*** ESCAPE PIPOCANDO / ESTOURANDO ***
+27
portomp
Last_Warrior
Paulopereira
Renan Allyson Santos Rib
junior.locatelli
LuisinhoPG
Fábio Honorato Marques
hbauer
janzini
Weslley-Bird
trima
Mendão
DomMarco
Elton
Vardo
jaime38s
hamilton vieira
Roces
Ricardo (abc)
Carlão_
Berlindo
RaFa AgOsT
Bisteka
Fabricio N.
Alexandre
gandarez
COUTINHO
31 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
*** ESCAPE PIPOCANDO / ESTOURANDO ***
Para os técnicos de plantão...rs
Pessoal
Um amigo colocou uma ponteira pequena na moto dele, e a mesma começou a pipocar ou estourar!
Será que acontece por ser uma ponteira pequena?
Alguém já viu ou já aconteceu isso?
Isso estraga alguma coisa na moto?
Desde já agradeço a presteza de sempre!
Abraços.
Pessoal
Um amigo colocou uma ponteira pequena na moto dele, e a mesma começou a pipocar ou estourar!
Abraços.
Re: *** ESCAPE PIPOCANDO / ESTOURANDO ***
A minha bandit 650 injetada também pipoca coutinho.. tenho uma ponteira WR curta... a do r_ar_jr também pipoca, tem a mesma ponteira!
Creio que precise regulara a injeção para parar de pipocar.
Creio que precise regulara a injeção para parar de pipocar.
gandarez
É que quero colocar a mesma ponteira que a dele, mas tenho um pouco de receio que esse "pipoco", possa causar algum dano a moto, será?
Abraços.
É que quero colocar a mesma ponteira que a dele, mas tenho um pouco de receio que esse "pipoco", possa causar algum dano a moto, será?
Abraços.
Até agora não percebi nada de diferente na moto..., meu carro quando não tinha catalisador também pipocava igual
Todas as B65 que vi até agora com escape esportivo pipocam nas reduzidas. A minha também pipocava, eu não mexi na injeção deixei original. Na época perguntei pro Edgar ele disse que era totalmente normal isso, que podia tentar mudar a regulagem, mas continuaria pipocando. Porém um conhecido meu que colocou o mesmo escape (jeskap), levou em duas concessionárias e em uma oficina especilaizada em prepração, mexeu nas regulagens todas e... ...continuou pipocando!! rsrsrs (Ponto pro titio Edgar )
Abs.
Abs.
Alexandre- Participante
-
A minha está com escape esportivo e depois de acertada a mistura do carburador, dimuiram muito os pipocos, mas antes fazia sim muito pipoco nas reduzidas.
Regular a mistura é bom para minimizar isto.
Abraços.
Abraços.
Fabricio N.- Participante
-
Alexandre escreveu:Todas as B65 que vi até agora com escape esportivo pipocam nas reduzidas. A minha também pipocava, eu não mexi na injeção deixei original. Na época perguntei pro Edgar ele disse que era totalmente normal isso, que podia tentar mudar a regulagem, mas continuaria pipocando. Porém um conhecido meu que colocou o mesmo escape (jeskap), levou em duas concessionárias e em uma oficina especilaizada em prepração, mexeu nas regulagens todas e... ...continuou pipocando!! rsrsrs (Ponto pro titio Edgar )
Abs.
hehehehe...
Até não me importo muito com os pipocos (se não forem exagerados), meu maior temor é de afetar algo na mecânica por conta disso...
Fabricio Neves escreveu:A minha está com escape esportivo e depois de acertada a mistura do carburador, dimuiram muito os pipocos, mas antes fazia sim muito pipoco nas reduzidas.
Abraços.
Valeu Amigão!
Coutinho tenho uma busa, e um problema semelhante a este, quando efetuo uma reduzida muito forte às vezes acontece algum pipoco o qual tento controlar com a embreagem, já consultei por varias vezes meu mecânico, ele faz revisão completa na minha moto a cada 20 dias e comentou que no meu caso a ponteira esportiva que eu uso não dá uma vedação perfeita com o cano do escapamento e que é comum nas reduzidas bruscas acontecer isso, quando não há uma vedação completa.
Já percebi isso acontecer com o pessoal que anda forte principalmente em morungaba depois de uma acelerada forte e se reduz de 3ª direto para 1ª primeira....
Alem do pipoco, escandaloso...
O motor e cuspido pra fora pelo cano do escapamento...
E sai correndo....rs
Já percebi isso acontecer com o pessoal que anda forte principalmente em morungaba depois de uma acelerada forte e se reduz de 3ª direto para 1ª primeira....
E sai correndo....rs
Convidad- Convidado
Casal 50 escreveu:Coutinho tenho uma busa, e um problema semelhante a este, quando efetuo uma reduzida muito forte às vezes acontece algum pipoco o qual tento controlar com a embreagem, já consultei por varias vezes meu mecânico, ele faz revisão completa na minha moto a cada 20 dias e comentou que no meu caso a ponteira esportiva que eu uso não dá uma vedação perfeita com o cano do escapamento e que é comum nas reduzidas bruscas acontecer isso, quando não há uma vedação completa.
E sai correndo....rs
Bom, perante os comentários dos amigos vou mandar colocar na minha e depois posto as impressões...
Fica bonito pacas, além do ronco ser sensacional....sabe que não aguento mais ficar com o ronquinho original...bahhh nem parece uma moto 4cc...rsrs
Fala coutinho...
Isto vai te ajudar e muito a conter os estouros...
https://www.suzukionline.org/mecanica-f2/kit-removedor-do-controle-de-emissoes-bandit-e-650f-t6738.htm
abraços!!
https://www.suzukionline.org/mecanica-f2/kit-removedor-do-controle-de-emissoes-bandit-e-650f-t6738.htm
abraços!!
Bisteka- Participante
-
Bisteka escreveu:Fala coutinho...
abraços!!
Valeu amigão!
Abraços.
BOM, ACHO QUE TEM UNS 10 TOPICOS DESSE JA, HEHEHE
MAS PIPOCA MSM, EU TENHU UM 2BROS E TBM PIPOCA... É PQ O ESCAP FICA MAIS LIVRE E NA REDUZIDA DA UMAS ENTRADAS DE AR PELO ESCAP.... MAS NAUM TEM NADA DE MAIS...
SÓ DE UMA VERIFICADA SE NAUM ESTA COM NENHUM VAZAMENTO NA JUNÇAO DO COLETOR COM A PONTEIRA, Q ISSU PODE AUMENAR O PIPOCO, DE RESTO É SÓ CURTIR,....
MAS PIPOCA MSM, EU TENHU UM 2BROS E TBM PIPOCA... É PQ O ESCAP FICA MAIS LIVRE E NA REDUZIDA DA UMAS ENTRADAS DE AR PELO ESCAP.... MAS NAUM TEM NADA DE MAIS...
SÓ DE UMA VERIFICADA SE NAUM ESTA COM NENHUM VAZAMENTO NA JUNÇAO DO COLETOR COM A PONTEIRA, Q ISSU PODE AUMENAR O PIPOCO, DE RESTO É SÓ CURTIR,....
RaFa AgOsT- Admin
-
Esse negócio de que pipocar é nmormal é bastante perigoso e requer atenção.
Há dois principais motivos pra pipocar.
O primeiro é um efeito simples e previsível. Com escape livre, numa redução dá refluxo dentro do coletor/ponteira e de encontro com o ar quente, ocorre o pipoco. Escape curto, isso é ainda mais evidente e não dá pra remover 100%.
Já o segundo é onde mora o perigo. Se estiver pipocando em rotações mais altas (mesmo em redução), pode ser sinal de excesso, a moto estaria cuspindo combustível não queimado pelo escape e pipoca. Embora seja mais comum a mistura ficar pobre com a mudança de escape (+ ar admitido/exaurido, sob uma mesma qtd. de gasolina).
Excesso não é tão ruim qto falta, mas no mínimo está se jogando dinheiro fora, né?
Então, há apenas uma coisa a fazer: regular a mistura. Isso é obrigatório nas carburadas sempre que se troca escape ou filtro de ar. Não vejo nenhum motivo para não fazer e vejo sim como essencial, pois pode trazer danos a mecânica, sem falar na falta de aproveitamento do escape livre e prejuízos no consumo.
Nas injetadas, muita gente tá mandando bala no escape sem remapear. Todos estão andando de boa, sem prejuízos. Eu preferi não arriscar, a moto estava meio quadrada, com um buraco em média rotação e lenta irregular acima do normal.
Paguei 160 pratas e refizeram o mapeamento. A moto voltou outra, tá andando muito bem, lisa em todas as faixas de rpm e o consumo continua igual ao original (péssimo diga-se de passagem).
Os pipocos reduziram bastante, antes ela pipocava em 6, 5k rpm na redução. Hoje só vai pipocar qdo estou quase parando e a redução é forte, tipo lá pelos 3500 rpm.
Meu próximo passo é remover o PAIR, pois ele faz pipocar tb (inejção de ar "limpo" - e frio - junto com os gases da mistura).
Agora, escape curto vai pipocar mais que um grande e não tem como remover 100%. Só não recomendo andar sem fazer o devido ajuste na mistura (que não passa de uma leve enriquecida no parafuso das carburadas), pois aí realmente está errado.
Há dois principais motivos pra pipocar.
O primeiro é um efeito simples e previsível. Com escape livre, numa redução dá refluxo dentro do coletor/ponteira e de encontro com o ar quente, ocorre o pipoco. Escape curto, isso é ainda mais evidente e não dá pra remover 100%.
Já o segundo é onde mora o perigo. Se estiver pipocando em rotações mais altas (mesmo em redução), pode ser sinal de excesso, a moto estaria cuspindo combustível não queimado pelo escape e pipoca. Embora seja mais comum a mistura ficar pobre com a mudança de escape (+ ar admitido/exaurido, sob uma mesma qtd. de gasolina).
Excesso não é tão ruim qto falta, mas no mínimo está se jogando dinheiro fora, né?
Então, há apenas uma coisa a fazer: regular a mistura. Isso é obrigatório nas carburadas sempre que se troca escape ou filtro de ar. Não vejo nenhum motivo para não fazer e vejo sim como essencial, pois pode trazer danos a mecânica, sem falar na falta de aproveitamento do escape livre e prejuízos no consumo.
Nas injetadas, muita gente tá mandando bala no escape sem remapear. Todos estão andando de boa, sem prejuízos. Eu preferi não arriscar, a moto estava meio quadrada, com um buraco em média rotação e lenta irregular acima do normal.
Paguei 160 pratas e refizeram o mapeamento. A moto voltou outra, tá andando muito bem, lisa em todas as faixas de rpm e o consumo continua igual ao original (péssimo diga-se de passagem).
Os pipocos reduziram bastante, antes ela pipocava em 6, 5k rpm na redução. Hoje só vai pipocar qdo estou quase parando e a redução é forte, tipo lá pelos 3500 rpm.
Meu próximo passo é remover o PAIR, pois ele faz pipocar tb (inejção de ar "limpo" - e frio - junto com os gases da mistura).
Agora, escape curto vai pipocar mais que um grande e não tem como remover 100%. Só não recomendo andar sem fazer o devido ajuste na mistura (que não passa de uma leve enriquecida no parafuso das carburadas), pois aí realmente está errado.
Berlindo- Participante
-
Bom, você falou só em pipoco... Ai tudo bem... tem como atenuar...
- Remapeamento ou equalização
- remoção do PAIR
- escapamento mais longo
Além de outras dicas que o pessoal falou...
Agora, se ta saindo fogo (lingua) ai são outros 500 que devem ser levados bem mais a sério!!!! Como foi falado pelo Berlindo acima!
- Remapeamento ou equalização
- remoção do PAIR
- escapamento mais longo
Além de outras dicas que o pessoal falou...
Agora, se ta saindo fogo (lingua) ai são outros 500 que devem ser levados bem mais a sério!!!! Como foi falado pelo Berlindo acima!
Bisteka- Participante
-
Pipocar com escape esportivo é normal, já que a saída dos gases é mais livre principalmente nas reduzidas com giro alto e por causa do refluxo do coletor + ar quente...
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
na minha b65 carb. eu uso um jeskap,e tbm pipoca,mas não é sempre e não é alto,mas eu tbm não gosto e agora pra ajudar o miseravel está com uma vibração em giros altos,dá a impressão de alguma coisa solta...é um saco!!
Ricardo (abc)- Participante
-
a minha faz na redução tambem!!! Mas no meu caso é que vaza um pouco e baixo o escapamento então quando reduzo a marcha faz o barulho do pipoco!!! mas é o retorno do ar do vazamento!!! aperto a cada 30 dias todo sistema don escape!!! Do meio indiante!!! dai resolve um pouco !!! pois acaba o retorno do ar!!! Mas nem todos escapes brasileiros sai perfeitos!!! acontece isso!! Cano um pouco menor q a medida original!!! da vazamento!! Blza!!! Fique na PAZ!!!!!!!!!!Bom mesmo são gringos!!!
Roces- Participante
-
é normal mesmo coutinho, a minha tambem faz, o mecanico até consegue tirar , mas tudo nao, isso tambem varia muit de moto pra moto, umas fazem mais outras menos ou nao fazem. valeu.
COUTINHO escreveu:Para os técnicos de plantão...rs
Pessoal
Abraços.
hamilton vieira- Participante
-
Valeu Galera!!!
Bom, mandei instalar uma ponteirinha na minha, fim de semana pego a menina e vamos ver...depois posto o relato!
Abraços à todos.
Bom, mandei instalar uma ponteirinha na minha, fim de semana pego a menina e vamos ver...depois posto o relato!
Abraços à todos.
A minha B65 tem um Yoshimura e percebo nitidamente isto quando troco a Pódium por gasilina aditivada normal, principalmente se acelero e tenho que reduzir logo em seguida, meu mecanico disse que isto é normal devido a nao queima total do combustivel e como disse um colega que postou o retonro do ar frio.Entoa desencane , se vc ja fez mapeamento e tudo mais nao esquente nao
Convidad- Convidado
Ahh, o escape original possui uma manta de vedação na junta logo após o catalisador.
Nos esportivos, por causa do diâmetro da flange, não dá pra usá-la. Então recomendo usar 'venda escape", que é um produto para alta temperatura que veda a passagem de ar alí na conexão.
Nos esportivos, por causa do diâmetro da flange, não dá pra usá-la. Então recomendo usar 'venda escape", que é um produto para alta temperatura que veda a passagem de ar alí na conexão.
Berlindo- Participante
-
Eu tenho um B1250 injetada e coloquei estes dias uma ponteira WR de carbono de 40cm. Gostei do ronco grave, mas tb está estourando forte dos 3600 aos 3000 RPM.
Liguei ontem para 2 oficinas da Suzuki e cada uma me disse uma coisa. Uma falou q está estourando pq a mistura está pobre e temos q regular a injeção aumentando isso. Na outra foi o contrário, me disseram q minha moto deveria estar com uma mistura muito rica. Aparentemente tudo está bem vedado.
Neste caso, alguem sabe me dizer o que pode ser realmente ? E outra pergunta, caso aumentem a mistura, eu poderei ter problema na inspeção veicular ?
Desde já agradeço.
Liguei ontem para 2 oficinas da Suzuki e cada uma me disse uma coisa. Uma falou q está estourando pq a mistura está pobre e temos q regular a injeção aumentando isso. Na outra foi o contrário, me disseram q minha moto deveria estar com uma mistura muito rica. Aparentemente tudo está bem vedado.
Neste caso, alguem sabe me dizer o que pode ser realmente ? E outra pergunta, caso aumentem a mistura, eu poderei ter problema na inspeção veicular ?
Desde já agradeço.
jaime38s- Participante
-
Página 1 de 3 • 1, 2, 3