TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
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TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Estava vendo no manual sobre pontos a serem lubrificados, com óleo ou graxa.
Lavei a motoca, botei no cavalete e fui fazer a lubrificação...
Fiquei admirado com o tanto de lugar além do que menciona no manual que possuem borrachas e tem movimento constante, tal como o quadro móvel (balança) e manetes, cubos de roda... depois que terminei resolvi postar aqui algumas fotos que identifiquei os pontos lubrificados. Fotos da Internet.
Segue:
Amortecedor traseiro. Buchas que estão constantemente em movimento. Bati WD40 pra limpar profundamente, passei um pano e depois mandei graxa líquida em spray, aquela que penetra bem e depois seca dentro.
Movimento dos telescópios (garfos) da suspensão dianteira... limpeza com pano e depois WD40 pra lubrificar, proteger e limpar.
Movimento do guidon no quadro da moto...
Limpeza e WD40 pra lubrificar.
Pedal da marcha.
Limpeza e WD40 pra retirar sujeiras profundas... Passa um pano seco para retirar o excesso e depois manda graxa spray (como indicação do manual).
Interessante abrir as borrachinhas para meter graxa dentro.
Pode bater inclusive onde vai o cabo de aço que realiza o movimento de embreagem. todas as partes alí que fazem movimento.
Ainda preserva as borrachinhas com tal, pois elas não ficarão ressecadas.
Borrachas da suspensão traseira. Limpeza, WD40, secagem e graxa spray.
Todas as borrachas de movimentação do amortecedor traseiro para movimento macio e proteção contra desgastes prematuros.
WD40, secagem e graxa spray
Spray de WD40 na área da ventoinha (ventilador) para proteger da umidade, garantir a conexão dos plugs e liberar contra resquícios de sujeiras para desempenho livre e macio da hélice.
Cubo de roda traseiro, dos dois lados... WD40 por fora para limpeza, secagem e posteriormente graxa spray
Sistema de freio.
Limpeza com WD40 e depois em todas as junções que realizam movimentos engraxadas com graxa spray de alta penetração.
Partes das borrachas da suspensão traseira.
Sistema de embreagem.
conforme manual, graxa.
todas as partes móveis, sendo adequado enfiar o tubinho prolongador dentro de onde vai o cabo de aço para injetar graxa spray dentro, permitindo melhor desempenho e leveza da embreagem.
Freio dianteiro, todas as partes de movimento. graxa spray de alta penetração.
Cubo de roda dianteiro, os dois lados... limpeza com pano e WD40 e depois graxa spray.
Fiz na minha todinha... posteriormente seca-se todo o excesso de graxa que tenha ficado, para não deixar tudo lambuzado. A parte mais interessante é a que penetra nas partes internas. Seca-se somente os excessos, deixando ainda lubrificado.
Tem muito lugar ressecado que dá dó da moto!
Pode não ser extremamente necessário todo o trabalho... mas é uma ótima manutenção preventiva, ainda servindo como uma revisão visual de todas as partes, podendo observar eventuais desgastes prematuros e algum tipo de defeito.
É um tempinho gasto mas que vale a pena.
Indico para um final de semana monotono
Ps: Ao terminar fui brincar de regular a suspensão conforme ensina o manual! Show de bola!!! depois se alguém tiver duvidas em interpretar o manual fala ae que a gente dá um jeito
EDIÇÃO:
Não achei nenhuma foto de uma coisa que não sei o que é e eu lubrifiquei também!
Aí tirei aqui umas fotos... Não sei o que é, sei que tem cabos de aço e uma roldana. Fica na parte de baixo, junto ao escapamento, quando a saída em o 4 se transforma em 2.
Penso que pode ser a tal sonda lambda... O que importa é que estava ressecado, seco e sujo... e agora está limpo e lubrificadinho!
Fotos:
Lavei a motoca, botei no cavalete e fui fazer a lubrificação...
Fiquei admirado com o tanto de lugar além do que menciona no manual que possuem borrachas e tem movimento constante, tal como o quadro móvel (balança) e manetes, cubos de roda... depois que terminei resolvi postar aqui algumas fotos que identifiquei os pontos lubrificados. Fotos da Internet.
Segue:
Amortecedor traseiro. Buchas que estão constantemente em movimento. Bati WD40 pra limpar profundamente, passei um pano e depois mandei graxa líquida em spray, aquela que penetra bem e depois seca dentro.
Movimento dos telescópios (garfos) da suspensão dianteira... limpeza com pano e depois WD40 pra lubrificar, proteger e limpar.
Movimento do guidon no quadro da moto...
Limpeza e WD40 pra lubrificar.
Pedal da marcha.
Limpeza e WD40 pra retirar sujeiras profundas... Passa um pano seco para retirar o excesso e depois manda graxa spray (como indicação do manual).
Interessante abrir as borrachinhas para meter graxa dentro.
Pode bater inclusive onde vai o cabo de aço que realiza o movimento de embreagem. todas as partes alí que fazem movimento.
Ainda preserva as borrachinhas com tal, pois elas não ficarão ressecadas.
Borrachas da suspensão traseira. Limpeza, WD40, secagem e graxa spray.
Todas as borrachas de movimentação do amortecedor traseiro para movimento macio e proteção contra desgastes prematuros.
WD40, secagem e graxa spray
Spray de WD40 na área da ventoinha (ventilador) para proteger da umidade, garantir a conexão dos plugs e liberar contra resquícios de sujeiras para desempenho livre e macio da hélice.
Cubo de roda traseiro, dos dois lados... WD40 por fora para limpeza, secagem e posteriormente graxa spray
Sistema de freio.
Limpeza com WD40 e depois em todas as junções que realizam movimentos engraxadas com graxa spray de alta penetração.
Partes das borrachas da suspensão traseira.
Sistema de embreagem.
conforme manual, graxa.
todas as partes móveis, sendo adequado enfiar o tubinho prolongador dentro de onde vai o cabo de aço para injetar graxa spray dentro, permitindo melhor desempenho e leveza da embreagem.
Freio dianteiro, todas as partes de movimento. graxa spray de alta penetração.
Cubo de roda dianteiro, os dois lados... limpeza com pano e WD40 e depois graxa spray.
Fiz na minha todinha... posteriormente seca-se todo o excesso de graxa que tenha ficado, para não deixar tudo lambuzado. A parte mais interessante é a que penetra nas partes internas. Seca-se somente os excessos, deixando ainda lubrificado.
Tem muito lugar ressecado que dá dó da moto!
Pode não ser extremamente necessário todo o trabalho... mas é uma ótima manutenção preventiva, ainda servindo como uma revisão visual de todas as partes, podendo observar eventuais desgastes prematuros e algum tipo de defeito.
É um tempinho gasto mas que vale a pena.
Indico para um final de semana monotono
Ps: Ao terminar fui brincar de regular a suspensão conforme ensina o manual! Show de bola!!! depois se alguém tiver duvidas em interpretar o manual fala ae que a gente dá um jeito
EDIÇÃO:
Não achei nenhuma foto de uma coisa que não sei o que é e eu lubrifiquei também!
Aí tirei aqui umas fotos... Não sei o que é, sei que tem cabos de aço e uma roldana. Fica na parte de baixo, junto ao escapamento, quando a saída em o 4 se transforma em 2.
Penso que pode ser a tal sonda lambda... O que importa é que estava ressecado, seco e sujo... e agora está limpo e lubrificadinho!
Fotos:
Última edição por Deanzaumm em Sex 06 Ago 2010, 20:17, editado 3 vez(es)
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
opa, beleza, valeu as dicas
Pô !!! vc tem trabalhado ultimamente ein !!!, só cuidando da menina...
Abcs
Pô !!! vc tem trabalhado ultimamente ein !!!, só cuidando da menina...
Abcs
HermesTri- Participante
-
Idade : 67
Data de inscrição : 23/04/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
HermesTri escreveu:opa, beleza, valeu as dicas
Pô !!! vc tem trabalhado ultimamente ein !!!, só cuidando da menina...
Abcs
Tempo livre... Junta o útil ao agradável!
Acho bom também que cria um elo de ligação entre você e a moto... Passa a conhecer melhor ela!
Meu pai diz que o Nelson Piquet piloto das antigas... Era praticamente mecânico do próprio carro... Sabia como orientar a regulagem do carro perfeitamente; coisa que outros pilotos não conseguiam expressar, por faltar conhecimento minucioso das partes.
Sabe-lá... o coroa pode ter razão e ser uma ótima forma de se interligar homem/máquina.
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
muito legal seu post....
qual a marca da graxa que você usou?
na ultima vez que lavei fiquei com vontade de fazer isso.
abraços,
qual a marca da graxa que você usou?
na ultima vez que lavei fiquei com vontade de fazer isso.
abraços,
Traci- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 21/09/2009
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
ai moçada, aguardem em breve, THE BEST SERVICE, na SUZUKA.
Garça- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
com o top de produtos p/ lavagem, lubrificação, troca de óleo e algo a mais.
Garça- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Traci escreveu:muito legal seu post....
qual a marca da graxa que você usou?
na ultima vez que lavei fiquei com vontade de fazer isso.
abraços,
Comprei dessas aqui para a corrente. R$10,00 o vidrinho
GT 2000: Mini - Graxa Alta Aderência
Elaborado a partir de óleos sintéticos, para ser utilizado em locais onde necessita de lubrificação de alta performance e grande poder de aderência.
Possui excelente penetração e aderência ao metal e borrachas.
Me surpreendi com a qualidade dela... e como comprei 2 tubinhos... aproveitei para fazer essa missão aí!
Mas se vc dosar bem a mão, consegue usar pouca graxa. Se usar d+ nem adianta que vai só lambuzar.
Melhor aplicar inteligentemente do que malucamente.
Quem tiver oportunidade use dessa ou alguma da mesma espécie melhor. A minha eu achei excelente. Não sai com nada! gruda de verdade que parece cola!
Vai ter lubrificação por muito tempo, com apenas uma aplicação bem elaborada!
Ela vem com um tubinho prolongador (tipo o do WD40) aí vc consegue atingir lugares de forma mais precisa!
Recomendo!
Última edição por Deanzaumm em Ter 03 Ago 2010, 22:06, editado 1 vez(es)
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Traci escreveu:
na ultima vez que lavei fiquei com vontade de fazer isso.
Ah, aí que tá... sabendo os pontos exatos de aplicação... o tempo gasto é bem menor.
Eu demorei um pouquinho porque estava garimpando... haushauhsauhsuahsa
Mas isso aí com um WD na mão, um pano seco e a graxinha em spray, já monitorado os lugares de aplicação, é coisa de 5 a 10 minutos para deixar tudo limpo, lubrificado, protegido e livre da umidade e de partes ressecadas.
Olha aí um video interessante sobre o WD40. Observação importante - não pode ser usado na corrente de transmissão dessas motos... só se for para LIMPAR e não para lubrificar! Fiquem espertos!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Garça escreveu:ai moçada, aguardem em breve, THE BEST SERVICE, na SUZUKA.
A SUZUKA vai disponibilizar esses serviços?
Olha aí... já é uma boa pra quem está sem tempo e quer deixar a máquina 100% protegida, lubrificada e alinhadinha!
Eu é porque sou um explorador de novos horizontes! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Fui dar um rolé depois da brincadeira... A moto ficou uma delicia de macia! Se a gente lubrifica apenas uma coisa não sente nada... mas se faz o serviço completo, a percepção é automática!!!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Quase assim
http://yfrog.com/6llavagemj
http://yfrog.com/6llavagemj
Garça- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Garça escreveu:Quase assim
http://yfrog.com/6llavagemj
Esse tipo de lavagem deixa é o PILOTO lubrificado
kkkkkkkkkkkkkk
Muito bom!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, e a Moto tbm
Garça- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Será que essas minas que vão fazer o serviço na Suzuka???
Se for, vou pra lá a cada 15 dias pelo menos, ahahaah
Se for, vou pra lá a cada 15 dias pelo menos, ahahaah
rtsantanna- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 25/09/2009
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Valew pelas dicas aê hein!! sensacional!!!
UNSCARRED- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 12/04/2010
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
UNSCARRED escreveu:Valew pelas dicas aê hein!! sensacional!!!
Compensa!!!!
Não é sempre que se faz, nem que se verifica tudo isso... por isso é bom de tempos em tempos fazer
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
E VCS ACHAM QUE AS CC FAZEM TUDO ISSO DE UM DIA PRO OUTRO!!!!!!!
KAKAKAKAKAKA TA DE BRINCADEIRA NÉ!!
BOA QUE PACIENCIA EM...BOM TRABALHO.
KAKAKAKAKAKA TA DE BRINCADEIRA NÉ!!
BOA QUE PACIENCIA EM...BOM TRABALHO.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Muito legal Dean, me amarrei...
o iten que voce não sabia o que era é uma borboleta para aumentar a passagem de ar a medida que voce acelera.
https://www.youtube.com/watch?v=0bjKQYc0vcE
Abraços galera
o iten que voce não sabia o que era é uma borboleta para aumentar a passagem de ar a medida que voce acelera.
https://www.youtube.com/watch?v=0bjKQYc0vcE
Abraços galera
Gustavo - Audazes- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 09/05/2009
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
]Gustavo - Audazes escreveu:Muito legal Dean, me amarrei...
o iten que voce não sabia o que era é uma borboleta para aumentar a passagem de ar a medida que voce acelera.
https://www.youtube.com/watch?v=0bjKQYc0vcE
Abraços galera
Hummmmmmmmm...
interessante...
Maior entrada de ar na alta velocidade (sistema srad) = maior saída de ar no escape.
Essa moto é interessante!
valeu brother!!!! Uma peçinha que não conhecia!
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Tenho que lubrificar geral a minha veinha também!!
Wellington- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 12/01/2008
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Deanzaumm escreveu:Meu pai diz que o Nelson Piquet piloto das antigas... Era praticamente mecânico do próprio carro... Sabia como orientar a regulagem do carro perfeitamente; coisa que outros pilotos não conseguiam expressar, por faltar conhecimento minucioso das partes.
Seu pai está correto.
Dentre tantas coisas que o Piquet fez, foi ele que inventou o dosador de combustível para motores turbo, as mantas térmicas para pneus e, dentro da malandragem que era possível, inventou o reabastecimento no meio da corrida para ficar mais 'leve'.
Só era meio complicado para os mecânicos qdo ele estava de "bom humor".
Na Williams, com motor Honda, percebeu o box vazio, fez xixi debaixo do motor, chamou os japas e perguntou oq era aquilo "vazando" do motor...
Pensa...
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Ops, por falar em lavar moto, lembrei da última vez que tirei uma foto do meu irmão lavando a moto dele!!!
Sim, ele mora em Dallas!!!
Sim, ele mora em Dallas!!!
Bisteka- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 18/10/2009
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
Qual é o seu irmão?
Que cor é o bikini que ele tá usando nas fotos?
Que cor é o bikini que ele tá usando nas fotos?
Re: TUTORIAL LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO COMPLETA
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi maldosa, kkkkkkkkkkk
Garça- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010
Deanzaumm- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008
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