Regulagem Valvulas Bandit
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MORAES(TL)
Roger
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Regulagem Valvulas Bandit
Pessoal, sempre procurei fazer a manutenção das minhas motos, e como estou particularmente apaixonado pela minha Bandit, não estou querendo deixa-la na mao de qq mecanico, até porque conhecemos bem os mecanicos da rede autorizada.
Estou querendo verificar a regulagem das valvulas da bicha. Alguém já fez ? Me disseram que hidraulico, e que tem que trocar "pastilhas". Ja o manual diz que é tradicional. qual o certo ?
Estou querendo verificar a regulagem das valvulas da bicha. Alguém já fez ? Me disseram que hidraulico, e que tem que trocar "pastilhas". Ja o manual diz que é tradicional. qual o certo ?
Roger- Participante
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Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010
Re: Regulagem Valvulas Bandit
ÓLa tradicional???
essas motos de maecanicas mas novas tem comando de valvulas ai consequente mente usam tuchos(copinhos) hidraulicos.e dentro dos mesmos uma pastilha que lembra muito uma bateria de relogio.Isso nao e via de regra pois a gGS500 o trator uma umas pastilhas parecida ou maior que a moeda de 1 real.
Primeiro na tampa do lado do magneto(esquerda) tem uma tampinha no centro e outra menos al lado ou pra cima..tem que retirar.ai sim conseguirá girar o virabrequim e pelo furo menor ver a referencia IT..que indica PMS..ai retire a tampá de valvula e verá que os comandos apertam e soltam as molas.
qndo o magneto esta na marca iT.vc vera o abaulado do comando para cima e só por o calibre de laminas na medida correta e verificar a folga..agora se tiver que trocar as pastilhas terá que tirar o comando que se nao me engano são dois nessa moto(se eu tiver errado alguem me corrija).E POR NO PONTO NOVAMENTE e tirar o copinho ai vc consegue ver a pastilha e existem inumeras medidas ok
tenho umas fotos de uma V-strom 650 (E SO PRA TER UMA IDEIA OK..MAS O PROCEDIMENTO SERÁ 90 PARECIDO.
SEM A TAMPA DE VALVULAS,COMANDO DUPLO( V-STROM 65)
MOTO NO PONTO MEDINDO AS FOLGAS COM O CALIBRE.OK
ASSIM QUE EU LOCALIZAR AS OUTRAS POSTO PRA TENTAR AJUDAR..
Mas tem mais gente aki que manja e dará um força abraço.
essas motos de maecanicas mas novas tem comando de valvulas ai consequente mente usam tuchos(copinhos) hidraulicos.e dentro dos mesmos uma pastilha que lembra muito uma bateria de relogio.Isso nao e via de regra pois a gGS500 o trator uma umas pastilhas parecida ou maior que a moeda de 1 real.
Primeiro na tampa do lado do magneto(esquerda) tem uma tampinha no centro e outra menos al lado ou pra cima..tem que retirar.ai sim conseguirá girar o virabrequim e pelo furo menor ver a referencia IT..que indica PMS..ai retire a tampá de valvula e verá que os comandos apertam e soltam as molas.
qndo o magneto esta na marca iT.vc vera o abaulado do comando para cima e só por o calibre de laminas na medida correta e verificar a folga..agora se tiver que trocar as pastilhas terá que tirar o comando que se nao me engano são dois nessa moto(se eu tiver errado alguem me corrija).E POR NO PONTO NOVAMENTE e tirar o copinho ai vc consegue ver a pastilha e existem inumeras medidas ok
tenho umas fotos de uma V-strom 650 (E SO PRA TER UMA IDEIA OK..MAS O PROCEDIMENTO SERÁ 90 PARECIDO.
SEM A TAMPA DE VALVULAS,COMANDO DUPLO( V-STROM 65)
MOTO NO PONTO MEDINDO AS FOLGAS COM O CALIBRE.OK
ASSIM QUE EU LOCALIZAR AS OUTRAS POSTO PRA TENTAR AJUDAR..
Mas tem mais gente aki que manja e dará um força abraço.
MORAES(TL)- Moderador
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Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Regulagem Valvulas Bandit
Que ano é a bandit?
Se for carburada, a regulagem é por parafusos e contraporca, igualzinho ao fusca.
Se for injetada, a regulagem é por pastilhas, e portanto, muito mais livre de manutenção...
Independente do caso, é uma regulagem que a verificação, acredite ou não deve ser feita apenas no prazo descrito no manual...e não através de critérios subjetivos, como o famoso "téc-téc" que o motor (de todas) faz.
Bandit, principalmente carburada, é barulhenta mesmo...
Válvula, antes ficar folgada (não traz nenhum prejuízo ao motor) do que enforcada (aí sim pode até encostar na cabeça do pistão se for demais.)
T+
Se for carburada, a regulagem é por parafusos e contraporca, igualzinho ao fusca.
Se for injetada, a regulagem é por pastilhas, e portanto, muito mais livre de manutenção...
Independente do caso, é uma regulagem que a verificação, acredite ou não deve ser feita apenas no prazo descrito no manual...e não através de critérios subjetivos, como o famoso "téc-téc" que o motor (de todas) faz.
Bandit, principalmente carburada, é barulhenta mesmo...
Válvula, antes ficar folgada (não traz nenhum prejuízo ao motor) do que enforcada (aí sim pode até encostar na cabeça do pistão se for demais.)
T+
NERO- Participante
-
Idade : 55
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Regulagem Valvulas Bandit
Valeu pelas respostas pessoal.
A minha é uma 2005 carburada, e eu escuto um tic tic em alguns momentos
o que me deixa louco. Engraçado que escuto bem isso normalmente em
baixas rotações quando estou retomando a velocidade.
Com ela parada, nao escuto nada. Mas, se é de parafuso e porca, como vc
disse Nero, então acho que vou arriscar e dar pelo menos uma conferida nos valores
das folgas. Sera que precisarei trocar o oleo ao abrir a tampa
para regulagem ? Tem alguma outra tampa por ali ? Tem alguma
recomendação para que eu faça isso ? (já fiz em algumas motos que tive)
Mas esta é a minha primeira 4 cilindros.
A minha é uma 2005 carburada, e eu escuto um tic tic em alguns momentos
o que me deixa louco. Engraçado que escuto bem isso normalmente em
baixas rotações quando estou retomando a velocidade.
Com ela parada, nao escuto nada. Mas, se é de parafuso e porca, como vc
disse Nero, então acho que vou arriscar e dar pelo menos uma conferida nos valores
das folgas. Sera que precisarei trocar o oleo ao abrir a tampa
para regulagem ? Tem alguma outra tampa por ali ? Tem alguma
recomendação para que eu faça isso ? (já fiz em algumas motos que tive)
Mas esta é a minha primeira 4 cilindros.
Roger- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010
Re: Regulagem Valvulas Bandit
Valeu pela força Moraes, com estas fotos e as dicas, fica beeeeemm mais facil.
Roger- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010
Re: Regulagem Valvulas Bandit
então vi uma 2007 que tem os balancins antigos ok...motor a ar..ai é mais facil de fazer ok.abraço.
MORAES(TL)- Moderador
-
Idade : 47
Data de inscrição : 11/03/2009
Re: Regulagem Valvulas Bandit
Rapaziada, tenho uma 1997 que teve motor retificado e acho que depois disso não houve regulagem de válvulas. Quando a moto está fria não escuto o famoso tec-tec mas depois que esquenta, ele aparece. Ouvi dizer que depois que é feito retífica é necessário rodar algum tempo e depois regular as válvulas. Isso é regra? Minha Bandit é 1997 600 N carburada. Aguardo ajuda dos amigos, se possível... aquela dica de como fazer.
Abraços
Abraços
Wilian Macedo- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 21/09/2011
regulagem de valvula bandit 650/2010
Gostaria de saber , c a bandit 650 injetada, possui válvulas ou pastilhas?
e estou com um pouco de medo, quando fui trocar o óleo da minha moto pequenos cavacos, isso pode ter sido ocasionado por válvulas desreguladas olha a foto
e estou com um pouco de medo, quando fui trocar o óleo da minha moto pequenos cavacos, isso pode ter sido ocasionado por válvulas desreguladas olha a foto
edernogs- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 02/10/2011
Re: Regulagem Valvulas Bandit
edernogs escreveu: Gostaria de saber , c a bandit 650 injetada, possui válvulas ou pastilhas?
e estou com um pouco de medo, quando fui trocar o óleo da minha moto pequenos cavacos, isso pode ter sido ocasionado por válvulas desreguladas olha a foto
Possui 16 válvulas e 16 pastilhas que muito raramente requerem manutenção.
Sérgio Santiago- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: Regulagem Valvulas Bandit
valeu, mas e o caso dos pequenos cavacos isso e normal, eu nunca tinha visto isso https://www.facebook.com/photo.php?fbid=533033946736369&set=a.257057471000686.62496.100000893040250&type=1&theater[/img]
edernogs- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 02/10/2011
Re: Regulagem Valvulas Bandit
edernogs escreveu:valeu, mas e o caso dos pequenos cavacos isso e normal, eu nunca tinha visto isso https://www.facebook.com/photo.php?fbid=533033946736369&set=a.257057471000686.62496.100000893040250&type=1&theater[/img]
Principalmente nas primeiras trocas de óleo, a presença de cavacos no imã do bujão de escoamento é normal. São provenientes do assentamento das engrenagens do câmbio.
Sérgio Santiago- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: Regulagem Valvulas Bandit
valeu, obrigado
edernogs- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 02/10/2011
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