Escapamento esportivo danifica motor?
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Escapamento esportivo danifica motor?
olá pessoal!!
poderiam me tirar uma duvida?
li em um site e em foruns que escapes esportivos não dimensionados podem ocasionar danos ao motor, e que escapes produzidos artesanalmente sem esse dimensinamento geram altos riscos ao motor, será?
poderiam me tirar uma duvida?
li em um site e em foruns que escapes esportivos não dimensionados podem ocasionar danos ao motor, e que escapes produzidos artesanalmente sem esse dimensinamento geram altos riscos ao motor, será?
mineirinho- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 30/09/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Já lí em sites ingleses que os escapes diretos (os curtos mais que os longos) podem sofrer refluxos de ar frio que entram no motor e podem danificar o motor no longo prazo pela constante troca rápida de temperatura.
Faz sentido mas não sei se é verdade...
Faz sentido mas não sei se é verdade...
Alexander- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 10/06/2008
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
ALTO RISCO? POR CAUSA DE PONTEIRA?
NUM PAIS QUE COLOCAMOS SOLVENTE DE BORRACHA, ALCOOL E UM POQUINHU DE GASOLINA, O POVO ACHA Q UMA PONTEIRA Q ESRTAGA A MOTO...
FALA SERIO...
NUM PAIS QUE COLOCAMOS SOLVENTE DE BORRACHA, ALCOOL E UM POQUINHU DE GASOLINA, O POVO ACHA Q UMA PONTEIRA Q ESRTAGA A MOTO...
FALA SERIO...
RaFa AgOsT- Admin
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Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
essa foi boa rafa, kkkkk!!!!!
Traci- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 21/09/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
O risco existe sim. Se você coloca um escape aberto que aumenta o fluxo sem regular nada, a mistura fica pobre e pode furar o pistão. Mas acredito que isto ocorra apenas em motos carburadas.
Fica a dúvida : Será que a injetada compensa isso ?
Eu acho que sim, mas não estou certo.
Mexanicos de plantão se manifestem
Fica a dúvida : Será que a injetada compensa isso ?
Eu acho que sim, mas não estou certo.
Mexanicos de plantão se manifestem
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
Elton- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Pessoal, aproveitando o gancho, alguem sabe me dizer se está confirmado que no ano que vem a inspeção veicular aqui em Sampa será também para nível de ruído, não podendo ultrapassar tantos decibéis ???
Amauri- Participante
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Idade : 59
Data de inscrição : 07/10/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
ELA REGULARIA ISSU...
RaFa AgOsT- Admin
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Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
RaFa AgOsT escreveu:E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
ELA REGULARIA ISSU...
Então Rafa, questionei justamente isso ao mecânico e ele me disse que mesmo sendo injetada e com sonda tem que mexer na mistura ???
Sei lá tb tenho essa dúvida amigo ... não sou especialista no assunto!!!! kkkkk
Vamos esperar a opinião dos especialistas de plantão ae!! Decapa, Edgar cd vcs????
Elton- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
CARA VC PODE MEXER NA MISTURA SIM PRA MELHORAR A PERFORMANCE, MAS QUE ISSU PODE DANIFICAR O MOTOR, SE NAUM FIZER, AI EU ACHO Q É DEMAIS...Elton escreveu:RaFa AgOsT escreveu:E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
ELA REGULARIA ISSU...
Então Rafa, questionei justamente isso ao mecânico e ele me disse que mesmo sendo injetada e com sonda tem que mexer na mistura ???
Sei lá tb tenho essa dúvida amigo ... não sou especialista no assunto!!!! kkkkk
Vamos esperar a opinião dos especialistas de plantão ae!! Decapa, Edgar cd vcs????
PRA DEXA-LA REDONDA SIM...
RaFa AgOsT- Admin
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Idade : 41
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Penso assim tb.
Elton- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
nao tenho tempo pra escrever agora..
mas um escapamento esportivo pode SIM estragar o motor...
porem, nao eh comum q ocorram problemas graves...
alguns escapamentos, inclusive, eliminam sonda lambida...
mas um escapamento esportivo pode SIM estragar o motor...
porem, nao eh comum q ocorram problemas graves...
alguns escapamentos, inclusive, eliminam sonda lambida...
vytor- Moderador
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Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Amauri Laurentino da Silv escreveu:Pessoal, aproveitando o gancho, alguem sabe me dizer se está confirmado que no ano que vem a inspeção veicular aqui em Sampa será também para nível de ruído, não podendo ultrapassar tantos decibéis ???
Sim Amauri,
vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.
O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...
O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)
tem noção ??
abs
MCilas- Admin
-
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
MCilas escreveu:vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.
O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...
O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)
tem noção ??
abs
Fudeu....eu já desencanei, de mudar pisca, instalar eliminador, xenon, etc...p/ não dar motivo.
Agora tem essa do ponteira....foda!
Referente ao tópico, eu acho que não danifica nada...a diferença é que uns são feitos com um estudo, de acordo com cada modelo de moto, visando performance e outros são feitos p/ fazer barulho.
J.- Moderador
-
Idade : 42
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
o bicho vai pegar mesmo, hein !!!!
Amauri- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 07/10/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
opa, to longe de ser especialista. nunca estudei pra ser mecanico de moto. sou nubao ainda, mais vo tenta ajudar.
pra duvida do elton ae. qualquer moto tem de ser ajustado a mistura, tanto carburada como injetada. afinal, tendo mais entrada de ar (filtro esportivo) e saída de gas(escape) é obrigatorio para um melhor desempenho e economia. é de lei. quem deixa isso quieto, nao tem noçao. acha que tirar a ponteira é simplesmente fazer barulho.
e tem mais, muitos ae chegam nas motos de 40, 50, 60konto, e nao se dao o luxo de pegar um escape que presta. se nao pode pegar por falta de grana, espere e pegue coisa descente. e se o kboclo tira ponteira, e coloca outra mal dimenssionada, corre o risco de liberar demais a saída, e se nao melhorar a queima, a moto perde torque, força, bebe mais, e numa acelerada mais brusca estoura o pistao caso flutue a valvula. ja aconteceu comigo, com uma gs500. soldei um cano direto no escape, e fui grita numa virada de ano. foi só um solavanko debaixo do tank, e subiu o kbeçote todo pra cima, só óleo e fumaça. coisa horriver.
po, as vezes uma ponteirinha se divide numa biblia em 24x, vai no sufoco, mais vai. afinal, as motokas merecem. o meu paguei em 12x, mais foi. humildemente falando, a melhor motoka, merece o melhor escape, nao?? melhror filtro, melhor vela, pra quem gosta, é muito gratificante. e vamu taká veneno ae.
pra duvida do elton ae. qualquer moto tem de ser ajustado a mistura, tanto carburada como injetada. afinal, tendo mais entrada de ar (filtro esportivo) e saída de gas(escape) é obrigatorio para um melhor desempenho e economia. é de lei. quem deixa isso quieto, nao tem noçao. acha que tirar a ponteira é simplesmente fazer barulho.
e tem mais, muitos ae chegam nas motos de 40, 50, 60konto, e nao se dao o luxo de pegar um escape que presta. se nao pode pegar por falta de grana, espere e pegue coisa descente. e se o kboclo tira ponteira, e coloca outra mal dimenssionada, corre o risco de liberar demais a saída, e se nao melhorar a queima, a moto perde torque, força, bebe mais, e numa acelerada mais brusca estoura o pistao caso flutue a valvula. ja aconteceu comigo, com uma gs500. soldei um cano direto no escape, e fui grita numa virada de ano. foi só um solavanko debaixo do tank, e subiu o kbeçote todo pra cima, só óleo e fumaça. coisa horriver.
po, as vezes uma ponteirinha se divide numa biblia em 24x, vai no sufoco, mais vai. afinal, as motokas merecem. o meu paguei em 12x, mais foi. humildemente falando, a melhor motoka, merece o melhor escape, nao?? melhror filtro, melhor vela, pra quem gosta, é muito gratificante. e vamu taká veneno ae.
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
RaFa AgOsT escreveu:E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
ELA REGULARIA ISSU...
Sim , teóricamente a função dela é verificar o oxigenio que sobra depois da combustão do motor. Se sobrar oxigenio é porque a mistura está pobre e daí a ECU tem que injetar + gasoroba pra compensar.
Se as injeções de moto estão utilizando a sonda para isso então não precisaria de regulagem, exceto em caso de abertura excessiva
Abs
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
ae entao nada serve de trocar filtro comum por esportivo. do que adiantaria entao?? nao ganha nada de desempenho.
vo volta a regulagem original da minha motoka entao e esperar a sonda lambda corrigir. essa tal sonda lambda é abençoada mesmo nao!!! nao sabia dessa.
sera que a teoria afirma o que acontece na pratica??
vo volta a regulagem original da minha motoka entao e esperar a sonda lambda corrigir. essa tal sonda lambda é abençoada mesmo nao!!! nao sabia dessa.
sera que a teoria afirma o que acontece na pratica??
Convidad- Convidado
Elton- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 23/04/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
J. escreveu:MCilas escreveu:vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.
O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...
O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)
tem noção ??
abs
Fudeu....eu já desencanei, de mudar pisca, instalar eliminador, xenon, etc...p/ não dar motivo.
Agora tem essa do ponteira....foda!
Referente ao tópico, eu acho que não danifica nada...a diferença é que uns são feitos com um estudo, de acordo com cada modelo de moto, visando performance e outros são feitos p/ fazer barulho.
Entendo, mas eu penso no limite da segurança, para o equipamento (moto) e para o motociclista (piloto), ou seja, para os acessórios confiaveis á moto é sinal para que os "motoristas" te veja, te perceba e te obedeça na sua preferencial da legislação. Para o piloto, sempre na defensiva, logo o piscar de um Xenon, acelerar para te ouvir com uma ponteira exportiva, na minha visao miope, evitam prejuizos (material, pessoal e moral).
J. te conheço e pense bem, a respeito.
A vida é uma só e ser feliz, andam juntos, logo equipar para ter uma satisfação e usar para ser percebido durante a pilotagem, é vital a nossa sobrevivencia no transito ao passear, trabalhar e viajar. O resto é questão de educação.
Abraço, Folco
Folco- Moderador
-
Idade : 51
Data de inscrição : 11/12/2007
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
a grande maioria das pessoas troca por causa do som.
eu particularmente trocaria por um que garantisse um fluxo ligeiramente maior, a um custo bem inferior ao original. assim não é necessário mexer em ragulagem alguma, além de preservar o original para as inpeções anuais.
o ideal tbm seria pedir ao fabricante email informando sobre garantias do produto e especificações.
uma coisa é certa: maior fluxo de saída exige maior fluxo de entrada e mais combustível. para melhor desempenho deve ser proporcional.
eu particularmente trocaria por um que garantisse um fluxo ligeiramente maior, a um custo bem inferior ao original. assim não é necessário mexer em ragulagem alguma, além de preservar o original para as inpeções anuais.
o ideal tbm seria pedir ao fabricante email informando sobre garantias do produto e especificações.
uma coisa é certa: maior fluxo de saída exige maior fluxo de entrada e mais combustível. para melhor desempenho deve ser proporcional.
FLIT- Participante
-
Idade : 62
Data de inscrição : 27/10/2009
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
to esperando nego vim aqui e prova pra nois a tal teoria!!! kde??
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Pelo que sei...
Motor 4 tempos. Válvulas comandadas por molas (fechamento). Isto significa que até que se chegue a uma rotação de motor que cause a "flutuação" das válvulas, onde o período é tão curto que a fadiga das molas permitem que as válvulas permanecam abertas, causando "refluxo de gases", o trem deve segurar. Quer dizer que teoricamente poderia ter escapamento direto, que seria melhor para o motor: não haveriam perdas de carga na saída de gases! É por isso que o escape esportivo melhora o torque!
É outro assunto a substituição do elemento filtrante da entrada de gases. Quanto mais ar, mais gasolina. Desta forma, a mistura (Gás de gasolina) entra na câmara de combustão em maiores quantidades (entenda-se que em um motor aspirado, existe um limite máximo de sucção dos gases pelo êmbolo, vulgo pistão, de acordo com seu tamanho e curso, além das restrições das válvulas, tempo de permanência aberta e dutos) e quando o motor encontrar-se em PMS (ponto morto superior), na ocasião da explosão, terá-se uma pressão de gases maior dentro dos cilindros, causando mais força. Portanto, em nada atrapalharia um escape ou ponteira abertos, desde que não se ultrapasse a capacidade de giros do motor, (red line). Entetanto, mesmo com o escape original, em se ultrapassando a red line, ter-se-ão consequências desastrosas, e a mais comum seria a falta de combustível e empobrecimento da mistura, causando... furo no pistão!
Então, pessoal... pode colocar filtro esportivo, escape esportivo, aberto...mas tomem-se cuidado quem possuir os "enganadores" de CI, (power commander, TRE, entre outros) porque permitem giros maiores do que as válvulas aguentam... e daeh, kaput a motorr do mota!!!!!!!
Abração a todos
Blackbullet
Motor 4 tempos. Válvulas comandadas por molas (fechamento). Isto significa que até que se chegue a uma rotação de motor que cause a "flutuação" das válvulas, onde o período é tão curto que a fadiga das molas permitem que as válvulas permanecam abertas, causando "refluxo de gases", o trem deve segurar. Quer dizer que teoricamente poderia ter escapamento direto, que seria melhor para o motor: não haveriam perdas de carga na saída de gases! É por isso que o escape esportivo melhora o torque!
É outro assunto a substituição do elemento filtrante da entrada de gases. Quanto mais ar, mais gasolina. Desta forma, a mistura (Gás de gasolina) entra na câmara de combustão em maiores quantidades (entenda-se que em um motor aspirado, existe um limite máximo de sucção dos gases pelo êmbolo, vulgo pistão, de acordo com seu tamanho e curso, além das restrições das válvulas, tempo de permanência aberta e dutos) e quando o motor encontrar-se em PMS (ponto morto superior), na ocasião da explosão, terá-se uma pressão de gases maior dentro dos cilindros, causando mais força. Portanto, em nada atrapalharia um escape ou ponteira abertos, desde que não se ultrapasse a capacidade de giros do motor, (red line). Entetanto, mesmo com o escape original, em se ultrapassando a red line, ter-se-ão consequências desastrosas, e a mais comum seria a falta de combustível e empobrecimento da mistura, causando... furo no pistão!
Então, pessoal... pode colocar filtro esportivo, escape esportivo, aberto...mas tomem-se cuidado quem possuir os "enganadores" de CI, (power commander, TRE, entre outros) porque permitem giros maiores do que as válvulas aguentam... e daeh, kaput a motorr do mota!!!!!!!
Abração a todos
Blackbullet
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
Ah, pro pessoal que acha que o eventual refluxo de gases frios podem danificar o motor, como explicar então o sistema PAIR? Sabotagem das fábricas?
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: Escapamento esportivo danifica motor?
bao, num sou nada, mais hoje em dia o que ta valendo na parte de mecanica, seja o que for, é mais pratica que teoria. manuais, metodos, escrita em geral, nao se deve levar ao pe da letra. negocio é mete a mao na graxa e mexe o baguio.
Convidad- Convidado
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