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Mensagem por COUTINHO Ter 08 Nov 2011, 10:46

Pessoal

Alguém aqui usa esse óleo?

O que acham?

Motul 5000 ? Imagem.php?flm=5000_10w40

5000 10W40

Especificação: API SJ/SH/SG
Homologação: JASO MA Nº M033MOT058
Para todos os motores de motos 4T com caixa de velocidades e embreagens integradas ou não. Motores que respondem às especificações anticontaminantes Euro II ou Euro III, com sistemas de pós tratamento de gases do escapamento: catalisadores, injeção de ar do escapamento. Outras aplicações: motos de uso diário, Scooters, Quadriciclos, Ciclomotores sem sistema catalítico.


Boletim Técnico
Aplicações

Para todos os motores de motos 4T com caixa de velocidades e embreagem integradas ou não. Motores que respondam às especificações anticontaminantes Euro II ou Euro III, com sistemas de pós tratamento de gases do escapamento: catalisadores, injeção de ar do escapamento...
Outras aplicações: Motos de uso diário, Scooters, Quadriciclos, Ciclomotores sem sistema catalítico.


Especificações

Normas: API SJ/SH/SG
Homologação: JASO MA nº. M033MOT058


Proteção:
Lubrificante reforçado por básicos HC-TECH para assegurar a longevidade das engrenagens da caixa de velocidades.
Sua composição é inerte aos equipamentos de controle de gases contaminantes. Não danifica os catalisadores. Homologação JASO MA para garantir um perfeito bloqueio da embreagem e evitar deslizamentos indesejados.


Conselhos de utilização

Trocas: Segundo recomendação do fabricante e/ou adaptável à severidade de uso. Pode ser misturado com outros tipos de óleos sintéticos ou minerais.


Características técnicas

Grau de Viscosidade SAE J 300 10W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D 1298 0.872
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D 445 15.14 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D 445 100.5 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D 2270 156
Ponto de Fluidez ASTM D 97 -42°C / -43°F
Ponto de Fulgor ASTM D 92 212°C / 413°F
TBN ASTM D 2896 8.2 mg KOH/g


Embalagens

Formato: 20x1L. 4x4L; 60L; 208L
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Mensagem por COUTINHO Ter 08 Nov 2011, 14:01

Ninguém daqui nunca usou?
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Mensagem por Deanzaumm Ter 08 Nov 2011, 15:11

eu não...

Estou pensando na troca se mando o 7100 a 45 pilas o litro ou se mando o 5100 mesmo

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Mensagem por COUTINHO Ter 08 Nov 2011, 15:16

Dean

Eu também não usei ainda, mas tenho vontade, pq teve um cara só que conheço que usou e falou que ficou muito macia para troca de marcha!

Bom, vamos ver se aparece mais alguém, senão o negócio é continuar na receitinha do vovô...rs

Abraço
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Mensagem por thiago8983 Ter 08 Nov 2011, 17:41

Se não estou enganado, existe motul 5100 com duas viscosidade diferente não existe?

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Mensagem por thiago8983 Ter 08 Nov 2011, 17:43

Puts percebi agora, tem dois tipos, o 5000 e 5100 né? um 10w40 e outro 15w40?

Os dois são sintéticos? Semi? Mineral?
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Mensagem por COUTINHO Ter 08 Nov 2011, 18:02

thiago

pelas especificações os 2 são sintéticos, só muda o 10w40 para 15w40 e nisso que dizem que fica mais macio o cambio, mas queria saber de alguém que já tenha usado pra ver!?
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Mensagem por COUTINHO Qui 10 Nov 2011, 12:49

Ninguém ouviu nada sobre esse óleo?
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Mensagem por _-ë-_ Qui 10 Nov 2011, 14:46

Existe o 5100 15w50, 10W50, 10w30 e 10w40.
Todos semi-sintéticos e "SL"

O 5000 é "SJ", semi-sintético também, entretanto os 5100 são de tecnologia mais recente.

Fonte: www.motul.com
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Mensagem por COUTINHO Qui 10 Nov 2011, 15:42

Valeu _-ë-_

Wink
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Mensagem por Velcy Izolan Qui 10 Nov 2011, 18:26

O COutinho, pra que tu quer óleo se não tem motoca?

Ou tu já tá com uma e não quer falar?

Manda aí qual é?

Abs
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Mensagem por COUTINHO Qui 10 Nov 2011, 22:39

Velcy Izolan escreveu:O COutinho, pra que tu quer óleo se não tem motoca?

Ou tu já tá com uma e não quer falar?

Manda aí qual é?

Abs

é pra beber seu curioso...kkkkkkkkkkk

logo logo eu posto a novidade...Wink
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Mensagem por lucas.sorocaba Qui 10 Nov 2011, 22:51

Na minha opinião, esse óleo é muito fino, nosso clima é quente demais, esses oleos são p/ climas frios, onde a partida a frio é prejudicada pela temperatura. Um amigo mandou a K1200R dele na BMW e eles colocaram oleo fino, recomendado pela BMW. Resultado: a motoca começou a fumar, aí ele voltou no MOTUL 3000 e ficou tudo normal. A moto não tem 20.000 km.
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Mensagem por R-Carril Qui 10 Nov 2011, 23:47

Eu sempre ouvi a indicação de usar somente o Mineral (3000)...

Um chefe da oficina disse pra mim uma vez que ja chegou a ver Srad com problemas de embreagem por utilizacao do oleo sintetico (5100)....que ele recomenda so o 3000..e olha que ele nao tinha o porque querer me empurrar o 3000, sendo que o 5100 o litro é mais caro....na teoria, se tivesse de má fé ele tentaria me empurrar o 5100, por ser mais caro...

Eu so uso o 3000....
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Mensagem por Eduardo Oliveira Sex 11 Nov 2011, 19:03

Na troca de 6000km da minha srad eu vou colocar o Motul 15w50 300v já consultei técnicos da suzuki e tudo bem.... dá pra rodar 6000 na boa....

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Mensagem por Vinny Ferrari Qui 17 Nov 2011, 10:50

R-Carril, voce tem razão quanto a seu amigo ai...

Sempre usei o 3000, até ouvir varios elogios do Motul Sintetico, seja ele 5000 ou 5100, troquei o filtro, o óleo, que realmente é mais caro, pensando em ter um desempenho superior etc, etc.

Em 2 semanas o óleo estragou 90% dos discos da embreagem. A sorte é que foi recomendaçao da propria oficina meia boca da concecionaria, que hj está na justiça pra pagar o preju.

Uma nota da Suzuki realça a importancia de NAO trocar o óleo original, o mineral.

Se quiser desempenho, troca vela, filtro, qualquer coisa. Se quiser conforto, é só manter ela bem lubrificada, e revisada. Nunca trará problemas... Nâo sou técnico, mas já sofri MUITOO com isso!

Abs!
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Mensagem por FERNANDO PF Qui 17 Nov 2011, 11:15

Eu prefiro usar um óleo semi-sintético Mobil MX a 18 reais o litro e trocar na metade do intervalo de um sintético, mantenho o motor com óleo sempre novo e limpo por mais tempo.

Acho meio puxado para uma SS fazer 6000km com uma troca de óleo apenas, normalmente vence o intervalo de 4 meses nesse período e tem que trocar denovo.
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Mensagem por jrmib Qua 30 Nov 2011, 17:07

FERNANDO PF escreveu:Eu prefiro usar um óleo semi-sintético Mobil MX a 18 reais o litro e trocar na metade do intervalo de um sintético, mantenho o motor com óleo sempre novo e limpo por mais tempo.

Acho meio puxado para uma SS fazer 6000km com uma troca de óleo apenas, normalmente vence o intervalo de 4 meses nesse período e tem que trocar denovo.

Não apenas as SS, mas também eu vejo pelo seguintes fatores:

- Eu moro no Mato Grosso, clima quente e calor o ano todo em média de 35º ~ 38º direto dia pós dia.

- Gasolina brasileira é diluída com álcool.... sendo pura apenas gasolina como a pódium e texaco com techron.

- O "Manuel" diz para trocas de 3k em 3k juntamente com filtro.

É complicado, se colocarmos tudo isso na balança, é só ver pelo lado da Yamaha, quantas R1 fervem o motor aqui no Brasil devido a tropicalização não planejada pela yamaha, pois seguem as instruções recomendadas a outros países e acabam usando Yamalube (óleo mineral) e filtro de óleo por períodos prolongados e comprometem a vida útil da máquina.

Pensando em tudo isso a J. Toledo ja estipula hoje apenas uso de sintéticos e semi sintéticos para as novas Bandits, ou seja, óleo 15w50. API/SL/JASO/MA.

Por tanto quanto mais se cuida, mais tempo a motoca dura.

Não adianta usar Motul 5100 e querer rodar 6000 km com ele, é muito mais saudável usar um Mobil Moto MX 15w50 que custa muito mais barato e realizar a troca a cada 3000km e não danifica o seu motor.

Filtro de óleo também torna-se algo importante nessa discussão, apesar de termos o FRAM como algo barato e útil, infelizmente é feito com material de baixíssima qualidade....

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Mensagem por _-ë-_ Qua 30 Nov 2011, 17:38

jrmib escreveu:

- Gasolina brasileira é diluída com álcool.... sendo pura apenas gasolina como a pódium e texaco com techron.


Uma observação. Essas também tem álcool, é lei, não pode ser vendida gasolina "pura" nos postos do Brasil. Nossos veículos nem são preparados para trabalhar com gasolina 100% pura.

O problema principal no Brasil são os combustíveis adulterados, esses são extremamente prejudiciais...
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Mensagem por jrmib Qui 29 Dez 2011, 22:23

_-ë-_ escreveu:
jrmib escreveu:

- Gasolina brasileira é diluída com álcool.... sendo pura apenas gasolina como a pódium e texaco com techron.


Uma observação. Essas também tem álcool, é lei, não pode ser vendida gasolina "pura" nos postos do Brasil. Nossos veículos nem são preparados para trabalhar com gasolina 100% pura.

O problema principal no Brasil são os combustíveis adulterados, esses são extremamente prejudiciais...

Poise, concordo com você mas o que eu quis dizer foi que a gasolina que já vem com uma % de álcool, acaba por ser diluída mais um pouco no intuito de obter-se lucro sobre nós mortais dependentes desse sistema falho.

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Mensagem por Juan Qui 29 Dez 2011, 22:27

Vinny Ferrari escreveu:R-Carril, voce tem razão quanto a seu amigo ai...

Sempre usei o 3000, até ouvir varios elogios do Motul Sintetico, seja ele 5000 ou 5100, troquei o filtro, o óleo, que realmente é mais caro, pensando em ter um desempenho superior etc, etc.

Em 2 semanas o óleo estragou 90% dos discos da embreagem. A sorte é que foi recomendaçao da propria oficina meia boca da concecionaria, que hj está na justiça pra pagar o preju.

Uma nota da Suzuki realça a importancia de NAO trocar o óleo original, o mineral.

Se quiser desempenho, troca vela, filtro, qualquer coisa. Se quiser conforto, é só manter ela bem lubrificada, e revisada. Nunca trará problemas... Nâo sou técnico, mas já sofri MUITOO com isso!

Abs!
mas vem cá não existe oleo lubrax no mundo afora... e por conta do patrocinio da Mobil mudaram rapidinho agora o original é Mobil e ai?? não pode mudar o fabricante...
pra mim isso é um simples jogo de interesses
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Mensagem por R-Carril Qui 29 Dez 2011, 23:50

Juan escreveu:
Vinny Ferrari escreveu:R-Carril, voce tem razão quanto a seu amigo ai...

Sempre usei o 3000, até ouvir varios elogios do Motul Sintetico, seja ele 5000 ou 5100, troquei o filtro, o óleo, que realmente é mais caro, pensando em ter um desempenho superior etc, etc.

Em 2 semanas o óleo estragou 90% dos discos da embreagem. A sorte é que foi recomendaçao da propria oficina meia boca da concecionaria, que hj está na justiça pra pagar o preju.

Uma nota da Suzuki realça a importancia de NAO trocar o óleo original, o mineral.

Se quiser desempenho, troca vela, filtro, qualquer coisa. Se quiser conforto, é só manter ela bem lubrificada, e revisada. Nunca trará problemas... Nâo sou técnico, mas já sofri MUITOO com isso!

Abs!
mas vem cá não existe oleo lubrax no mundo afora... e por conta do patrocinio da Mobil mudaram rapidinho agora o original é Mobil e ai?? não pode mudar o fabricante...
pra mim isso é um simples jogo de interesses

Juan, entendo que o Vinny quis dizer Nao trocar o original, referindo-se ao tipo de oleo, no caso "mineral", nao a marca do oleo...
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Mensagem por Juan Sex 30 Dez 2011, 18:07

ahhh tahhh valeu tendi errado
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Mensagem por Juan Sex 30 Dez 2011, 18:09

agora pensando aqui... o mineral da Mobil é tido como ''água de esgoto'' de tão ruim que é... só o semi sintético vem de uma tecnologia recente e melhorada... eu estou pendendo para mudar para a Mobil, mas ainda estou receoso
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Mensagem por Deanzaumm Sáb 31 Dez 2011, 16:45

Não entendi algumas coisas... o que estragou nas motos aí que usaram o SEMI-SINTÉTICO 5100????

Estragou por conta apenas do óleo ou por outro fator, como uso por tempo excessivo?

Aparentemente não tem muita lógica um óleo superior causar danos!

Usei na minha srad desde a revisão dos 1000 km e a revisão dos 3 mil km até os 6 mil o MOTUL 3000.

Agora na troca dos 6 mil mandei o MOTUL 5100, aparentemente está tudo em ordem.

Fiquei curioso aqui

Pretendo trocar o óleo com 3 mil km rodados.... como se fosse o motul 3000 mesmo!

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