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dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

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Mensagem por Gil Costa RJ Sáb 06 Fev 2010, 20:36

Pessoal,
Estou precisando trocar o liquido de arrefecimento (agua do radiador) da minha bandit 650s se puderem dar alguma dica de como se faz isso da forma mas correta, eu fotografo e depois posto aqui o passo a passo.

Bom, depois de algumas dicas, seguem as fotos:
Esse passo a passo deve ser usudo por quem tem conhecimento ou se garante no que esta fazendo. Ninguem aqui do forum, muito menos eu será responsavel por qualquer cagada que voce venha a cometer.. (seja homem! kkk)

Retirando o tanque... (a valvula se fecha quando a moto esta desligada mas tem que ter cuidado para o restindo de gasolina que esta na mangueira. Por isso botei um pano para evitar derramamento na parte eletrica dos bicos e das velas)
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Agora abrindo a tampa de pressão do radiador:
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soltando a mangueira que sai do radiador e vai para a bomba d'agua, para drenar o liquido velho. Na autorizada eles desconectam a mangueira que sai da bomba d'agua. Um pouco mais dificil o acesso
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abaixe bem a parte que esta indo para a bomba d'agua para drenar todo líquido
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ainda com a mangueira desconetada, lavei todo o sistema com agua


Soltei a tampa do reservatorio de expansão, que fica embaixo do banco
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soltei a mangueira dele para poder lavar e drenar o liquido velho de dentro dele também
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existe um alicate especifico para esta presilha


Depois conectei todas as mangueiras no lugar, fiz a solução 50%/50% fluído de arrefecimento e agua destilada.
total 3litros... Só que é bem chato para se encher.

Inicialmente tem que ir bombeando nas mangueiras para tirar o ar... com cuidado. não pode ser forte para não danificar a bomba d'agua. Também balançando a moto

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Tente fazer isso até o sistema aceitar quase 2 litros. Quando perceber que não desce mais mesmo balançando a moto ou apertando as mangueira, então é hora de ligar o motor para a bomba d'agua funcionar, e puxar um pouco. Para isso temos que montar o tanque de volta(não em difinitivo pois vamos ficar com ele levantado. Peça ajuda de alguem para segura-lo). Reconecte a mangueira de gasolina e o mangote eletrico.
Com a tampa do radiador aberta, ligue a moto, vá completando lentamente até que não desça mais o nivel.
Note que enquanto o Motor estiver frio o nivel não vai subir, contudo não é possivel fazer isso por longo periodo.
Desligue a moto, aguarde um pouco, veja o se o nivel desceu. Religue. Quando notar que o nivel não desce mais, então é hora de fechar a tampa de pressão do radiador (tem posição correta), reconectar os 2 suspiros, e por o tanque no lugar.

ponha só um pouco de solução no reservatório de expansão... deixe o moto funcionar

Deixar funcionar até a ventoinha armar e o retorno de agua começar a aparecer no reservatório de expansão.


Desliga o motor deixa esfriar um pouco. Se o nivel baixar muito ou sair pelo suspiro, vai ter que repetir o procedimento de abrir a tampa do radiador para retirar o ar. Cuidado pois com a motor quente o liquido ferve e pode espirrar... é preciso aguardar alguns minutos e quando abrir, ir até a primeira faze da abertura e esperar um pouco. Se perceber pressão, vede novamente e aguarde mais. Quando conseguir abrir, complete, sem passar do nivel.. religa o motor espera a ventoinha armar, espera esfriar novamente e veja o nivel...
No total temos que usar 3litros de solução, sendo que uns 250ml fica no reservatório de expansão.
É isso!
abs Gil Costa
Colocar solução de forma errada ou insuficiente pode danificar seu motor.
P.S.: tudo que esta aqui foi feita na minha própria moto. Como tem esse lance de funcionar e esperar um pouco acaba de demora algumas horas para concluir a tarefa mas não é complicado.


Última edição por gilcosta_rj em Dom 21 Fev 2010, 21:19, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Melhorando a dica com relação a retirada do ar)
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Mensagem por Biondi Sáb 06 Fev 2010, 20:59

E ai Gil blz?
Eu não dei quanto a Bandit, mas na cb 500 que eu tinha usava fluido da Valvoline e sempre funcionou bem, o importante é vc ficar de olho pois alguns precisam ser diluidos em certa proporção de água e outros já vem prontos. Quanto a troca provavelmente deve ter um lugar certo para "sangrar" o sistema e não se esqueça de retirar o ar do sistema também.
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Mensagem por raptor Dom 07 Fev 2010, 10:02

Gil - olhei no manual de servico da bandit, e,use agua destilada (tem para vender nas auto pecas como agua para bateria em garrafa de 1 litro), e, misture na proporção de 50 a 60% de aditivo para radiador (na minha usei o motul - liquido amarelo). Para trocar não tem no manual, mas, voce vai ter que tirar o tanque, abrir a mangueira mais baixa do sistema do motor para drenar, aproveite e lave varias vezes com agua corrente, e, depois preencha com a mistura, via a tampa de pressão, para ir mais rapido, e, depois não esqueça de preencher o reservatorio de expansão em baixo do banco. Na minha que é a injetada vai 3 litros no total. Usando agua destilada evita a formação de depositos de minerais no radiador.
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Mensagem por Gil Costa RJ Dom 07 Fev 2010, 12:04

Vlw gente!
Então melhor mesmo é soltar a da saida do radiador que é grande e vai drenar melhor e ainda podendo lavar...
Segunda ou terça eu vou fazer e ai posto aqui as fotos para ficar como tuto para quem precisar...
abs Gil Costa
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Mensagem por Gil Costa RJ Seg 08 Fev 2010, 13:21

ok. vlw!


Última edição por gilcosta_rj em Seg 08 Fev 2010, 15:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : publicando fotos)
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Mensagem por Bulljr71 Seg 08 Fev 2010, 14:07

Puxa, achei que no manual de serviço tivesse o procedimento. abs
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Mensagem por Rosalvo Dom 11 Abr 2010, 13:04

Tô de olho nesse tópico.

Muito bom já que o manual da minha não fala
do sistema de arrefecimento.

Vcs sabem qual o aditivo que a Suzuki, e suas respectivas concessionárias recomendam e usam? É o da Motul?

O que vcs sugerem p/ essa manutenção?
Trocar quando? Ou verificar e completar o líquido?

Vlw
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Mensagem por MORAES(TL) Dom 11 Abr 2010, 14:38

dizem que se deve trocar com 1 ano..o liquido..mas cada motor exige uma proporção diferente de liquido e agua.

a TL1000s tem um parafuso perto da bomba dágua pra sangrar o ar.
a bandit só vendo mesmo ok abraço e parabéns...
bom trabalho.
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Mensagem por Gil Costa RJ Seg 12 Abr 2010, 11:14

Eu usei Motul não lembro o nome agora mas o de cor amarelo...
Usei 50% de agua e 50% de liquido tem que ter um total de 3 litros e mais 250ml para o reservatório de expansão... Ou seja 1 1/2 do produto e 1 1/2 de agua destilada. Existe uma regra para essa mistura de acordo com seu clima... (muito frio ou lugar muito quente) mas não tenho o manual agora para verificar...
Note: tem que ser o manual de serviço que esta na área de download do suzukionline.org... não serve o manual de usuário.
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Mensagem por Berlindo Seg 12 Abr 2010, 20:42

Motul Motocool. É o único que deve ser misturado a água.
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Mensagem por sdamiao Sex 04 Fev 2011, 18:36

Pessoal alguém poderia me ajudar? Estou com o seguinte problema hoje chegando agora há pouco em casa notei que o líquido de arrefecimento estava vazando por um ladrãozinho em baixo da moto, um líquido azul, peguei transito e a moto estava quente, será que tem alguma coisa a ver? Um detalhe, a uns 2 meses completei esse líquido com agua de torneira (não sabia que tinha que ser agua destilada), bom espero que não tenha nada a ver, se alguém puder me dar uma luz agradeço, abraço a todos!
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Mensagem por LeandroPinheiro Sex 04 Fev 2011, 18:44

SDAMIAO,

É normal as vezes vazar um pouco pelo ladrão quando você acelara muito ou pega transito, que ela aquece muito, ainda mais com o calor que esta fazendo. Normalmente vaza um pouco por estar acima do nível. O ideal é olhar o nível na câmara de expansão e no radiador, embaixo do tanque.

Com relação a água de torneira, o problema é que cria depósitos e a água vai ficando barrenta com o tempo.

Abraços!
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Mensagem por Rosalvo Sex 04 Fev 2011, 20:10

sdamiao escreveu:Pessoal alguém poderia me ajudar? Estou com o seguinte problema hoje chegando agora há pouco em casa notei que o líquido de arrefecimento estava vazando por um ladrãozinho em baixo da moto, um líquido azul, peguei transito e a moto estava quente, será que tem alguma coisa a ver? Um detalhe, a uns 2 meses completei esse líquido com agua de torneira (não sabia que tinha que ser agua destilada), bom espero que não tenha nada a ver, se alguém puder me dar uma luz agradeço, abraço a todos!

Apesar de não ser o ideal não tem muito problema ter completado c/ água comum ...
Melhor do que nada ... e deixar esquentar ...

Procure saber qual o produto que está no seu sistema e faça a manutenção c/ ele das próximas vezes.

Importante é verificar o nível no reservatório de compensação e garantir que não entrou ar no sistema (se começar a vazar c/ mais frequencia ou muita quantidade é sinal de que há ar no sistema (ou outro problema p. é ex a vedação da tampa))

Boa Sorte!
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Mensagem por Rosalvo Sex 04 Fev 2011, 20:13

Esse é um problema que ocorre em outras Suzis, vejam também

https://www.suzukionline.org/t6862p30-srad-750-vazando-agua-pelo-respiro

vlw
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Mensagem por ronaldo cledir da silva Qui 03 maio 2012, 23:09

esse aditivo motul axa en qualquer moto peça ?

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Mensagem por Mamation Seg 08 Abr 2013, 09:52

Alguem sabe se da pra regular a altura da tampa onde é inserido o liquido de arrefecimento?
No meu caso, ja é a terceira vez que a mangueira (que sai do tanque de expansão até a tampa onde inserimos o liquido) se rompe por atrito com o tanque... o tanque está perfeitamente encaixado, porem mesmo assim a mangueira fica pegando nele, e acaba rompendo com o tempo...

Alguem ja passou por isso?
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Mensagem por Gil Costa RJ Seg 08 Abr 2013, 11:43

e ai kra, blz?
Ja não estou mais com a Bandit... Fiquei um tempão com ela e nunca passei por isso.
Pelo que me lembro, isso não devia ocorrer pois existe um local seguro para a mangueira passar... Tenta olhar na bandit de alguem e confere.
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Mensagem por Sandro Estanek Seg 08 Abr 2013, 20:05

Vlw GIo , ótimo exemplo...
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Mensagem por gogotico Qua 22 Jan 2014, 12:18

Foi mal ressuscitar o tópico, mas tava precisando trocar o liquido de arrefecimento da minha bandit e não estão aparecendo as fotos do tópico. Será que alguém teria essas fotos para repostar??

Muito Obrigado
AbraçoS!!!

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Mensagem por Gil Costa RJ Qua 22 Jan 2014, 12:45

Kra as fotos estao aparecendo aqui normalmente... Elas são minhas... eu postei a algum tempo...mas não lembro onde estao... tente atualizar o seu navegador. Abs Gil
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Mensagem por Matheuslcr Dom 16 Fev 2014, 08:29

Bom dia pessoal sou meio leigo neste assunto, tenho uma bandit 2008/2009 e desde que comprei só completo o reservatório que fica embaixo do banco! O correto eh completar diretamente embaixo do tanque?
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Mensagem por Berlindo Seg 17 Fev 2014, 11:24

Alí é o reservatório de expansão, alí vc deixa entre o máximo e o mínimo que ele ajusta o nível lá do radiador.

Agora se for trocar todo o aditivo, aí vc repõem lá direto no radiador debaixo do tanque.
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Mensagem por Matheuslcr Seg 17 Fev 2014, 14:36

Entendi! Completar eu encho por ali mesmo!
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Mensagem por Berlindo Seg 17 Fev 2014, 16:31

Sim, só fica esperto para detectar se está precisando completar muito, sinal que talvez ela esteja "mijando" o aditivo quando quente, aí pode ser ar no sistema (tampa com má vedação, etc).
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Mensagem por Matheuslcr Seg 17 Fev 2014, 22:17

Acho que nem deve ter aditivo no sistema, eu tenho a moto a um ano e nunca coloquei aditivo! E não baixa rápido não!
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