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DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

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Mensagem DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Deanzaumm Qui 20 Out 2011, 23:54

Moçada que curte preparação e otimização de desempenho, estou abrindo este tópico para tratar sobre o sistema de arrefecimento.

Aqui em Brasília a temperatura chega algumas épocas do ano nos patamares de 35º o que acaba por sacrificar nossos motores pelo excesso de temperatura.

Sempre fiquei chateado com essa situação, pegou 2 minutos de transito com a motoca - ventoinha ligada!

Tem vez que a moto parece que tem uma turbina de jato... só a ventoinha funcionando Evil or Very Mad

Quem entende sabe que a faixa de temperatura ideal não é nem frio d+ nem com excesso.

Então todos esses anos me surgiu a duvida de o que fazer.

há poucos dias descobri um lance, MOTUL MOCOOL - aditivo para radiadores que promete baixar em 15º a faixa de temperatura de serviço do motor.

DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL Mocool_0,5l

Ele é diferente do que já é vendido diluído (meio amarelo/verde) pois é muito mais concentrado!

Ainda - esse que estou postando NÃO PODE SER USADO EM REGIÕES ONDE ATINGI-SE TEMPERATURAS ABAIXO DE 0º POIS ELE NÃO POSSUI CARACTERÍSTICAS ANTICONGELANTES!

Aí, eu aqui no Cerrado do Distrito Federal, pessoal aí do Nordeste ou outras regiões que NUNCA chega nem perto de 0º, pode testar o produto que atenderia muito bem às nossas condições térmicas, melhorando o desempenho e protegendo nosso motor!

Paguei 58 reais no vidro de 500ml que é recomendado o uso na proporção 1:20

Mandei 200ml no reservatório da moto e 350ml no do carro e estou observando o que desenvolve. Monitorarei a temperatura e o desenvolvimento em transito.

Vamos que vamos cheers cheers cheers

Ainda em tempo, alguém saberia me dizer o lance do reservatório de radiador da SRAD.

Olhei no manual e fala que a moto com motor frio deve , quando em pé alinhada no piso plano, ficar com o nivel entre o F e o L

O liquido se esconde as vezes? Hoje que completei com esse Motul aí que chegou na linha do L (Low - baixo)

Alguém sabe se tenho que sempre deixar nessa média com a moto fria mesmo, independente de ela se esconder ou não?? Fiquei na dúvida. Se alguém souber, agradeço Laughing


Última edição por Deanzaumm em Seg 23 Abr 2012, 15:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhorando texto)
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por R-Carril Sex 21 Out 2011, 00:02

Neutral Ah, esse tópico Nao teve graça, vc nem tirou as fotos de voce diluindo o líquido na tampinha e colocando no reservatório do radiador...(como de costume...rs)

To brincando, bom o tópico, vou ficar de olho nele...

Em relação as suas duvidas do nivel do reservatório, tambem tenho essas duvidas, uma vez desmontei a carenagem para colocar o slider e o líquido do reservatório tava escondido, vazio, fiquei meio na duvida tb...

vamos ver as opinioes...

Abraços
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Deanzaumm Sex 21 Out 2011, 00:08

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... o processo é tão simples que não tirei fotos geek

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... E eu com a mangueirinha na foto, dosando ia ser graça d+ jocolor
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Berlindo Sex 21 Out 2011, 09:38

Dean, vc colocou só 200 ml em cima do q tava lá? Acho q é pouco para ter o resultado que espera.

Qto ao nível do reservatório de expansão, provavelmente baixou o nível pq ela mijou o excesso. Esse reservatório enche qdo a água do radiador ferve, então ele joga o excesso pro reservatório e sai pelo ladrão. Se isso acontece por um intervalo de tempo razoável, ele joga fora e aí qdo esfria, volta pro radiador e baixa o reservatório. Mantenha pouco acima do nível mínimo, assim não mija tanto.

Eu vou atrás desse cara aí, quem tem SS sabe q esquenta mesmo. A 675 dificilmente liga a ventoínha se tiver andando, mas se ficar parada num trânsito pesado, vixi, queima até a perna...kkk
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Deanzaumm Sex 21 Out 2011, 11:55

Berlindo, no caso o produto é HIPER concentrado... a proporção recomendada como Máxima é 1:20 Ou seja com 1 litro de fluido Motul você adiciona 20 litros de água.
Ou meio litro de Motul para 10 litros de água destilada (ou outro fluido de arrefecimento )
250ml de Motul para 5 litros de água destilada... e assim por diante.

Então, botei foi muito mesmo, hehehehe... No próprio frasco fala que a concentração deve ser 5%

De acordo com o manual a moto "bebe" 2,7 litros de líquido.
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Berlindo Sex 21 Out 2011, 12:12

Ahhhh...5%! Tá correto, mal ae!
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Mensagem por diogo_albiero Sex 21 Out 2011, 12:37

A minha R6 aquece demais também. Mas aqui, no inverno, faz perto de 0°, então não vou arriscar.

No inverno = 0°
No verão = 38°

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Mensagem por Deanzaumm Sex 21 Out 2011, 16:58

diogo_albiero, de acordo com o manual de manutenção desas motos, esse fluído é para ser trocado todo ano!
Muitos negligenciam e depois ferram alguma coisa por conta disso.
Pelo preço e pelo benefício, para os entusiastas que usam forte mesmo (O produto é indicado no rotulo para track day e corridas), acho que valha a pena!
Na época que começar o verão, joga o danado pra dentro e o motor sofrerá muito menos.
Começou o inverno, manda o com anticongelante normal.
Mas caso seu uso seja pouco da moto e sem exageros, realmente não há necessidade!

é como MILITEC, Só uso por frequentar demais a zona vermelha do conta-giros! Twisted Evil
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Mensagem Re: DIMINUIR TEMPERATURA DO MOTOR E OUTROS Aditivo MOCOOL

Mensagem por Deanzaumm Sex 21 Out 2011, 17:41

Ninguém aí tem ideia do lance do reservatório não??

Berlindo, esse seu raciocínio:
Qto ao nível do reservatório de expansão, provavelmente baixou o nível pq ela mijou o excesso. Esse reservatório enche qdo a água do radiador ferve, então ele joga o excesso pro reservatório e sai pelo ladrão. Se isso acontece por um intervalo de tempo razoável, ele joga fora e aí qdo esfria, volta pro radiador e baixa o reservatório. Mantenha pouco acima do nível mínimo, assim não mija tanto.

Não é bem isso que diz o 'Manuel' (rsrs)

Diz que com a moto FRIA, ANTES DE PILOTAR, NA POSIÇÃO VERTICAL deverá estar entre o minimo e máximo.

O reservatório de expansão não enche só quando está quente não. Quando está quente esse nivel do reservatório pode subir, se ela FERVER, aí sim vai "vomitar" água (o que acarretará depois quando fria a diminuição do liquido)

A minha não chegou a ferver, acho que pode ter consumido a água... sei-lá.

Vou manter mais monitorado esse nivel alí... reconheço que embora seja cuidadoso e muito observador, estava negligenciado o nivel (as vezes por a moto ser nova se negligencia)

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Mensagem por hemerson Sex 21 Out 2011, 18:40

Amigo Dean, sua dúvida é a nossa dúvida hehehe
por isso, de lanterna na mão, fui lá olhar o nível da minha.
Com a moto fria (sem ligar por 4 dias) o nível estava entre o L e o F, conforme manuel.

A minha é modelo 10/11 e está com 5000 kms rodados.

Mas diga lá, comprou esse aditivo em BSB mesmo? se foi, em qual loja? tenho muito interesse.

abç
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Mensagem por Berlindo Sex 21 Out 2011, 18:45

Sim, deve ficar entre o mínimo e máximo, mas deixe no mínimo possível entre o mínino e máximo...kkk. Senão ela mija mesmo.

E cara, ñ há consumo considerável da água, pq ñ tem por onde vazar o vapor (a tampa é uma valvula q libera isso), mas em condições normais e corretas, isso não vai acontecer. Se baixou, ela mijou, garanto pra vc. (considerando sua moto muito nova pra ter vazamentos)

Esse ferver, ñ é o ferver efetivamente, q significa ar no sistema ou má vedação da tampa. Mas sim, qdo muito quente, principalmente no caso q vc citou da ventoínha ligada e vc parado, expande pro reservatório sim.

Na 675 é bem visível isso, o reservatório fica num local q de cima da moto consigo ver como está. Esses dias tava fervendo (do jeito errado, tava com ar no sistema). Esquentei ela, abri a tampa, deixei-a respirar e repus o nível q baixou (a bolha saiu). Nivelei o reservatório no mínimo recomendado, o radiador tb tava no nível, ñ mijou mais (se ela mija, fica esbranquiçado na carenagem onde o ladrão tá encostado).

Com tudo certinho, mesmo no verão, ñ é pra baixar considerávelmente.
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Mensagem por Deanzaumm Sex 21 Out 2011, 18:55

hemerson comprei em Brasília mesmo, 50 reais o vidrinho de 500ml que deu para o carro e a moto. (é capaz deles erem me vendido ao preço errado Twisted Evil )

No Mercado livre tem ele ao preço absurdo de 79,9 + frete

E no Kazu motos ao terrivel preço de 94 + frete (http://www.kazumotos.com.br/mocool-motul-500-ml.html)

DEI SORTEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!

Berlindo, realmente, é verdade, pouco rodada a moto, mas pode ter dado essa vomitadinha.
Vou monitorar mais, realmente o lugar desse reservatório na SRAD é chatinho e você esquece ele fácil fácil.
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Mensagem por hemerson Sex 21 Out 2011, 22:21

[quote="Deanzaumm"]hemerson comprei em Brasília mesmo, 50 reais o vidrinho de 500ml que deu para o carro e a moto. (é capaz deles erem me vendido ao preço errado Twisted Evil )

Opa, bacana, me fala onde em Brasília você comprou porque vou sempre ai, na primeira oportunidade vou adquirir um heheh

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Mensagem por RDO Sex 21 Out 2011, 23:26

Eu não dou sorte com aditivos:

- Uma vez usei um aditivo de radiador que também tinha função anti-oxidante. Resultado: vazamento pelo selo do motor. Provavelmente ao atacar a corrosão, a parede do tampão de água que já estava muito fina (carro velho) não suportou a pressão do sistema.

- Na segunda vez, usei um redutor de atrito importado. No test four ball (que mede poder de "lubricidade") ele foi impressionante.
Este produto era usado em algumas competições onde os carros rodam com baixíssimo volume de óleo no carter (menos de 1 Litro) para ganhar giro no motor, o suficiente para o motor não fundir, não me lembro qual categoria.
Eu já sabia que o produto era proibido na Petrobrás, mas não sabia o motivo. Coloquei no meu carro e descobri...rs.
O produto sofria alteração quando aquecido e liberava um ácido... que detonou todas as vedações do motor do meu "cicatriz Racer 2.0"...'Very Happy'

http://www.numabrax.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=67
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Mensagem por Deanzaumm Sáb 22 Out 2011, 01:08

hemerson, MOTO SHOW do Sudoeste. Comprei ontem lá!

Vou postando aqui as impressões para quem tiver acompanhando! Razz

RDO, Esse redutor de atrito... se libera esse ácido em todos os carros, porque ainda está a venda?? Fiquei curioso. Eu uso na moto MILITEC e no carro MILITEC e MOLYCOTE... Estou querendo na próxima troca de óleo do carro mandar o TRIBOIL, pois nos testes ele se saiu muito bem. Tem PTFE (teflon) e em dinamômetro aumenta 1kg de torque e 5cv NA HORA!!
Pouco, mas para um caçador de cavalos como eu... todos são otimamente bem vindos Twisted Evil
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Mensagem por RDO Sáb 22 Out 2011, 09:18

Deanzaumm escreveu:hemerson, MOTO SHOW do Sudoeste. Comprei ontem lá!

Vou postando aqui as impressões para quem tiver acompanhando! Razz

RDO, Esse redutor de atrito... se libera esse ácido em todos os carros, porque ainda está a venda?? Fiquei curioso. Eu uso na moto MILITEC e no carro MILITEC e MOLYCOTE... Estou querendo na próxima troca de óleo do carro mandar o TRIBOIL, pois nos testes ele se saiu muito bem. Tem PTFE (teflon) e em dinamômetro aumenta 1kg de torque e 5cv NA HORA!!
Pouco, mas para um caçador de cavalos como eu... todos são otimamente bem vindos Twisted Evil

Este tipo de redutor de atrito é fantástico para aplicações em baixa temperatura (ex.: mancais, rolamentos, sistemas de transmissão, etc.). Aqui na empresa, nós o testamos em um equipamento que utiliza esferas de cerâmica (muito caro) e a vida útil praticamente dobrou.
Mas em alta temperatura não deveria ser usado, apesar de indicado pelos vendedores.
O segredo destes produtos está na dureza da molécula (geralmente base éster) que suporta muita pressão evitando que a camada de óleo na superfície do metal se rompa e é esta camada que evita o contato metal-metal. Mas são produtos para alta pressão e não para alta temperatura.
Em outros produtos a redução do atrito geralmente é conseguida pela redução da rugosidade da superfície, pois os materiais que se soltam dos picos desta rugosidade são deposidados nos vales e no final o "dente de serra" vai ficando com aspecto mais arredondado.
Mas todos irão dizer que o ganho é dado pela utilização do PTFE que, se não estou enganado, suporta apenas 260 °C. Mas quando aquecido se transforma em gel e pode se depositar no filtro de óleo e galerias.


Última edição por RDO em Sáb 22 Out 2011, 09:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Maker Sáb 22 Out 2011, 09:49

E aquele aditivo da Honda? Para usar puro, sem água?

Um povo das antigas aqui em Goiânia diz que para quem usa a moto diariamente, como eu, é o ideal pois diminui a temperatura também...

Custa 45paus o litro... tem que comprar 3...

Esse da Motul é mais barato...
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Mensagem por Deanzaumm Sáb 22 Out 2011, 11:51

RDO, entendi... Então vou continuar com meu esquema sem PTFE que embora não dê a cavalaria imediata, ajuda d+ a preservar o motor (molycote e seu bissulfeto de molibdênio é fodástico).
Militec tmb com sua formula secreta, mas por quem conhece sabe que é TOP mesmo!

Quem não conhece critica... quem conhece usa!

Quero passar longe de coisa que em alta temperatura vire gel.. tá loucooooooooo.... Suspect
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Mensagem por hemerson Sáb 22 Out 2011, 13:11

[quote="Deanzaumm"]hemerson, MOTO SHOW do Sudoeste. Comprei ontem lá!

VAleu, já localizei a loja, na próxima estada ai vou ver se adquiro um... a minha motoca esquenta demais no transito urbano... não sei se é impressão minha, mas a carenagem do atual modelo direciona o ar quente direto para a perna hehehe
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Mensagem por Berlindo Sáb 22 Out 2011, 13:48

Não encontrei aqui não...semana q vem passo em outro lugar pra ver se acho.
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Mensagem por srad2012 Sáb 22 Out 2011, 14:08

Tenho uma dúvida sobre o militec: os óleos de motor de moto são da categoria JASO MA já que não basta o óleo ser bom lubrificante ele tem que ser adaptado para o sistema de embreagem, isto é tem que lubrificar bem o sistema de força e engrenagens mas tem que manter a embreagem em boas condiçoes, acho que o Militec não foi bem testado sobre este aspecto, alguém opina???
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Mensagem por Deanzaumm Sáb 22 Out 2011, 14:50

Rodei 20 mil km com minha srad sempre no militec e nunca a embreagem deu nada estranho!
Tenho essa agora e desde amaciada com 3 mil km to no militec e mesma coisa, embreagem tranquila!!
Tenho do meu convivio aqui no minimo 5 amigos que usam em suas motos e tmb mesma coisa!
Agora, os CARBONO PURO, MOLYCOTE e afins, nao pode nem chegar perto!!!!

A formula do MILITEC é unica!!
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Mensagem por GUILHERME B6 Dom 23 Out 2011, 10:44

OI GALERA O ADITIVO SEMPRE EH FUNDAMENTAL, EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR NESSE MILAGROSO AI, MAS POSSO TE AFIRMAR QUE POR MAIS QUE TUA MOTO FOSSE PARA O DESERTO DO SAARA, ELA SE TIVER EM BOAS CONDICOERS DE MANUTENÇAO, ELA SEMPRE VAIO SE MANTER NA TEMPERATURA DE TRABALHO, VISTO QUE DIVERSOS ENGENHEIROS JA SIMULARAM ESSAS SITUAÇOES, ANTRES DE PRODUZIR A MOTO EM ESCALA,
E DIGO MAIS SE VC TENTAR BAIXAR 15 GRAUS ACHO QUE PODE ATRAPALHAR O GERENCIAMENTO DA INJEÇÃO
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Mensagem por Deanzaumm Dom 23 Out 2011, 11:26

GUILHERME B6, então a MOTUL está jogando lixo no mercado??

Seguinte, o que percebi pelos rolés que já dei aqui é que a moto permanece trabalhando com a temperatura alta, 80... 85º
Se esgoelar mesmo... vai pros 100, 105º

A diferença é a velocidade com que volta para os 85º

É como se fosse HALLS PRETO quando sopra... ela retorna muito mais rápido para a faixa de temperatura ideal, não ficando de bobeira lá nos 95, 100º

E se os Engenheiros das MOTOS já simularam todas situações... os Engenheiros da MOTUL também o fizeram!

Lembre-se que eles mandam a moto de fábrica com configuração padrão... inclusive o liquido de arrefeicimento PADRÃO para lugar que possa até NEVAR!!

Eles não poderiam colocar esse outro MoCool pq não atenderia a universalidade de variações climáticas!

Aí você pensa que no Deserto em uma etapa de moto ou de carro o pessoal vai usar a mesma configuração PADRÃO que vc usa na cidade ou que alguém use onde as temperaturas marcam -1º

Simplista seu pensamento!!

Para mim tudo é ajustável: Os pneus devem se ajustar OA SEU PESO e não à configuração PADRÃO de fábrica;
Ajuste fino da Suspensão idem;
Ajuste calibragem para época seca e época chuvosa (visando melhorar o grip) - vai andar com 42 psi no pneu traseiro em época de chuva pra passar muitos sustos e correr risco atoa!
Outra: condição climática do local... Se você mora em local que atinge temperatura inferior a 0º... Mantenha o que manda o padrão...

Se mora em Tocantins, Cuiabá ou Goias... onde no verão o calor JUDIA das motos... Aconselho o produto!

Ademais, se não fizer um uso extremo da moto, poucas vezes ou quase nunca ela esquentando tanto... Esqueça o MoCool. A configuração PADRÃO dá pro gasto!
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Mensagem por Maker Dom 23 Out 2011, 13:31

Deanzaumm escreveu:... se não fizer um uso extremo da moto, poucas vezes ou quase nunca ela esquentando tanto... Esqueça o MoCool. A configuração PADRÃO dá pro gasto!

Podemos dizer que uso extremo é andar todo dia no transito?

Ou é andar um longo período no trânsito com a ventoinha ligada?

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