CONTRA-ESTERÇO
+28
Biondi
GAS
Reis
vytor
R-Carril
Marcelo BK
Gil Costa RJ
Douglas_SC
Elton
Fabricio N.
R_AR_JR
Carlão_
cjunior
Thalento
Ulba
Carlos Mello
[YZF] Luis R-1
Soares
Wil
Shudo
Ollecrop
festeves
Carlos - Bandit
Carvasi
lrigoni
ari
gandarez
alex black
32 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
CONTRA-ESTERÇO
ALGEM PRATICA EXECUTA OU E COISA DE VALENTINO ROSSI
alex black- Participante
-
Re: CONTRA-ESTERÇO
Sei que quando estou na curva a unica coisa que eu penso é não cair, e ai por consequencia fico concentrado totalmente na pista a frente... nem lembro de tentar fazer contra-esterço.
Alex, TODOS os que andam de moto usam o contra-esterço quando a moto esta em velocidade (acima de +/- 40Km/h)., mesmo que não saibam disso...hehehe. O contra-esterço é usado para vencer a tendencia da moto em se manter em pé , bem como a força centrifuga em curvas.
Em pista, como o Rossi e outros pilotos, o contra-esterço é bem mais evidente......
Em pista, como o Rossi e outros pilotos, o contra-esterço é bem mais evidente......
ari- Moderador
-
Eu faço, você faz, o Rossi faz, todo mundo faz.
A diferença é que alguns conseguem perceber isso, e outros não...
Mas instintivamente, todos fazem.
Tudo bem: alguns o fazem de modo consciente....
Eu utilizo de forma consciente quando eu vejo que entrei forte demais numa curva, e que preciso deitar mais a moto para não escapar pelo acostamento, ou seja, corrigir o traçado (tive de usar este fds quando fui praticar curvas numa serra aqui da região...)
Mas recomendo cuidado... quando você está com a moto inclinada, fazer o contra-esterço fará ela deitar ainda mais, nada de movimentos bruscos nessa hora na direção, seja suave....
Uma observação: só dá pra fazer contra-esterço a partir de uma certa velocidade, não lembro no momento qual, mas acho que é algo a partir de 45 km/h algo assim.....
A diferença é que alguns conseguem perceber isso, e outros não...
Mas instintivamente, todos fazem.
Tudo bem: alguns o fazem de modo consciente....
Eu utilizo de forma consciente quando eu vejo que entrei forte demais numa curva, e que preciso deitar mais a moto para não escapar pelo acostamento, ou seja, corrigir o traçado (tive de usar este fds quando fui praticar curvas numa serra aqui da região...)
Mas recomendo cuidado... quando você está com a moto inclinada, fazer o contra-esterço fará ela deitar ainda mais, nada de movimentos bruscos nessa hora na direção, seja suave....
Uma observação: só dá pra fazer contra-esterço a partir de uma certa velocidade, não lembro no momento qual, mas acho que é algo a partir de 45 km/h algo assim.....
lrigoni- Participante
-
Depois que você percebe que está fazendo e aprimora, sua tocada em curvas muda da água pra o vinho.
Muitas vezes você sabe que está empurrando a guidão e, outras vezes, a força que você faz para empurrar é enormeeeee.
abraços
Muitas vezes você sabe que está empurrando a guidão e, outras vezes, a força que você faz para empurrar é enormeeeee.
abraços
Carvasi- Participante
-
Caramba...vezes escuto que deve-se usar o contra-esterço, e outras ouço que apenas deitar a moto junto com o corpo é a maneira correta.
Afinal, as duas estão corretas ?
Carlos - Bandit- Participante
-
Na boa?
Vai de cada um...
EU só faço curvas com contra-esterço, maaas... não faço pendulo por nada... lugar da bunda é no banco.. rs... prefiro fazer um pouco mais de força com as pernas e manter o braço externo reto e a cabeça erguida do que tirar a bunda do banco e, na hora que chacoalhar, correr o risco de cair...rs
Vai de cada um...
EU só faço curvas com contra-esterço, maaas... não faço pendulo por nada... lugar da bunda é no banco.. rs... prefiro fazer um pouco mais de força com as pernas e manter o braço externo reto e a cabeça erguida do que tirar a bunda do banco e, na hora que chacoalhar, correr o risco de cair...rs
festeves- Participante
-
Eu uso direto, inclusive em linha reta se tiver que desviar de algum obstáculo.
Que nem o colega falou antes, já usei pra me livrar de uma cagada quando entrei rápido numa curva pra esquerda. Como já estava acostumado a usar, apenas empurrei o guidon pra direita pra ela deitar mais pra esquerda e corrigir a trajetória.
Se eu não usasse teria que ter me atirado pra inclinar mais ou tentar reduzir.
Que nem o colega falou antes, já usei pra me livrar de uma cagada quando entrei rápido numa curva pra esquerda. Como já estava acostumado a usar, apenas empurrei o guidon pra direita pra ela deitar mais pra esquerda e corrigir a trajetória.
Se eu não usasse teria que ter me atirado pra inclinar mais ou tentar reduzir.
Ollecrop- Participante
-
..ajuda muito para deitar mais facilmente a moto, principalmente as motos mais pesadas e em velocidade mais rápida...
...ontem andem numa 1100 W de um amigo, nossa que trem pesado p/curva! sem fazer pendulo e contra-esterço, é praticamente impossivel fazer curva naquele trem de uns 400 e poucos quilos (segundo ele falou que pesa isso)...
...ontem andem numa 1100 W de um amigo, nossa que trem pesado p/curva! sem fazer pendulo e contra-esterço, é praticamente impossivel fazer curva naquele trem de uns 400 e poucos quilos (segundo ele falou que pesa isso)...
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
carlos_lourenco escreveu:Caramba...vezes escuto que deve-se usar o contra-esterço, e outras ouço que apenas deitar a moto junto com o corpo é a maneira correta.
se não fizer o contra-esterço não faz a curva, tudo é uma questão de fazer por instinto da lei da fisica ou por mera aptidão, então, o contra-esterço SEMPRE é usada em curvas, normalmente em velocidades um tanto quanto mais alta, contornar uma praça com sinal semafórico, forçando o guidão, com certeza vc vai para o chon, rsrs, acho que é assim mesmo.......
quando vc começa a utilizar a técnica com conhecimento, digo, sabendo o que ela faz com a moto, lógicamente vc vai usa-la com mais suavidade até aprimorar, tente perceber em uma corrida de MOTOGP que em curvas a roda dianteira se mostra virada para o lado contrário da curva, veja isso.....
enfim, todos usam, até ciclistas, como já fora dito, as vezes com conhecimento, as vezes pela própria lei da fisica...
abraços
Wil- Participante
Tenho um instrutor aqui em refice que colocou um colega na garupa e levou para passear no transito, o garupa que e motococlista voltou quase todo cagado e disse que o negocio funciona e muito , mais o que mais me chamou a atencao foi o fato que dentro da curva o infeliz afetuava a manobra a acelerava .........
alex black- Participante
-
Já usava em competições de ciclismo. Sem ele o raio da curva fica maior, por mais que se deite.
Tenho impressão que o limite para funcionar é mais próximo de 30 km/h ou 20 milhas/h
Tenho impressão que o limite para funcionar é mais próximo de 30 km/h ou 20 milhas/h
Última edição por Soares em Seg 09 Nov 2009, 22:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : typo)
Soares- Participante
-
Me falta coragem... rs
Abs
Abs
[YZF] Luis R-1- Participante
-
Caro ALEX acho que o carona era vc pois sabe das manobras que ele fez
Carlos Mello- Participante
-
...começa treinando na reta, vc vai ver como a moto muda de faixa suavemente, soh forçando um poukinho p/lado contrario q qer ir...
Shudo- Pronto para a passeata da minha turma !
-
Na boa, eu acho que vocês fazem isto e nunca se deram conta...rs
É natural fazer contra-esterço...
É natural fazer contra-esterço...
festeves- Participante
-
É natural! Se não fizer, a moto não entra na curva.
O lance é fazer consciente e melhorar sua performance na curva.
O lance é fazer consciente e melhorar sua performance na curva.
Ulba- Participante
-
amigo carlo nao foi eu mais te garanto uma coisa nao ando em garupa nem amarrado so confio em mim hahahahah
alex black- Participante
-
Eu acho que todos nos motociclistas praticamos o contra-esterço!
É uma coisa involuntária, praticamos sem sentir...
Claro que essa tecnica pode ser aprimorada para termos um melhor desempenho!
É isso ai
É uma coisa involuntária, praticamos sem sentir...
Claro que essa tecnica pode ser aprimorada para termos um melhor desempenho!
É isso ai
Thalento- Participante
-
Pra quem nunca utilizou, o jeito mais fácil de entender é em linha reta com a moto em pé. Num local vazio acima de uns 60/70 tentar empurrar de leve o guidão pra direita e observar que a moto inclinará pra esquerda.
Mas bem de leve.
Mas bem de leve.
Ollecrop- Participante
-
Bom, ao pé da letra, o que significa o contra-esterço?
cjunior- Participante
-
cjunior escreveu:Bom, ao pé da letra, o que significa o contra-esterço?
A "explicação cientifica" eu não sei!
Mas trata-se de vc virar o guidão da moto pra esquerda por exemplo, e ele se inclinará para direita... e vice versa!
Faça o teste postaram logo acima e tire suas conclusões!
Thalento- Participante
-
Seria um " DRIFT " em 2 rodas....??
Carlão_- Louco pra sair do armário...
-
Só tem como entender fazendo na prática e sentido a reação da moto.
Explicação científica: pra toda ação, uma reação no sentido CONTRÁRIO bla bla bla...
Explicação científica: pra toda ação, uma reação no sentido CONTRÁRIO bla bla bla...
Ollecrop- Participante
-
É mais ou menos isso que acontece no contra-esterço, quase um drift...
E quando se faz muito mais do que devia acontece isso hahah...
E quando se faz muito mais do que devia acontece isso hahah...
R_AR_JR- Participante
-
Página 1 de 3 • 1, 2, 3