguém por lá para me indicar de fazer esse ajuste na moto, pois aqui em Brasília não tem de confiança NINGUÉM (pelo que pesquisei com amigos e pesquisei pessoalmente)

Se com uns 300km rodados não perceber muita mudança vou voltar as Iridium e ver o que sinto... além de postar pra galera aí fotos das BRISK como ficaram.

Vamos que vamos!!! cheers
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Mensagem por Berlindo Seg 23 Jan 2012, 22:15

ThePhantas, passei a motoca do dino da Motonil com o Fábio e deu mistura pobre (perigosíssimo). Não sei como uma vela dessas foi mudar tanto o resultado de um mapa de injeção, mas de fato, ela está uma bosta em alta e isso fica ainda mais notável com gasolina Podium.

Vou tirar as velas, mas ñ creio q elas estejam com defeito. Acho q precisa de remap mesmo.

Aproveitando, cheguei lá na Motonil com uma dúvida, o Fábio já pegou a moto, colocou em cima do dino e fez uma avaliação, me atendeu super bem e não me cobrou um centavo. Altamente recomendado.
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