Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Líquido de arrefecimento borbulhando

+6
Juan
x_x SRAD
Marcelo_
Capasciuti
Mario_SG
ata.jb
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Líquido de arrefecimento borbulhando Empty Líquido de arrefecimento borbulhando

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 08:27

Tenho notado que algumas vezes chego em casa após sair na moto e escuto o líquido de arrefecimento borbulhando de tão quente (reservatório do líquido localizado embaixo do assento). Isso acontece mais qdo ando em dias de trânsito lento, com muitas reduções de marcha e andando poucas vezes na 5ª, velocidade máx de 90. Nenhuma luz indicadora de alta temperatura acende no painel. Não me recordo agora se a ventoinha dispara.

Pergunto: isso é normal? Alguém ja chegou a ouvir o líquido de arrefecimento borbulhar?

PS: minha moto está com 4700 km rodados e nunca apresentou nenhum problema (graças). Na revisão dos 3000 km achei que o líquido de arrefecimento estava um pouco baixo e pedi pro mecanico completar. Após isso, notei que algumas vezes o respiro pingava um pouco, nada exagerado.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento borbulhando Empty Re: Líquido de arrefecimento borbulhando

Mensagem por Mario_SG Qui 24 Mar 2011, 08:37

Quando aconteceu isso com a marea do meu pai, a junta do cabeçote foi para a casa do chapéu...rs

Mas tb, 5324 válvulas...

Mario_SG
Participante
Participante

Masculino

Líquido de arrefecimento borbulhando Empty Re: Líquido de arrefecimento borbulhando

Mensagem por Capasciuti Qui 24 Mar 2011, 08:49

Se a temperatura do motor está normal quando isso ocorre (entre 100 - 105°C), muito provavelmente é o fluido que está com a mistura errada ou só tem agua. Pois o fluido é quem faz elevar o ponto de ebulição da mistura. Agua sozinha ferve a 100°C e com fluido geralmente vai pra casa dos 135°C não deixando ferver quando a temperatura do motor/liquido refrigerante passa dos 100°C.

Capasciuti
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 09:10

Liguei pro mecânico da cc agora. Ele me disse que esse reservatório que fica abaixo do assento não tem como esquentar, pois la funciona apenas como uma reserva, caso o motor precise resfriar. Segundo ele, a parte de líquido que esquenta mesmo está no radiador.

Agora... se não deveria esquentar, mas está esquentando...

To preocupado com isso pq farei minha primeira viagem em abril (1500 km). Aí que o motor vai esquentar mesmo.

Ajudem ae, galera, pois não confio em mecânicos de cc.

Smile
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 09:15

Capasciuti escreveu:Se a temperatura do motor está normal quando isso ocorre (entre 100 - 105°C), muito provavelmente é o fluido que está com a mistura errada ou só tem agua. Pois o fluido é quem faz elevar o ponto de ebulição da mistura. Agua sozinha ferve a 100°C e com fluido geralmente vai pra casa dos 135°C não deixando ferver quando a temperatura do motor/liquido refrigerante passa dos 100°C.

Capa,

Na minha moto (GSX 650 F) não ha indicador de temperatura no painel. La tem tudo, menos isso. Só deve acender alguma luz se chegar no limite. Não tenho como saber em que temperatura o motor tem andado. Pelo menos não percebo ventoinha disparando, então deve estar normal.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Marcelo_ Qui 24 Mar 2011, 09:17

deve ter ar dentro do radiador ou tubulações, na minha moto também ocorreu isso.
Marcelo_
Marcelo_
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 09:19

Marcelo_ escreveu:deve ter ar dentro do radiador ou tubulações, na minha moto também ocorreu isso.

Marcelo,

é simples pra resolver?
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por x_x SRAD Qui 24 Mar 2011, 09:28

Ata, minha srad ta indo p 3.000 km tbm ta subindo a temperatura assim, vou levar na revisão segunda feira na snak, na revisão dos 1.000 em outra cc disseram q ta normal, mas não ta não, o q o fabiano da oficcial me recomendou e vou fazer é esgotar todo liquido de refrigeração e trocar por outro da marca motul o MOTOCOOL, espero q funcione, segundo alguns usuários funcionou p alguns casos. outros disseram q poderia ser a tampa do reservatório de agua. abx.

Última edição por x_x SRAD em Qui 24 Mar 2011, 09:35, editado 1 vez(es)

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Marcelo_ Qui 24 Mar 2011, 09:29

é sim, dá uma olhada nesse tópico que eles ensinam como fazer.

https://www.suzukionline.org/t6862p15-srad-750-vazando-agua-pelo-respiro
Marcelo_
Marcelo_
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan Qui 24 Mar 2011, 09:32

x_x SRAD escreveu:Ata, minha srad ta indo p 3.000 km tbm ta subindo a temperatura assim, vou levar na revisão segunda feira na snak, na revisão dos 1.000 em outra cc disseram q ta normal, mas não ta não, o q o fabiano da oficcial me recomendou e vou fazer é esgotar todo liquido de refrigeração e trocar por outro da marca mobil o MOTOCOOL, espero q funcione, segundo alguns usuários funcionou p alguns casos. outros disseram q poderia ser a tampa do reservatório de agua. abx.

Da MOBIL???? ta certo isso????? não seria MOTUL???
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por x_x SRAD Qui 24 Mar 2011, 09:34

Juan escreveu:
x_x SRAD escreveu:Ata, minha srad ta indo p 3.000 km tbm ta subindo a temperatura assim, vou levar na revisão segunda feira na snak, na revisão dos 1.000 em outra cc disseram q ta normal, mas não ta não, o q o fabiano da oficcial me recomendou e vou fazer é esgotar todo liquido de refrigeração e trocar por outro da marca mobil o MOTOCOOL, espero q funcione, segundo alguns usuários funcionou p alguns casos. outros disseram q poderia ser a tampa do reservatório de agua. abx.

Da MOBIL???? ta certo isso????? não seria MOTUL???

haaaaaa valeu isso mesmo motul kkkkkkkk valeu juan, Líquido de arrefecimento borbulhando 814319

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan Qui 24 Mar 2011, 09:35

Ufa!!! se fosse mobil cara eu ia chorar viu... aquilo é água de esgoto!!
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 09:59

Qdo eu for fazer revisão, antes de viajar, peço logo pro cara trocar todo o líquido.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Madeira Qui 24 Mar 2011, 11:02

Cara, esse reservatório que vc citou, é o reservatório de expansão do sistema de arrefecimento. É normal que o liquido de arrefecimento após atingir certa temperatura se expanda, e e vá para esse reservatório. Esquentar ele esquenta sim, pois recebe liquido quente expandido, logico que não na mesma temperatura do radiador.
Se voce estiver escutando barulho neste reservatório, provavelmente há ar no seu sistema, pois do contrário o barulho deste liquido expandindo no reservatório e voltando ao radiador (parte dele) qdo a temperatura diminui é praticamente imperceptivel.

Mexeu recentemente no sistema? ...
Motoca na garantia? Se sim, use-a.

ABrassss
Madeira
Madeira
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 11:09

Madeira escreveu:Cara, esse reservatório que vc citou, é o reservatório de expansão do sistema de arrefecimento. É normal que o liquido de arrefecimento após atingir certa temperatura se expanda, e e vá para esse reservatório. Esquentar ele esquenta sim, pois recebe liquido quente expandido, logico que não na mesma temperatura do radiador.
Se voce estiver escutando barulho neste reservatório, provavelmente há ar no seu sistema, pois do contrário o barulho deste liquido expandindo no reservatório e voltando ao radiador (parte dele) qdo a temperatura diminui é praticamente imperceptivel.

Mexeu recentemente no sistema? ...
Motoca na garantia? Se sim, use-a.

ABrassss

Madeira, pelo que ja disseram aqui, deve ser ar mesmo. A única mexida no sistema que foi feita foi completar o nível do liquido, que estava um pouco baixo. O cara abriu a tampinha desse reservatório de expansão e completou. Daí em diante que apareceu isso.

A moto esta na garantia, sim. Vou comunicar o mecanico dessas sugestões e pedir pra ele eliminar qqer ar que exista no sistema.

Obrigado.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Qui 24 Mar 2011, 14:25

Queria fazer mais uma pergunta:

corro algum risco em andar na moto com esses sintomas, ou seja, se houver mesmo ar no sistema de arrefecimento, pode ocorrer algum superaquecimento e danificar algo na moto?

Lembro que isso não acontece toda hora (ja dito acima), mas acontece.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MORAES(TL) Qui 24 Mar 2011, 21:58

Eai meu Brother..isso nao ocorre toda hora ,pois na estrada seu motor trabalha um pouco mais frio que na cidade.
e pode ser varias coisas..mas o mais simples é..verificar se a tampa foi posta corretamente?
pedir pra trocar o liquido na revisão.e extrair o ar do sistema.

referente ao aquecimento do reservatorio..como o Madeira citou..ele funciona como mencionado..Qndo o motor faz a troca do liquido quente do motor..pelo frio do radiador sempre ocorre uma perda e o reservatorio supri essa pequena perda de liquido..e recebe o vapor quente dessa troca.

esse reservatorio tem que estar com o nivel entre o minimo e maximo.ok

se andar na estrada suave ate a revisão..mas na cidade e acelerando pra ouvir a sinfonia..não é muito bom não.
mas se for ar,isso se resolve facil..ok

lembrando que sua moto possui uma valvula termostatica..peça pra verificarem tbm,se possivel..

abraço.

Aki no forum..o Gilcosta trocou o fluido e tem tuto e tudo..indicando como fazer..não é muito dificil nao.
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por PERNINHA LE1667 Qui 24 Mar 2011, 22:38

Use a garantia, não espere mais nada, as únicas coisa que fodem um motor é água e óleo vá ver logo isso. Antes que os engraçadinhos da cc falem que foi falha sua... Fica esperto!

verificar:

-ar
-ventoinha
-válvula termostática
Se não for nada disso, fudeu...
-junta de cabeçote.

Se fosse carro tava fudido mesmo, quando dá retorno no reservatório, já era, cabeçote com certeza.

Aprendi na prática...hehe

Ah! Passei por isso umas 7 vezes...kkk - Pobre é foda Very Happy
PERNINHA LE1667
PERNINHA LE1667
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MORAES(TL) Qui 24 Mar 2011, 22:55

PERNINHA LE1667 escreveu:Use a garantia, não espere mais nada, as únicas coisa que fodem um motor é água e óleo vá ver logo isso. Antes que os engraçadinhos da cc falem que foi falha sua... Fica esperto!

verificar:

-ar
-ventoinha
-válvula termostática
-junta de cabeçote.

Se fosse carro tava fudido mesmo, quando dá retorno no reservatório, já era, cabeçote com certeza.

PERNINHA..aquela agua do reservatorio..nao e caipirinha..veio..tem que deixar,lá Não é pra beber não!!!

Ai da nisso..preju.

abraço.kk
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por PERNINHA LE1667 Qui 24 Mar 2011, 23:00

MORAES(TL) escreveu:
PERNINHA LE1667 escreveu:Use a garantia, não espere mais nada, as únicas coisa que fodem um motor é água e óleo vá ver logo isso. Antes que os engraçadinhos da cc falem que foi falha sua... Fica esperto!

verificar:

-ar
-ventoinha
-válvula termostática
-junta de cabeçote.

PERNINHA..aquela agua do reservatorio..nao e caipirinha..veio..tem que deixar,lá Não é pra beber não!!!

Ai da nisso..preju.

abraço.kk

kkkkk

Era zica mesmo...
Eu tinha uma parati ap 1.8, só ela, fiz 3x o cabeçote...hehe
PERNINHA LE1667
PERNINHA LE1667
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Sex 25 Mar 2011, 08:39

Moraes/Pernininha,

valeu pelas dicas. Ja está tudo anotado aqui. Como aqui está em época de chuvas eu tenho andado muito pouco.

Vou levar na cc semana q vem. Depois eu digo o resultado.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MORAES(TL) Sex 25 Mar 2011, 12:06

Mas da uma conferida no tuto do Gil..sobre a troca do liquido do radiador..pra vc se inteirar..das peças e procedimento..
Ai depois da troca na cc..vc pode conferir o trampo..feito pelos caras.

abraço.
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por ata.jb Sex 25 Mar 2011, 12:45

MORAES(TL) escreveu:Mas da uma conferida no tuto do Gil..sobre a troca do liquido do radiador..pra vc se inteirar..das peças e procedimento..
Ai depois da troca na cc..vc pode conferir o trampo..feito pelos caras.

abraço.

Ja achei o turorial do Gil, Moraes. Darei uma estudada nele pra acompanhar o que o cara vai fazer.

Depois eu posto aqui o resultado.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por barra Sex 25 Mar 2011, 17:06

Ata a minha fazia isso tbm, parece que é sina das B65, depois que eu fiz a revisão de um ano (a moto tava com 6000 kms), o David da Official trocou o líquido de arrefecimento para mim, usamos o motocool e acabou o problema, eu acho que era ar no sistema e creio que o motocool tbm deve ter um melhor desempenho.

Tem um outro líquido da Motul, chamado MOCOOL, dá uma pesquisada nele, ele promete redução na temperatura do sistema, ele é para ser misturado, não igual ao motocool que já vem pronto para o uso.

Acho que para regiões muito quentes pode ser uma opção.
barra
barra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ata.jb Sex 25 Mar 2011, 17:52

barra escreveu:Ata a minha fazia isso tbm, parece que é sina das B65, depois que eu fiz a revisão de um ano (a moto tava com 6000 kms), o David da Official trocou o líquido de arrefecimento para mim, usamos o motocool e acabou o problema, eu acho que era ar no sistema e creio que o motocool tbm deve ter um melhor desempenho.

Tem um outro líquido da Motul, chamado MOCOOL, dá uma pesquisada nele, ele promete redução na temperatura do sistema, ele é para ser misturado, não igual ao motocool que já vem pronto para o uso.

Acho que para regiões muito quentes pode ser uma opção.

Barra,

vi vc comentando isso em um tópico aqui no SOL que falava de uma Srad que tava pingando pelo respiro e tal. Vou ver se acho esse produto, Motocool. Confesso que não sei o que eles usam na cc daqui.

Valeu pela dica, irmão.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo