Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

+145
gustavocallado
Daniel H13
claudineirangel
Vagner de Alencar
rafaeltc
FernandoCarvalho
vavagsx650f
Zait
sergiotubo10
Felipe Dário
sergio barcellos
NeyFCAndrade
Jungle
Guilherme Waschburger
albrigo
marques
yurimorais182
PauloR.
ruanvasques
rodrigoterrabr
FernandoACM
Bill_CWB
Bellizzi
Luigi-FOL
cbaii
sergioh8
romulocx
natuu
NanauPaes
igorpbs
cairo
Bato
primu
Tiago Zanutello
Diego de Oliveira
damasogustavo
Correia Neto
silmarschmitt
engwildest
Wallysson
Sérgio Santiago
Diogo A.
Mamation
Acastro
Chester Esquadrão
lucasm748
ricardo.valentina
Cristiano Kristensen
Michael Calderaro
carlucio lopes
robisom
Everaldo_GSX650F
felipe_fagioli
MalcomX
Antonio Maestro
wendellalmeida
MatheusMenezes
buga
LuisinhoPG
carlos remião
Lucimario R Melo
Zilkar Neto
jrmib
Charlie Srad
andrei_ctba
jonin
BOB
Moacir Fontana de Medeiro
Leandro_SS
rafaelfmachado
mirculio
F.CRUZ
ruiim
Tiago Kobayashi
O Oliveira
Julio Dolla
trima
Padumi
Mori
Hercílio Valeriano
fabricio bezerra
Flavio Ramanauskas
_-ë-_
eduardosjc
drilti
christianossantos
fredericow
minholi
marciojsilva
Marcelo_
Jefferson
Saddam
jaime38s
dirceurom
Veigah
ata.jb
Maker
Ralexandre Sorocaba
Deanzaumm
RDO
barra
Marcelobf
Mobi
gb.ruschi
muller_felipe
Vinícius Aguiar
carlosri
Ulba
ROGERIO SPEED
Marcelo B12
mineirinho
nozao
Carlos - Bandit
raptor
FLIT
capela
rogermecanic
aquintela
Carlão_
NERO
marmota
Hans Blackbullet
Augusto Schimidt
Playmaster
nandrolone
lucas.sorocaba
RaFa AgOsT
edgar
orcelon
Bisteka
Arnaldo Costa
lrigoni
Jesus
MORAES(TL)
Gil Costa RJ
Guto
k n@riu
gandarez
maU Nascimento
R_AR_JR
Jonathan
Maurício
COUTINHO
Kokimoto
Berlindo
149 participantes

Página 7 de 30 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 18 ... 30  Seguinte

Ir para baixo

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 Empty Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Dom 24 Jan 2010, 16:02

Relembrando a primeira mensagem :

Ae pessoal, bati algumas fotos do esquema para obstruir o sistema PAIR.

Esse esquema é valido para as Bandits injetadas, mas vale para todas as motos q possuam o sistema PAIR.

Há duas formas de se inutilizar esse sistema, que nada mais é do que uma injeção de air limpo da caixa de ar, até o cabeçote onde sairá junto com os gases da exaustão. A primeira consiste em apenas obstruir de alguma forma a entrada de ar vinda da caixa e essa que registro abaixo. Já a segunda, é o que vou fazer em breve, assim que o kit de remoção chegar. Nele remove-se todo o sistema fora, tapando o cabeçote onde ficam as entradas e todas as demais saídas de ar limpo, vácuo e energia da ECU para solenóide.

A minha motivação para isso é apenas remover os pipocos na redução, bastante audíveis com escape esportivo. Há rumores de que a autonomia aumenta após esse feito, mas isso eu ainda vou testar esses dias.

Eu escolhi não retirar o tanque, não usar nenhuma ferramenta e creio que esse seja o jeito mais fácil de obstruir sem qualquer alteração do sistema original, totalmente reversível.

Do lado direito da moto, em cima do cabeçote corre uma mangueira e nela existe uma emenda:
pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC01287a

É bem fácil abrí-la e obstruir os dois lados. O lado esquerdo vem da caixa de ar e o lado direito vai pra válvula solenóide e de lá sai 2 outras mangueiras pras tampas em cima do cabeçote.

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC01288a

Abrindo alí e funcionando a moto, observei algumas diferenças:

- Com a moto em marcha lenta, o lado que vai pro motor estava sempre em sucção;
- Dando giro, isso se manteve e não consegui evidenciar bem se a partir dos 4000 rpm isso parava. Tive a impressão que uma hora subindo o giro e obstruindo com a mão, dava o pico de sucção e parecia parar;
- Com tudo aberto, o giro da moto subia e o lado do filtro de ar não faz muita diferença;
- Com tudo fechado o giro caiu, mais até do que com a configuração normal, o PAIR ligado normalmente.

Fechei tudo. O maior trabalho foi arrumar algo que servisse pra obstruir, sem permitir a passagem de ar ou água em nenhuma hipótese e que não fosse sugado também, óbvio.
pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC01294a

As imagens falam por sí...rs. Fuçando nas tranqueiras achei essa tampinha de registro d'agua e parte de cima da borracha de apoio do escanso no escape, que sempre parte com a curva do esportivo. Serviu como uma luva!

Dei um jeito de arrumar aí depois, só pra não encostar nas partes quentes e saí pra dar uma volta. Meu intuito com tudo isso estava atingido! Nenhum pipoco na redução, abaixo dos 4000 rpm com o acelerador fechado, como antes era de praxe. Depois de quente, parece q ela ficou mais esperta no acelerador, mas pode ser só impressão por causa do barulho, que ficou bem liso. Agora enchi o tanque e vou testar o tão falado consumo milagroso.

Última edição por Berlindo_ em Dom 24 Jan 2010, 19:32, editado 1 vez(es)
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por marmota Ter 18 maio 2010, 14:05

faz sentido... hehehe

No meu caso, como ainda estou com o escape original não tinha problemas com os 'pipocos'. Como não mudei a forma de pilotar senti a diferença no consumo já no primeiro tanque.

[]'s
marmota
marmota
Participante
Participante

Masculino

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por capela Ter 18 maio 2010, 22:06

PESSOAL MINHA MOTO TA COM 3MIL FAZENDO ESSE ESQEMA NA MANGUEIRA NAO VOU PERDER A GARANTIA ??????
capela
capela
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 18 maio 2010, 22:16

capela escreveu:PESSOAL MINHA MOTO TA COM 3MIL FAZENDO ESSE ESQEMA NA MANGUEIRA NAO VOU PERDER A GARANTIA ??????
FIIIII, SE COM ESTA PONTEIRA CÊ NUM TEM MEDO, NA MANGUEIRINHA CÊ TÁ DI SACANAGEM, NÉ????
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Ter 18 maio 2010, 22:27

hahahaha essa foi boa Hans.

Cara, totalmente reversível. Antes da revisão, só plugar de novo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por FLIT Qua 19 maio 2010, 10:09

várias explicações se complementam:

- pipocos (no escape)sempre são causados por excesso de combustível . no coletor por falta.
-como o sistema aumenta a qde de ar na saída dos gases, a sonda realmente pode enviar mensagem para enriquecer a mistura.
- mistura mais rica baixa temperatura do motor, e mais pobre aumenta.
- em minha opinião, essa correção deveria ser feita no mapeamento, não na parte mecânica, a não ser que a fábrica não tenha conseguido com o programa atual. que pode estar no limite.
- o consumo deve diminuir mesmo, pois a mistura vai ficar sempre mais pobre (desde que a injeção não consiga corrigir...)

uma curiosidade que tenho: quem comparou consumo/desempenho com gasolina normal e pódium nas 650 e 1250?

obrigado!
FLIT
FLIT
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Qua 19 maio 2010, 20:59

Flit, na minha 650, a Podium faz 11, com V-Power faz 13.

Nem sempre pipoco é só excesso (falta não dá pipoco). Só o ar frio entrando dentro do escape, já causa pipoco. Vide carros de pista reduzindo, engolem o ar, dá refluxo e pipoca mesmo. Escape furado também.

Mapeamento ajuda, mas é impossível conseguir um ajuste que não produza nenhum excesso, gasolina não queimada em algum momento. Especialmente pq um ajuste desses ia deixar a mistura pobre em outro momento, o que é a pior condição pro motor.

O efeito do ar do PAIR na sonda é palpite, não sabemos ao certo se isso realmente ocorre. Mas, na minha concepção, somente isso explicaria mudança no consumo, visto que esse sistema é totalmente secundário, não muda em nada o funcionamento do motor, seja na admissão, seja na combustão ou na exaustão, pensando apenas no ciclo do motor.

Eu acompanhei bem a cor das velas após essas mudanças e ela sempre esteve em leve excesso, ainda mais que eu remapeei depois do escape e o ajuste ficou levemente rico. Isso explica o desempenho excelente que a moto tem em alta.

Mas a função do PAIR é essa mesmo, ajudar a gasolina a queimar dentro do coletor e isso irá causar alguns pipocos. Não creio que seja só isso, pq senão os pipocos não teriam ido embora completamente depois do PAIR tapado e usando escape esportivo, que permite que o ar seja sugado na redução.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por capela Qui 20 maio 2010, 15:17

Hans Blackbullet escreveu:
capela escreveu:PESSOAL MINHA MOTO TA COM 3MIL FAZENDO ESSE ESQEMA NA MANGUEIRA NAO VOU PERDER A GARANTIA ??????
FIIIII, SE COM ESTA PONTEIRA CÊ NUM TEM MEDO, NA MANGUEIRINHA CÊ TÁ DI SACANAGEM, NÉ????

no caso da ponteira eu ja tinha perguntado pro mec mas da mangueira realmente eu posso reverter antes da revisao
capela
capela
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por rogermecanic Sex 21 maio 2010, 18:25

OK ! OK! Mas e a B-1250 TODA original , só com obstrução do PAIR , alguém notou diferença se ficou fraca em baixa ou mais econômica ?

ABS.

rogermecanic
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Sex 21 maio 2010, 23:48

Fraca não vai ficar, não mexe nada de potência.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por rogermecanic Sáb 22 maio 2010, 22:32

Olá !
Vc já testou na B1250N ?

Obrigado.

Abs.

rogermecanic
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Dom 23 maio 2010, 19:14

650 ou 1250, mesma mecânica. Muda mapa da ECU, R/L do pistão e capacidade cubica alí no meio do bloco.

Segundo relatos, também não altera na CBR600RR, TL1000, SVs, Haya e outras motos q possuem esse mesmo sistema.

Dá uma pesquisada em fóruns de fora q vc vai notar q não poderia afetar desempenho.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 Empty Obstrução do Sistema Pair na Bandit 650 S

Mensagem por raptor Seg 24 maio 2010, 23:06

Boa noite pessoal. Fiz tambem a obstrução do pair na minha bandit 650s.

Só que fiz diferente, comprei um taruguinho de nylon de 12 mm de diametro, cortei no tamanho de 30 mm e,

abri a mangueira do pair onde tem a emenda

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC_4530

retirei a emenda da mangueira, e,

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC_4531

no lugar da mesma coloquei o
taruguinho, fazendo o papel da emenda e bloqueando a passagem de ar.

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC_4532

Para voltar a funcionar como original, é somente voltar a emenda da mangueira, e, está tudo como antes (guardei a emenda colada no manual da moto, senão, se for precisar um dia, não vai achar nunca).

pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 7 DSC_4533

Falou turma. No proximo fim de semana vejo qual foi a diferente e posto por aqui.

Sds
Raptor.
raptor
raptor
Participante
Participante

Mensagem por marmota Seg 24 maio 2010, 23:09

gostei da idéia... mas ainda vou fazer igual ao do cara que colocou uma válvula de gás... heheheh

[]'s
marmota
marmota
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO Seg 24 maio 2010, 23:45

Essa é pra quem já obstruiu...talvez tenha observado algo parecido.
Esse fim de semana aconteceu algo estranho....estudei longamente o manual de serviço pra ver se chegava a uma conclusão e não cheguei...por fim, me deu um estalo agora e acho que pode ser um efeito colateral da obstrução...sei lá.
Antes de ficarem apavorados, não se preocupem , pois acho que não é nada demais.
O que aconteceu foi o seguinte.
Fim de semana, fui no aniversário de um amigo motociclista, cidade vizinha, a 100 km de distância. Saí com tanque cheio, como de costume. A moto sempre respondendo perfeitamente, sem nenhuma anormalidade de qualquer tipo.
Cheguei lá, as motos todas estacionadas no pátio....conversa vai, conversa vem, tipo....umas 2 horas depois que tinha chegado, vi que bem embaixo da moto, exatamente embaixo de um daqueles canos de borracha (tem dois que são juntos...depois no manual de serviço vi que seria o suspiro do tanque) existia uma pequena (bem pequena) quantidade...uma mancha de 2 cm X 2cm de uma substância que depois cheguei à conclusão ser uma mistura de óleo e gasolina.
Bom...raciocinemos...
O tanque já não estava mais cheio pra justificar saída de gasolina pelo ladrão...tampouco não tem lógica haver óleo misturado saindo pela tubulação.
Depois desse episódio, passei a cuidar e não se repetiu.
Bom....independente da linha que saiu aquela "substância", a moto tá normal...
Será que essa substância não seria uma "sobra" que não está sendo queimada pelo PAIR? ...
Talvez o PAIR também se utilize dos vapores do tanque de combustível...
Com o tempo, uma vez que não é mais queimado...ele tende se acumular em quantidades ínfimas?
Olha...mal calculando, o volume da substância que saiu ali não chega a cc (2ml)
O que acham?
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 25 maio 2010, 09:39

Brother, até acho que pode ter a ver, mas isto só se justificaria no caso daquelas mangueiras que tem bifurcação para o respiro do cárter, mas acho que no caso do PAIR, não procede... portanto, parece que é alguma coincidência, tal como acúmulo de vapores devido a coincidência de fenômenos, como umidade do ar, temperaturas, resfriamento, condensação, etc...
Mas vale a pena ficar de olho... valeu muito pela observação!!!
Caso verifique continuidade do ocorrido, poste para chegarmos a alguma conclusão, OK?
Abraço
Blackbullet
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO Ter 25 maio 2010, 10:11

Mais uma coisa...a moto é preta e ficou no sol o tempo todo.
De repente é uma "borra" que tava no interior da tubulação e com o aquecimento e aumento de volume ou pressão dentro do tanque, pelo fato de ter ficado no sol , foi empurrada pra fora...

Olhando melhor o manual e já tinha lido em fórums gringos também, existe um solenóide elétrico no sistema PAIR que faz exatamente o que estamos fazendo manualmente colocando o tampão. É uma válvula abre-fecha, só que é controlada via ECU.ela fica localizada exatamente à frente, naquela mangueira que a genta abre a emenda pra tampar...essa válvula fica na ponta do sistema. Me parece que tem um conector eletronico à venda lá fora que faz ela ficar sempre fechada...vou tentar resgatar essa informação.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Carlos - Bandit Ter 25 maio 2010, 12:40

Nero, o que aconteceu contigo é normal.

Aquela tubulação, que é o respiro do motor, serve para isso. Todavia, ela é lacrada (tipo uma rolha). O que aconteceu comigo uma vez é que aquilo estava tão cheio que ela "transbordou" pela rolha, vazando essa mistura de agua e óleo.

Para quem queira tirar essa impureza do motor, apenas retire a singela braçadeira ( arame ) e retire o retentor.
Carlos - Bandit
Carlos - Bandit
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO Ter 25 maio 2010, 12:55

carlos_lourenco escreveu:Nero, o que aconteceu contigo é normal.

Aquela tubulação, que é o respiro do motor, serve para isso. Todavia, ela é lacrada (tipo uma rolha). O que aconteceu comigo uma vez é que aquilo estava tão cheio que ela "transbordou" pela rolha, vazando essa mistura de agua e óleo.

Para quem queira tirar essa impureza do motor, apenas retire a singela braçadeira ( arame ) e retire o retentor.

Bom...
Que é normal acontecer isso pela tubulação que tem rolha eu sei....só que além dessa tubulação estar tampada, não foi por essa tubulação que saiu a borra....e sim pelos suspiros do tanque, que são duas mangueiras de mesmo calibre, mais finas que essa que tem a rolha e fica ao lado do escape.
Essas duas que saem juntas, ficam bem embaixo da moto, no meio.

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Ter 25 maio 2010, 18:30

Não tem nada a ver.

Não vai óleo do sistema PAIR em nenhum de seus estágios.

Essa meleca q saiu do ladrão da caixa de ar, veio do tubo de refluxo do cabeçote, que joga mesmo dentro da caixa de ar. O nível do óleo devia estar alto, vc deu giro alto em algum momento (ou tirou de giro 1 segundo q seja) e geralmente ela vomita pra dentro da caixa de ar mesmo. A maioria das motos tem esse refluxo, carro também.

É bem comum ter essa meleca dentro da caixa de ar qdo se vai trocar o filtro, pode abrir lá que vc vai vê-la.

No mais, no PAIR, só ar limpo. Entra pela tomada da caixa de ar, passa pela valvula solenóide que tranca ou abre o fluxo, vai direto pro cabeçote, 1 entrada pra cada 2 cilindros. Mais nada, o sistema consiste apenas nisso.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Ter 25 maio 2010, 18:32

NERO escreveu:Me parece que tem um conector eletronico à venda lá fora que faz ela ficar sempre fechada...vou tentar resgatar essa informação.
T+

Nero, não tenho crtz se ela é normal fechada ou normal aberta. Não encontrei nenhum componente q agisse eletrônicamente nela. O que tenho é um resistor de 23 ohms se não me engano, que vai no conector de alimentação ECU->VALVULA, que inibe o erro na ECU qdo na falta da valvula.

Se ela for normal fechada, seria só desligar a alimentação da ECU e colocar esse resistor pra ECU não sentir falta do componente e acusar erro no painel (FI).
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por raptor Sáb 29 maio 2010, 18:48

Boa noite turma. Hoje fiz a primeira viagem com o pair bloqueado. Que diferenca na lenta. Antes ficava variando, e, agora fica fixa em 1100 rpm, sem variar. Na estrada, parece que nao tem diferenca, mas, o consumo ficou em 18 km/l. Sds. Raptor
raptor
raptor
Participante
Participante

Mensagem por COUTINHO Sáb 29 maio 2010, 23:53

raptor escreveu:Boa noite turma. Hoje fiz a primeira viagem com o pair bloqueado. Que diferenca na lenta. Antes ficava variando, e, agora fica fixa em 1100 rpm, sem variar. Na estrada, parece que nao tem diferenca, mas, o consumo ficou em 18 km/l. Sds. Raptor

Raptor

Qual a moto?

Antes qual era a autonomia dela?

Abs.
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino

https://www.suzukionline.org

Mensagem por raptor Dom 30 maio 2010, 11:30

Coutinho : é uma bandit 650s 2009. Antes fazia 16.5 na media. Aumentou um pouquinho, e, foi para 18 km/l. Isso andando normal na faixa de 120 a 135 km/h. Parece que tá bom. Sds Raptor.
raptor
raptor
Participante
Participante

Mensagem por COUTINHO Dom 30 maio 2010, 17:20

raptor escreveu:Coutinho : é uma bandit 650s 2009. Antes fazia 16.5 na media. Aumentou um pouquinho, e, foi para 18 km/l. Isso andando normal na faixa de 120 a 135 km/h. Parece que tá bom. Sds Raptor.

No tanque final isso dá uma boa diferença, com certeza!

Logo estou com minha moto novamente, apareceça nos passeios amigão (( https://www.suzukionline.org/viagens-e-passeios-f1/membros-do-sol-em-curitiba-t8422-690.htm#163917 ))

Abraços.
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino

https://www.suzukionline.org

Mensagem por Hans Blackbullet Dom 30 maio 2010, 17:30

ENTÃO, NÉ... TAMPEI FINALMENTE O "PÔTA QUE O PEIDAIR"...E PAROU DE PEIDAR MESMO!!!!
FUI PRA JOAPA HOJE E CONSTATEI: A MOTO FICOU MUITO MAIS FORTE DE SAÍDA, GANHOU MAIS FINAL SIM E SÓ FICOU MAIS ECONÔMICA ANDANDO DE BOA. ISSO EU VI PORQUE GASTEI MENOS PRA CHEGAR EM PIRACAIA. AGORA, QUANDO ENTREI NA SERRINHA DE JOAPA, COM CURVAS, ONDE O BICHO PEGA, AMOTO RESPONDEU MUITO MELHOR, MAS CONSUMIU MAIS TAMBÉM...ACHO QUE PORQUE ANDEI FORTE MESMO...MAS GENTE, DE VERDADE: MELHOROU CONSUMO, MELHOROU FORÇA E MELHOROU VELOCIDADE FINAL EM 5KM/H. WOT.AGORA, TEM QUE DESPEDIR O ENGENHOQUEIRO QUE INVENTOU DE POR ESTA MERLA NA BIKE...HEHEHE FICOU BOM PRA KARAI...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 30 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 18 ... 30  Seguinte

Ir para o topo