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Contra-esterço

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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 12:35

Hoje comecei a fazer uns testes de contra-esterço na curva.

Parada sinistra hein?

MtchoLoko.

Difícil acostumar...

Mas realmente funciona.
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Mensagem por Veigah Sex 31 Dez 2010, 12:57

CUIDADO CARA DESSE JEITO VAI CONTINUAR DODOI;....RSRSRSRSR
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 31 Dez 2010, 13:36

Maker, tente o seguinte:
Andando em velocidade baixa e na reta, treine dar leve pressão no lado direito do guidon, de forma a tender empurrar para a esquerda.
A moto obedecerá para a direita. Faça o contrário, obedecerá para a esquerda.
Faça "slalom" no contra-esterço, voce pegará melhor a mão da técnica.
Quando já estiver bom, acrescente o movimento de "apertar" a pedaleira do lado que está empurrando, e ajudar comprimindo o outro joelho sobre o tanque da moto.
Estes movimento das pernas/ pés também o ajudarão a coordenar melhor a motocicleta.
Boa sorte, depois diga como foi...
Abraço
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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 13:57

Hans Blackbullet escreveu:Maker, tente o seguinte:
Andando em velocidade baixa e na reta, treine dar leve pressão no lado direito do guidon, de forma a tender empurrar para a esquerda.
A moto obedecerá para a direita. Faça o contrário, obedecerá para a esquerda.
Faça "slalom" no contra-esterço, voce pegará melhor a mão da técnica.
Quando já estiver bom, acrescente o movimento de "apertar" a pedaleira do lado que está empurrando, e ajudar comprimindo o outro joelho sobre o tanque da moto.
Estes movimento das pernas/ pés também o ajudarão a coordenar melhor a motocicleta.
Boa sorte, depois diga como foi...
Abraço
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Oua...

Muita calma nessa hora...

Vamo devagar que o santo é de barro...

hehehe...
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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 14:20

contra esterço é um dos fundamentos basicos para se pilotar um veiculo de 2 rodas.

simples. empurre pra frente o guidon da esquerda e a moto vai pra esquerda e vice e versa.

a twist of the wrist vol,2 pode te ajudar mais.
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Mensagem por ata.jb Sex 31 Dez 2010, 15:12

Só vendo alguem fazer na minha frente, me explicando.

Lendo assim é dificil pra entrar na minha cabeça.

Esse lance de virar o guidão pra direita e a moto ir para a esquerda... é um troço mais avançado que não aprendi na auto escola.


Última edição por ata.jb em Sex 31 Dez 2010, 15:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 15:14

ata.jb escreveu:Só vendo alguem fazer na minha frente, me explicando.

Lendo assim é dificil pra entrar na minha cabeça.


Pensei a mesma coisa... aí hoje eu resolvi 'fazer' (de leve) e vi que funciona mesmo...
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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 15:40

todos fazem isso inconscientemente. soque ao tornar isso consciente torna tudo mais seguro e permite vc elevar seus limites.


primeira coisa é parar de pensar que vc vira pra um lado e ela vao pro outro.
passe a pensar assim.
se empurrar o esquerdo ela vai pra esq, e vice e versa.

o começo do filme a twist of the wrist vol2 mostra bem isso quando uma criança sai do triciclo e pega uma bicicleta com rodinhas levantadas.
guiar um veiculo de 2 rodas vai totalmente contra tudo que ela aprendeu ate entao.
mas mesmo sem ajuda ela encontra um jeito de guiar o veiculo de forma estavel, inconscientemente ela passa a contra esterçar.
a diferença é que na moto se vc tiver ajuda , tecnica e consiencia do que esta fazendo e pq isso funciona, bom, vc vai pilotar bem melhor, com mais segurança alem de poder andar mais rapido na pista.
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Mensagem por ata.jb Sex 31 Dez 2010, 15:55

robertogtr escreveu:
primeira coisa é parar de pensar que vc vira pra um lado e ela vao pro outro.
passe a pensar assim.
se empurrar o esquerdo ela vai pra esq, e vice e versa.


Roberto, essa sua explicação deu uma clareada na minha mente... hehehehe Olha só, o que eu tenho claro na minha mente qdo faço curvas é que eu deito a moto pra curvar, não viro o guidão. Ahh.. vou fazer uma curva pra esquerda ali na frente, eu deito a moto pra esquerda. Isso é instintivo. Como vc disse, posso ate contra-esterçar, mas de forma automática, pq a física do movimento assim exige.

Nunca parei pra pensar isso qdo piloto, tentando sentir esse movimento.

Vou fazer como o mestre Maker e começar a observar esse comportamento.

Abraços.
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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 16:11

ata.jb escreveu:Vou fazer como o mestre Maker e começar a observar esse comportamento.

Que papo é esse irmão?

A festa já tá boa aí né?

Hein?

É a pinga?

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem nada de 'mestre' pra esses lados aqui não brother... estamos todos no mesmo barco man... remando igual.

Diminui a marvada aí senão dorme antes da 'virada'...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Bisteka Sex 31 Dez 2010, 16:15

É fácil e rápido... Só questão de se acostumar...

vai com calma e vai se acostumando... com o tempo você só vai querer usar o contra-esterço!!!

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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 16:20

tem uma moto chamada NBS numa traduçao livre quer dizer que foi feita pra provar quem nenhum corpo ou mudançda de peso pode fazer uma moto deitar na curva.
segurnado um guidon preso ao tanque que nao vira a roda da frente o piloto pode fazer mudanças brutais de peso sobre a moto, e perceber que ela apenas guina ou muda de direçao, mas nunca é capaz de deitar.

a unica coisa que deita uma motocicleta é o contra esterço. e isso nao to nem discutindo, é fato comprovado a decadas. mas nem todo mundo sabe disso infelizmente.

na verdade é possivel deitar a moto com apenas 1 dedo . hauhaau

outra dica. nunca pendule e contra esterçe ao mesmo tempo. primeiro pendule depois contra esterça, ou simplesmente fica na moto e contra esterce. e veja a magica acontecer.

beneficios do pendulo, menor angulo de inclinaçao da moto para uma mesma velocidade. maior estabilidade, estabilidade direcional caso presicise diminuir a velocidade no meio da curva, uma trajetoria mais fechada e segura. esses sao alguns beneficios de pendular. pendular demais pra fora da moto atrapalha pois deixa os braços tensos, uma medida universal seria sentar em metade do banco.

ps: "body stering" é cosa de su mente! isto no acsiste!
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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 16:26

assista aparte apartir de 1min e veja se fazer a moto deitar com o peso do corpo ou puxando ela realmente funciona ou se o contra esterço é oque realmente resolve.
parte do video a twist of the wrist vol 2

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Mensagem por Veigah Sex 31 Dez 2010, 17:59

OLHA VCS JA SÃO MEUS AMIGOS , A GENTE SE FALA TODO DIA NÉ.... VAMOS PARAR DE INVENTAR MODA E ANDAR NORMAL SEM SE ARRISCAR DEIXA ISSO PRA QUEM GANHA DINHEIRO COM ISSO TIPO OS PILOTOS.... VAMOS ANDAR COM CALMA E SEGURANÇA NOSSAS FAMÍLIAS NOS ESPARAM...FELIZ ANO NOVO...
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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 18:03

Veigah escreveu:OLHA VCS JA SÃO MEUS AMIGOS , A GENTE SE FALA TODO DIA NÉ.... VAMOS PARAR DE INVENTAR MODA E ANDAR NORMAL SEM SE ARRISCAR DEIXA ISSO PRA QUEM GANHA DINHEIRO COM ISSO TIPO OS PILOTOS.... VAMOS ANDAR COM CALMA E SEGURANÇA NOSSAS FAMÍLIAS NOS ESPARAM...FELIZ ANO NOVO...

Mas é justamente esse o objetivo uai.

Andar direito pra não se arriscar.

A parada é pra curvar melhor e com mais segurança uai...
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Mensagem por Veigah Sex 31 Dez 2010, 18:04

ESSA PARADA QUE VCS ESTÃO FALANDO TA ME PARECENDO DRIFT ISSO SIM
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Mensagem por Maker Sex 31 Dez 2010, 18:05

Veigah escreveu:ESSA PARADA QUE VCS ESTÃO FALANDO TA ME PARECENDO DRIFT ISSO SIM

A princípio eu pensei a mesma coisa...

Mas a dinâmica física é diferente... o princípio pode até ser o mesmo... mas a dinâmica não...
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Mensagem por Bisteka Sex 31 Dez 2010, 18:23

Veigah escreveu:ESSA PARADA QUE VCS ESTÃO FALANDO TA ME PARECENDO DRIFT ISSO SIM
Nada disso amigo!!!
Isto vai fazer você ter mais controle em curvas e vai facilitar sua vida o contra-esterço só vai te ajudar!!!
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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 18:48

amigo seu pensamento ate que eh normal vc nao é maluco nao, o problema é q a maioria das pessoas nao sabem que motos e veiculos de 2 rodas em linha esterçam de maneira completamente diferente dos de 3 ou mais rodas.
na verdade se a moto sair de lado contra esterçar é a unica maneira de fazer ela parar de derrapar sem morrer tentando. hehe

pessoal, pilotem com segurança! ter conhecimento do contra esterço serve para ter maior dominio sobre a maquina e nao para abusar mais. pois vc normalmente ja contra esterça, vc so nao sabia disso.
nao ultrapasse seus limites na rua, a pista esta ai para isto!
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 31 Dez 2010, 20:40

Pessoal, as técnicas de pilotagem realmente funcionam e muito.
O contra-esterço é um conceito real, e como nosso amigo já disse, é a melhor maneira de "deitar" uma moto na curva.
Tentem pressionar a pedaleira de dentro da curva, enquanto empurra o tanque da moto com a outra perna.
A velocidade na qual voce entra nas curvas é decisão de cada um, mas o pêndulo, na ocasião certa, aumenta muito a segurança na curva, além de baixar o centro de gravidade.
Não se esqueçam que em descidas, pode-se posicionar a bunda um pouco mais atrás no banco, de forma a aliviar a carga de massa sobre a roda dianteira.
Nas retas e subidas, o projetofaz o serviço, mas o pendulo também ajuda por baixar o centro de gravidade, e também deslocar massa para dentro da curva.
Abraço a todos
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Mensagem por robertogtr Sex 31 Dez 2010, 21:36

Hans Blackbullet escreveu: é a melhor maneira de "deitar" uma moto na curva.

falou bem hans.
aproposito so adicionado mais algumas informaçoes.
fisicamente falando mesmo, não é a melhor maneira mas sim a unica maneira disso acontecer. o contra esterço deita a moto, apos estar deitada a frente volta a apontar para a trajetoria.

Hans Blackbullet escreveu:Tentem pressionar a pedaleira de dentro da curva, enquanto empurra o tanque da moto com a outra perna.

espero que vc esteja falando sobre centro de gravidade amigo!
so pra adicionar, um corpo inferior firme permite ao troco ficar relaxado permitindo vc a pilotar melhor, é sempre importante estar bem firme na moto quanto as pernas pois isso ajuda na establidade.
em curvas de alta é aconselhavel manter o peso no pedal externo pois isso engana a moto e permite que ela trabalhe melhor na curva. (muito complicado pra explicar tecnicamente)
mas em si nao importa se vc vai apoiar o pe no pedal de dentro ou de fora ou nos dois. o importante eh fazer isso e colar os joelhos epernas na moto, sefor pendular cole a perna externa apenas. outra coisa, apoiar o pé no pedal de fora é legal pois com o pedal interno leve, se vc raspar o pedal vc nao vai se assustar e fazer a moto chacoalhar.
tem muita coisa que agente precisa compreender e que alguem diga pra gente, para podermos perceber algumas coisas obvias e outras nem tanto.
mas o legal é que com o aprendizado todos vamos pilotar melhor a cada dia que passa.
outra coisa apoiar o pe no pedal externo em relaçao a curva é chamado de "power stering" pois vc nunca imaginou que seria tao facil fazer a moto deitar.
outra coisa, sentar mais pra tras no banco, perto do apoio q divide o banco do piloto e garupa garante a vc mais confiança nas curvas na hora de deitar muito, e nas retas ajuda a nao se cansa demais.

bom. vou tentar acelerar o processo de traduçao do dvd a twist of the wrist que explica isso e muito mais e depois quem tiver intere-se eu passo uma forma de adquirir o dvd q eu legendei. aproposito, ver o dvd nao resolve muita coisa se vc nao ler o livro, portanto quem quiser ler a versao traduzida com pequenos erros de traduçao pode baixar o arquivo em pdf.

link do download do livro em inglês:
http://www.4shared.com/document/N7NJWXqB/KeithCode-ATwistOfTheWristVolu.html

link da traduçao em pdf:
http://www.megaupload.com/?d=EKD7GIS4

o livro é conhecido como A BIBLIA DA CURVA e realmente é. mudou e ensinou muita coisa no meu estilo de pilotagem.
mas uma coisa é clara, nao é lendo o livro, e vendo o dvd q vc via se tornar um otimo piloto, claro q vc vai melhorar muito sua pilotagem, mas para se tornar piloto de verdade somente uma escola de pilotagem mesmo. depois de tudo isso é claro.
mas comece pelo livro ate que o dvd saia. pois o livro tem muito mais detalhes minuciosos a serem revelados.
e o dvd é uma revisao do que aprendeu no livro, somado a demostraçao de algumas coisas dificeis de se entender apenas lendo.

um abraço, bom estudo e um otimo 2011 a todos.
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Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 10:49

aproposito pra quem viaja pro exterior e tiver a oportunidade de fazer o curso por la, pode fazer o do propio keith code que escreveu o livro e fez o dvd.

http://www.superbikeschool.com/
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Mensagem por Bisteka Sáb 01 Jan 2011, 22:28

robertogtr escreveu:aproposito pra quem viaja pro exterior e tiver a oportunidade de fazer o curso por la, pode fazer o do propio keith code que escreveu o livro e fez o dvd.

http://www.superbikeschool.com/
Valew pela ajuda...

Já estou de olho... fiquei boquiaberto com os preços... Quem sabe em outubro!!!

School Pricing

Riding Your Own Bike

All Levels, I through IV, all tracks $450.00
The New Streets of Willow Springs $390.00
Barber Motorsports $490.00
Using Our BMW S1000RR

All Levels, all tracks $675.00
Barber Motorsports $690.00
Two Day Camps

Two Day Camps $2,250.00
Barber Motorsports Two Day Camps $2,450.00
Using Our Leathers / Gear

Complete gear rental $75.00
Free with Two Day Camps
Lap Times

Complete printed lap times $20.00
Free with Two Day Camps & CodeRACE Schools
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Mensagem por robertogtr Sáb 01 Jan 2011, 23:15

na inglaterra custa 400 libras mais 250 libras da yzf-r6 ... se fosse pra escolher, gostaria de fazer o curso la e nao nos eua. apesar que o KC trab na unidade dos USA.
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Mensagem por Hans Blackbullet Qua 05 Jan 2011, 20:52

Putz, 2.500,00US$ por dois dias, com uma BMW S1000RR, + macaco, e equipo, instrutores e um dos melhores cursos do mundo... o que dá +- 5.000,00dinheiros...
Em pensar que um cursinho do Alex Barros custa por baixo 3.500,00 dinheiros, e voce ainda tem que levar tudo, incluindo a motoca...
É por isso que o Lisarb é desse jeito...
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