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Mensagem por Skilo Qui 06 Jan 2011, 12:13

Pessoal,

estou com dúvidas quanto ao ajuste da suspensão da Srad.

Existem duas regulagens da suspensão dianteira, a pré-carga da mola e a força de amortecimento.

Qual seria o melhor ajuste para uso comum, mediano?

Para alta velocidade, seria mais rígido? E para cidade, mais macio? E qual posição é mais rígido, a padrão ou o fim do curso do parafuso?

Acho que meu garfo tá mal ajustado, visto que os ajustadores não estão na mesma posição.

A suspensão traseira é só a pré-carga da mola. Precisa mexer?

E aí?

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Mensagem por FABIANO BI OFFICIAL SUZUK Qui 06 Jan 2011, 12:19

a suspensao é regulada pelo seu peso
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Mensagem por robertogtr Qui 06 Jan 2011, 13:01

para ser mais especifio partindo do que o amigo disse.

procure no youtube por how to sag adjust

vc vai aprender a ajustar a pre carga da mola de acordo com seu peso.
bem simples. a suspa tem q abaixar de 2 a 3,5cm quando vc sobe na moto em relaçao a suspa sem carga nenhuma (roda livre no ar). isso deve ser feito com os adustes de retorno e compressao na posiçao mais macia pra nao dar interferencia nas leitura.
basiscamente 20mm de curso = bem dura, para pistas com quase nenhuma irregularidade
35mm de curso = bem macia, para passeios com a patroa.

o ajuste de compressao pode ser feito de maneira simples. com uma abraçadeira de nylon nas bengalas de forma q quanto mais a suspa abaixar a abraçadeira vai mudar de lugar. entao vc deve aumentar a precarga ate q a suspa fique com pelo menos 1cm ante de dar fim de curso, o ajuste fino dessa parte vai de tentativa e erro. meche um ou 2 clicks e anda, volta 1, anda, e por ai vai ate acertar do jeito q vc preferir.

tem topicos por ai que falam mais sobre isso. mas isso ja teda uma boa base pra começar. no meu misto entre pilotagem esportiva e dia a dia eu deixo com 25 a 30 mm.
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Mensagem por robertogtr Ter 25 Jan 2011, 08:59

bom aqui vai um cut+copy do buellxb.com com um sistemas de defeitos e soluçoes para ajuste da suspensão da moto.
ja tem uma tecnica simples pra ajustar o sag, em breve eu posto, mas quanto ao ajuste do "retorno e compressão" mais conhecidos la fora como "bound e rebound". esses sao mais chatinhos , e requerem feeling do piloto em relaçao a moto.
nao da pra ajustar de acordo com seu peso, entao nao da pra usar matematica nisso.
so o bom sistema de tentativa e erro.

segue a copia do post em ingles. traduzo em breve se tiver tempo.

antes de seguir com o texto do buellxb.com gostaria de dar uma introduçao baseada no que eu ja sabia e no comentario de um dos users do buellxb.com

1º passo pra ajustar sua suspensão , é ajustar o SAG. é um ajuste basico e simples, mas que precisa tirar algumas medidas da moto. por isso vai precisar de 1 ou 2 amigos pra te ajudar.

1- com a moto pronta para andar (lubrificantes e liquidos no nivel, e de 50 a 75% de combustivel no tanque) levante a roda da frente do chao, puxando o guidon e usando o pezinho como ponto de apoio. tire q medida entre a mesa inferior e um ponto na parte movel da bengala.
anote isto.

2-(se ela tiver ajuste de retorno e comressao, com a ferramenta apropiada gire sentido antihorario os ajustadores contando os clicks ou as voltas e anotando isso. assim vc via deixar os ajustes livres para nao interferir no sag, apois ajustar o sag pegue as anotaçoes e deixe a compressão e o retorno como estavam.)

3-coloque a roda devolta no chao, o piloto precisa estar com todo equipamento inclusive capacete, o mesmo deve subir na moto e com a ajuda de um amigo manter a moto totalmente em pé com o piloto pisando nas pedaleiras em posiçao de pilotagem.

4-um segundo amigo deve medir no mesmo lugar que mediu no item "1".

5- subtraia do valor obtido no item 1 o valor do item 4. esse resultado é seu sag dianteiro. se o mesmo estiver errado, ajuste a precarga por igual nas 2 bengalas e proceda os passos 3 e 4 de novo ate obter o valor desejado.

de maneira simples o sag deve ser entre 25 e 35mm sendo 25mm mais duro (pista lisa) e 35mm mais macio (pistas mais irregulares, estradas secundarias e rodovias)

nota: algumas motos so ajustam a pre carga traseira, entao o ideal eh achar uma regulagem da traseira q a deixe proxima da dianteira, pois o mais importante é q as 2 suspençoes trabalhem juntas abaixado e subindo a moto por igual e ao mesmo tempo.

6-ajuste da pre carga traseira. siga o passo 2 caso o amotecedor traseiro tb tenha regulagens de compressão e retorno.

7- levante a roda traseira do chao e tire a medida entre o parafuso do eixo da roda e um ponto fixo da rabeta da moto.

8-coloque a moto no chao e siga o passo 3,4 e 5 novamente. (so q na traseira da moto agora)

NAO SE ESQUEÇA DE PEGAR SUAS ANOTAÇOES E REGULAR O RETORNO E A COMPRESSAO DA DIANTERIA E DA TRASEIRA DO JEITO Q ESTAVA ANTES.

agora sim vamos ao guia de soluçoes e problemas para ajudar voce a entender que ajustes a moto precisa para rodar melhor.

______________________________________________________
:ler :ler :ler :ler :ler

I found my cheat sheet for tuning the suspension.
After you have set your bike to the factory suggested setting and you feel like the bike missing something in the suspension this will help.

eu encontrei minha lista de dicas para ajustar a suspensão.
apos voce ter ajustado sua moto para os ajustes padroes e sente que a suspençao da moto nao esta 100% isto pode ajudar

problem:
Front wheel chatters entering a corner, the problem disappearing as soon as you let the brakes off or when power is applied.
The fork is working too low in its travel.

Solution(s):
Apply more preload
Change to a harder spring
Reduce oil level if a tie wrap on the fork tube indicates a lot of stroke is unused
Check fork friction (stiction)
Rear ride height is too high - possibly too much spring preload. Reduce ride height.

problema:
a roda da frente trepida na entrada da curva, o problema desaparece logo apos vc soltar os freios ou quando volta a acelerar.
O garfo esta trabalhando muito no final do seu curso.

Soluçao(ões):
-aumentar a pre carga
-colocar uma mola mais dura
-reduzir o nivel de oleo se uma abraçadeira de nylon presa no curso do garfo indicar que tem muita area nao usada
-verificar por arranhoes no garfo
-a altura da traseira esta em excesso, possivelmente muita pre carga na mola traseira. reduza a altura da traseira

Problem:
Front wheel skips during heavy braking
Forks are bottoming out

Solution(s):
Increase spring stiffness
Lower oil level if a lot of stroke remains

Problema:
-roda da frente escapa durante frenagens fortes
-o garfo esta batendo no final do curso

Soluçao:
-coloque uma mola mais dura
-diminua o nivel do oleo do garfo se tiver muito curso sobrando

Problem:
Front end feels vague mid corner
Poor damping control

Solution(s):
Insufficient rebound damping - increase
If suspension feels harsh it may be too much rebound or compression damping - reduce

problema:
-a frente nao passa segurança no meio da curva, parece perdida.

Soluçao:
-retorno do amortecedor muito solto - aumente (endureça) o retorno
-se a suspençao aprece dura e aspera demais pode ser o retorno e/ou a compressao muito lentas (duras), entao alivie-as

Problem:
Front end loses grip exiting corners
Insufficent spring compliance or damping control

Solution(s):
Increase front rebound damping
Reduce front spring preload
Increase rear compression damping or spring rate

Problema:
-a frente perde traçao na saida da curva
-controle insuficiente do amortecedor ou a mola nao acompanha suficiente o movimento

Soluçao:
-aumente o retorno dianteiro
-reduza a pre carga da mola dianteira
-aumente a compressao traseira ou a autura da mola

Unfortunately the rear shock set-up affects the behavior of the front end in some circumstances, so there is often no easy answer to a particular handling problem. The most important thing to remember is never change more than one thing at a time .... Always test the bike after any change in the setup to see what affect it has. And make sure you note down your original settings, so if it all goes haywire you can start again from scratch.

infelizmente o ajuste do amortecedor traseiro afeta o comportamento da dianteria em algumas situaçoes, entao, muitas vezes nao existe uma resposta simples para um problema de digiribilidade em particular. a coisa mais importante para se lembrar é nunca mude mais de uma coisa por vez ... sempre teste a moto apos qualquer mudança nos ajustes para testar como isso vai afetar a moto. e tenha certeza que anotou as suas medidas de ajuste originais, entao se o ajuste ficar uma bagunça voce vai poder voltar tudo par um ponto onde vc ja tinha algo bom.

Preload:
Preload controls ride height. It does not make the suspension harder or softer. What it does do though is alter the angle of the steering, which affects turning speed, and it also changes the weight distribution, which can affect front/rear grip.

Pre-carga:
a precarga controla a altura do piloto. isto nao torna a suspençao mais macia ou mais dura. oque a precarga faz é alterar o angulo de esterço, oque afeta velocidade para curvar, e tambem altera a distribuiçao de peso, oque pode afetar a traçao da dianteira e traseira

Front Preload:
Increase it to put more weight on rear to get better rear traction, or stop the bike diving on the brakes. Too much will cause slow turning and possible front lock ups on braking.
Decrease it to get more feel from front tyre in corner. Puts more weight on front which increases front traction. Too little will cause dive bombing.

pre-carga dianteira:
aumente isto para colocar mais peso na traseira para melhorar a traçao, ou fazer a moto parar de mergulhar a frente nas frenagens. pre carga demais vai causar entradas lentas nas curvas, e possivelmente fazer a roda da frente travar nas frenagens.
diminua a pre carga para ter mais resposta do pneu dianteiro nas curvas, colocar mais peso na frente vai aumentar a traçao dianteira. pouco peso na frente vai deixar a frente boba.

Rear Preload:
Increase it to quicken the steering. Too much will cause loss of traction as bike skips over dips in road, and can make the bike generally unstable.
Decrease it to improve stability. Too little and the bike will be slower turning and it will squat when you accelerate, leading to tank slappers.

Pre-carga traseira:
aumente isso para tornar o esterço mais rapido. em excesso vai provocar perda de traçao quando a moto passar em ondulaçoes na estrada, e geralmente deixa a moto instavel.
diminua a precarga para aumentar a estabilidade. pouca pre carga e a moto vai ficar lenta para deitar, e vai se encolher demais quando vc acelerar.

Compression damping:
This affects the speed at which the shock can compress, under accelerating (rear) or braking (front), and also when riding over bumps. High speed damping usually operated by blowing the shim stack, allowing quick release of oil to compensate for a sudden shock like a pot-hole. Low speed damping controlled by the shims, allowing very subtle oil flow according to suspension loads.

ajuste de compressão:
Isto vai afetar a velocidade com a qual o amortecedor comprime, em aceleraçoes (traseiro) ou frenagens (dianteiro), e tambem quando se pilota sobre irregularidades. amortecimentos em alta velocidade normalmente funcionam "by blowing the shim stack", permitindo uma liberaçao rapida de oleo para compensar um impacto rapido como um burado. amortecimento de baixa velocidade "controlled by the shims" , permitindo que o oleo flua muito sutilmente de acordo com a carga na suspençao.

Front Compression:
Increasing will remove some of the dive under heavy braking. Also it will increase the feedback and soak up small bumps better. Too much will cause instability, a rough ride, and it will reduce the grip available at the front.
Decreasing will smooth the ride. Too little will cause excessive front tyre loading and can have the bike standing up on the brakes mid corner.

Compressão dianteira:
aumentar vai diminuir o mergulho da frente durante fortes frenagens. mas tambem vai aumentar as respostas e absorver alguns solavancos melhor. em excesso vai provocar instabilidade, uma pilotagem aspera, e diminuir a agarre do pneu dianteiro.
diminuir vai suavisar a pilotagem, em caso de falta, vai causar sobrecarga excessiva no pneu dianteiro e pode fazer a moto levantar demais em frenagens no meio da curva.

Rear Compression:
Increase to make the bike run true and hold a line around a corner. Too much and the bike could launch you into space after a bump, and the rear tyre will lose traction on undulations.
Decrease compression to smoothen the ride. Too little will allow the bike to squat under power and run wide in corners.

Compressao traseira:
aumenta pra fazer a moto andar nos trilhos e seguir bem uma linha ao redor de uma curva. em excesso a moto pode te mandar pro espaço apos uma ondulaçao, e a traseira vai perder traçao durante ondulações.

Rebound damping:
This affects the speed at which a shock rebounds, which allows the wheel to return to the ground after hitting a bump.

amortecimento de retorno:
isto afeta a velocidade com a qual o amortecedor retorna, controlando como a roda volta para o chao apos atingir uma ondulação.

Front Rebound:
Increase the damping to help the bike hold a line, and help front stability. Too much will gradually jack the front down as each bump compresses the front further and further. Also it will cause loss of feel and a tendency for the front to wash-out.
Decrease to help the front react to bumps, and to keep it in contact with the tarmac. Too little will decrease front stability.

retorno dianteiro:
aumente o retorno para que a moto sigua uma linha, e melhore a estabilidade da frente. em excesso vai gradualmente jogar a frente para baixo a cada ondulaçao que fizer a frente comprimir mais e mais. isso tambem vai deixar afrente com uma resposta ruim e uma tendencia a "wash out".

Rear Rebound:
Increasing will help to stop the rear bouncing around, and the front "pushing" in corners. To much will cause front end shake and overwork the rear tyre.
Decreasing will smoothen the ride on a bumpy road, and decrease the rears tendency to step out on a bumpy corner. Too little rebound will cause running wide on corners.

Retorno traseiro:
aumenta-lo vai ajudar a diminuir o balanço da traseira, e fazer a frente escorregar menos nas curvas. em excesso vai causar balanço execivo no guidon e sobrecarregar o pneu traseiro.
diminuir vai suavizar a pilotagem em estradas ruins, e diminuir a tendência da traseira sair de lado em uma oscilação na curva. pouco retorno vai fazer a moto abrir nas curvas.
____________________________________________________

se alguem puder ajudar com alguns termos q eu nao consegui traduzir, eu agradeço.
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Mensagem por GHERI Ter 25 Jan 2011, 09:33

Skilo, acho q ja respoderam quase todas as suas duvidas, mas lembrando que os ajustadores não precisam estar na mesma posição para estarem certos ok?
para vc tirar a duvida, pode pegar uma chave de fenda para conferir e fechar elas até o final contando quantas voltas vai dar, depois vc volta na mesma posição.

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Mensagem por Reis Ter 01 Fev 2011, 17:36

E aí galera??

Como alguns de você sabem, no final do ano passado eu decidi abandonar as motos. O motivo é que as competições dentro da turma estava tornando meus passeios muito perigosos. Bom, o tempo passou e eu fui descobrindo que para resolver o problema eu não precisava abandonar a moto. Bastava trocar de turma. E foi isso que eu fiz. Já há algum tempo que estou de volta aos passeios.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. Venho aqui para sugerir um ajuste de suspensão para Srad 1000 (K7 e K8). Vale lembrar que esse ajuste tem como base meu peso: 65Kg sem equipamento. Para o meu peso, o ajuste original da suspensão da Srad 1000 era muito duro. Então o ajuste novo ficou assim:

1) Suspensão dianteira:

- pré carga: mínima (5 linhas aparecendo). O ajuste de fábrica é 3,5 linhas aparecendo;

- retorno: 7 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 6 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de baixa velocidade: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 14 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de alta velocidade: 4 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 3 cliques a partir da rigidez máxima;

2) Suspensão traseira:

- pré carga: mínima (porca castelo no ponto mais alto possível). O ajuste de fábrica é aproximadamente no meio do curso;

- retorno: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 11 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de baixa velocidade: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 14 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de alta velocidade: 4 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 3 cliques a partir da rigidez máxima.

Levei um tempo para encontrar esse ajuste. Pra mim funciona 100%. Mas é claro que não vai ficar bom pra todo mundo. Então sugiro alterar aos poucos e sempre testar bastante a suspensão pra sentir se está tudo bem. Pra quem gosta de exigir da moto nas curvas, um ajuste ruim de suspensão deixa a moto horrível!

Por último quero lembrar aos amigos que usem as ferramentas adequadas e faça o serviço com muito carinho para não marcar os parafusos de ajustes que são anodizados. Eu usei um pano fino nas chaves e deu certo.

Abraços.
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Mensagem por robertogtr Ter 26 Abr 2011, 20:35

caraca tem uns 300 topicos sobre suspensao aqui.

mas vai aqui um "coringa" pra todo mundo.

vou postar uma traduçao logo abaixo.

Ajuste Suspensão SAG


PRIMEIRO PASSO.

pre-carga da mola - sag livre - sag do piloto

pre carga da mola é uma parte crucial para ajustar sua motocicleta porque isso afeta a altura da moto e o angulo dos garfos.

nota: o procedimento a seguir deve ser executado em uma superfície plana.

1. coloque a moto em um cavalete de serviço para q ambas as rodas fiquem fora do chao e as suspensoes descarregadas.

2.marque, por exemplo com um pedaço de adesivo, um ponto logo acima do eixo da roda traseira.

3.meça a distancia da marca que vc fez, ate o centro do eixo da roda traseira. (R1).

4.meça a distancia entre uma parte fixa no garfo dianteiro e o vedador da parte movel. (F1).

5.coloque a motocicleta com as rodas no chao para q as 2 suspeçoes fiquem levemente comprimidas. repita as medidas (R2 e F2).

6.sente na moto na posiçao normal de pilotagem, vestindo todo seu equipamento incluindo capacete. (representa de 5 a 10kg a mais) e repita as medidas. (F3 e R3)

nota: nessa ultima parte pode ser necessário ajuda de 1 ou 2 pessoas para segurar a moto e fazer as medidas enquanto vc esta sobre ela.

o sag da moto (para escolha de uma mola). é:

R1 menos R2 e F1 menos F2.

na traseira deve ficar entre 5 e 15mm
e na frente entre 20 e 30 mm

o sag do piloto ( para ajustar a moto para o piloto) esse é o que mais nos interessa, e vc pode se preocupar em medir apenas ele caso nao tenha trocado peças na suspensão da moto.

R1 menos R3 e F1 menos F3.

na frente e na traseira deve ficar entre 25 e 35mm.

_____________________________________________________________________


nota: para a maioria dos pilotos q usa as motos nas estradas e raramente nas pistas um bom sag seria 30 a 35mm. variando um pouco de piloto para piloto.
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Mensagem por Juan Qua 27 Abr 2011, 10:28

só pra dar uma força (e aparecer no tópico) faça este ajuste com outra pessoa para conseguir alinhar a moto e tal... outra coisa faça isso com todos os equipamentos para um ajuste mais preciso ou coloque seu peso mais 10kg.
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Mensagem por Caiquec Seg 02 maio 2011, 15:30

Na minha opinião seria melhor você encontrar um profissional no assunto. Coisa difícil de achar.............. Boa sorte.....

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Mensagem por Convidad Seg 02 maio 2011, 15:46

mais facil.
se for andar na cidade:
endurece a pre carga toda (avanço e retorno) apertando todos os parafusos de ajuste sentido horario, tanto na frente como atras. vai dar umas voltas com a motoka, e vai aliviando conforme achar melhor.
obs: nenhum ajustador profissional vai calibrar sua moto exatamente como vc quer. faça essa regulagem vc mesmo, é facil e nao custa nada. e vc fica conhecendo com o que esta andando. pelo menos é isso que faço.

ja se for andar em curvas pesadas e velocidades altas, obrigatoriamente tem de andar com a moto rigida, tanto a frente como atras. aperte toda carga da mola(avanço e retorno) e de no maximo 3 ou 4 picotes de alivio nela. pelo menos é isso que faço aqui:
isso resulta numa moto estavel em curva, sem pregigo se sair traseira ou escapar a frente por ondulaçoes.

posso estar falando besteira ao olhar de muitos aqui, mais peguei essa dica com o pessoal da official suzuki, com o errera racing, e com o picasso que hoje ta na snake. o errera que tem oficina em americana, ele é profissa nessa area.

faça vc mesmo. melhor aprendermos nós mesmo, do que deixar nossas vidas nas maos de outros. quem melhor que nós mesmos para nos cuidar?? puxa informaçao ae, estude e manda bala.

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Mensagem por Convidad Seg 02 maio 2011, 15:50

Reis escreveu:E aí galera??

Como alguns de você sabem, no final do ano passado eu decidi abandonar as motos. O motivo é que as competições dentro da turma estava tornando meus passeios muito perigosos. Bom, o tempo passou e eu fui descobrindo que para resolver o problema eu não precisava abandonar a moto. Bastava trocar de turma. E foi isso que eu fiz. Já há algum tempo que estou de volta aos passeios.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. Venho aqui para sugerir um ajuste de suspensão para Srad 1000 (K7 e K8). Vale lembrar que esse ajuste tem como base meu peso: 65Kg sem equipamento. Para o meu peso, o ajuste original da suspensão da Srad 1000 era muito duro. Então o ajuste novo ficou assim:

1) Suspensão dianteira:

- pré carga: mínima (5 linhas aparecendo). O ajuste de fábrica é 3,5 linhas aparecendo;

- retorno: 7 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 6 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de baixa velocidade: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 14 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de alta velocidade: 4 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 3 cliques a partir da rigidez máxima;

2) Suspensão traseira:

- pré carga: mínima (porca castelo no ponto mais alto possível). O ajuste de fábrica é aproximadamente no meio do curso;

- retorno: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 11 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de baixa velocidade: 17 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 14 cliques a partir da rigidez máxima;

- Compressão de alta velocidade: 4 cliques a partir da rigidez máxima. O ajuste de fábrica é 3 cliques a partir da rigidez máxima.

Levei um tempo para encontrar esse ajuste. Pra mim funciona 100%. Mas é claro que não vai ficar bom pra todo mundo. Então sugiro alterar aos poucos e sempre testar bastante a suspensão pra sentir se está tudo bem. Pra quem gosta de exigir da moto nas curvas, um ajuste ruim de suspensão deixa a moto horrível!

Por último quero lembrar aos amigos que usem as ferramentas adequadas e faça o serviço com muito carinho para não marcar os parafusos de ajustes que são anodizados. Eu usei um pano fino nas chaves e deu certo.

Abraços.

e ae cara, se preocupa nao, que a liçao esta sendo dada. isso logo acaba, ou pra bem, ou pra mal. pessoal vai se concientizar. sejam inocentes ou culpados pelas peripécias, um dia a casa caí, o juízo aparece e a paz reina!! as liçoes estao ae pra serem vistas e analisadas.
abraço Smile

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Mensagem por BOLI Seg 02 maio 2011, 15:52

Calculo eu, que estas Motos esportivas é pra cara com 60, 70 kg, e quando o Magrelo tem o dobro deste peso, tem que regular a suspa? como funciona neste caso?
É importante pra mim saber já que é minha Primeira SS e não manjo nada de Suspa.
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Mensagem por Convidad Seg 02 maio 2011, 15:59

ta ae o porque a regra que passam nunca serve para todos. negocio é aprender, tirar informaçoes, e fazer vc mesmo. nao é dificil.
pessoal ae ta precisando começar a trocar uma tomada velha ae no barraco hem. o loko, deixa tudo pros outros fazerem. cuidado que ta cheio de gambiarrero por ae acabando com as motos de vcs, sem ao menos saberem.

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Mensagem por robertogtr Seg 02 maio 2011, 19:47

pereba falou muito bem...

um bom "Norte" pro ajuste basico da moto, a precarga ou SAG eh isso.

entre 25 e 35mm 25 eh mais duro, e 35 é mais mole.

oq o pereba disse faz sentido, começar do mais duro... e vai aliviando. mas sempre regulado as 2 pro mesmo valor pois as suspa devem trabalhar igual pra melhorar a estabilidade.

quanto a compressão e retorno, esses eu iria pela dica do pereba... q eu provavelmente devo usar em minha proxima moto...

mas a primeira coisa a se fazer na moto eh. aliviar totalmetne compressao e retorno. e regular as precargas. depois vc volta a compressao e retorno pra onde tava e regula isso a seu gosto...
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Mensagem por Reis Seg 02 maio 2011, 23:43

Amigos, pra mim esse aqui é um dos melhores tópicos do SOL. É uma pena que somos poucos que nos interessamos pela técnica de ajuste de suspensões...
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Mensagem por robertogtr Ter 03 maio 2011, 06:47

entao reis, acho q o pessoal se assusta muito com isso. e nao é pra menos... todo mundo sabe q suspençao esta diretamente ligada a segurança... e isso causa pavor em algumas pessoas de mexer nas regulagens. oq niguem pensa eh que pra cada pessoa e lugar q vc anda tem uma regulagem especifica q nao tem como vir de fabrica...
mas felizmente algumas pessoas estao vencendo essa barreira.
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Mensagem por Caiquec Ter 03 maio 2011, 14:38

Na minha humilde opinião a suspensão não vem regulada perfeitamente da fábrica, bem como já colocado nos emails anteriores, vai depender do piloto (peso piloto, c/garupa, c/bagagens), bem como a que se destina a moto (estrada, track day...).

Por isso sou favorável em encontrar um profissional tarimbado no assunto. Aqui em CWB conheço um cara muito bom e de confiança, se alguém quiser:

Aguinaldo (GUINA) 41-8405-9121

Valeu !!
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Mensagem por J. Ter 03 maio 2011, 14:47

Teoricamente, a suspensão vem regulada de fábrica para uma pessoa de 75-80kg.

O ajuste vai depender muito de como vc utiliza a moto, se quer conforto ou algo mais Racing.

Como o pessoal falou, se for para andar forte, ela precisa estar mais firme. Agora se o seu uso é passeio masi light, cidade, algo mais tranquilo...não precisa andar com a moto parecendo uma pedra...hehe!

Negócio é ir testando mesmo, galera aí já deu as dicas, só colocar a mão na massa...hehe!
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Mensagem por Wallysson Seg 27 Jun 2016, 07:35

Muito interessante Roberto!
Normalmente o pessoal fala só de SAG, mas no seu segundo post tem os detalhes sobre bound e rebound!
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